quinta-feira, 12 de julho de 2012

TIBAGI EM FOCO NO PAVESI10 - DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE TIBAGI-PR

MOVIMENTOS SOCIAIS
Jovens participam de encontro em Tibagi
Objetivo é tornar a juventude atuante nas políticas públicas


A Unidade Social e Educacional de Tibagi recebe nos dias 14 e 15 de julho o 1º Encontro Estadual da Juventude da União por Moradia Popular do Paraná (UMP-PR). O lema da atividade é “Em busca do jovem atuante nas políticas públicas de hoje, para construção de um futuro mais humano, igualitário e justo”.
José Carlos Sales, um dos coordenadores estaduais da União por Moradia Popular, relata que o evento reunirá pessoas de vários lugares do Estado. “Devem participar cerca de 50 jovens, ligados ao grupo, além de dez coordenadores estaduais”, revela. “Teremos representantes de pelo menos oito cidades em que a União por Moradia atua, a maioria jovens cujos pais participam das nossas reuniões”, completa a coordenadora-geral da entidade, Maria da Graça Silva de Souza. Dentre os municípios que enviarão representantes para o evento estão Curitiba, São José dos Pinhais, Apucarana, Fazenda Rio Grande, Cornélio Procópio, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.
Segundo a coordenadora-geral, a iniciativa de realizar o Encontro Estadual da Juventude numa cidade de porte menor surgiu para que se dê visibilidade aos temas discutidos também nesses locais, desviando-se do lugar-comum de concentrar esse tipo de atividade em cidades-polo ou grandes metrópoles.
A ideia do encontro é permitir que o jovem conheça e discuta os problemas da sociedade, como a violação de direitos humanos, descaso do poder público e o déficit habitacional, alvo do trabalho da UMP. “Queremos que o jovem saiba dos seus deveres e direitos, que ele seja atuante, principalmente reivindicando que o Estado cumpra com suas obrigações”, reforça Maria da Graça.
O evento é realizado em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal de Tibagi. As inscrições são limitadas e mais informações podem ser obtidas através do telefone (41) 3296 3950 e do e-mail uniaoparana@gmail.com.
União por Moradia Popular
 Fundada em 1997, a União por Moradia Popular do Paraná – UMP-PR é uma organização civil legalmente constituída, sem fins lucrativos, cujos componentes são cidadãos e cidadãs oriundos dos movimentos populares. A entidade propõe a luta por democracia, pluralidade, solidariedade e defesa do direito à moradia, lutando pela eliminação do déficit habitacional e pela modificação das péssimas condições de vida dos Sem Teto no Paraná e no Brasil.
 Desde sua fundação, a entidade é filiada a União Nacional por Moradia Popular e Central de Movimentos Populares – CMP e está habilitada junto ao Ministério das Cidades para viabilizar moradias em todo o Estado do Paraná, através do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades. A UMP-PR trabalha em projetos habitacionais de interesse social, para famílias com renda de zero a três salários mínimos, com prioridade para mulheres chefes de família.
PROGRAMAÇÃO
1º Dia – 14/07/12:
- 13h00 – Recepção/credenciamento: recebimento de materiais
- 13h30 – Abertura (apresentação da UMP PR)
- 14h30 – Dinâmica de apresentação
- 15h30 – Passeio turístico em Tibagi
- 18h00 – Noite livre
2º Dia – 15/07/12:
- 08h30 às 09h00 – Café da manhã e confraternização inicial.
- 09h30 – Abertura: objetivos e Regimento Interno
- Deliberações do Encontro Nacional da UNMP/ reunião da juventude
- 10h00 – Histórico do Movimento Popular
a) luta pela anistia ampla, geral e irrestrita;
b) luta pela convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, incluindo o período pré-constituinte (1984 a 1986) e o período de reunião do Congresso Constituinte (de 1987 a 1988);
c) luta por eleições diretas para Presidente da República e impeachment de Collor de Melo.
- 10h30 – Institucional – Histórico do movimento de moradia
- REDEHIS – Rede de Debates de Habitação de Interesse Social.
- 12h30 – Almoço
- 13h30 – Construção de uma Moradia (dinâmica da juventude)
- 15h30 – Encaminhamentos votar e ser votado;
- Composição Setorial da Juventude
- Eleição dos Delegados para Encontro Nacional, 2º Semestre de 2012
16h30 – Apresentação do Plano de Ação da Juventude
17h30 – Avaliação final do Encontro
18h00 – Encerramento.
Mais informações: Maria da Graça (41) 8495 5807; José Sales (42) 8816 1103.

Nenhum comentário:

Postar um comentário