Publicado em: 30/05/2013 - 00:00 | Atualizado em: 29/05/2013 - 19:30


 Patrícia Biazetto
  O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) está operando em Ponta Grossa, desde a última sexta-feira, com uma ambulância emprestada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Isso porque dois veículos estão parados – um em revisão e outro no conserto – e um terceiro foi tirado de uso. Com apenas duas ambulâncias em condições de uso, para atender três postos na cidade, a alternativa para manter a média de 10 atendimentos diariamente e 15 no final de semana foi recorrer ao SAMU.
Para complicar ainda mais a situação, no final da tarde de ontem, uma das ambulâncias em funcionamento do Siate se envolveu em uma colisão na PR-151. Segundo o capitão André Lopes, do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o acidente resultou em pequena monta. Ele acredita que o veículo não deverá ser encostado para conserto.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros em Ponta Grossa tem cinco ambulâncias do Siate, mas uma está parada aguardando revisão, outra aguarda conserto e uma terceira está ‘baixada’. “São duas as ambulâncias que estão funcionando, portanto pedimos apoio do SAMU para que nos emprestasse uma provisoriamente”, diz.
Para manter a média de atendimentos realizados pelo Siate na cidade, cerca de 10 por dia e 15 no final de semana, o Samu disponibilizou uma ambulância desde a última sexta-feira. Segundo o capitão, o Siate funciona através de um sistema integrado entre o governo do Paraná e o municipal. O Estado doa os veículos e o Município fica responsável pela manutenção das ambulâncias e pelo fornecimento do combustível, conforme prevê o contrato. “O Município está cumprindo sua obrigação, só estamos aguardando os términos dos reparos necessários”, afirma.
A novidade é que num prazo de 30 a 45 dias, o governo do Estado deverá entregar pelos menos duas novas ambulâncias para o Siate em Ponta Grossa. “Com isso, poderemos repassar algumas das nossas ambulâncias para cidades que registram menos ocorrência”, cita o capitão. Os veículos existentes hoje na cidade atendem os postos do Corpo de Bombeiros de Uvaranas, Nova Rússia e Central. A última doação de ambulâncias para o Siate de Ponta Grossa aconteceu em 2008.
Reforço
Em abril deste ano, o governo do Estado anunciou a doação de 17 novas ambulâncias para o Siate, com o objetivo de reforçar o sistema de atendimento aos casos de emergência em todas as regiões paranaenses. O Governo do Estado vai investir R$ 211 milhões para garantir assistência qualificada e resolutiva em situações de urgência.

Fábio Matavelli
Desde a última sexta-feira, o Siate conta com a parceria do SAMU para manter atendimentos na cidade