terça-feira, 6 de agosto de 2013

SOU FÃ DO BARBOSA, MAS NESSE QUESITO ELE ESTÁ SENDO RADICAL E SE FINGINDO DE CÊGO PARA UMA NECESSIDADE DO POVO BRASILEIRO - blogodojohnny.com.br veiculou a noticia a seguir postada

TRTs
Magistrados e políticos se unem contra Barbosa

Em ato público realizado ontem, parlamentares e juízes protestaram contra a liminar que suspendeu a Emenda Constitucional 73, promulgada este ano, que cria quatro Tribunais Regionais Federais, em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. A liminar foi concedida há duas semanas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que já se manifestou contra os novos tribunais. Muitos dos presentes ao ato classificaram a decisão de Barbosa como uma “pedra no meio do caminho” a ser superada.
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) informou que um grupo de parlamentares se reunirá com o relator da liminar no STF, ministro Luiz Fux, para solicitar que a decisão de Joaquim Barbosa seja analisada rapidamente. Souza é um dos coordenadores da frente parlamentar que apoia a criação dos tribunais. “Creio que é um momento transitório. A liminar foi inesperada”, declarou o senador, frisando que a mobilização contra a decisão incluirá governadores, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE).
SEM SURPRESA – O advogado-Geral do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Romanelli, disse no início do ato público que a liminar “é mais uma pedra no meio do caminho, mais um obstáculo a ser superado em breve”. Depois dele, vários participantes citaram o famoso verso de Carlos Drummond de Andrade para se referir à decisão de Joaquim Barbosa. Um deles foi o presidente da AJUFE, Nino Toldo, para quem o contratempo era previsível, pelas as manifestações contrárias de Joaquim Barbosa durante a tramitação da emenda constitucional no Congresso.
Assim como o presidente da Ajufe, José Lúcio Gomes, representante da OAB, não somente citou Drummond como também criticou o que chamou de “entendimento preconcebido de Joaquim Barbosa contra os novos tribunais”. Para ele, “cedo ou tarde”, os tribunais serão instalados. A OAB apresentou ao STF um pedido para que a liminar seja cassada.
CUSTOS E DESCENTRALIZAÇÃO – Também coordenador da frente parlamentar, o deputado federal Amauri Teixeira (PT-BA) contestou uma das críticas de Joaquim Barbosa: a de que os novos tribunais implicariam custo adicional de R$ 8 bilhões por ano. O deputado citou um estudo solicitado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) segundo o qual o custo seria de pouco mais de R$ 500 milhões.
Ao defender a criação dos tribunais, Amauri Teixeira reiterou a avaliação de que é preciso descentralizar a Justiça Federal. “Por que o desempenho dos tribunais do trabalho é melhor do que o dos TRFs? Porque estão descentralizados e têm melhores condições de trabalho e de julgamento”, assinalou.
A subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge, também defendeu a descentralização. Ela argumentou que, dessa forma, a Justiça Federal “fica mais próxima da casa onde reside a pessoa que tem o seu direito violado”. A maior proximidade com as sedes dos TRFs, aliás, é um dos principais argumentos dos que defendem as novas cortes. “A criação dos novos tribunais concretiza dois princípios constitucionais: o do acesso à Justiça e o da celeridade das decisões judiciais”, pontuou a subprocuradora.
Outro participante do ato público foi o presidente em exercício da Câmara, o deputado André Vargas (PT-PR). Foi sob a sua presidência que a Câmara aprovou, no início de abril, a Emenda 73. “Uma Justiça mais rápida interessa a todos, do cidadão que deseja serviços públicos melhores ao empresário que está preocupado com seus negócios”, afirmou.
NOVA ESTRUTURA – A emenda constitucional suspensa pela liminar de Joaquim Barbosa cria quatro novos TRFs: da 6ª, da 7ª, da 8ª e da 9ª regiões. Atualmente, existem cinco TRFs. Se a criação dos novos tribunais for confirmada, a estrutura ficará assim:
TRF da 1ª Região (sede em Brasília): jurisdição sobre Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins.
TRF da 2ª Região (sede na cidade do Rio de Janeiro): jurisdição sobre Rio de Janeiro e Espírito Santo.
TRF da 3ª Região (sede na cidade de São Paulo): jurisdição sobre São Paulo.
TRF da 4ª Região (sede em Porto Alegre): jurisdição sobre Rio Grande do Sul.
TRF da 5ª Região (sede no Recife): Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
TRF da 6ª Região (sede em Curitiba): jurisdição sobre Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
TRF da 7ª Região (sede em Belo Horizonte): jurisdição sobre Minas Gerais.
TRF da 8ª Região (sede em Salvador): jurisdição sobre Bahia e Sergipe.
TRF da 9ª Região (sede em Manaus): jurisdição sobre Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. (Com Agência Senado)
- See more at: http://www.blogdojohnny.com.br/politicaeinformacao/trtsmagistrados-e-politicos-se-unem-contra-barbosa#sthash.Xg71Xj5q.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário