quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Nova massa polar chega ao Brasil amanhã e frio toma conta do centro e sul do país até o final da próxima semana - PORTAL TERRA.COM.BR VEICULOU

Jornal do Tempo | Notícias


Nova massa polar chega ao Brasil amanhã e frio toma conta do centro e sul do país até o final da próxima semana

08/08/2013 08:45:00

Por: Deliane Assis

Segundo previsão da Somar Meteorologia, a chegada de duas ondas de frio na sequência vão deixar as temperaturas baixas por um período prolongado no centro e sul do Brasil. A primeira massa polar chega ao Sul do país amanhã e os moradores da Região podem preparar os casacos e cobertas para os próximos dias.

Na tarde de sábado, dia 10, a máxima não deve passar dos 12°C no sul do Rio Grande do Sul e na Serra Geral e dos 15°C no oeste e sul do Paraná. Já na madrugada de domingo, 11, a mínima fica negativa nos Campos de Cima da Serra Geral e entre 0°C e 3°C no interior gaúcho e catarinense e no sul e oeste do Paraná. A segunda onda de frio chega será mais intensa entre a tarde do dia 14 e a madrugada do dia 15 de agosto na Região Sul. Novamente esperam-se máximas inferiores aos 12°C na Serra Geral e na casa dos 15°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Na madrugada do dia seguinte, a mínima oscila entre 0°C e 3°C no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná.

No Sudeste, as temperaturas despencam entre os dias 10 e 11 de agosto, com máxima inferior aos 18°C no sul de São Paulo e aos 21°C no centro e sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Depois, entre os dias 13 e 17 de agosto, os termômetros voltam a cair e a máxima fica abaixo dos 18°C no sul e nordeste de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais e dos 21°C no centro e sul do Rio de Janeiro. A mínima ficará mais baixa especialmente na madrugada do dia 15 de agosto, com valores entre 3°C e 6°C no sul de São Paulo e entre 6°C e 9°C no sul de Minas Gerais.

No Centro-Oeste, depois de alguns dias com calor extremo, a temperatura também entra em declínio a partir do próximo sábado, quando a máxima prevista é de apenas 18°C no sul de Mato Grosso do Sul e de 24°C em Campo Grande e no sudoeste de Mato Grosso. Um novo declínio da temperatura é esperado entre 13 e 14 de agosto, com máximas novamente em torno dos 18°C no sul de Mato Grosso do Sul e dos 24°C em Campo Grande. Já em Goiás, Distrito Federal e no centro, norte e leste de Mato Grosso, não há previsão de mudança nas temperaturas nos próximos 15 dias.

No Nordeste, as temperaturas já estão mais baixas em algumas regiões e vão continuar com máximas entre 24°C e 27°C até a próxima terça-feira, dia 13, no centro e leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco e da Paraíba. No dia 14 de agosto, o calor predomina em toda a Região, mas a partir do dia 15, a temperatura volta a cair no centro e leste do Nordeste, permanecendo mais baixa até pelo menos 21 de agosto.

As ondas de frio previstas para o centro e sul do Brasil pouco vão influenciar a temperatura na Região Norte nestes próximos 15 dias. Segundo os meteorologistas da Somar, esperam-se apenas tardes menos quentes entre os dias 10 e 13 de agosto em Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário