terça-feira, 8 de maio de 2012

ALL assina documento
liberando área a Ponta Grossa
Érica Busnardo - Assessoria
A Prefeitura de Ponta Grossa conseguiu a anuência da América Latina Logística (ALL) para que o município ocupe a área de 280 mil metros quadrados em Oficinas, nas proximidades do Estádio Germano Krüger, e a faixa antes utilizada pela via férrea, que estão sob a concessão da empresa.
O memorando de entendimento, um documento em que a ALL abre mão da área em favor de Ponta Grossa, foi assinado nesta segunda-feira (07), em Curitiba, pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, pelo secretário de Governo João Barbiero e pela gerente de relações corporativas e patrimônio da ALL no Paraná, Renata Trevisan.
A partir de agora, este documento segue para Brasília. Para ter a concessão da área, o município depende da aprovação dos organismos federais que coordenam e regulam o uso de áreas de domínio federais, como a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Denit) e da Secretaria de Patrimônio da União, ligada ao Ministério do Planejamento.
“A ALL tem demonstrado uma parceria muito grande com Ponta Grossa. Nosso secretário João Barbiero continuará dando seguimento neste processo junto aos órgãos federais para que possamos ter, o mais rápido possível, a destinação da área para o nosso município”, disse o prefeito.
O pedido de concessão da área federal é um trabalho que vem sendo realizado há cerca de oito meses e é coordenado pelo secretário João Barbiero, a pedido do prefeito. Enquanto mantinha as conversações com a empresa, Barbiero também se mobilizava junto à Brasília. “Estive na Casa Civil e conversei com a ministra Gleise Hoffmman, que já se pronunciou favoravelmente ao nosso pedido, colocando-se à disposição para intervir junto ao governo federal para que ocorra esta destinação”, disse Barbiero.
A primeira ação do município na área será a abertura de uma rua na faixa antes utilizada pela via férrea, ligando o futuro Centro Judiciário, instalado na região da Avenida dos Vereadores, até o local do futuro Fórum Estadual, situado num terreno atrás dos barracões desativados das oficinas da ALL. Outra ação, que caberá futuramente aos novos administradores da Prefeitura de Ponta Grossa, é implantar na área onde hoje funcionam as oficinas da ALL, um projeto de urbanização. Em acordo com a empresa, o municipio poderá usar esta área em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário