sábado, 30 de agosto de 2014

OAB Paraná cria comitê de combate à corrupção eleitoral para ampliar fiscalização - gazetadopovo.com.br veiculou

Daniel Caron / Tribuna
Daniel Caron / Tribuna / OAB aperta a fiscalização no processo eleitoral
OAB aperta a fiscalização no processo eleitoral
DIreito

OAB Paraná cria comitê de combate à corrupção eleitoral para ampliar fiscalização

30/08/2014 | 00:14 |
Os paranaenses podem ajudar a fiscalizar as irregularidades cometidas durante o período eleitoral por meio do Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral, da OAB Paraná, que entrou em funcionamento nesta semana e já está recebendo denúncias.  


Com o objetivo de atrair o cidadão para participar das eleições, o comitê é um “canal para transformar a indignação em algo produtivo e que gere punição aos candidatos”, resumiu Zuleika Giotto, presidente Comissão de Responsabilidade Social e Política da OAB e que faz parte do órgão. Para serem válidas as denúncias precisam contar com provas como fotos, documentos, gravações, imagens, indicação de testemunhas e tudo o que possa evidenciar claramente que houve uma situação de corrupção eleitoral. Há comitês nas subseções da OAB em Paranavaí, Maringá, Londrina e Guarapuava.
Para Zuleika Giotto a responsabilidade do eleitor não acaba com o depósito do voto na urna. “Nós precisamos firmar uma cultura de controle não só da participação da população no processo eleitoral, mas também durante o mandato” lembra.
A atuação do Comitê 9840 também procura levar informações aos eleitores. No site do grupo (www.comite9840pr.org.br) são disponibilizados links para outras páginas que trazem o perfil dos candidatos, como o Candibook – o portal dos candidatos da Gazeta do Povo. “Queremos contribuir para a transparência do processo eleitoral e entendemos que cada vez mais o cidadão está consciente de que precisa participar”, fechou Zuleika.

Quadrilha assalta motel em PG e foge com Hilux - jmnews.com.br veiculou

A Rede | Ponta Grossa | 29/08/2014 às 16:41h |
Bandidos renderam funcionários, roubaram jóias e dinheiro dos clientes e fugiram em uma caminhonete. Um menor de 14 anos foi apreendido.
Um motel localizado na região do bairro Santa Paula, em Ponta Grossa, foi invadido por 5 bandidos armados na manhã de hoje (29). Os assaltantes fugiram com a caminhonete Hilux da proprietária do motel.
Cinco homens armados invadiram o local por volta das 9h. A quadrilha rendeu os funcionários, roubou jóias, dinheiro e fugiram do local.
Segundo informações da Policia Militar, os autores fugiam em direção ao bairro Santa Terezinha quando encontraram uma viatura da PM e tentaram fugir. Durante a fuga, o bandido que dirigia a caminhonete perdeu o controle e capotou no trevo que dá acesso ao bairro.
Um adolescente de 14 anos foi apreendido no interior da caminhonete acidentada. O menor foi levado para a 13ª Subdivisão Policial para prestar esclarecimentos.
Dois bandidos conseguiram escapar depois de roubar uma caminhonete Ford Ranger próximo ao local do acidente. Outros dois autores ficaram escondidos em um matagal por várias horas. No início da tarde, a Policia Militar recebeu uma denúncia informando que os dois suspeitos saíram do esconderijo e fugiram em um automóvel Volkswagen Santana.
Os bandidos teriam fugido em direção à Vila DER. Até às 16h00 da tarde hoje, nenhum dos suspeitos foi encontrado.
A proprietária do motel, funcionários e clientes foram ouvidos pelo delegado de plantão. A Policia investiga o caso.

Novos carregadores de navios são montados no Porto de Paranaguá - plantaodacidade.com.br veiculou

Novos carregadores de navios são montados no Porto de Paranaguá

Dois dos quatro novos carregadores de navios já estão sendo montados no berço 213 do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. As peças, dispostas no canteiro de obra estruturado no pátio em frente ao local, começaram a chegar no início de agosto. Aos poucos são encaixadas e dão forma aos equipamentos, que de devem aumentar em mais de 30% a produtividade na exportação de soja, milho e farelo pelo complexo.
Dos outros dois equipamentos que estão por vir, um será montado no berço 212 e outro no 214. “Serão repostos quatro dos seis shiploaders (carregadores) que atualmente operam no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, reposição que segue um cronograma”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.
Segundo o cronograma estabelecido pelas diretorias de Operação e Manutenção da Appa junto à empresa fornecedora, a previsão é que a montagem do primeiro equipamento seja concluída em dezembro de 2014. O segundo deve ficar pronto em fevereiro de 2015. Nesta data, o berço 213 passará a operar plenamente com dois novos shiploaders.
Nesta etapa da montagem, o berço ainda opera normalmente, com os equipamentos atuais, depois que serão desmontados. “O equipamento do berço 212 tem previsão de estar pronto em abril de 2015 e o do berço 214, em junho. Ou seja, até meados do ano que vem, este projeto estará concluído e o Corredor operando com mais potência”, afirma o diretor-presidente.
EQUIPAMENTOS – A aquisição dos equipamentos integram o projeto de modernização e repotenciamento do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Os novos carregadores vão proporcionar um aumento direto na produtividade dos embarques dos navios dos granéis sólidos.
Os equipamentos têm capacidade de carregar até duas mil toneladas de granéis por hora (cada). Eles serão montados com toda estrutura de controle e monitoramento necessários para garantir a segurança nas operações. Os novos carregadores terão, inclusive, dispositivos completos para limpeza; sistemas de despoeiramento e de controle de formação de pó; e sistema de ar comprimido para limpeza dos filtros do sistema de despoeiramento e das câmeras.
Foram investidos R$ 59,4 milhões na aquisição dos quatro carregadores. As ligações dos equipamentos às correias transportadoras que compõe o sistema de escoamento do Corredor também estão previstas na obra.

Principais prédios públicos de PG não possuem alvará - diariodoscampos.com.br veiculou

Principais prédios públicos de PG não possuem alvará

Segundo departamento de Urbanismo, legislação não exige alvará de localização de alguns prédios
MIchelle PavoniFale com o repórter
Publicado em: 30/08/2014 - 00:00 | Atualizado em: 29/08/2014 - 20:07
Os principais prédios públicos de Ponta Grossa estão com o alvará de funcionamento irregular. A informação é do 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros, que define os critérios de regularização destes locais. Entre os patrimônios públicos que não possuem a liberação estão os prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal, da Biblioteca e do Conservatório Maestro Paulino, do Ginásio da Pessoa com Deficiência e da Arena Multiuso.
As principais irregularidades encontradas nestes locais são a falta de sinalização de saída de emergência e o alarme sonoro em caso de incêndio. No prédio da Prefeitura Municipal estão faltando instalação e recarregamento de extintores de incêndio; instalação de um corrimão; iluminação de energia; piso anti-derrapante nas escadas; manutenção nos hidrantes e rota de fuga com placa sinalizadora. Já a Câmara Municipal não possui projeto de prevenção e combate a incêndios, o principal documento, segundo o Corpo de Bombeiros.
Segundo o Setor de Prevenção do 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros, os critérios utilizados para avaliar a autorização do alvará são as condições mínimas de segurança, saídas de emergência sinalizadas, extintores de incêndio e escadas, além do projeto de prevenção de combate a incêndios, citado anteriormente. De acordo com o setor, o alvará só é liberado se o projeto de prevenção for aprovado. Caso o solicitante necessite de um prazo para regularizar todas as especificações, ele só conseguirá o certificado provisório se estiver atendendo às condições mínimas de segurança.
O secretário de Planejamento, João Ney Marçal, garante que, a partir desta gestão, todos os prédios que são construídos na cidade estão dentro das normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros. "O passado realmente é ruim, mas tudo que é feito na cidade hoje está dentro das exigências". De acordo com ele, ainda não existe previsão de regularização dos prédios, mas a prefeitura está trabalhando para que isso aconteça.
Leia mais na versão impressa deste sábado.
O prédio da prefeitura municipal é um dos patrimônios públicos que não possui certificado do Corpo de Bombeiros. Foto: Fábio Matavelli.

Datafolha mostra Marina e Dilma empatadas no 1º turno; Marina venceria 2º turno por 10 pontos - msn.com.br veiculou

Datafolha mostra Marina e Dilma empatadas no 1º turno; Marina venceria 2º turno por 10 pontos


SÃO PAULO (Reuters) - A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, deu um salto e agora está empatada com Dilma Rousseff em primeiro lugar no primeiro turno, derrotando a presidente por 10 pontos numa segunda rodada, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira.
Dilma e Marina têm 34 por cento das intenções de voto cada, mais do que o dobro de votos do terceiro colocado, Aécio Neves (PSDB), que aparece com 15 por cento. Num segundo turno, a candidata do PSB venceria 50 por cento dos votos, contra 40 por cento de Dilma.
Pesquisa Datafolha divulgada dia 18 mostrava Dilma com 36 por cento, seguida por Marina com 21 por cento e Aécio com 20 por cento. Num segundo turno, Marina e Dilma estavam no limite do empate técnico, com a candidata do PSB à frente numericamente: 47 a 43 por cento.
Nesta semana duas pesquisas tinham mostrado Marina isolada em segundo lugar e derrotando Dilma num segundo turno. Pelo Ibope, Dilma tinha 34 por cento, Marina 29 por cento e Aécio com 19 por cento. Num segundo turno, Marina vencia por 45 a 36 por cento.
O Datafolha ouviu 2.874 pessoas, na quinta-feira e nesta sexta, em 178 municípios do país.




(Por Alexandre Caverni)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

CONCURSOS PUBLICOS - Orçamento prevê até 24,8 mil vagas para concursos no Executivo em 2015 - globo.com veiculou

29/08/2014 00h00- Atualizado em 29/08/2014 00h00

Orçamento prevê até 24,8 mil vagas para concursos no Executivo em 2015

Prioridades são Educação, Saúde e Segurança Pública, entre outros.
Considerando todos poderes, número de vagas sobe para 41,2 mil.

Alexandro MartelloDo G1, em Brasília

O governo pode contratar até 24.867 servidores por concurso público no Executivo no ano que vem para ocupar cargos que já existem e estão vagos ou substituir terceirizados.
Essas possíveis contratações são definidas no Anexo V da proposta de orçamento federal, que foi entregue ao Congresso Nacional nesta quinta-feira (28) pelo governo.
A margem de contratação para o próximo ano é menor que a deste ano, que foi de 47 mil servidores, de acordo com o previsto na proposta de orçamento de 2014, divulgado no ano passado. Nesta quinta-feira, o Ministério do Planejamento informou que este número subiu para 50,4 mil servidores (cargos já existentes e substituição de terceirizados no Poder Executivo).
Estão previstos concursos públicos para várias áreas no Poder Executivo no ano que vem, mas as prioritárias são Educação, Saúde, Segurança Pública, Previdência Social e Econômica, segundo o ministério.
Se todas as vagas forem ocupadas, a despesa no ano que vem será de R$ 1,8 bilhão para o Executivo (incluindo cargos para civis, militares, substituição de terceirizados e militares do GDF).
Civis, substituição de terceirizados e militares
Entre as contratações por meio de concursos para 2015 no Executivo estão 23.468 cargos vagos já existentes para civis, que poderão ou não ser usados; e outros 1.399 cargos para substituir terceirizados – totalizando os 24.867 cargos que podem ser preenchidos por concursos públicos.
Além dessas, há ainda 7.072 vagas nas Forças Armadas e 2.637 para militares do governo do Distrito Federal. Com isso, há ao todo 34.576 vagas no Executivo, mas nem todas serão preenchidas por meio de concurso.
Outros Poderes
Nos Poderes Legislativo e Judiciário, que poderão autorizar as contratações de forma independente, são 4.854 vagas. Para o Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público, estão previstas outras 1.642 e, para a Defensoria Pública da União, mais 172 vagas. Ao todo, portanto, a proposta de orçamento enviada ao Congresso Nacional prevê 41.244 mil vagas - contra 67.777 neste ano.
Anexo V
O Anexo V é a parte da proposta orçamentária com autorizações específicas de despesas de pessoal e encargos sociais. Os cargos vagos existentes por ano indicam o limite máximo de postos a serem criados com aprovação no Congresso Nacional e de vagas a serem ocupadas no serviço público, boa parte por meio de concurso público.
A quantidade de vagas considera os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o Ministério Público da União e o Conselho Nacional do Ministério Público.
O Anexo V é autorizativo, ou seja, apenas indica uma expectativa de criação de cargos e de ocupação de cargos vagos já existentes, que não necessariamente será total.
O Ministério do Planejamento ressalta que, levando em conta as condições econômicas, o governo autoriza os concursos que considera estratégicos para o atendimento de programas e áreas prioritárias ao país e essenciais para o funcionamento da administração pública. O ministério autoriza apenas os concursos do Poder Executivo.
No Anexo V, as vagas que poderão ser utilizadas são as da coluna “Provimento, Admissão ou Contratação”. As vagas da coluna “Criação” dizem respeito a cargos com probabilidade de serem criados por meio de lei.
A coluna “Criação” do Anexo V traz novas propostas de criação de cargos além do estoque dos “herdados de orçamentos passados”, que tratam de projetos de lei de criação de cargos que tramitam ou aguardam aprovação no Congresso Nacional. Enquanto não forem aprovados, continuarão a constar nos orçamentos seguintes.

ULTIMAS POSTAGENS VEICULADAS NA GAZETADOPOVO.COM.BR

Christian Rizzi/ Gazeta do Povo / Presos amotinados na penitenciária de Cascavel: detentos alertam para risco de nova rebelião no estado

Carta de presos denuncia risco de nova rebelião

Documento revela o temor de detentos da Penitenciária Estadual de Piraquara II, na região de Curitiba, de um novo motim liderado pelo PCC
Brunno Covello / GAzeta do Povo / Buracos geram prejuízo ao caminhoneiro com a quebra mais frequente de molas e o desgaste maior dos pneus

Expedição PR: buracos no Sudoeste ameaçam desenvolvimento

Com irregularidades, falta de pontos de ultrapassagem e muito tráfego, rodovia da região dificulta a atração de investimentos
Trabalho

Tesouro represa pagamento de abono salarial e PIS-Pasep, dizem consultores

Indício da prática teria sido encontrada porque movimento de recursos em agosto dobrou em agosto, o que é incomum para esse tipo de pagamento
-
Telefonia

Telefónica espera "sinergias" de 4,7 bilhões de euros com a compra da GVT

No total, 3,2 bilhões de euros devem vir de menores gastos e investimentos e o restante de melhoras fiscais e economias financeiras
-
Justiça & Direito

Aplicativos na mira da justiça

Questões como anonimato e ofensa a direitos da personalidade alimentam as discussões jurídicas
Curitiba

Tribunal de Contas confirma suspensão da licitação do metrô

O certame já havia sido paralisado por medida cautelar na última sexta-feira em decisão monocrática do conselheiro Ivan Bonilha. Agora o pleno do TCE-PR ratifica a suspensão
-
Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo /

Magia e ciência nos aviõezinhos de papel

Torneio quer chamar a atenção de crianças e adolescentes para a diversão das dobraduras

Divulgação /
Cantoras fazem show de centenário de Caymmi
Alice Caymmi, Blubell, Céu e Emanuelle Araújo se apresentam em Curitiba para homenagear o compositor baiano
-
Henry Milléo/Gazeta do Povo /
Após adesão do HC à Ebserh, manifestantes tentam invadir a Reitoria da UFPR
Sindicalistas e estudantes decidem novo protesto na próxima quarta
EUA
Peço desculpas por ser tão idiota, diz homem que matou John Lennon

-
No Rio Grande do Sul
Avó quer reabrir inquérito da morte da mãe de Bernardo
A família acredita que pode convencer o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a rever o caso
-
Judiciário
STF quer 16,11% de aumento salarial para ministros
Caso a proposta seja aprovada no Legislativo, o salário dos ministros da Corte passará para R$ 35.919
-
Saúde
Todo dia é dia de combater o fumo
A partir de dezembro, não será permitido fumar cigarros, cigarrilhas, charutos ou cachimbos em locais de uso coletivo - público ou privado - em todo o Brasil

Somos 334 mil em PG e quase 1 milhão na região - jmnews.com.br veiculou

Da Redação | Ponta Grossa | 29/08/2014 às 03:01h |
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na região dos Campos Gerais, a estimativa aponta para 929.073 mil habitantes
A mais recente estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que Ponta Grossa teve um crescimento de 13,2% em sua população, em dez anos. Em 2004 o município possuía 295.383 habitantes, atualmente a cidade registra 334.535 moradores. Os dados foram publicados ontem (28) no Diário Oficial da União.
De acordo com o presidente da Associação Industrial e Comercial de Ponta Grossa (Acipg), Nilton Fior, este crescimento populacional representa um aumento expressivo no consumo da cidade. “Hoje temos um maior número de consumidores, que compram tanto no varejo quanto em serviços gerais como mercados e farmácias. Tudo isso se reverte em uma maior produção”, comenta Fior. A região dos Campos Gerais tem 986.366 pessoas.
Leia mais na edição de hoje do JM

Inscrições para o 42º Fenata se encerram em 15 de setembro Neomil Macedo - ASsessoria - plantaodacidade.com.br veiculou

Inscrições para o 42º Fenata se encerram em 15 de setembro

Neomil Macedo - ASsessoria
Até 15 de setembro, grupos teatrais podem se inscrever no 42º Festival Nacional de Teatro – FENATA e 37ª Festival de Teatro para Crianças, promovidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. As apresentações ocorrem de 5 a 12 de novembro em teatros e espaços alternativos de Ponta Grossa e cidades da região dos Campos Gerais. A participação é aberta a grupos teatrais do país ou grupos de teatro em língua portuguesa de outros países, na mostra competitiva, categoria teatro adulto e para crianças; mostra não competitiva, categorias bonecos/animação, ‘às dez em cena’, teatro de rua e mostra paralela; e mostra especial, com espetáculos voltados à formação de público.
A ficha própria para a inscrição se encontra disponível para ‘download’ emwww.uepgcultura.com.br/fenata. Até 15 de setembro, os grupos interessados deverão enviar, via Correios (vale da data de postagem) para o endereço constante no regulamento do festival, todo o material referente ao grupo e ao espetáculo. A relação inclui ficha de inscrição; texto do espetáculo; sinopse do espetáculo; fotos de cenas do espetáculo; material de divulgação (folders, jornais, revistas, etc); currículo do diretor e do grupo ou companhia; projeto de montagem do espetáculo (ficha técnica); gravação em DVD; e comprovante do endereço do grupo ou responsável, para critério de ajuda de custo aos grupos.
A organização do festival se responsabiliza pela hospedagem dos participantes (em alojamento) e alimentação (no restaurante universitário da UEPG) dos participantes, com limite de três dias para o grupo e para até duas pessoas durante todo o evento. Após esse período, as despesas serão de responsabilidade do grupo. Excetuam-se os provenientes de cidades acima de 500 km de distância de Ponta Grossa. Para cidades
A ajuda de custo confere R$ 2,5 mil para grupos provenientes de cidades a partir de 100 km até 250 km de distância da sede da Proex, em Ponta Grossa. Para grupos oriundos de cidades de 251 km até 500 km, o custeio será de R$ 4 mil. Grupos de municípios que estejam acima de 500 km da sede da Proex, em Ponta Grossa, receberão R$ 5 mil. Os grupos participantes de Ponta Grossa ou de um dos municípios que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais – AMCG (listados na página da entidade - www.amcg.org.br) não receberão ajuda de custo.
Para a seleção dos espetáculos de 16 a 27 de setembro, será constituído um conselho de curadores, com três membros, que definirá os critérios de avaliação. A divulgação dos selecionados ocorrerá em 30 de setembro. Os grupos deverão confirmar participação até 3 de outubro, comprometendo-se a se apresentar rigorosamente nos horários anunciados, salvo problemas publicamente conhecidos. A comissão julgadora será formada por pessoas de reconhecido e elevado conhecimento na área teatral.
O festival premia com troféus os participantes da mostra competitiva. Serão premiados o melhor espetáculo adulto e o melhor espetáculo para crianças. A comissão organizadora poderá, dependendo do número de espetáculos selecionados em cada categoria, premiar separadamente os melhores ator, ator coadjuvante, atriz, direção, cenografia, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia e texto original. A premiação se dará no dia 12 de novembro.
Acesse o regulamento completo em www.uepgcultura.com.br/fenata.

Bolsa de valores de Chicago atrai visitantes de mais de 80 países Luciana R. Brick - diariodoscampos.com.br veiculou

Bolsa de valores de Chicago atrai visitantes de mais de 80 países

Luciana R. BrickFale com o repórter
Publicado em: 29/08/2014 - 00:00 | Atualizado em: 29/08/2014 - 03:06
Bolsa de valores de Chicago foi visitada pela comitiva Tratorcase
Foto: Luciana R. Brick

A bolsa de valores de Chicago foi ponto de parada da comitiva Tratorcase. O grupo está nos Estados Unidos desde o último domingo, 24, em viagem técnica. A equipe já passou por lavouras de milho e soja, pela Farm Progress Show 2014, por uma concessionária da Case IH e por uma usina de etanol.
Pontos turísticos de Chicago, a terceira maior cidades dos EUA, também estão sendo visitados.
Comitiva Tratorcase conheceu ontem alguns pontos turísticos de Chicago. Fonte Buckingham
Foto: Luciana R. Brick

Outro ponto visitado foi o Lago Michigan, em Chicago
Foto: Luciana R. Brick

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Bellucci vence set, mas cai diante de Wawrinka e dá adeus ao US Open - globo.com veiculou

28/08/2014 01h40- Atualizado em 28/08/2014 03h41

Bellucci vence set, mas cai diante de Wawrinka e dá adeus ao US Open

Apesar do revés por 3 sets a 1, número 1 do Brasil e 91 oferece boa resistência ao quarto do mundo no jogo da segunda rodada do Grand Slam

Por Nova York, Estados Unidos
Comente agora
Thomaz Bellucci proporcionou bons lances, ganhou um set, levou outro para o tie-break e fez o seu oponente correr bastante na quadra dura. Mas ele sentiu na pele como é difícil enfrentar um top 5 do ranking mundial e encerrou na segunda rodada a sua participação no US Open de 2014. Número 1 do Brasil e 91 do mundo, o paulista perdeu para o suíço Stanislas Wawrinka, quarto do mundo, por 3 sets a 1, com parciais de 3/6, 4/6, 6/3 e 6/7 (1), em 2h36min, na Arthur Ashe, quadra central do quarto e último Grand Slam desta temporada, em Nova York, nos Estados Unidos. Na terceira rodada, Stan vai encarar o eslovênio Blaz Kavcic (92º), que superou o francês Jeremy Chardy (36º) por 3 sets a 0 (6/2, 7/6 (6) e 6/3), também nesta quarta-feira.
Com o revés para o campeão do Aberto da Austrália deste ano, o paulista de Tietê segue sem avançar sequer à terceira rodada de um Major desde 2011, quando caiu após vencer dois jogos no saibro francês de Roland Garros. De lá para cá, em 11 participações, o tenista de 26 anos foi eliminado sete vezes na primeira rodada e quatro na segunda rodada, contando a queda desta vez em Nova York.
Thomaz Bellucci x Stanislas Wawrinka US Open tênis (Foto: AFP)Thomaz Bellucci rebate a bola na derrota para Stan Wawrinka (Foto: AFP)
Na derrota, Bellucci ao menos quebrou um tabu contra vencedores de Grand Slams em jogos válidos pelos torneios da série. Foi a primeira vez que ele venceu um set. Nas seis partidas anteriores, ele havia sido derrotado por 3 sets a 0.

Obras e Autarquia de Trânsito instalam faixa elevada no Santa Paula - plantaodacidade.com.br

Obras e Autarquia de Trânsito instalam faixa elevada no Santa Paula

Assessoria
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) estão instalando no Santa Paula, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma faixa elevada, que garantirá maior segurança para os pedestres na travessia da rua. Esta é a terceira faixa de pedestre elevada instalada em Ponta Grossa. As outras estão na avenida Visconde de Taunay, em frente à Prefeitura Municipal, e na rua Joaquim Paula Xavier, em frente ao Instituto de Educação.
Com a faixa elevada, os motoristas que transitarem na região ficam obrigados a reduzirem a velocidade para dar passagem ao pedestre. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Alessandro Lozza de Moraes, que acompanhou os serviços no local nesta quarta-feira, acredita que motoristas e pedestres não terão dificuldades de adaptação com a faixa elevada, já que estão acostumados com a travessa na cidade. Quando a obra estiver pronta e a faixa elevada pronta para ser utilizada, agentes de trânsito da AMTT estarão orientando motoristas e pedestres.
O presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski, lembra aos motoristas que o desrespeito ao pedestre, em havendo faixas regulares, é também uma infração de trânsito, punida com sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54, aumentando em caso de reincidência. Porém os pedestres também estão sujeitos a punição – embora ainda de aplicação rara no país – por atravessar ruas fora das faixas de pedestre, prevista pelo Por conta disso o Código de Trânsito Brasileiro.

gazetadopovo.com.br - ultimas noticias veiculadas

Judiciário

Anulada no Paraná, apuração de fraude no TC segue em Brasília

Superior Tribunal de Justiça apura o suposto envolvimento do presidente do Tribunal de Contas em fraude na licitação do anexo

-

Telecomunicações

Telefónica e Telecom Italia apresentam ofertas pela brasileira GVT

Tanto a espanhola como a italiana desejam assumir 100% do capital da GVT, uma empresa jovem de rápido desenvolvimento
Daniel Castellano/ Gazeta do Povo /

Copel corta investimentos e mantém repasse de dividendos em 2014

Depois de repassar ao consumidor só parte do reajuste a que tinha direito, empresa vai investir R$ 600 milhões a menos que o programado

Eleições 2014

Gazeta do Povo/Arquivo /

Um “manual” para você assistir ao primeiro debate no Paraná

-

CAMPANHA

“Perda total” assombra o tucano Aécio Neves

-

Censura

Paraná é o 2.º em ações contra a imprensa nesta eleição

Ivonaldo Alexandre/Agência de Notícias Gazeta do Povo / Fachada do Hospital de Clínicas, em Curitiba

Sindicato terá de pagar multa se impedir reunião sobre a Ebserh

O Conselho Universitário decide nesta quinta (28) o contrato de cogestão do HC e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

-

motim

Rebelião em presídio de Cascavel teve influência do PCC

Segundo agentes e autoridades penitenciárias, presos ligados à facção podem ter planejado rebelião que matou cinco em Cascavel
transparência

Transporte público pode ter contas abertas

Projeto obriga governos a permitirem o acesso público de dados usados para compor as tarifas de ônibus e metrô

-

Divulgação/Porto Pontal Paraná / Área do futuro porto tem 610 mil m²: conclusão da primeira fase está prevista para 2017

Antaq aprova porto em Pontal do Paraná

Investimento de R$ 1,1 bilhão em novo terminal privado de contêineres vai aumentar em 55% a capacidade portuária

-

Investimentos públicos

Evolução do saneamento no Brasil é lenta

Estudo mostra cidades paranaenses bem avaliadas, mas chama a atenção para a dificuldade de alcançar a universalização do serviço

Taxista perde o controle e sobe em cima de outro carro em PG - jmnews.com.br veiculou

Da Redação | Ponta Grossa | 28/08/2014 às 03:15h |
O carro do taxista ficou inclinado ao subir com as rodas dianteira e traseira, do lado direito, sobre o outro carro
Um automóvel Corsa, de um taxista, atingiu um veículo Renault Sandero, na manhã de ontem (27) na rua Augusto Ribas, nas proximidades do Banco do Brasil. O acidente não teve vítimas, mas chamou muito a atenção de pedestres e motoristas que passavam pelo local. O carro do taxista ficou inclinado ao subir com as rodas dianteira e traseira, do lado direito, sobre o outro carro.
AÇÃO POLICIAL
Assaltantes são presos em perseguição
Dois rapazes furtaram uma motocicleta para realizar assaltos na noite de terça, em Ponta Grossa, mas o plano não terminou como o esperado. Os assaltantes acabaram colidindo a motocicleta contra um veículo, no cruzamento das ruas do Rosário e Francisco Ribas. Um deles foi preso em seguida, enquanto pegava um mototáxi. O outro é menor de idade e foi detido. A dupla teria assaltado um posto de combustível na PR-151.
VÍDEO NO WHATS
Polícia investiga educadora por cenas de sexo
Um escândalo em Carambeí, na região de Ponta Grossa, tem como protagonista uma professora da rede estadual. Um vídeo da educadora fazendo sexo oral num aluno circulou através de diversos usuários do WhatsApp. O delegado Marcus Sebastião, responsável pela Delegacia de Carambeí, analisará o vídeo e poderá instaurar inquérito se ficar comprovado que a professora fez sexo oral com um menor de idade.

Aterro Botuquara vai receber lixo de Carambeí até dezembro O local recebe cerca de 279 toneladas de lixo diariamente MIchelle Pavoni - diariodoscampos.com.br veiculou

Aterro Botuquara vai receber lixo de Carambeí até dezembro

O local recebe cerca de 279 toneladas de lixo diariamente
MIchelle PavoniFale com o repórter
Publicado em: 28/08/2014 - 00:00 | Atualizado em: 27/08/2014 - 21:29
De acordo com publicação da última terça-feira no Diário Oficial de Ponta Grossa, o município de Carambeí realizou a contratação de 1.500 quotas do Aterro Botuquara, de propriedade do município de Ponta Grossa. Cada tonelada de lixo equivale a R$ 180, equivalente a três Valores de Referência VR’s, sendo de R$ 60 cada. A contratação, no valor de R$ 270 mil, possui prazo de vigência até 11 de dezembro de 2014, totalizando cinco meses desde o prazo de execução, no último dia 11 de julho. Diariamente, o Aterro Botuquara recebe nove toneladas de lixo do município de Carambeí e outras 270 toneladas que são produzidas em Ponta Grossa.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Valdenor Paulo do Nascimento (Cenoura), trata-se apenas de uma renovação no contrato entre os municípios de Carambeí e Ponta Grossa, existente desde 2009. "Este é um procedimento padrão. O contrato é renovado todos os anos por conta da mudança dos valores de referência". O secretario garante que o Aterro Botuquara ainda possui capacidade para funcionar por cerca de um ano e meio a dois anos.
Em 2009, houve uma grande discussão em torno da construção de um novo aterro em Ponta Grossa. O empreendimento, denominado CTR Furnas, da empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA), foi alvo de uma ação popular movida na cidade, que pedia a anulação da licença concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que o órgão avaliasse melhor os impactos e riscos ambientais que o empreendimento traria para o local onde estava sendo construído.
Leia mais na versão impressa desta quinta-feira.

O aterro recebe por dia 270 toneladas do lixo produzido na cidade. Foto: Arquivo DC.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Moradores acusam PM de violência excessiva Jeferson Augusto - noticia veiculada no site diariodoscampos.com.br

Moradores acusam PM de violência excessiva

Jeferson AugustoFale com o repórter
Publicado em: 27/08/2014 - 00:00 | Atualizado em: 26/08/2014 - 21:01


Momento em que adolescente foi fotografado por vizinha. Foto: Divulgação

Moradores de uma vila no Bairro de Uvaranas, em Ponta Grossa, alegam que policiais militares teriam cometido excesso de força com um adolescente. Familiares e vizinhos acusam os agentes de terem agredido o do jovem de 14 anos durante uma revista ocorrida na manhã de segunda-feira, além de o algemarem. A ação foi fotografada por uma das moradoras, que também registrou o caso em um boletim de ocorrência.
Uma mulher afirmou que estava passando pela rua quando viu dois policiais abordando uma dupla de adolescentes, e em seguida ouviu um deles pedindo socorro, alegando que estava sendo agredido. A dona de casa então teria ido até eles e relatou ter visto um dos jovens sendo algemado e espancado por policiais. “Vi que tinha um 'piá' com a mão da cabeça, até então achei normal, aí eu vi pelo espelho que eles estavam espancando um outro, e daí ele gritou socorro. Nisso eu voltei e desci do carro, estou rouca de tanto gritar para eles pararem, mas eles não paravam. Eles deram muito murro, usaram o joelho, deram tapa”, relatou uma moradora que presenciou o fato e que preferiu não se identificar. Ela também fotografou o momento em que os policiais algemavam o adolescente e o colocavam dentro da viatura.
A agressão e o abuso durante a abordagem foi registrada em um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, na 13ª Subdivisão Policial. Um exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) para verificar se de fato houve agressões foi solicitado, e o comando da Polícia Militar afirmou que o caso deverá ser apurado.
O comandante do 1º Batalhão, major Edmauro Assunção, informou que um procedimento interno deve ser feito para descobrir o que houve durante a abordagem. “É preciso saber exatamente os motivos que levaram os policiais até o local, o que ocorreu, e se houve qualquer tipo de excesso, a pessoa deve ir até o Batalhão e formalizar a reclamação. A partir de então será aberto um procedimento interno para apurar o caso”, disse o comandante, que informou que o boletim registrado junto à Polícia Civil também é válido como denúncia. “De qualquer maneira o fato será investigado. A Polícia Militar possui um setor de justiça que age de forma independente e que está à disposição para estes casos”, complementou.
Mãe e irmã também confirmaram as agressões ao adolescente, que segundo o boletim de ocorrência da Polícia Civil, estaria recolhendo material reciclável no momento em que foi parado pelos policiais. “Na hora que eu vi estavam algemando ele. Eles apertaram o pescoço dele e deram chute”, denunciou a irmã. “Achei um absurdo. Será que eles iam gostar que fizesse com um filho deles? Para mim aquilo não é polícia, sei lá o que tinham na cabeça. Eu nunca vi um policial fazer isso”, completou a vizinha que socorreu o adolescente.
))))
Legislação é específica sobre abordagem a adolescentes
A legislação nacional é específica no que diz respeito a jovens em situações semelhantes à que aparecem nas denúncias. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, um agente de segurança, incluindo policiais, só tem o direito de apreender alguém com menos de 18 anos somente em casos específicos, como o adolescente ser autuado em flagrante ou haja um mandado contra a pessoa.
“Nenhum adolescente será privado de sua liberdade senão em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente”, especifica o artigo 106, do capítulo II, presente no título III do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A moradora que testemunhou a abordagem ao jovem disse que a justificativa dada pelos policiais seria de que o jovem estaria sendo conduzido à sua casa. “(Os policiais) Falaram que estavam tentando imobilizar ele pra levar ele casa, foi o que eles alegaram pra mim. Mas daquele jeito não ia resolver né? Na minha opinião não precisava bater pra trazer pra casa né?”, questionou a dona de casa.

ULTIMAS NOTICIAS VEICULADAS NO SITE gazetadopovo.com.br


Aliocha Maurício / Tribuna do Paraná /

Ataque contra caixas eletrônicos vira uma praga, que se espalha

Número de ocorrências em 2014 já é maior do que a quantidade de registros de anos anteriores e com mais cidades atingidas no estado
Telefonia

Oi deve fazer proposta de compra de participação na TIM

Comunicado foi divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que assinou contrato com o Banco BTG Pactual para intermediar proposta de compra
-
Marcelino Duarte / Gazeta do Povo / A sigla da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foi vista em várias áreas da penitenciária após o motim

Cinco mortos, sete desaparecidos

Autoridades ainda contabilizam a barbárie na Penitenciária Estadual de Cascavel. Mais corpos carbonizados podem estar uma ala conhecida como “fábrica”
André Rodrigues/Gazeta do Povo / Alunos do CEI do Expedicionário descrevem a cidade que desejam daqui a dez anos. Projeto se estenderá a toda a rede municipal

Crianças planejam a cidade que desejam ter quando crescerem

Projeto Urbanista Mirim, desenvolvido na rede municipal de ensino, inclui os alunos do ensino fundamental na discussão sobre os rumos da capital do Paraná
-
Prevenção

Projeto aperta o cerco ao superendividamento

Em tramitação no Senado, proposta estabelece regras para concessão de crédito ao consumidor
-
Cosméticos

Grupo Boticário prevê aumento de 16% nas vendas em 2014

Projeção de crescimento da companhia é superior à prevista para o mercado brasileiro neste ano, de 11,8%

Pronto Socorro Municipal é alvo de denúncias - diariodoscampos.com.br veiculou a matéria postada

Pronto Socorro Municipal é alvo de denúncias

Comissão de Saúde alega problemas no atendimento, na gestão e critica a terceirização do local
MIchelle PavoniFale com o repórter
Publicado em: 27/08/2014 - 00:00 | Atualizado em: 26/08/2014 - 18:43
A Comissão da Saúde e Ação Social de Ponta Grossa, é autora de uma série de denúncias envolvendo o Pronto Socorro Municipal de Ponta Grossa (PSM). A Comissão encaminhou no mês passado um relatório ao Ministério Público de Saúde, Ministério Público do Trabalho, Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa e ao Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), relatando os problemas enfrentados pelos cidadãos que necessitam do atendimento público de saúde. Até agora, a Comissão não obteve resposta de nenhum dos órgãos.
O presidente da Comissão de Saúde, Pascoal Adura, afirma que, com a entrega do relatório, a intenção era de que a Prefeitura Municipal tomasse alguma atitude em relação ao PSM. "Esperávamos que o gestor municipal, assim como a secretaria de saúde voltassem os olhos para o hospital e tomassem alguma atitude em relação ao estado deplorável que o local se encontra, mas não foi o que aconteceu. Aquilo é desumano". Um aspecto pontuado pela Comissão é a questão do tomógrafo, que está quebrado há cerca de dois meses. O aparelho é importante para o diagnóstico dos pacientes, pois permite a visualização de órgãos do corpo e a avaliação anatômica dos mesmos, mostrando possíveis lesões.
A comissão é formada pelos vereadores Pascoal Adura (PMDB), Antônio Laroca (PDT), Altair Nunes Machado (PTN) e José Nilson Ribeiro (PT).
Há meses, a Comissão de Saúde vem denunciando problemas envolvendo não só a parte estrutural, como também o atendimento do Pronto Socorro Municipal. Além de críticas em relação à parte administrativa do órgão e denúncias de corrupção. Segundo Adura, a terceirização do PSM, com a vinda de médicos de outras localidades para atender na cidade, foi pior para o hospital. "Estes médicos não possuem compromisso com Ponta Grossa. Isso afeta no atendimento. Além disso, o investimento na terceirização foi superfaturado".
Leia mais na versão impressa desta quarta-feira.

Relatório foi enviado aos órgãos públicos no dia 10 de julho de 2014. Foto: Comissão da Saúde.

Diversos monitores cardíacos estão com o aviso: "Parou de funcionar". Foto: Comissão de Saúde.

Fotos feitas pela Comissão de Saúde mostram as condições em que os pacientes são atendidos no PSM. Fotos: Comissão da Saúde.