quinta-feira, 19 de abril de 2012

ESPERAMOS QUE O SISTEMA BANCÁRIO TAMBÉM REDUZA DE FATO OS JUROS AOS CONSUMIDORES FINAIS.; NOTICIA VEICULADA NA FOLHA.COM.BR

BC reduz taxa de juros para 9% ao ano, menor patamar em dois anos
 
DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO
Atualizado às 20h21.
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anunciou nesta quarta-feira (18) a redução de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic. Com a decisão, a taxa caiu para 9% ao ano.
Esta é a menor taxa de juros registrada em dois anos, desde abril de 2010, quando estava em 9,5%.
A decisão de reduzir 0,75 pp foi unânime no comitê, que justificou o corte citando a "fragilidade da economia global".
"O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária. Diante disso, dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 9% ao ano, sem viés", disse o comunicado divulgado logo após a reunião.
A redução nos juros representou o sexto corte consecutivo e segue as indicações dadas pelo próprio Copom em suas duas últimas atas, quando a autoridade monetária afirmou que a taxa apontava para uma "elevada probabilidade" de se deslocar e se estabilizar no patamar "ligeiramente acima dos mínimos históricos" --registrados em 2009, quando a Selic chegou a 8,75%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário