quinta-feira, 11 de julho de 2013

CURIOSIDADES DE UM MUNDO ESTRANHO - delegacia de vidro para combater corrupção - imagina se a moda pega no BRASIL??? - r7.com veiculou a matéria

Geórgia tem delegacia de vidro para combater corrupção

País que tinha orgulho de ser corrupto tem agido rápido para aumentar transparência
 

Esse tipo de construção simboliza a nova transparência que a Geórgia vem promovendo desde a chamada Revolução RosaBBC
Há uma década, a Geórgia tinha uma péssima reputação quando o assunto era corrupção. Mudanças políticas implementaram transformações substanciais — incluindo a construção de delegacias de polícia com paredes de vidro para torná-las mais "transparentes". Mas será que o problema foi resolvido?
Nos últimos anos, a capital Tblisi adquiriu um toque moderno, com prédios de vidro em estilo palaciano que embelezam vários pontos da cidade. De longe, parecem um show room de carros. De perto, são delegacias com paredes transparentes por onde o público pode ver o que os policiais estão fazendo.
Esse tipo de construção simboliza a nova transparência que a Geórgia vem promovendo desde a chamada Revolução Rosa, em 2003. Para um país que até pouco tempo era descrito como uma das nações mais corruptas do mundo, promover este tipo de limpeza tem sido um desafio.
"Havia um certo orgulho de ser corrupto por aqui", diz Mark Mullen, representante da ONG da Transparência Internacional na Geórgia.
— Há várias palavras em georgiano referentes à corrupção, como 'magarichi', que significa 'presente entre homens'.
Mas a corrupção estava estrangulando a Geórgia na era pós-soviética.
Todas as transações comerciais eram feitas embaixo da mesa. Quem quisesse abrir uma empresa, tinha que pagar por fora. Quem quisesse ingressar em uma boa universidade e tirar boas notas, também tinha que molhar a mão de alguém. Algumas pessoas tinham até de pagar propina para ter eletricidade em casa em épocas de racionamento.
Georgianos que quisessem ser policiais tinham de pagar altas quantias para entrar na corporação. Quando começavam a exercer a profissão, cobravam o mesmo em propinas para rever o dinheiro perdido. O resultado era um ciclo vicioso que contaminavas todas as camadas da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário