segunda-feira, 2 de abril de 2012

Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) será implantado no TRT-PR em outubroSistema nacional substituirá o atual processo eletrônico em andamento na Justiça do Trabalho do Paraná


Curitiba, 2 de abril de 2012
- O Conselho superior da Justiça do Trabalho (CSJT) definiu para 19 de outubro a implantação, no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). A partir dessa data, passarão a operar com o PJe o Tribunal e a Vara do Trabalho de Castro. Outras unidades receberão o sistema de forma gradual, com o objetivo de cumprir a meta de 10% de varas utilizando o PJe já em 2012. Com a implantação do sistema desenvolvido pelo CSJT, o atual processo eletrônico em operação no TRT-PR desde 2009 deixará de funcionar.

“O fato de já trabalharmos com o processo eletrônico há mais tempo nos ensinou muito como utilizar essa nova ferramenta e isso contribuirá para a rápida adaptação ao novo sistema”, enfatizou o presidente da Comissão de Informática do TRT-PR, desembargador Ubirajara Carlos Mendes.

Para o desembargador, o fato do TRT-PR utilizar o processo eletrônico desenvolvido pelo próprio Tribunal antes da uniformização nacional pelo CSJT também ajudou na mudança da cultura em relação ao papel. A primeira Vara a operar com o processo eletrônico no Paraná foi a 21ª VT de Curitiba, em 2009. Em 2011, o TRT-PR finalizou a implantação em todas as 86 Varas do Trabalho do Estado.  “Hoje, magistrados, servidores e advogados estão familiarizados com o uso do processo eletrônico em substituição ao processo de papel”, enfatizou.

O presidente da Comissão de Informática do TRT-PR reuniu, na sexta-feira, 30 de março, magistrados e servidores responsáveis pelas secretarias administrativas do TRT-PR para informar como estão os preparativos para a implantação do PJe no Paraná. Estiveram presentes representantes da Escola Judicial, entre eles a direta da Escola, desembargadora Marlene Suguimatsu, e os juízes Eduardo Baracat e Cassio Colombo Filho. Também participou o desembargador Benedito Xavier da Silva.

O TRT-PR deverá indicar multiplicadores que serão capacitados junto ao CSJT para difundir conhecimento sobre como usar a ferramenta. A proposta é que a Escola Judicial formate um curso de capacitação sobre o novo sistema utilizando o material disponível nacionalmente e a experiência adquirida pelos multiplicadores. O curso será ofertado para o público interno e também aos usuários do novo sistema, como os advogados.

De acordo com o desembargador Ubirajara Mendes, o PJe-JT tem inúmeras vantagens técnicas sobre o processo eletrônico atualmente em uso pelo TRT-PR e, por isso, a adaptação deve ser bem recebida pelos usuários. Outras inovações estão sendo desenvolvidas nacionalmente e contribuirão para a celeridade do Judiciário. Entre elas, uma ferramenta que vai auxiliar o magistrado na produção de sentenças, com base em decisões já existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário