terça-feira, 10 de julho de 2012

SO QUERIA QUE ALGUEM ME RESPONDESSE O QUE A AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRANSITO TEM A VER COM TORNEIRAS COLETIVAS DE ÁGUA. É INACREDITÁVEL ISSO. SÓ EM PG MESMO!

Torneiras comunitárias podem ser taxadas para a utilização
DATA: Terça-Feira, 10 de Julho de 2012

As oito torneiras comunitárias localizadas em vilas de Ponta Grossa para favorecer pessoas com baixa renda podem estar com a água contaminada. O principal motivo da contaminação, de acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) e a Sanepar, é a canalização da água das torneiras para as casas, realizada de forma irregular pelos próprios moradores.

Além da contaminação da água, segundo a AMTT, as pessoas excedem na utilização. Atualmente, os moradores não pagam nenhuma taxa para fazer uso das torneiras. Projeto estadual para implantar uma tarifa fixa por mês para cada família poderá ser instalado em Ponta Grossa.

Uma reunião será realizada hoje com a AMTT, juntamente com a Sanepar, Defesa Civil, Prolar e Vigilância Sanitária. Objetivo será definir algumas mudanças em relação ao abastecimento. “Ainda em fase preliminar, as entidades buscam formas de readequar o atendimento a essas famílias”, informou a Sanepar.

Segundo o presidente da AMTT, Edimir de Paula, as torneiras comunitárias há algum tempo sofrem ligações clandestinas pelos moradores. “Alguns moradores podem estar favorecendo outras através de ligações clandestinas para as residências. Através dessas ligações houve contaminação no cano”, diz.

As torneiras foram instaladas pela Sanepar e o pagamento da água é efetuado pela Prefeitura. “A Prefeitura gasta em torno de R$ 20 mil por mês com as contas de água, isso é um absurdo, as pessoas não sabem utilizar com cautela a água”, afirma Edimir.

De acordo com a Sanepar, duas torneiras estão localizadas na Vila Palmeirinha, duas no Jardim Maracanã, uma na Vila Margarida, uma na Vila Coronel Cláudio, uma na Vila Cipa e uma na Vila Vilela. “As torneiras beneficiam 152 famílias na cidade”.

Projeto

O presidente da AMTT afirma que o principal ponto que será discutido na reunião é implantar nas vilas a ‘Tarifa Social da Água’, criada pela Sanepar em 1989.

De acordo com o site da Sanepar, o projeto visa atender famílias com renda de até dois salários mínimos mensais. “A conta de água tem valor fixo de R$ 5,80 para um consumo de até 10 mil litros por mês”.

“A prefeitura iria canalizar a água para as casas dessas famílias e seria uma maneira de beneficiar todas elas sem a contaminação da água. Mas esse ponto só será discutido na reunião”, afirma Edimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário