quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NOVOS ADVOGADOS - Apenas 18,5% dos candidatos passam na primeira tentativa no Exame da OAB - uol.com.br veiculou a matéria postada

Apenas 18,5% dos candidatos passam na primeira tentativa no Exame da OAB
 

Do UOL, em São Paulo
Apenas 18,53% dos candidatos inscritos nas oito edições entre 2010 e 2012 do Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foram aprovados na primeira vez que prestaram o exame.
Nesse período, a OAB registrou 892.709 inscrições, sendo 361.110 de candidatos diferentes. Destes, 66.923 foram aprovados na primeira tentativa (18,53%).
As informações foram divulgadas pela FGV Projetos, responsável pela aplicação do exame, nesta quinta-feira (22). Os dados foram obtidos com números oficiais da OAB. Não foram publicados dados dos exames realizados neste ano.
No total dos oito exames, foram aprovados 148.612 candidatos (41,15%). Destes, 416 só conseguiram passar na prova após as oitos tentativas. Confira a distribuição abaixo:
  • 66.923 candidatos foram aprovados na 1ª tentativa
  • 34. 635 candidatos foram aprovados na 2ª tentativa
  • 21. 619 candidatos foram aprovados na 3ª tentativa
  • 13.931 candidatos foram aprovados na 4ª tentativa
  • 6.985 candidatos foram aprovados na 5ª tentativa
  • 2.812 candidatos foram aprovados na 6ª tentativa
  • 1.291 candidatos foram aprovados na 7ª tentativa
  • 416 candidatos foram aprovados na 8ª tentativa
Ampliar

Cursinhos apostam em dicas e até show de funk para aliviar tensão antes do exame da OAB23 fotos

19 / 23
Pre-pa-ra para me ver passar... No exame da OAB, é lógico! O professor Alessandro Sanchez chama a atenção pelo visual e aproveita para passar dicas de conteúdo em sua paródia do Show das Poderosas Leia mais Reinaldo Canato/UOL

Professores apontam problemas no 11º Exame

A primeira fase do 11º Exame Unificado da OAB foi realizada neste domingo (18). Após realizarem a correção da prova, professores de cursinhos especializados identificaram problemas em 12 questões. Os itens passíveis de recurso são: 3, 5, 8, 22, 42, 43, 43, 44, 45, 65, 67 e 78 (da prova amarela).
Ampliar

Frio marca primeira fase do 11º Exame de Ordem da OAB17 fotos

11 / 17
A candidata Juliana Regina Pereira foi para o local errado e perdeu o 11º Exame de Ordem (OAB) cuja primeira fase acontece neste domingo (18) Leia mais Aline Arruda/UOL
De modo geral, os professores consideraram que a primeira fase do 11º Exame apresentou um nível de dificuldade maior do que a edição anterior.
"Em algumas disciplinas a FGV exagerou um pouco na cobrança dos conteúdos e apresentou algumas questões mal formuladas", destacou a professora Nathália Masson, professora de direito constitucional da LFG.
"O maior equívoco em direito constitucional, por exemplo, foi cobrar assuntos, nos quais os fundamentos estavam na Constituição, mas eram pertinentes a outras disciplinas. Isso representa um descuido na limitação dos temas da prova."
Darlan Barroso, diretor pedagógico dos cursos preparatórios para o Exame de Ordem do Damásio Educacional, acrescenta que as questões estavam longas e a prova apresentou temas novos, que não haviam sido cobrados em provas anteriores. "Acho que o número de aprovações será menor do que na 10ª edição. Deve ficar na média entre os aprovados do 9º e do 10º Exame."

Reserva de mercado

O estudante formado em direito pode atuar em diversos cargos jurídicos, mas a possibilidade de advogar só é conquistada com a aprovação no Exame de Ordem Unificado. Criado inicialmente como uma alternativa para quem não fazia estágio, o Exame hoje é questionado por quem acredita que, da forma como a prova é aplicada, a OAB estaria fazendo uma verdadeira reserva de mercado.
"O Exame é uma reserva de mercado de quem já está inscrito. Inicialmente, ele só dificultava a entrada da concorrência, mas com o passar do tempo passou a ser uma fonte de renda para a OAB que não é fiscalizada", diz Reynaldo Arantes, presidente do Movimento dos Bacharéis de Direito, que com apoio de outros dois grupos, o Movimento em Defesa do Fim do Exame da OAB e o Movimento Bacharéis em Ação, tentam articular o fim da aplicação da prova pela entidade.
Ao lado deles está o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autor de um projeto de lei que deve ser votado ainda este ano na Câmara e prevê a substituição do Exame por um estágio supervisionado após a graduação. Segundo Cunha, seria um tipo de residência jurídica. Hoje, ao todo, são 21 projetos de lei tramitando na Câmara propondo mudanças na prova. Cinco deles pedem o fim do Exame.
Ampliar

OAB da depressão: páginas na internet fazem piadas com o Exame28 fotos

19 / 28
"Sofrer por antecipação não ajudará em nada", destaca Mariana Carvalho, aprovada no 9° Exame da OAB Leia mais Reprodução/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário