sábado, 10 de agosto de 2013

coluna revelações na politica - jornalista Altair Ramalho - via plantaodacidade.com.br

NOTAS MULTIPLICADAS
O Paraná conta com 30 deputados federais e 3 senadores, sendo esses os responsáveis pelas conquistas políticas do Estado. É claro que, do ponto de vista estadual e nacional, uns aparecem mais do que os outros. Coisa natural! E isso tudo é acompanhado pelo Diap – Departamento Intersindical de Associação Parlamentar, o qual, aliás, faz a publicação da lista dos “100 Cabeças” do Congresso, que é integrado por 513 deputados e 81 senadores.
No rol dos paranaenses o Diap incluiu os senadores Álvaro Dias (PSDB) e Roberto Requião (PMDB), e os deputados federais Abelardo Lupion (DEM); André Vargas (PT); Dr Rosinha (PT); Eduardo Sciarra (PSD); Osmar Serraglio (PMDB) e Rubens Bueno (PPS).
O deputado Sciarra, a propósito, que conversou na manhã de hoje com o público ouvinte da Rede T, figura ainda na lista dos dez mais influentes do Legislativo Federal.
No ranking das bancadas, o Paraná é o quarto Estado com mais parlamentares na lista do Diap, que é liderada por São Paulo, com 19 “cabeças”.
Os “cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades que desenvolvem com habilidade.
Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o Diap destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, “facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.
Hoje pela manhã, na Rádio T, conversamos com os deputados Eduardo Sciarra (PSD) e Osmar Serraglio (PMDB), dois representantes entre os cabeças do Congresso.
Sciarra, na conversa, deixou claro que o PSD deve, sim, lançar candidato às eleições majoritárias do ano que vem, e que ele inclusive não descarta a possibilidade, se for o caso, do seu próprio nome ser inserido nesse contexto.
Por ora, o nome com maior densidade no PSD é mesmo o de Joel Malucelli, empresário que atua em diversos setores, inclusive o de rádio e televisão.
Já o deputado Osmar Serraglio, presidente do Diretório Regional do PMDB, que também falou na Rádio T, contou que, em Brasília, estar em um grupo de elite entre os congressistas aumenta a sua responsabilidade.
Nunca é demais lembrar que, na Mesa Executiva da Câmara Federal, Osmar Serraglio exerceu a importante função de Primeiro Secretário, sempre mantendo contatos com todos os representantes da Casa.
Pouco mais tarde conversamos com o deputado Dr. Rosinha, igualmente escolhido como um dos cabeças do Congresso Nacional. O Dr. Rosinha, diga-se de passagem, se encontra no Amapá, tendo encontros com lideranças.
Na conversa ele contou que, após quatro mandatos consecutivos como deputado federal, ele desistiu de disputar a eleição em 2014.
Os principais motivos, segundo ele, são o encarecimento das campanhas e a perspectiva de que o modelo atual de financiamento não vai mudar. A decisão tem muito a acrescentar no debate sobre reforma política.
Qualquer mudança para valer na legislação precisa girar em torno dos gastos com as eleições. Dos 30 deputados federais eleitos pelo Paraná em 2010, 16 declararam despesas de campanha superiores a 1 milhão de reais. Rosinha foi o décimo terceiro desse ranking, com gastos de 1 milhão, 127 mil reais.

PALAVRAS, PALAVRAS
No tweeter do deputado Sandro Alex - “Novo Fórum Trabalhista de Ponta Grossa será inaugurado dia 26 de novembro. Desembargadora Rosemary esteve comigo comunicando”.
-
No tweeter do prefeito Marcelo Rangel - “Senado aprova proposta que autoriza médico militar a atuar no SUS”.
-
No tweeter do deputado Alex Canziani - “Plano de Ações Articuladas do MEC deveria beneficiar também as APAEs e outras escolas de educação especial”.
-
No tweeter do vereador Pietro Arnaud - “Vereadores da “frentinha” abrem espaço para suplentes”.
-
No tweeter do deputado Rubens Bueno - “Aprovamos PEC que autoriza a criação de normas gerais para o servidor do Judiciário em todo o País”.
-
No tweeter do senador Roberto Requião - “Os Romanov tinham o Rasputin, Péron o Lopes Rega, e tia Dilma, agora, respeita muito o ET de Varginha. Eita nóis!”

COM RICHA
Na próxima terça-feira, na área em que será levantada a AMBEV, o ex-prefeito Wosgrau Filho e o ex-vice-prefeito Rogério Serman estarão ao lado do governador Beto Richa, que presidirá o ato de lançamento da pedra fundamental da obra. Os convites para o evento já estão em mãos de ambos.
Nada mais natural a extensão de tais convites, a Wosgrau e Serman, que estavam no governo desde o início das conversações com a AMBEV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário