segunda-feira, 21 de maio de 2012

EDITORIAL JORNAL DO BRASIL

Banco Central deve se pronunciar sobre viagem de Fernando Pimentel  

 

Jornal do Brasil e a sociedade exigem das autoridades competentes um posicionamento firme com relação ao episódio em que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, usou um jato fretado pelo empresário João Dora Jr. para ir da Bulgária, onde participava de comitiva presidencial, até a Itália para encontrar-se com empresários locais. 
Em nota divulgada à imprensa, o ministério declarou que o procedimento foi autorizado pela Comissão de Ética Pública e afirmou que o movimento não fere nenhum dispositivo legal, já que a reunião seria "de interesse nacional". É de se estranhar, no entanto, conforme reportagem publicada pela Folha de São Paulo, que o relatório das despesas da viagem disponível na internet informe que o trajeto foi percorrido em veículo oficial.
Siro Darlan: "passou da hora da PGR investigar o ministro"
Neste momento, e considerando que a assessoria do empresário negou-se a tornar público o preço do frete, é de extrema importância que o Banco Central informe se foi comunicado da transação. Uma vez que o aluguel de uma aeronave para tal trajeto dificilmente seja inferior a R$ 50 mil, e que a legislação não permita operações cambiais envolvendo valores acima de R$ 10 mil sem a autorização do órgão, é possível que estejamos diante de um caso de crime de evasão de divisas.
Esclarecimentos são necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário