quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

transcrição integral da coluna revelações na política do JORNALISTA ALTAIR RAMALHO - publicada originalmente no site plantaodacidade.com.br


29/01/2013
ACERTANDO OS PONTEIROS
Olha, a notícia é muito boa! A partir da próxima segunda-feira, o Corpo de Bombeiros verificará a situação estrutural e legal das casas noturnas e estabelecimentos públicos em todo o Paraná. As vistorias serão iniciadas e, em até 30 dias, as casas noturnas devem informar, na fachada, a lotação máxima.
O governador Beto Richa determinou que os estabelecimentos que não estiverem dentro da legislação ou não cumprirem as normas de exigência dos bombeiros serão notificados e, quando for o caso, lacrados pela Prefeitura e pelo Ministério Público.
O objetivo é evitar tragédias como o incêndio da casa noturna Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Não é por nada não, viu, mas por aqui, na cidade de Ponta Grossa, entre todos os clubes sociais, há problemas graves a serem sanados, e que só mesmo uma tragédia como essa que ocorreu no Rio Grande, pode servir de exemplo.
Há casas noturnas por aí, extremamente conhecidas, e que estão em situação idêntica. Ou se tomam medidas pontuais, ou ficarão abertas possibilidades de tragédias.
É claro, também, que não cabe tão somente ao Corpo de Bombeiros, mas, principalmente à Prefeitura Municipal a adoção de medidas pontuais para que sejam evitados desconfortos e, principalmente, a dor do luto.
Em passado recente, houve pelo menos uma pessoa pública passando por cima de determinações legais, que foi procurar a maior autoridade do município para que este assinasse documento liberatório para que fosse realizada esta ou aquela festa.
Na manhã de hoje, no rádio, Rede T, este tema foi tratado com o vereador petebista, Pietro Arnaud, o qual, na Câmara Municipal de Ponta Grossa, está apresentando formalmente um dispositivo legal para coibir práticas consideradas delituosas.
E o Pietro tem conhecimento disso, mesmo porque enquanto foi o chefe da Coordenadoria do Procon de Ponta Grossa teve que enfrentar forças poderosas, no próprio Palácio da Ronda, e que o levaram ao impedimento de tratar com a força da lei, este ou aquele caso.
É coisa muito grave, eis que há procedimentos legais a serem executados, e que, de repente, são deixados para trás. Que nunca mais ocorra isso!

BATENDO COM A MÃO
O fim do pagamento da remuneração de vereador em municípios com até 50 mil habitantes é o objetivo de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
De autoria do senador Cyro Miranda, que é do PSDB de Goiás, o texto foi subscrito por outros 30 parlamentares. Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposição deverá atingir cerca de 90 por cento das câmaras municipais do país.
Além disso, a PEC limita o total da despesa das câmaras de vereadores dessas cidades a no máximo 3,5 por cento da arrecadação municipal.
O senador avalia que a proposta, se aprovada, trará um impacto positivo para os cofres públicos dos pequenos municípios.
Vale dizer - que pena - que esse dispositivo legal, nos Campos Gerais, não atingiria Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba, as principais cidades da região.


CORPO FECHADO
O vereador Antonio Laroca Neto, do PDT, vem fazendo denúncias pontuais que colocam na água fria determinados personagens da geografia política de Ponta Grossa. E tudo ainda está no seu início.
Na noite de ontem, na tevê, Laroca só deu a largada do que pretende discutir com a comunidade. E hoje pela manhã, dizia que a carga de denúncias está apenas no seu início. Tem coisas a serem ditas, ainda, que deixarão a comunidade fula da vida. Aguardemos!


30/01/2013 22:36
28/01/2013
A COBRA FUMANDO
Confirmado, na manhã de hoje, na Rede T, que os prefeitos dos Campos Gerais estarão, nesta terça-feira, com a ministra paranaense Gleisi Hoffmann. Quem está organizando o encontro é o João Barbiero, o qual está muito próximo à ministra, desde o final do ano que passou.
Hoje pela manhã, por volta das 10 horas, JB se preparava para viagem aérea a Brasília.
A bem da verdade, hoje, segunda-feira, prefeitos brasileiros estarão participando do Encontro Nacional de Prefeitos, e no qual, teoricamente, se avistarão com a presidente Dilma Roussef.
Amanhã, com Gleisi, prefeitos do Paraná ouvirão anúncio de investimentos da União em diversos municípios do Estado, bem como terão a garantia que o governo será parceiro dos municípios.
Barbiero, na manhã de hoje, no rádio, aproveitou para confirmar a presença de todos, muito embora, de cocheira, tenha fluído a informação das ausências dos prefeitos de Ipiranga e Piraí do Sul, que devem ser representados por seus respectivos vice-prefeitos.

ATÉ PENSANDO
É claro que o PV de Ponta Grossa conta, desde já, com um candidato às eleições proporcionais do ano que vem, quer concorrendo a uma cadeira na Assembléia Legislativa, quer buscando uma vaga na Câmara Federal.
Trata-se do comunicador Tavinho Lucky, o qual, a propósito, faz parte da direção nativa do PV, estando atento a tudo que envolve o partido.
O PV, a propósito, encomendou uma pesquisa do Instituto Ipesp sobre a eleição presidencial. O primeiro cenário: Dilma (PT), 57 por cento; Aécio Neves (PSDB) 18 por cento; e, Fernando Gabeira (PV), 10 por cento.
O segundo cenário: Dilma, 42 por cento; Marina Silva, sem partido, 32 por cento; Aécio,12 por cento; e Eduardo Campos, PSB, 4 por cento.
Além de mostrar que Marina tira votos dos Verdes, ela revelou que a sigla está dissociada do seu número. Apesar de 60 por cento conhecerem o PV, só 7 por cento sabem que seu número é 43.
A pesquisa ouviu mil pessoas, por telefone, o que dá peso maior às de renda mais alta e escolarizadas.
A pesquisa também pediu que fosse atribuída uma nota (de 0 a 10) aos partidos: PT, 5,8; PV, 5.4; PSDB, 5,2 e PSB, 4,8.
E quis saber sobre a confiabilidade das legendas: PT, 37 por cento; PV, 36 por cento; PSB, 36 por cento; PMDB, 31 por cento e PSDB, 27 por cento.

CORRENDO DE LADO
De forma célere está acabando o mês de janeiro, sem que a vereadora petista Ana Maria de Holleben tenha se pronunciado oficialmente sobre os reais motivos da sua ausência quando da votação para a Presidência e outros cargos da Mesa Executiva da Câmara Municipal de Ponta Grossa.
Está pregado à sua imagem o recebimento de vantagens financeiras (?) para que ela deixasse de comparecer no dia da votação para a direção da Casa.
E efetivamente ela fez isso (não compareceu), mas ocorre que vazou quem a "convenceu disso", e que teria envolvido uma real discussão entre as partes.
Aliás, há interessantes fitas correndo por aí, e que logo, logo serão conhecidas de todos. É a chamada compra de voto, que não ocorre somente no Nordeste, mas por aqui também.
E há grupos - não similares - que estão envolvidos nisso tudo. Importante, pois, que a Ana Maria conte tim tim por tim tim como se deu a maracutaia

 

BOA NOTICIA PARA OS ALUNOS - plantaodacidade.com.br veiculou a matéria postada a seguir

Alunos da Rede Municipal terão todo material escolar necessário
Assessoria
Foto: Arquivo/Plantão

Os alunos do Ensino Municipal, da rede municipal de ensino de Ponta Grossa, irão iniciar as aulas com todo o material escolar necessário durante todo o ano. A Secretaria de Educação já iniciou o processo de compra e o material deve ser entregue às crianças nos primeiros dias de aula. Serão distribuídos 24.704 kits de material escolar para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O ano letivo em Ponta Grossa inicia no dia 18 de fevereiro.
Estão disponíveis para os alunos da rede municipal de ensino cerca de 550 mil itens, divididos em kits com 22 itens cada. Cada criança receberá dois apontadores, duas borrachas brancas, dois cadernos de desenho, cinco cadernos de linguagem de 96 folhas, duas canetas esferográficas azul, uma caneta esferográfica preta, cinco lápis grafite, uma caixa de lápis de cor, uma régua de 30 cm e uma tesoura escolar. As escolas também receberão o material didático necessário para que os professores possam desenvolver o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Educação.
Além do material escolar, a Secretaria de Educação disponibiliza também aos alunos o uniforme, que é distribuído de dois em dois anos. Neste ano somente os alunos novos do Ensino Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental receberão as peças, já que os alunos já matriculados receberam os uniformes no ano passado.
Todas as peças são confeccionadas com tecidos de qualidade, o que garante a sua durabilidade e o conforto do aluno, e cada criança recebe o uniforme com o tamanho adequado para ela. Os novos alunos receberão, cada um, duas camisetas, uma calça, uma jaqueta, uma bermuda, dois pares de meia, um par de tênis, uma capa de chuva e uma mochila.

Accelerator Box


CHIP DE ACELERADOR

Ainda novidade no mercado nacional, o Accelerator Box ou chip de acelerador é um sistema que atua sobre o controlador do pedal do acelerador eletrônico, proporcionando até 15% mais desempenho. É um conceito bastante inteligente que permite otimizar o resultado do motor, obtendo uma nova curva de torque, sem a necessidade de qualquer modificação no veículo. O sistema é Plug & Play, utiliza os conectores originais do veículo, e não requer qualquer tipo de adaptação. A instalação pode ser feita pelo próprio cliente.
No mercado há diversos tipos de dispositivos para aceleradores eletrônicos, desde aqueles limitados a oferecer um calibração linear mais simples, trabalhando basicamente sobre o ganho do sistema, até os chips microprocessados que atuam de acordo com o ângulo do acelerador eletrônico. Este último, que é o produto oferecido pela Speedy Motors, conta com um sofisticado sistema de processamento de dados capaz de incrementar diferentes valores de aceleração e torque de acordo com o avanço de cada grau do pedal do acelerador.
Nosso produto conta ainda com 18 diferentes programações, oferecendo uma ampla gama de opções de desempenho. Abaixo alguns vídeos com maiores informações sobre o produto, bem como com depoimentos de alguns de nossos clientes.
O gráfico a seguir demonstra o resultado do Accelerator Box da Speedy Motors. Consulte a disponibilidade do produto para seu veículo.

Gráfico de Resposta

Instrução de Instalação

kibelococo.com.br - pracas do braZIU!!!

 

PRACAS DO BRAZIU (PARTES 2261 A 2280)

 

ESSA É PRÁ SE VER QUE FORA DO BRASIL O PESSOAL CUMPRE E APLICA A LEI " DOELA A QUEM DOELA " COMO DIRIA O SAPO BARBUDO.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
31/01 - Nos EUA, menino de 7 anos é detido e algemado por roubo de US$ 5
Um menino de 7 anos foi detido pela polícia e interrogado durante pelo menos cinco horas após uma briga em uma escola do bairro do Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos, por supostamente ter roubado US$ 5 de outra criança.
Segundo o jornal "The New York Post", os fatos ocorreram em 4 de dezembro de 2012, mas só vieram à tona agora, depois que a família do menor apresentou um processo de US$ 250 milhões contra a cidade e a polícia de Nova York por esta reação "exagerada".
O menino hispânico Wilson Reyes foi detido após discutir com outra criança no pátio do colégio, que o acusou de ter lhe roubado US$ 5 que haviam caído no chão.
A família relatou que quando os agentes chegaram à escola, algemaram o menor, o detiveram em um quarto durante quatro horas e o levaram à delegacia, onde o interrogaram outras seis horas.
No entanto, fontes policiais citadas por este jornal asseguraram que Wilson foi tratado como qualquer outro jovem suspeito e não foi interrogado durante dez horas, mas permaneceu na delegacia menos de cinco horas.
Segundo os documentos apresentados pela família no processo, esta reação policial foi "exagerada" porque trataram o menor como um "assassino".
"Foi algemado, abusado física e emocionalmente, intimidado, humilhado, envergonhado e difamado", declararam.
A mãe de Wilson contou que quando sua irmã e ela foram à delegacia buscar o menino, em um primeiro momento não lhes deixaram vê-lo e quando o puderam ver, a criança estava "assustada, sentada em uma cadeira em mal estado e com o pulso esquerdo algemado à parede".
Além disso, relatou que o menor estava chorando e muito assustado e, por isso, tiraram uma foto da cena como prova do suposto abuso.
A polícia não interpôs nenhuma acusação contra o menor e, segundo assinalou a família de Wilson, outro companheiro de colégio confessou posteriormente ter roubado os US$ 5.


Fonte: EFE

SAÚDE - CURIOSIDADES E INFORMAÇÃO - revista mundoestranho.com.br veiculou a matéria postada

Por que o sal faz subir a pressão arterial?



Porque ele aumenta o volume de sangue dentro das veias e artérias. Isso acontece devido a uma característica química do cloreto de sódio (o sal de cozinha): ele atrai as moléculas de água para si. Quando uma pessoa ingere muito sal, essa substância se acumula no sangue e no fluido extracelular - ou seja, fora das células do corpo. O sódio aumenta a afinidade desses fluidos com a água e o organismo, por sua vez, tem que preservar a proporção habitual entre ela e o sal nesse espaço extracelular: é o que os cientistas chamam de equilíbrio osmótico. "Para manter o equilíbrio, o corpo acaba retendo mais água e essa absorção faz aumentar a quantidade de sangue circulando nos vasos. Isso eleva a pressão arterial da pessoa", diz a fisiologista Nanci Amaral Rebouças, da USP. Para poder suprir o corpo de água, existem duas formas.
A primeira, óbvio, é bebê-la - para que seja rapidamente absorvida. Caso isso não ocorra, a segunda entra em ação naturalmente: hormônios antidiuréticos (que impedem a produção de urina) são liberados pelo cérebro, fazendo os rins reterem mais água. "Por isso a pessoa sente mais sede quando ingere alimentos muito salgados", afirma Nanci.

OPERÁRIO LIQUIDA A FATURA EM CASA E SE APROXIMA DOS LÍDERES NA TABELA -

Operário 2 x 1 Cianorte
Nacional 1 x 2 Rio Branco
Toledo 1 x 1 Atlético-PR
Arapongas 0 x 0 Paranavaí
Paraná 2 x 1 Londrina

 
Próximos Jogos Mais resultados 31/01 Coritiba x J. Malucelli
02/02 Atlético-PR x Cianorte
03/02 J. Malucelli x Nacional
Paraná x Coritiba
Rio Branco x Operário
Londrina x Arapongas
Paranavaí x Toledo
06/02 Atlético-PR x Paranavaí

MENSAGEM DO DIA PARA SE VIVER MELHOR!!! - VAMOS TODOS SER UMA METAMORFOSE AMBULANTE.

 
Foto

MEDICINA - TRABALHO LEGAL - dcmais.com.br veiculou a matéria

Estudantes de Medicina orientam população sobre câncer de pele

Publicado em: 31/01/2013 - 00:00 | Atualizado em: 30/01/2013 - 19:54
Fábio Matavelli

Acadêmicos distribuíram panfletos e explicaram sobre os principais riscos da doença


Na tarde de ontem, acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estiveram no Terminal Central para orientar a população sobre os riscos do câncer de pele. Ação deve continuar hoje pela manhã, das 11 às 13 horas.
De acordo com a acadêmica de Medicina, Dayana Galdino, a campanha foi realizada para lembrar a população sobre os principais perigos da doença e também para revelar que na região dos Campos Gerais existe grande incidência do câncer. "Não temos um número ao certo, mas sabemos que na região existem muitos produtores rurais que trabalham sem o filtro solar", diz.
Leia mais na versão impressa desta quinta-feira

GLOBO.COM VEICULOU - ULTIMAS NOTICIAS

veja como

coluna fala cidadão - JMNEWS.COM.BR VEICULOU AS MATÉRIAS A SEGUIR POSTADAS

SITE TERRA.COM.BR - ULTIMAS NOTICIAS VEICULADAS

NOMEAÇÃO DE SERVIDORES - queremos ver a lista dos nomeados e que dia eles iniciam o labor ( Pavesi10 - comentários ) - site plantaodacidade.com.br veiculou a matéria postada

Richa nomeia servidores para que Hospital Regional funcione com toda capacidade
O governador Beto Richa autorizou nesta quarta-feira (30/01) a nomeação de 206 profissionais para que o Hospital Regional de Ponta Grossa funcione em plena capacidade. Médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem e administrativos, entre outros profissionais, foram aprovados em concurso público.
O número de leitos ativos passará de 40 para 88, sendo oito de UTI neonatal e oito de cuidados intermediários neonatais, além de 10 leitos para gestantes de alto risco. Os outros 22 leitos estarão disponíveis para clínica médica e cirúrgica. Também será implantado o ambulatório de gestação de alto risco.
A prioridade do governo, segundo o governador, é regularizar a situação dos hospitais regionais. “Tínhamos unidades que foram inauguradas sem servidores e sem equipamentos e agora estão funcionando normalmente”, afirmou Richa. O hospital foi inaugurado em março de 2010, mas não entrou em funcionamento na época devido à falta de equipamentos, de servidores e apresentava diversos problemas estruturais. Tais problemas foram apontados na auditoria realizada pela Secretaria da Saúde no início de 2011.
“Com a nomeação destes profissionais o hospital passa a ser referência na região”, disse Richa. Atualmente, o hospital atende, mensalmente, em média 83 cirurgias eletivas, 1.490 consultas ambulatoriais e 619 exames. A unidade conta com 352 servidores. Os novos servidores assumirão cargos de agente profissional, agente de execução e agente de apoio.
DefasagemDe acordo com Scheila Mainardes, diretora-geral do Hospital Regional de Ponta Grossa, as novas contratações irão recompor o quadro funcional, defasado desde a inauguração, principalmente de técnicos de enfermagem. “O hospital agora conseguirá atender às necessidades de toda a região dos Campos Gerais”, avaliou a diretora.
A transformação do Hospital Regional em Hospital Universitário, ligado à Universidade Estadual de Ponta Grossa, está em processo final de tramitação no Governo do Estado.
O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, afirmou que o pleno funcionamento do hospital transforma o município em referência no tratamento médico, principalmente neonatal. “Agora, iremos melhorar as condições médicas do Hospital Regional. O município também está fazendo sua parte com um plano de investimentos que trará melhora significativa ao sistema”, avaliou o prefeito.
Novos equipamentos
Richa disse que, apesar das dificuldades financeiras dos primeiros anos de mandato, o governo estadual não mediu esforços para equipar o hospital de Ponta Grossa. O Estado investiu R$ 1,7 milhão na compra de equipamentos e outros, avaliados em R$ 5 milhões, estão em processo de aquisição.
No ano passado, foi inaugurado o Centro de Diagnóstico do hospital, com tomógrafo, equipamentos de videoendoscopia, videocolonoscopia, mamografia e digitalizadora de imagens de raio x. O aparelho de ressonância magnética, de R$ 2,5 milhões, está em processo final de aquisição para ser instalado no hospital.
O hospital integra a Rede de Urgência e Emergência do Estado para atendimentos referenciados, funcionando como retaguarda do Samu e dos demais hospitais de Ponta Grossa e região, para internações em UTI adulto. Com o reforço de equipamentos e a contratação de mais servidores, passará a integrar a Rede Mãe Paranaense, através de atendimentos referenciados à gestantes de alto risco e a recém-nascidos de risco. Para tanto, estão sendo estruturadas a Maternidade para Gestação de Alto Risco, a UTI Neonatal e a UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) Neonatal.
Expectativa
Para o deputado estadual Plauto Miró, primeiro secretário da Assembleia Legislativa, a nomeação dos servidores permitirá que o hospital atenda com 100% da capacidade. “Era uma medida aguardada pela população de Ponta Grossa. Tínhamos uma boa estrutura hospitalar, mas sem profissionais, o que inviabilizava o bom funcionamento da unidade”, disse o deputado.
As informações sobre o trâmite da nomeação dos 206 novos servidores serão divulgadas no site www.cops.uel.br, da Universidade Estadual de Londrina, responsável pelo concurso. Os servidores nomeados têm prazo de 30 dias para assumir a vaga. O número de aprovados foi de 277, mas parte não compareceu às outras fases da seleção, o que impediu a nomeação.

GAZETADOPOVO.COM.BR - ULTIMAS NOTICIAS

Últimas Notícias
Daniel Castellano/ Gazeta do Povo / Posto de gasolina na região Sul de Curitiba: um terço dos estabelecimentos visitados pela reportagem cravaram preços em R$ 2,999

Inflação vai ficar por conta do transporte coletivo

Queda na tarifa de energia compensará os aumentos dos combustíveis e da água. Reajuste do diesel, entretanto, acrescenta pressão sobre o transporte público, que deve subir neste trimestre
Educação

Cai número de matrículas no ensino público

Redução no total de matrículas chega a 20,7% desde 2009. Reflexo da baixa reprovação, da migração para o ensino privado e de famílias cada vez menores
Antônio More/ Gazeta do Povo / Fila de candidatos em frente à Pró Eventos, uma das empresas que contratam trabalhadores temporários: 1.400 vagas no estado, sendo 800 para Curitiba e região metropolitana

Trabalho: Páscoa ainda tem vagas para temporários

Pode muito bem ser um emprego. Os fabricantes de chocolates já contrataram trabalhadores temporários para a produção, mas o varejo e algumas indústrias ainda têm vagas – pelo menos 3.200 no Paraná
<!/ul>
-
Governo

Richa vai ao Supremo por TRF no Paraná e pelo fim da guerra fiscal

Governador se reunirá com Joaquim Barbosa. Em pauta, o fim da guerra fiscal, mudanças no Fundo de Participação dos Estados e a criação de um TRF no estado
após a tragédia em santa maria

Depois de blitze, 80 casas noturnas são interditadas pelo país

Entre as irregularidades encontradas estão obstrução da saída de emergência, falta de sinalização da rota de fuga, alvará de funcionamento e licença ambiental vencidos e ausência de extintores de incêndio
Júri

Julgamento não deveria ter sido marcado, diz advogado de Carli

Defensor do ex-deputado afirma que julgamento só poderia ser realizado após a apreciação de dois recursos que tramitam no STJ. Carli Filho responde por duplo homicídio, ocorrido em um acidente de trânsito
<!/ul>
-
Energia elétrica

Copel vai receber indenização por renovação de concessões

Empresa tem direito a pelo menos R$ 894 milhões pela renovação antecipada de contratos de transmissão. O governo federal pagou a primeira “prestação”, no valor de R$ 40,8 milhões, no dia 18. São 31 parcelas
<!/ul>
-
Reuters/Ueslei Marcelino / Manifestante joga balde de água para protestar contra a proibição da lavagem da rampa do Congresso

Manifestantes levam vassouras e baldes em ato contra Renan

Integrantes da ONG tentaram lavar a rampa do Congresso em continuidade às manifestações contra a escolha do peemedebista. Senado impede lavagem
Curitiba

Câmara tem novo Conselho de Ética

Dos nove integrantes, cinco não eram vereadores na legislatura passada
<!/ul>
-

Divulgação / Considerada uma das seis Belas Artes, a arquitetura, seja clássica, romântica, moderna ou contemporânea, fascina e encanta turistas em diversas cidades do mundo
Quando a arquitetura é a grande atração
Sem grandes atrações naturais, cidades ao redor do planeta apostam na arquitetura para conquistar turistas
Walter Alves/Gazeta do Povo / A explosão de um cilindro de oxigênio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros até a Boca Maldita, no Centro de Curitiba
Cilindro de oxigênio explode no Centro e deixa um ferido

<!/ul>
-
Segurança
Homem desconfia de caixa eletrônico e polícia descobre fraude no Água Verde

<!/ul>
-
Projeto
Curitiba: vereador propõe instalação de banheiros em estações-tubo

<!/ul>
-
justiça
Policiais envolvidos em morte da juíza Patricia Acioli são condenados
A juíza Patrícia Acioli foi executada em frente a sua casa, em Niterói, na região metropolitana do Rio, com 21 tiros. Condenados terão de cumprir a pena em regime fechado
Cooperação
Pacto pretende coibir pichação em Curitiba