sexta-feira, 12 de julho de 2013

CINEMA - ESTRÉIAS - portal terra.com.br veiculou

Depp estreia como nativo em 'Cavaleiro Solitário'; veja bizarrices do ator

              
 
Johnny Depp conquistou seu lugar no cinema com uma lista de personagens excêntricos que, aliás, parecem até versões do próprio ator. Apesar de ser eternizado como o capitão Jack Sparrow, de Piratas do Caribe, Depp encarna figuras peculiares desde Edward Mãos de Tesoura (1990), filme que marcaria a estreia de uma longa parceria entre o ator e o (também nada convencional) diretor Tim Burton.

Mais de duas décadas se passaram desde que Depp conquistou o público com o tímido Edward. O ator, no entanto, se desdobra para mais um personagem que já chama a atenção da mídia antes mesmo da estreia mundial do filme. Em O Cavaleiro Solitário, que chega ao Brasil nesta sexta-feira (12), Depp vive o nativo norte-americano Tonto.

Personagem de 'O Cavaleiro Solitário' gerou discussão sobre estereótipos que perseguem o índio norte-americano Foto: Divulgação
Personagem de 'O Cavaleiro Solitário' gerou discussão sobre estereótipos que perseguem o índio norte-americano
Foto: Divulgação
O filme, dirigido por Gore Verbinski - que também assinou Piratas do Caribe -, traz um Depp muito semelhante àquele que viveu Jack Sparrow. Na trama, Tonto tem cabelos longos, usa lenços, pintura no rosto e, acredite, um corvo morto como chapéu. A caracterização do personagem tem gerado polêmicas nos Estados Unidos, que acusam a Disney de reforçar um estereótipo bizarro dos indígenas do país, além de deturpar a real identidade desses povos.

Depp e Burton: uma parceria excêntrica
Polêmicas, Disney e Jack Sparrows à parte, é impossível não assimilar Depp ao cineasta Tim Burton. O ator se tornou um dos queridinhos do diretor e, juntos, criaram personagens que se consagraram no cinema. Um deles é Sweeney Todd, de Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), que rendeu a Depp uma de suas indicações ao Oscar.

Sob a direção de Burton, Depp também atuou em filmes como os macabros Ed Wood (1994) e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), além dos mais recentes A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Alice no País das Maravilhas (2010) e Sombras da Noite (2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário