quarta-feira, 21 de agosto de 2013

MEIO AMBIENTE - POLUIÇÃO - Esgoto é lançado no Rio Tibagi em Ponta Grossa - dcmais.com.br veiculou a matéria postada

Esgoto é lançado no Rio Tibagi em Ponta Grossa

Luana Souza Fale com o repórter
Publicado em: 21/08/2013 - 00:00 | Atualizado em: 20/08/2013 - 20:06
Uma grande quantidade de esgoto está sendo lançado diretamente no Rio Tibagi, localizado próximo ao Aeroporto Santana, em Ponta Grossa. Segundo moradores da região, há três meses, o mau cheiro tem incomodado as famílias e também as pessoas que frequentam o aeroporto. Além disso, o rio está sendo constantemente poluído.
"Moro aqui há sete anos e nunca tinha acontecido esse tipo de coisa. De três meses pra cá, o mau cheiro só aumenta e fica cada vez mais insuportável. Nós pensávamos que o esgoto poderia estar sendo tratado antes de ser lançado ao rio, mas vejo que não. As pessoas que chegam aqui no aeroporto também reclamam do cheiro que faz todos os dias", diz o morador Elias Vieira.
A espuma branca e o cheiro forte deixam evidente a presença de esgoto no local que fica próximo de uma Estação de Tratamento da Sanepar. A reportagem do DC esteve, na tarde de ontem, no rio e percebeu que a água esbranquiçada percorre um trajeto que vai de encontro com um arroio que desce diretamente para o rio.
Segundo o tenente Henrique de Sá Ribas, comandante da Polícia Ambiental de Ponta Grossa, uma equipe irá se deslocar na tarde de hoje até o rio, acompanhados de um técnico do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). "Vamos coletar todo o material para a análise e também faremos um levantamento de toda a parte criminal do local", afirma.
Ainda na tarde de ontem, uma equipe da Sanepar analisou a situação. "A empresa fará a verificação do local e tomará as providências que se fizerem necessárias", informou.
Limpeza do rio
Voluntários de Tibagi farão hoje um rafiting para realizar a limpeza do rio e seus arredores. “Essa atividade era pra ter acontecido na Semana do Meio Ambiente, em junho, mas devido às chuvas e a cheia do rio ela foi adiada. Dessa forma, vamos realizar amanhã (quarta-feira), a partir das 13h30, com início na pista de canoagem até o porto de areia”, explica a secretária de Meio Ambiente, Kátia Kozlowski.

“Mais uma vez contamos com a colaboração da comunidade e dos voluntários para auxiliar nesta iniciativa e agradecemos a parceria com a empresa de turismo Tibagi Aventuras e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi, a Acamarti”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário