sexta-feira, 13 de julho de 2012

SAÚDE CORRE PERIGO EM PG - SITE DCMAIS.COM.BR - comentário Pavesi10 - já basta o hospital da criança em que pelo menos uma das prestadoras de serviço náo paga as rescisóes dos funcionários a mais de dois meses.

Convênio entre UEPG e Hospital Municipal pode ser suspenso

Luana Souza Fale com o repórter
Publicado em: 13/07/2012 - 00:00 | Atualizado em: 13/07/2012 - 07:13

créditos

Parceria pode acabar por falta de recursos da prefeitura


O convênio entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fauepg) pode ser cancelado. A informação foi confirmada ontem pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho. “A suspensão está sendo estudada, mas ainda não temos uma definição”, afirma o prefeito. Através da parceria, o Hospital Municipal de Ponta Grossa tinha a gestão médica sob o comando da UEPG. As razões pelas quais o convênio seria suspenso não foram explicitadas pelo prefeito. Estudantes de Medicina temem o término do convênio. De acordo com eles, a situação pode prejudicar o estudo e o atendimento à população.
Procurado pela equipe do Jornal Diário dos Campos, o acadêmico de medicina da UEPG e estagiário no hospital, Alexandre Merlini, disse que se interrompida a parceria, as cirurgias gerais realizadas no hospital também serão interrompidas. “Nós, acadêmicos, sabemos os benefícios que a Fauepg trouxe para o hospital. Antes da parceria ele não realizava esse tipo de cirurgia e muitas filas eram formadas por conta disso”, explica.
Com a parceria do convênio interrompida, de acordo com Alexandre, os alunos não poderiam mais realizar estágios no Hospital Municipal. “Até as aulas práticas seriam interrompidas. A presença do acadêmico torna o trabalho dentro do hospital mais organizado.”, diz.
De acordo com o professor Everson Krum, diretor de saúde da Fauepg, a fundação tem participado de reuniões sobre possíveis mudanças no processo de ensino. “Estamos com algumas propostas de mudanças, devido às questões orçamentárias da Prefeitura Municipal. A universidade e a Fauepg avaliam essas mudanças de forma que não tenha impacto negativo para os acadêmicos de Medicina. Novas propostas irão se adequar no orçamento da Prefeitura”, explica. O professor diz que fundação avalia também a permanência dos estagiários no hospital.
Parceria
A parceria da Prefeitura com a Fauepg começou no ano passado.  O acordo foi assinado no final do mês de setembro. A união visava à implementação das atividades no Hospital Municipal em quatro etapas.
Elemento
Plantão
Segundo o acadêmico Alexandre Merlini, 11 acadêmicos fazem estágio no hospital e realizam plantão nos dias de semana, das 17 horas até a meia noite e nos finais de semana das 7 às 17 horas e das 17 horas até a meia noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário