terça-feira, 9 de julho de 2013

ATENÇÃO PARA NOVO GOLPE NA PRAÇA - IPVA - Golpe na internet altera número do boleto do IPVA. Saiba como se proteger da fraude

Vírus leva contribuinte a pagar IPVA para golpistas

Golpe na internet altera número do boleto do IPVA. Saiba como se proteger da fraude

09/07/2013 | 13:09 | Gazeta do Povo

Os contribuintes do Paraná que emitem guias para pagar o IPVA precisam ficar atentos a um golpe que vem sendo aplicado por meio de um vírus de computador. A Secretaria de Estado da Fazenda emitiu alerta, nesta segunda-feira (8), para a ocorrência da fraude, que altera o boleto bancário emitido pelo contribuinte de forma a direcionar o dinheiro à conta dos estelionatários.
O órgão diz que algumas medidas de segurança precisam ser tomadas pelos usuários para evitar cair no golpe. Isso porque as vítimas precisam pagar o IPVA novamente, no caso de caírem na armadilha. Como o dinheiro não é transferido para a conta do governo estadual, o débito não é quitado, e o contribuinte fica com o tributo em aberto.
Quando o contribuinte emite a taxa de IPVA, no site da Secretaria da Fazenda, um boleto com uma série de número fica disponível. O vírus de computador muda parte da sequência de números, fazendo com que o dinheiro vá para a conta dos criminosos, e não para a da secretaria. Na hora de pagar, o contribuinte nem sempre percebe a troca.
O boleto permanece idêntico ao original, o que dificulta a percepção dos contribuintes. Para descobrir se o documento para pagamento está adulterado, é necessário verificar se o começo do código é 00194.5687n5 – sendo que a letra “n” corresponde ao digito verificador, único número que varia de boleto para boleto nos primeiros 11 números.
Os números representam: 001 = código do Banco do Brasil - banco utilizado pela Secretaria da Fazenda; 9 = tipo de moeda (real); 45687n5 = convênio (entre BB e Secretaria da Fazenda/PR) e n = dígito verificador – que varia a cada guia emitida.
A secretaria informa ainda que cuidados de segurança no computador ajudam a evitar que cidadãos caiam no golpe. Manter o antivírus atualizado e ter cuidado nas páginas que são acessadas, além de selecionar páginas seguras para baixar arquivos, são medidas que ajudam a manter dados pessoas em segurança.
Serviço
Para obter mais informações, o contribuinte deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC) da Secretaria da Fazenda. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Curitiba e Região Metropolitana
(41) 3200-5009 (ligação local)
Outras localidades
0800 41 1528 (ligação gratuita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário