quarta-feira, 19 de junho de 2013

EM ÉPOCA DE PROTESTOS É IMPORTANTE SABER - mundoestranho.com.br veiculou - Quais são as principais armas não letais?

Quais são as principais armas não letais?


por Luiz Fujita Júnior

Bala de borracha
Quando é usada: Para conter tumultos violentos em manifestações ou rebeliões.
O que é: Como uma bala normal, ela tem uma cápsula com pólvora para impulsioná-la e uma ponta - a parte que atinge o alvo. A diferença é que a ponta não é de metal como nas balas comuns, mas de borracha. A vantagem desse material é que ele não perfura a pele. Mas a bala de borracha pode causar ferimentos graves se atingir o rosto ou até mesmo ser fatal em pontos como a garganta. Por isso os tiros só devem ser dados na direção das pernas.

.
balas-borracha

(Foto: Getty Images)

Gás lacrimogêneo

Quando é usado: Para dispersar multidões e também em operações de resgate.

O que é: Já chorou cortando cebola? É essa a sensação causada pelo gás lacrimogêneo. Ele parece uma granada e pode ser jogado com a mão ou com uma arma lançadora. Não confundir com as bombas de efeito moral. Estas podem ser de vários tipos: tem as que explodem fazendo só muito barulho, as que emitem luz intensa para ofuscar e as que soltam fumaça. Nada disso machuca, mas, quando estouram, as bombas soltam fragmentos que podem ferir.
tear-gas

(Foto: Getty Images)

Spray de pimenta

Quando é usado: Como arma de defesa pessoal ou para dispersar tumultos. É raro, mas também pode ser usado no resgate de reféns. Neste caso, é lançada uma grande quantidade do gás no ambiente em que está o sequestrador.

O que é: O gás que sai é chamado de agente OC (Oleoresina capsicum). Capsicum é um gênero de pimentas de onde é extraída a capsaicina, substância que causa forte irritação nos olhos e nas vias respiratórias. O efeito de um jato na cara pode durar até 40 minutos!

spray-pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário