terça-feira, 15 de maio de 2012

SITE JMNEWS.COM.BR - mais um cidadão sofredor como nós que estamos a mais de cinco anos pedindo mudanças no transito. a impressão que se tem é que o CORONEL, o PREFEITO e o SECRETÁRIO não moram em Ponta Grossa.

Trânsito

Publicado em 15 de Maio de 2012, às 00h00min | Autor: Fernando Rogala

Leitor propõe mudanças para o sistema viário da cidade

Com mais de 150 mil veículos registrados, o trânsito de veículos está virando um caos, segundo leitor. Pinturas de faixas, alterações em conversões e mudanças em vias são propostas

Credito: Clebert Gustavo Credito: Clebert Gustavo
Uma das preocupações do leitor se refere aos riscos de acidentes na Ernesto Vilela, quando motoristas param na via para fazerem conversões à esquerda
Preocupado com o trânsito ponta-grossense, o qual ele considera que está “se tornando um caos”, o leitor Cristiano de Oliveira entrou em contato com o Jornal da Manhã para expor sua visão e propor algumas mudanças no sistema viário da cidade. Além de parabenizar o espaço do ‘Fala Cidadão’, ele acredita que cada motorista é, em parte, responsável pelo caos (pela falta de instrução e educação), e aponta que simples atitudes dos órgãos competentes poderiam ser extremamente úteis para melhor fluência dos automóveis em Ponta Grossa.
Embora trate de diversos pontos, as sugestões do leitor se restringem a pintura de faixas e setas indicadoras no sentido das vias. “Acredito que algumas ruas poderiam ter duas faixas ao invés de uma, como a Theodoro Rosas, a Sete de Setembro e a Engenheiro Schamber, e que nas esquinas deveria haver pistas exclusivas para a conversão. A Rua do Rosário poderia ter três faixas, sendo as das esquinas exclusivas para as conversões”, aponta. Oliveira acredita também que a faixa da direita da Rua Coronel Dulcídio, esquina com a Avenida Vicente Machado, poderia ser sinalizada também para conversão à Vicente Machado, acabando com as longas filas na faixa da esquerda, segundo ele.
O leitor aponta ainda o risco dos carros que param na Avenida Ernesto Vilela para fazerem conversões à esquerda e sugere sua proibição, obrigando o motorista, caso deseje utilizar alguma rua transversal em que haja a necessidade de atravessar a faixa inversa, dar a volta na quadra. Para concluir, questiona o sentido duplo da Rua Balduíno Taques entre as ruas penteado de Almeida e Barão do Cerro Azul. “O que justifica o fato onde observa-se que o fluxo de veículos no sentido bairro-centro é, pelo menos, 5 vezes maior que o inverso?”.
Outro Lado
Sinalização está sendo reformulada e outras medidas estão em estudo

Em contato com o presidente da Autarquia Municipal de Transito e Transporte (AMTT), Edimir José de Paula, ele adiantou que algumas obras estão sendo concluídas e que o processo de reformulação da sinalização e pintura de faixas já está sendo realizada. Sobre a Ernesto Vilela, Edimir disse que a Autarquia está com trabalhos na Anita Garibaldi e que em breve tratará da situação apontada e outras. “A mudança de sentido na Balduíno Taques entre as ruas citadas já tem estudo na Secretaria do Planejamento. Mas é algo mais delicado, visto que há a necessidade de mexer no entorno”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário