terça-feira, 3 de abril de 2012

LEILÃO DO GALEÃO - NOTICIA VEICULADA NO SITE OGLOBO.COM

Dilma quer leilão do Galeão após eleições

 

Presidente também já decidiu sobre concessão de Confins, além de outro aeroporto no Norte ou no Nordeste


Galeão sofre com a qualidade do serviço prestado e por isso seria um dos primeiros da lista a ser concedido para exploração privada
Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo
Galeão sofre com a qualidade do serviço prestado e por isso seria um dos primeiros da lista a ser concedido para exploração privada Luiz Ackermann / Agência O Globo
BRASÍLIA — A presidente Dilma Rousseff já bateu o martelo sobre a concessão à iniciativa privada dos aeroportos Galeão (Tom Jobim), Confins, em Belo Horizonte, e um terceiro no Norte ou Nordeste. Os leilões serão feitos este ano, mas depois das eleições municipais de outubro, para evitar o uso político da privatização na campanha.
De acordo com fontes, o governo quer adiar a segunda rodada para depois das eleições para não alimentar críticas de que o primeiro leilão (Viracopos, Brasília e Guarulhos) foi mal feito. Apesar dos ágios elevados, nenhum grande administrador aeroportuário entrou no processo.
Apesar de não ter problemas de capacidade, o Galeão sofre com a qualidade do serviço prestado e por isso seria um dos primeiros da lista. Já Confins precisa de investimentos para atender à demanda. No Nordeste, podem ser transferidos à inciativa privada os aeroportos de Salvador ou Recife. No Norte, o de Manaus tem mais chances devido a gargalos de atendimento.
Para aumentar a competição, a ideia é que os vencedores dos três primeiros leilões fiquem de fora dos seguintes, ainda que em regiões distintas. Oficialmente, porém, os técnicos do governo evitam fazer comentários sobre futuras concessões. O plano de outorga elaborado pela Secretaria de Aviação Civil, que vai ajudar a definir o destino de cada terminal, precisa passar pela aprovação da presidente.
Já em relação a Viracopos (Campinas), o processo continua em análise na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aguardando parecer da Advocacia-Geral da União. Disputam o aeroporto, leiloado em 6 de fevereiro, Triunfo Participações, vencedora, e Odebrecht, segunda.
Conforme o GLOBO antecipou, o acirramento da disputa levou a Anac a adiar o prazo para um parecer final. Segundo cronograma publicado ontem no Diário Oficial da União, a agência fixou para quinta-feira a decisão final. O prazo era sexta-feira passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário