sábado, 5 de maio de 2012

FOLHA DE SÄO PAULO.COM.BR

Planalto já vê taxa de juros abaixo de 8% até fim do ano
 
DE SÃO PAULO

Hoje na FolhaCom as mudanças feitas na remuneração da caderneta devainda lento, a equipe da presidente Dilma Rousseff já avalia que é possível que a taxa básica de juros (Selic) fique abaixo de 8% até o fim do ano.
A informação é de reportagem de Valdo Cruz e Sheila D'Amorim, publicada na Folha deste sábado (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Novas regras da poupança afetam rendimentos; veja simulações
Entenda as mudanças nas regras da caderneta de poupança
Segundo assessores presidenciais, isso será possível porque a atividade só vai acelerar, de fato, no segundo semestre, o que abre espaço para o Banco Central dar sequência à redução da selic, hoje em 9% ao ano.
O governo anunciou na quinta-feira (3) mudanças no rendimento da poupança. O objetivo do governo é abrir espaço para quedas adicionais na taxa básica de juros, a Selic.
De acordo com o anunciado, a poupança passa a render menos quando a taxa Selic for igual ou inferior a 8,5 % ao ano. Hoje ela está em 9%. Sempre que isso ocorrer, as novas cadernetas de poupança e novos depósitos terão seus rendimentos calculados com base em 70% da Selic, acrescidos da TR (Taxa Referencial, que não muda).
Enquanto a taxa do BC estiver acima desse patamar nada muda, inclusive para as novas poupanças --que continuam a ter uma correção de 6,17% ao ano mais TR, como prevê o modelo atual.
Leia a reportagem completa na Folha deste sábado, que já está nas bancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário