quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Acadêmicos de Medicina da UEPG aprendem atuando na Saúde Pública - plantaodacidade.com.br veiculou a noticia copiada e colada

Acadêmicos de Medicina da UEPG aprendem atuando na Saúde Pública
Assessoria
Além de contar com novos médicos, a saúde pública de Ponta Grossa ganhou o reforço dos acadêmicos do 5° ano do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). No total, 32 alunos estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Hospital Municipal, no SAMU e nas áreas rurais. Além de contribuir como auxiliares dos médicos durante as consultas, os estudantes participam de atividades ligadas à educação em saúde, prevenção e promoção da saúde, visitas domiciliares e de todos os atendimentos da Estratégia de Saúde da Família.
De acordo com a médica da Unidade Básica de Saúde “Antero de Mello”, localizada no Núcleo Rio Verde, Renata Miller Bitencourt, o trabalho dos acadêmicos contribui para o processo da formação profissional dos futuros médicos e para a saúde pública. “É fundamental que eles tenham esse contato com a população e com a realidade da saúde pública, por que isso influencia no processo de formação acadêmica e os pacientes têm atendimentos mais detalhados e completos”, destaca Renata.
“Estamos colocando em prática todo aprendizado adquirido em todos os anos do Curso de Medicina e, dessa forma, aprimoramos e fazemos a ligação entre a teoria e a prática”, diz o acadêmico Alexandre Merlini.
Os pacientes também são beneficiados com o trabalho dos pacientes que auxiliam nas consultas médicas. “Eles são muito atenciosos, foram cuidadosos com os exames, conversam comigo e conheceram um pouquinho da minha vida e dos problemas de saúde que enfrento e, muitas vezes, o médico não tem esse tempo devido à demanda de pacientes. Gostei muito do atendimento deles”, afirma a paciente Rosana Ribeiro Lima.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Erildo Muller, é uma determinação do Ministério de Saúde que os alunos passem por experiências com a Saúde Pública: “existe essa exigência por parte do Ministério da Saúde e como futuros médicos é essencial que eles conheçam a nossa realidade e aprendam a trabalhar com ela e também possam contribuir com as melhorias da saúde”.
Desde que a nova administração municipal assumiu a prioridade é a Atenção Básica. Por isso o prefeito Marcelo Rangel acredita que os estudantes precisam estar inseridos na Estratégia de Saúde da Família para aprender e auxiliar nas mudanças que precisam ocorrer. “Em breve eles serão médicos formados e precisam, antes de tudo, conhecer a rede de saúde pública. E em poucas semanas notamos que a população aprovou a atuação dos acadêmicos que são muito importantes para que tenhamos uma saúde pública de qualidade”, diz o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário