domingo, 14 de julho de 2013

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Saiba como abrir sua conta corrente nos seis maiores bancos que atuam no Brasil

Quer saber como abrir sua conta corrente nos seis maiores bancos que atuam no Brasil? Confira os documentos necessários, como escolher pagar ou não os pacotes de tarifas e onde reclamar do mau atendimento.


Você sabia que pode ter direito a abrir uma conta corrente gratuita no banco? Existem algumas condições (ter mais de 18 anos ou ter mais de 16 e ser autorizado pelos responsáveis) e restrições (o nome sujo pode, sim, ser um empecilho), mas, uma vez aberta a conta, o pagamento das tarifas é opcional, apesar de muitos consumidores ainda não saberem disso.

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Desde 2008, todos os bancos são obrigados pelo Banco Central a oferecer sem custos a seus clientes os chamados serviços essenciais. Eles incluem quatro saques, dois extratos e 10 folhas de cheque por mês. Uma pequisa feita pelo Idec, entretanto, comprovou a dificuldade que alguns clientes têm em solicitar essa modalidade de serviços.

Uma outra opção para não pagar tarifas é optar pela conta digital, oferecida por alguns bancos para clientes que movimentam sua conta apenas por meios eletrônicos, como internet, celular, telefone e caixas eletrônicos. As operações fora desses canais de atendimento são cobradas à parte, como o atendimento nos guichês e o fornecimento de cheques.

Para não comer bola, a melhor forma é conhecer bem os seus direitos como cidadão. Por isso, preparamos aqui um passo a passo sobre como abrir conta corrente nos seis principais bancos brasileiros. Informamos o valor do pacote básico de tarifas, mas lembre que contratá-lo ou não é uma escolha sua! Confira:

Banco do Brasil:
Documentos necessários: documento de identificação com foto (cédula de identidade, carteira de trabalho ou de motorista), CPF, comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou gás) e renda
Tempo previsto para abertura de conta: 25 minutos em média
Valor mensal do pacote de tarifas mais simples: o pacote Padronizado I custa R$ 9,90 e inclui 8 saques, 4 transferências e 6 extratos mensais (4 do mês atual e 2 do anterior)
Oferece conta digital? Sim, o Pacote Conta Digital

Itaú:
Documentos necessários: documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e preferencialmente de renda
Tempo previsto para abertura de conta: não informado
Valor mensal do pacote de tarifas mais simples: o pacote Padronizado I custa R$ 9,85 e inclui 8 saques, 4 transferências e 6 extratos mensais (4 do mês atual e 2 do anterior)
Oferece conta digital? Sim, a iConta

Bradesco:
Documentos necessários: documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência recente
Tempo previsto para abertura de conta: aproximadamente 20 minutos, contemplando as etapas de identificação do cliente, elaboração de cadastro e captura de biometria ou outro dispositivo de segurança
Valor mensal do pacote de tarifas mais simples: R$ 7,50, incluindo 12 folhas de cheques, 9 extratos , 6 saques, 12 transferências e 10 Comunicações Digitais (SMS)
Oferece conta digital? Sim, a DigiConta

Caixa:
Documentos necessários: documento de identificação com foto, comprovante de inscrição no CPF, comprovante de regularidade da situação cadastral do CPF, comprovante de residência e comprovante de renda formal e/ou análise de renda informal
Tempo previsto para abertura de conta: até 30 minutos, dependendo do fluxo de demanda da agência escolhida e dos serviços e pacotes contratados pelo cliente no ato da abertura
Valor mensal do pacote de tarifas mais simples: R$ 7,40, incluindo 10 folhas de cheques, 6 extratos nos terminais de autoatendimento (quatro do mês atual e dois do mês anterior), 10 saques e 8 transferências
Oferece conta digital? Não

Santander:
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda, caso você pretenda contratar limites de crédito (cheque especial, cartão de crédito)
Tempo previsto para abertura de conta: não informado
Valor mensal do pacote de tarifas mais simples: o pacote Padronizado I custa R$ 9,85 e inclui 8 saques, 4 transferências e 6 extratos mensais (4 do mês atual e 2 do anterior)
Oferece conta digital? Não

HSBC:
Documentos necessários: documento de identificação, CPF, comprovante de renda, residência, indicar pessoas de referência e o número de telefone com DDD
Tempo previsto para abertura de conta: não informado
Valor mensal do pacote de tarifas mais simples: o pacote Padronizado I custa R$ 9,50 e inclui 8 saques, 4 transferências e 6 extratos mensais (4 do mês atual e 2 do anterior)
Oferece conta digital? Não

Saiba como e quando reclamar:
Caso você tenha algum problema na abertura da sua conta ou em qualquer outra solicitação nos diversos canais de atendimento do seu banco, nunca esqueça que esse setor possui um canal de captação de reclamações muito bem estruturado.

Conheça as três ferramentas gratuitas que você tem à disposição para reivindicar os seus direitos:

1. SAC: o primeiro passo para fazer qualquer reclamação deve ser entrar em contato com o Serviço de Apoio ao Consumidor da instituição financeira e anotar o número de protocolo.
Confira os telefones:

  • Banco do Brasil: 0800 729 0722
  • Itaú: 0800 728 0728
  • Bradesco: 0800 704 8383
  • Caixa: 0800 726 0101
  • Santander: 0800 762 7777
  • HSBC: 0800 729 5977
2. Ouvidoria: caso você não tenha obtido resposta ou o problema não tenha sido resolvido, é hora de entrar em contato com a ouvidoria da instituição, informando o número de protocolo já aberto no SAC. Atente que não adianta ir à ouvidoria direto! É obrigatório passar primeiro pelo SAC.
Confira os telefones:

  • Banco do Brasil: 0800 729 5678
  • Itaú: 0800 570 0011
  • Bradesco: 0800 727 8833
  • Caixa: 0800 725 7474
  • Santander: 0800 726 0322
  • HSBC: 0800 701 3904
3. Banco Central: Se, ainda assim, sua solicitação não tiver recebido uma resposta adequada, você ainda tem a opção de abrir uma reclamação no Banco Central (clique aqui para acessar o portal exclusivo para isso). Mas lembre que esse deve ser o seu último recurso: o BC só aceita manifestações depois de o cliente já ter entrado em contato com o SAC e com a ouvidoria da instituição.

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