quinta-feira, 19 de julho de 2012

TRIBUNAL DO TRABALHO

 
TRT amplia conciliação no Paraná



Curitiba, 18 de julho de 2012 - O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) comemora o sucesso do primeiro mês de funcionamento das tentativas de acordo em processos que estão na fase de recurso ordinário. As audiências são realizadas no Juízo Auxiliar de conciliação (JAC), em Curitiba, e são marcadas por um sistema de pauta eletrônica, em que as próprias varas do trabalho incluem o processo na pauta após uma das partes entrar com pedido de recurso ordinário sobre a sentença. Antes do processo seguir para distribuição nas Turmas do Tribunal, nova tentativa de acordo é feita pelo Juízo Auxiliar de Conciliação.


As audiências em processos que estão na fase de recurso ordinário iniciaram no dia 18 de junho. Nas duas primeiras semanas, o JAC conciliou 28% das 85 audiências realizadas, somando R$ 234.151,51 em valores acordados. "Isso significa dizer que somente em duas semanas, 24 processos deixaram de seguir para análise do Tribunal. Ganha o trabalhador, que teve seu processo encerrado e receberá mais rapidamente por aquilo que lhe é devido. Ganha a empresa, que reduz seu passivo trabalhista, além de melhorar a rentabilidade do negócio, pois hoje o custo do processo é maior que os juros de qualquer aplicação. Ganha a sociedade, que terá uma Justiça mais célere e ganha o país que tem o custo Brasil diminuído", explica a presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão.
A presidente ressalta "a importância de disseminar a cultura da conciliação para alcançar a paz social".
Para este mês de julho estão agendadas, pelo sistema de pauta eletrônica, 219 audiências. A nova ferramenta é capaz de separar as audiências pelo nome das partes e respeita os horários marcados para os advogados, para que não incidam em salas diferentes em um mesmo horário. Juntamente com a pauta eletrônica, também está sendo feita a liquidação da sentença pela Assessoria Econômica do Tribunal, para que as partes tenham noção dos valores envolvidos.


Para saber mais sobre acordos no TRT-PR, leia o Boletim da Conciliação.

Audiência no Juízo Auxiliar de Conciliação, em Curitiba

Texto e fotos: Ascom TRT-PR
(41) 3310-7313
imprensa@trt9.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário