sábado, 31 de janeiro de 2015

MÚSICA, ENTRETENIMENTO - JMNEWS.COM.BR VEICULOU Banda ‘Blindagem’ retorna a PG para show histórico


Banda ‘Blindagem’ retorna a PG para show histórico

Entre as músicas de destaque do grupo e que irão compor o repertório desta noite estão “Malandrinha” e “Miragem”. Frejat também se apresenta no litoral paranaense hoje
Considerada uma das maiores bandas do rock paranaense, a ‘Blindagem’ volta a se apresentar em Ponta Grossa neste sábado. O grupo faz um show repleto de sucessos no “porão” do Leeds English Pub. A casa abre a partir das 18 horas. No salão haverá música ao vivo. A entrada no estabelecimento só é permitida mediante a apresentação de um documento de identificação.
O grupo surgiu no final dos 1970, época em que o rock começou a se sobressair dentro do meio musical brasileiro. Criada em Curitiba, a banda tinha em sua formação inicial Paulo Juk (baixo), Amauri Stochero (guitarra e vocal), Alberto Rodriguez (guitarra) e Mário Júnior (bateria).
Graças ao talento dos seus integrantes, a banda cresceu e passou a se apresentar em festivais, clubes, ginásios, concursos, parque e praças com um rock agressivo e performático.
A entrada de Ivo Rodrigues na banda ocorreu no show intitulado “Adeus 70”, realizado no ginásio Palácio de Cristal do Círculo Militar do Paraná em 1979. Junto com Ivo também se juntou a banda Paulo Teixeira (guitarra) após a saída de Amauri Stochero.
O primeiro “LP” da banda surgiu em 1981 quando é assinado um contrato com a Gravadora Continental, dando origem ao disco “Blindagem”. A música “Marinheiro” de Ivo Rodrigues em parceria com Leminski é amplamente tocada em rádios do eixo Rio-São Paulo e assim a banda se apresenta nos principais programas de televisão em rede nacional. Em 1984 Mário Júnior sai da banda e assim é convidado, para assumir o posto de baterista, o argentino Rubem Pato Romero.
Com a entrada de Romero, a formação Ivo Rodrigues (vocal), Alberto Rodriguez (guitarrista), Paulo Teixeira (guitarrista), Paulo Juk (baixista) e Rubem Pato Romero (baterista) se manteve sólida até abril de 2010. Neste ano, o vocalista, que neste meio tempo tornou-se uma referência da banda e o seu principal líder, faleceu.
Entre as músicas de destaque do grupo e que irão compor o repertório do show desta noite estão “Malandrinha”, “Me provoque para ver” e “Miragem”.
MAIS
Frejat se apresenta no litoral paranaense
Nos últimos dois anos, Frejat, o músico, cantor e compositor que ajudou a escrever parte da história do rock na MPB e hoje é um dos maiores nomes do gênero no Brasil, tem colocado o país inteiro para dançar. Sem perder a pegada roqueira que está na essência de sua música, Frejat chega ao litoral paranaense com a sua turnê “O amor é quente”, com o qual relê e renova o conceito de seu último show, “A Tal da Felicidade”. Com realização da Prime, o carioca faz uma parada em Guaratuba hoje para esquentar ainda mais a programação do verão 2015 do Café Curaçao. Ele sobe ao palco da Prime Arena Curaçao, a partir das 23h59, para apresentar seu show-baile, além de clássicos do Barão Vermelho. Será a oportunidade também do público conhecer ao vivo suas recentes canções “Me Perdoa” e “O Amor é Quente”, que estão incluídas no repertório do show que remonta a memória musical do artista nos momentos mais divertidos de sua vida.

IG.COM.BR VEICULOU: Serena derrota Sharapova e conquista o título do Australian Open pela sexta vez

Serena derrota Sharapova e conquista o título do Australian Open pela sexta vez

Tenista dos Estados Unidos agora tem 19 troféus de Grand Slam na carreira
31/01/2015 08:41 - Atualizado em 31/01/2015 09:10
Por ahe!
RIO
Serena Williams é novamente campeã do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. Na final deste sábado, em Melbourne, a americana, número 1 do mundo, derrotou a russa Maria Sharapova, segunda do ranking, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (7/5), e faturou o seu sexto título do torneio: 2003, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2015.

Além de ser campeã pela sexta do Australian Open, em seis finais, Serena Williams conquistou seu 19º título de Grand Slam, superando as também americanas Chris Evert e Martina Navratilova, ambas com 18. Ela ainda está atrás da australiana Margaret Court (24) e da alemã Steffi Graf (22).

Maria Sharapova, por sua vez, amargou mais um vice-campeonato do Australian Open. Além da edição de 2015, a russa, que foi campeã na Austrália em 2008, perdeu também as finais de 2007 (justamente para Serena Williams) e 2012.

No retrospecto entre as duas tenistas, Serena Williams também domina Maria Sharapova. Em 19 confrontos, a americana venceu 17, sendo as últimas 16 partidas, contra apenas duas da russa. Aliás, o último triunfo de Sharapova aconteceu na decisão do WTA Finals de 2004.

Serena Williams começou a partida com uma quebra. Quando o jogo estava 3/2 para a americana, a chuva interrompeu a final por 12 minutos até que o teto retrátil fosse fechado. No retorno, a líder do ranking mundial não deu chances para Maria Sharapova e anotou 6/3.

O segundo set, ao contrário do primeiro, foi bem mais equilibrado. Tanto que a parcial acabou indo para o tie-break. Nele, Serena Williams começou melhor, fez 4/1, depois pulou para 6/4 e conquistou o título do Australian Open com um ace e 7/5 para fechar a partida em 6/3 e 7/6.

diariodoscampos.com.br veiculou: Passe livre custará R$ 6 milhões por ano aos cofres públicos Da Redação

Passe livre custará R$ 6 milhões por ano aos cofres públicos

Da Redação
31/01/2015 às 00:00 - Atualizado em 31/01/2015 às 00:00



Prefeito Marcelo Rangel anunciou ontem a extensão do passe livre (Fábio Matavelli)

Ceres Vieira

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) anunciou ontem, em entrevista coletiva, a extensão do passe livre para estudantes do ensino pós-médio (cursos técnicos) e superior. Em dezembro, ele já havia sido anunciado a gratuidade para alunos do ensino fundamental e médio da rede pública.
Terão direito ao benefício os estudantes das universidades públicas cuja renda familiar seja de até três salários mínimos, inscritos no Cadastro Único da Assistência Social e beneficiário de programas sociais do governo federal. Também poderão fazer uso do passe livre estudantes do ensino fundamental, médio e superior da rede privada que recebam bolsa de estudo integral.
Leia mais na edição impressa do DC

jmnews.com.br veiculou: Fantasma vê o Maringá como favorito na estreia

Fantasma vê o Maringá como favorito na estreia

Itamar Schülle considera natural o favoritismo do rival pelo atual momento. Treinador alvinegro exalta qualidade do grupo operariano. Equipe não terá mudanças significativas
As poucas mudanças no elenco e o fato de ser o atual vice-campeão do estado tornam o Maringá favorito para a estreia contra o Operário, neste domingo, às 17 horas, no Estádio Willie Davids. Essa constatação parte do técnico alvinegro Itamar Schülle, que comandou ontem a penúltima atividade do Fantasma antes da abertura do Campeonato Paranaense.
“Não é uma questão de só jogar o favoritismo para lá. Você pega de um lado um clube que manteve mais de 80% do elenco, além da comissão técnica; é diferente do Operário. Nós começamos a trabalhar há dois meses e temos jogadores que chegaram há vinte, dez dias. É natural que o Maringá seja favorito”, apontou.
Mas, segundo o treinador, indicar um favorito está longe de jogar a toalha ou algo do gênero. “Nós sabemos que temos um grupo unido, com condição, com qualidade e que nunca deixou de buscar o seu melhor. Esses fatores vão fazer muita diferença na hora do jogo”, afirmou.
O Operário também tem a seu favor a continuidade do trabalho de pré-temporada. Ainda sem o lesionado Juba, a equipe deve jogar com a mesma formação que enfrentou o Coritiba – a exceção é Douglas, poupado no último domingo. Com isso, a provável escalação tem: Jhonatan; Danilo, Marcelo Carvalho, Douglas Mendes e Peixoto; Chicão, Léo Salino, Ruy e Washington; Paulinho e Douglas.
O QUÊ
>> Dispensa
A diretoria do Operário Ferroviário confirmou nesta sexta-feira a dispensa do volante Ramon. O jogador foi pouco aproveitado pela comissão técnica durante a pré-temporada e perdeu espaço após a chegada de Lucas. Com a saída do atleta, os dirigentes alvinegros não descartam novas contratações para outros setores da equipe.

AGRONEGÓCIO - Paraná estima colher 21,7 milhões de toneladas na safra de verão - plantaodacidade.com.br veiculou

Paraná estima colher 21,7 milhões de toneladas na safra de verão

O Paraná começou a colher a safra de verão 2014/15 e já está plantando a segunda safra. Conforme o relatório de janeiro do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a estimativa é de uma colheita de 21,7 milhões de toneladas, a maior parte soja, milho e feijão. O volume representa um aumento de 5% em relação à estimativa de janeiro da safra passada, quando foram colhidas 20,6 milhões de toneladas de grãos.
O volume total, se somada a safrinha (segunda safra) de milho, soja e feijão da seca, deve ser de 32,3 milhões de toneladas - cerca de 3% inferior a esse período da safra passada.
A boa colheita se dá apesar do calorão. “As principais lavouras de grãos sofreram com as altas temperaturas registradas em janeiro, que influenciaram na redução de produtividade em algumas regiões”, afirma o secretário Norberto Ortigara.
Os próximos 15 dias ainda serão determinantes para a consolidação das lavouras de milho e soja porque grande parte está em fase de floração e frutificação, portanto vulneráveis às oscilações do clima.
Comercialização
A expectativa agora fica por conta da comercialização, que está assustando um pouco o produtor rural do Paraná. Com a recomposição dos estoques internacionais de grãos, a tendência é que ele venda sua produção por preços menores que em anos anteriores.
Para o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, Francisco Carlos Simioni, nos últimos três anos o Paraná produziu boas safras e o produtor conseguiu comercializar a produção por preços mais atraentes, situação diferente da atual conjuntura de mercado nacional e internacional para as principais commodities.
Soja
Oscilações do clima durante o ciclo de produção e, principalmente, as temperaturas elevadas registradas no Estado em meados de janeiro levaram os técnicos do Deral a fazerem ajustes na estimativa de produção da safra de soja. A previsão de colher uma safra recorde de 17 milhões de toneladas foi reduzida para 16,4 milhões de toneladas.
A cultura ocupa uma área de 5 milhões de hectares, 3% superior a safras anteriores e ao longo do ciclo sofreu com falta de chuvas regulares no final de outubro e novembro do ano passado que atingiu principalmente os plantios mais precoces na região Oeste. No Norte Pioneiro, as lavouras sentiram mais o aumento das temperaturas nesse início de ano, fatores que influenciaram na redução da produtividade.
Cerca de 4% da área plantada está colhida e do restante a maior parte encontra-se em fase de floração e frutificação. Os produtores estão de olho no clima dos próximos dias e mais cautelosos com a comercialização da produção. Esse mês houve avanço de apenas 1% na venda da safra, que passou de 10% da safra vendida no mês passado para 11% esse mês. No ano passado, no mesmo período 24% da safra de soja já estava vendida.
Milho
Também foi iniciada a colheita do milho da primeira safra, sendo que 6% da área plantada já foi colhida. Na região Sudoeste do Estado, a produtividade média está alcançando entre 9 mil a 9,5 mil quilos por hectare. A maior parte das lavouras ainda está em fase de floração e frutificação, portanto vulnerável à oscilações do clima.
Segundo o Deral, a primeira safra de milho no Paraná é uma safra pequena. Neste ano serão colhidas 4,6 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 16% sobre a safra passada que também já foi pequena.
Também para o milho, a expectativa do produtor é com relação ao preço. Atualmente o grão está cotado a R$ 20,73 a saca com 60 quilos, considerado um preço razoável, com perspectiva de se manter mais regular em relação aos demais grãos. A segunda safra de milho começou a ser plantada e a expectativa é de colher 9,9 milhões de toneladas do grão.
Feijão
A primeira safra de feijão está com 81% da área colhida. A estimativa do Deral aponta para uma safra de 332 mil toneladas, uma redução de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. A queda na produção está sendo provocada pela redução área plantada em 19% na comparação com o ano passado. O aumento acentuado das temperaturas, estiagem e chuvas na colheita contribuíram para redução de cerca de 8% na produtividade.
O rendimento médio do feijão que vem sendo obtido é de 1.733 quilos por hectare, ainda assim 3% superior à safra do ano passado.
Os preços do produto estão atraentes e a estimativa é que cerca de 50% da primeira safra já tenha sido comercializada. O feijão de cor teve uma valorização de 88% em um ano. Em janeiro do ano passado foi vendido em media por R$ 76,18 a saca com 60 quilos e este ano, no mesmo mês, o preço médio recebido pelos produtores foi de R$ 143,17 a saca.
Preto
O feijão preto teve uma valorização menor, da ordem de 3%, mas já estava em alta no mercado. No mês de janeiro do ano passado a saca de 60 kg foi comercializada por R$ 122,95 e esse ano, no mesmo mês, o preço médio alcançou R$ 126,04 a saca.
O plantio da segunda safra de feijão já começou e por enquanto está sendo estimada uma redução de 18% na área plantada. Porém, alguns produtores já revelam indecisão em função do aumento nos preços do grão, e talvez apostem na cultura até o mês de março que é o período que eles tem para efetivar o plantio. Portanto, essa estimativa de queda na área plantada pode ser revertida até lá.
Mandioca
A mandioca produzida no Paraná estava abastecendo o mercado paranaense e os mercados dos estados do Nordeste além de outras praças do País, e por isso, gerava boa renda aos produtores. Agora entra numa fase de desaceleração da comercialização devido a uma oferta mais regular nos principais estados produtores. Com as chuvas em outras regiões do País, a produção nacional de mandioca se recompôs, o que fez os preços despencarem cerca de 60%.
A mandioca que chegou a ser vendida por R$ 550,00 a tonelada em dezembro de 2013 foi vendida por R$ 219,00 a tonelada, um ano depois. Em janeiro desse ano o preço caiu mais um pouco e foi vendido por apenas R$ 199,00 a tonelada da mandioca colocada na indústria.
Segundo o Deral, não há expectativa de reação nos preços da mandioca nos próximos meses. Para evitar que os preços caiam mais ainda, muitos produtores estão adiando a colheita.
No ano passado, foram plantados 156 mil hectares com mandioca e esse ano, o plantio é feito 165 mil hectares. A produção avançou de 3,8 milhões de toneladas de mandioca no ano passado para uma expectativa de colheita de 4 milhões de toneladas esse ano.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

plantaodacidade.com.br veiculou: PG sedia Circuito de Xadrez Rápido Campos Gerais

PG sedia Circuito de Xadrez Rápido Campos Gerais

Assessoria
O Circuito de Xadrez Rápido dos Campos Gerais tem a sua terceira etapa programada para o dia 8 de fevereiro no Ginásio Oscar Pereira, em Ponta Grossa, com as disputas acontecendo em oito categorias e com pontuação para o rating da FIDE, CBX e FEXPAR de xadrez rápido. A promoção é da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR) com apoio da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp).
Para Lucas Silvestre Borges, diretor da competição, a expectativa é pela participação maciça dos enxadristas paranaenses. “É o primeiro grande evento de 2015 e os três primeiros colocados do circuito estarão assegurados nas finais do Campeonato Paranaense”, destaca o dirigente.
As inscrições deverão ser confirmadas até o dia 6 de fevereiro, com custo de R$ 20,00 para o absoluto; R$ 16,00 para as categorias Sub-16, Sub-18 e Feminino; e R$ 12,00 para Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14.
Todas as informações referentes à inscrição e participação poderão ser obtidas neste endereço eletrônico: http://fexpar.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1197&catid=1#.VLPyGHPTv1Q.facebook

band.com.br veiculou Terracap cancela Indy em Brasília

Terracap cancela Indy em Brasília

Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, que contratou a Band para a realização da prova, decidiu cancelar unilateralmente o evento
Etapa da Indy em Brasília está cancelada / DivulgaçãoEtapa da Indy em Brasília está canceladaDivulgação A etapa da Fórmula Indy em Brasília, que estava marcada para o próximo dia 8 de março, foi cancelada unilateralmente pela Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal). A corrida abriria a temporada da categoria. Segue abaixo o comunicado da Band:

A Band informa que a Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, que contratou a emissora para realizar a etapa brasileira da Fórmula Indy, cancelou unilateralmente a prova marcada para o dia 8 de março. O cancelamento da “Brasília Indy 300” foi informado à direção da emissora na tarde desta quinta-feira. A Band, promotora do evento, informará nos próximos dias como será feita a devolução do valor pago pelos ingressos. A emissora lamenta essa atitude precipitada e vai seguir investindo na promoção do esporte e de grandes eventos.

BARRIL DE PÓLVORA - Presos quebram parede do Cadeião para tentar fugir Edilene Santos - diariodoscampos.com.br veiculou

Presos quebram parede do Cadeião para tentar fugir

Edilene Santos
30/01/2015 às 00:00 - Atualizado em 30/01/2015 às 00:00


Havia 40 presos na galeria onde foi tentada a fuga / Foto: Fábio Matavelli
Os agentes de cadeia conseguiram evitar uma fuga em massa do mini-presídio Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa. Segundo o diretor da unidade, Bruno Propst, ocorreram duas tentativas de fuga entre terça e quarta-feira. Ele conta que os presos da sexta galeria quebraram uma parede e quando estavam quase conseguindo “estourar” a estrutura, o plano foi descoberto. Havia 40 detentos neste setor do Cadeião.
Bruno explica que, quebrando a parede, os presos sairiam para um corredor e, assim, teriam acesso à área externa do presídio. “Imaginamos que eles tinham a ideia de render um agente de segurança para conseguir escapar”, comenta.
O plano foi descoberto devido à movimentação e ao barulho dos detentos quebrando a parede. “Provavelmente, eles começaram a quebrá-la havia alguns dias” conta o diretor. Os agentes perceberam a movimentação na noite de segunda-feira e esperaram a manhã de terça-feira para agir. Os funcionários encontraram a parede já bem fina – uma “casquinha”, nas palavras do diretor –, sem boa parte dos ferros e do concreto, que foram escondidos sob as camas.
Segundo Bruno, o local foi isolado, mas, na noite de quarta-feira os detentos voltaram a tentar a fuga pela mesma parede. “Nesta noite, presos de diferentes galerias começaram a simular que estavam passando mal e precisando de atendimento médico. Os agentes desconfiaram e foram verificar a situação da sexta galeria. Foi quando conseguiram impedir que os detentos estourassem a mesma parede. Ou seja, o pedido de atendimento médico era apenas para desviar o foco, tanto que o serviço de saúde nem chegou a ser acionado”, explica Bruno.
Pelo menos dois presos foram identificados como mentores do plano de fuga e devem ser transferidos nos próximos dias. Bruno aguarda abertura de vagas na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa ou em um estabelecimento penal de Curitiba.
Insegurança
O diretor relata que, devido à superlotação, não há como deixar os detentos separados em celas, por isso, eles ficam na área das galerias, tomando espaços que, teoricamente, seriam corredores. “Isso compromete a segurança. Travamos uma guerra diária para manter a cadeia sob controle”, observa.

Dois postos de combustíveis são assaltados em PG Edilene Santos - DIARIODOSCAMPOS.COM.BR VEICULOU

Dois postos de combustíveis são assaltados em PG

Edilene Santos
30/01/2015 às 00:00 - Atualizado em 30/01/2015 às 00:00


Num dos crimes, bandido usava máscara de palhaço / Foto: Fábio Matavelli

Em menos de 12 horas, dois postos de combustíveis foram assaltados em Ponta Grossa. O primeiro crime aconteceu pouco antes das 22 horas de quarta-feira e o outro por volta de 4h30 de quinta-feira. As duas ações foram gravadas pelas câmeras de monitoramento dos estabelecimentos e as imagens já foram entregues à polícia. Os dois postos ficam às margens da BR-376, na saída para Curitiba.
O primeiro assalto ocorreu quando dois bandidos – um deles armado – invadiram o local e renderam os funcionários. Eles roubaram dinheiro do caixa e fugiram numa motocicleta preta.
O outro posto também foi assaltado por dois criminosos. Segundo o proprietário do estabelecimento, Hélio Sacchi, os bandidos estavam armados com pistola e escopeta e um deles usava uma máscara de palhaço. Eles renderam os funcionários e também fugiram levando dinheiro. De acordo com Hélio, este mesmo posto já havia sido assaltado na última terça-feira, por dois homens armados de revólver. “Mas, pelas imagens, não foram os mesmos assaltantes que agiram hoje [ontem]”, comenta.
Somente a rede de postos de Hélio (seis estabelecimentos em Ponta Grossa e um Carambeí) já sofreu dez assaltos no período de 40 dias. “A situação está cada vez mais complicada, não só pela perda do valor financeiro, mas também pelo pavor que os funcionários têm de trabalhar à noite”, diz.
Ainda na noite desta quinta-feira, Hélio – que é diretor da Associação dos Operadores de Postos de Combustíveis dos Campos Gerais – iria se reunir com o empresário do outro posto assaltado na quarta-feira para discutirem medidas de prevenção. “Nós já conversamos com as autoridades, mas não há como colocar uma viatura em frente a cada estabelecimento”, conta.
O delegado Josimar Antônio da Silva, do setor de Furtos e Roubos da 13ª Subdivisão Policial (SDP), diz que os crimes estão sendo investigados e pede a colaboração das pessoas para identificar e prender os suspeitos. “Temos imagens dos assaltos e pedimos para quem reconhecer os assaltantes entrar em contato com a delegacia, de forma anônima”, orienta. Ele conta que recentemente uma pessoa foi detida suspeita de roubos a comércio, mas negou envolvimento nos assaltos a postos.
Segundo Josimar, os postos de combustíveis são muito visados pelos bandidos devido à rota de fuga e rotatividade de dinheiro, embora alguns empresários estejam esvaziando os caixas mais de uma vez ao dia.

Rua é liberada ao tráfego após dois anos - jmnews.com.br veiculou

Dias atrás, passagem de veículos na rua ainda era proibida. Sinalização deve ser feita nos próximos dias

Rua é liberada ao tráfego após dois anos

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos concluiu a ligação na Rua Antônio Vieira, entre as vilas São José e Palmeirinha, e abriu para a passagem de veículos nessa semana. O local estava interditado há mais de dois anos, depois que a força da erosão ocasionada por um arroio mal canalizado tragou metade da rua, e deixou exposta uma cratera que ameaçava engolir as residências e estabelecimentos comerciais no entorno. Foi necessária uma obra de cerca de R$ 400 mil e a contratação de mão de obra especializada para a execução do serviço.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Alessandro Lozza de Moraes, ainda faltam detalhes de acabamento, como o plantio de grama e criação de passeios. Nos próximos dias, deve ser feita a sinalização de trânsito no local.
“Essa foi uma obra muito difícil, porque era um bueiro da década de 1970 que vinha desabando, até que rompeu sua parte superior há cerca de dois anos, inviabilizando totalmente a rua. Tivemos que fazer um projeto, para uma obra que levou em torno de um ano e meio para ser concluída”, lembra Moraes.
O secretário destaca que há outros locais de Ponta Grossa que necessitam de obra semelhante, a exemplo da região de Olarias, onde passa um arroio de grandes proporções.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

População deve ficar atenta contra ataques de animais venenosos - plantaodacidade.com.br veiculou

População deve ficar atenta contra ataques de animais venenosos
Nessa época do ano é muito comum a maior incidência de animais peçonhentos em todas as regiões do Paraná. Para evitar acidentes, os serviços de saúde trabalham na sensibilização da população para os procedimentos de prevenção a picadas de aranha-marrom, escorpiões e serpentes, queimaduras por água-viva, entre outros.
O objetivo é diminuir ano a ano o número de ocorrências dessa natureza, que em 2014, até o dia 13 de outubro, foram 7.416 casos no Paraná. Em 2012 e 2013 foram registrados 9.326 e 10.953, respectivamente. Diante disso, manter a população atenta e bem informada sobre o assunto contribui para a redução dessa estatística.
Segundo a chefe da divisão de zoonoses e intoxicações da Secretaria estadual da Saúde, Tânia Portella Costa, o que também contribuiu para a diminuição das ocorrências com animais peçonhentos é a divulgação das informações de prevenção nos meios de comunicação. “O fato dos meios de comunicação estarem mais presentes no cotidiano das pessoas auxilia no repasse das informações de prevenção e procedimentos em caso de acidentes”, afirmou.
Outro fator destacado pela coordenadora para a melhoria da prevenção desses acidentes é a capacitação profissional. “Promovemos constantemente treinamentos práticos e teóricos para a capacitação de profissionais de saúde de todo Estado. Além disso, contamos com o Sistema de Notificação de Animais Peçonhentos, uma ferramenta a mais para facilitar o fluxo e o registro de exemplares dos animais”, explica Tânia.
Exposição
Neste ano, durante a Operação Verão, no litoral do Paraná, o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), vinculado à Secretaria estadual da Saúde, promove uma exposição de animais peçonhentos (cobras/serpentes, aranhas e escorpiões) ao lado dos hospitais de campanha instalados em Guaratuba e Caiobá. A exposição conta com exemplos de espécies de várias regiões do Paraná.
Nessa mostra também são repassadas informações dos principais procedimentos de prevenção, como por exemplo o uso de equipamentos de segurança adequados (botas e luvas de couro) em ambientes propícios à ocorrência destes animais, não colocar as mãos em buracos no solo, árvores ou folhagens; verificar calçados, roupas pessoais, de cama e banho antes de usá-los, bem como vedar frestas e buracos nas paredes e assoalhos que permitam a entrada de animais peçonhentos no ambiente doméstico.
Os técnicos do CPPI orientam também que é importante manter a casa e o quintal limpos, livres de entulhos e lixo, além de redobrar os cuidados e atenção nas épocas quentes, pois é quando esses animais são mais ativos e se reproduzem.
A exposição vai até o final do Carnaval, sempre de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h, nos calçadões de Caiobá e Guaratuba.

GAZETADOPOVO.COM.BR VEICULOU ULTIMAS POSTAGENS.


plantaodacidade.com.br veiculou: Nadadores ponta-grossenses brilham nas travessias de Guaratuba e Caiobá

Nadadores ponta-grossenses brilham nas travessias de Guaratuba e Caiobá
Assessoria
Aproveitando as férias de verão os nadadores da Ativa Esporte Total participaram das tradicionais travessias de Caiobá e Guaratuba, conquistando posições de destaque nas suas categorias e preparando-se para as competições de piscina.
No domingo (25) o ponta-grossense Guilherme Luz Vieira, 19 anos, garantiu a prata na sua categoria e a décima sexta colocação entre 150 atletas que disputaram a Travessia de Guaratuba, realizada em percurso de 1,5 quilômetro, entre as praias do Morro do Cristo e Central.
A Travessia de Caiobá foi realizada uma semana antes e também registrou destaques ponta-grossenses, com a participação de 332 nadadores de diversas categorias. Na prova dos 750 metros, Rafael de Figueiredo Schuinki, de 14 anos, foi o vice-campeão, com Renan Nishimura de Lima, de 12 anos, ficando com a quarta colocação.
Na prova de 1.500 metros, os resultados dos ponta-grossenses foram estes: Ingrid Stocco, de 14 anos, 21 geral e quarto na categoria 13/15 anos; Ana Ligia Coelho, de 15 anos, 42º geral e quinto na categoria 13/15 anos; Antonio Sabedotti, de12 anos, 12º geral e segundo na categoria 13/15 anos; Mateus Nishimura de Lima, de 16 anos, 29º geral e quinto na categoria 16/19 anos; Murilo Henrique Chociai, de 14 anos. 38º geral e 4º n categoria 13/15anos; João Pedro Chociai, de 12 anos, 55º geral e sexto na categoria 13/15 anos.
Atual campeã masculina e feminina dos Jogos Abertos do Paraná, a Ativa Esporte Total conta com a parceria da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp). Os treinamentos para as travessias de Caiobá e Guaratuba foram realizados na piscina olímpica do Operário Ferroviário.
Alagados
No dia 8 de fevereiro Ponta Grossa estará sediando a 4ª Maratona Aquática e 1ª Volta de Stand-Up Paddle de Alagados, promoção da Corre e Nadar em parceria com a Fundesp, com informações e inscrições no e-mail: www.correrenadar.com.br.

Aterro da PGA é alvo de inquérito da promotoria - JMNEWS.COM.BR VEICULOU


Aterro já está recebendo lixo das cidades de Palmeira e Carambeí

 

Aterro da PGA é alvo de inquérito da promotoria

Promotor de Meio Ambiente do Ministério Público, Honorino Tremea, esteve no aterro e instaurou inquérito civil público para apurar irregularidades identificadas por entidades
O Complexo Eco Ambiental de Ponta Grossa (CEAPG), novo empreendimento para tratamento de resíduos da Ponta Grossa Ambiental (PGA), anunciou o início de suas operações há menos de 15 dias e corre o risco de ver o funcionamento embargado.
Por conta das denúncias de irregularidades levantadas pelas Advocacia Geral da União (AGU), com base em laudos técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ibama, a promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público instaurou um inquérito civil público para apurar a situação. De acordo com o promotor Honorino Tremea, a instalação do aterro é irregular, devido a proximidade com nascentes e lagoas, representando risco de contaminação.
O promotor acompanhou na manhã de ontem a visita técnica realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O parecer oficial da secretaria, se posicionando contrária ou favorável ao empreendimento, deve sair em até 30 dias, de acordo com o secretário da pasta, Valdenor Paulo do Nascimento.
“Os técnicos coletaram no local todas as informações necessárias para o nosso parecer, avaliando as instalações e o funcionamento do local. Agora vamos avaliar ainda a parte legal e documental do aterro, conferindo se existe irregularidade. Nesse momento, ainda é prematuro fazer qualquer avaliação, mas o laudo final será divulgado em até 30 dias”, avaliou o secretário.
Valdenor já havia adiantado ao Jornal da Manhã que se foram identificadas irregularidades no novo aterro, a secretaria pode aplicar multa e até mesmo pedir o embargo das operações. O novo aterro já está recebendo lixo de Palmeira e Carambeí.
Além do secretário da pasta e o promotor de Meio Ambiente, também acompanharam a vistoria os técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os vereadores Aguinel Batista (PCdoB) e Taíco Nunes (PTN) e representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema).
EMBARGO
AGU questiona licenças
A Advocacia Geral da União (AGU) está questionando as licenças e alvarás expedidos por órgãos ambientais, autorizando o funcionamento do Complexo Eco Ambiental e quer impedir o funcionamento da usina de resíduos. De acordo com a procuradora federal Bianca Chemin, a Licença de Operação concedida pelo IAP sem a conclusão das obras é completamente irregular. Ela defende ainda que o alvará concedido pela Prefeitura Municipal foi liberado sem a vistoria da Secretaria de Meio Ambiente.
MARIANA GALVÃO NORONHA

DIARIODOSCAMPOS.COM.BR VEICULOU: Única experiência anarquista da América Latina ganha memorial em Santa Bárbara

Única experiência anarquista da América Latina ganha memorial em Santa Bárbara

Das Assessorias
28/01/2015 às 15:44 - Atualizado em 28/01/2015 às 15:44
Formada por um grupo de libertários mobilizados pelo jornalista e agrônomo italiano, Giovanni Rossi, a Colônia Cecília foi a única comuna experimental baseada em premissas anarquistas de toda a América Latina. Após 122 anos da extinção da Colônia, localizada em Santa Bárbara no interior de Palmeira, o local ganhou um memorial para lembrar onde Rossi e seus companheiros ergueram a bandeira rubro-negra, símbolo mundial do anarquismo. "Nosso propósito não é a experimentação utopística de um ideal, mas o estudo experimental – e o quanto possível rigorosamente científico – das atitudes humanas em relação a um determinado problema,” dizia Rossi, idealizador da experiência.

Divulgação
Visto de cima, o memorial tem formato de um “A” símbolo mundial do anarquismo e em seu entorno oito totens resumem através de mosaicos a trajetória dos três anos da Colônia antes de sua extinção. O local também abriga uma pequena casa construída em madeira, reconstituindo os padrões da época, onde serão vendidos livros e suvenires após sua inauguração.
Segundo Jaudeth Ramos Hajar, Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, a obra já está concluída, porém sua inauguração só acontecerá dentro de dois meses. “Pretendemos inaugurar o memorial em abril para coincidir com o aniversário do município e a semana da Colônia Cecília, instituída por lei municipal,” esclareceu o secretário.
São inúmeros turistas e pesquisadores que chegam a Palmeira para saber e conhecer mais sobre o anarquismo. Evaldo Agottani, descendente dos italianos anarquistas, doador do terreno para construção do memorial e produtor de vinho, aposta no empreendimento para aquecer o turismo rural na região e a venda de seus produtos feitos com a uva trazida por seus ancestrais. "Para os anarquistas, a vinha não era profissão, era amor,” finaliza.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Petrobras divulga balanço do 3º trimestre sem perdas com corrupção - YAHOO.COM.BR VEICULOU

Petrobras divulga balanço do 3º trimestre sem perdas com corrupção



(Foto: AFP)(Foto: AFP)
}A Petrobras divulgou na madrugada desta quarta-feira seu balanço financeiro do terceiro trimestre do ano passado sem incluir as perdas contábeis referentes a desvios por corrupção no âmbito da Operação Lava-Jato.
"Concluímos ser impraticável a exata quantificação destes valores indevidamente reconhecidos, dado que os pagamentos foram efetuados por fornecedores externos e não podem ser rastreados nos registros contábeis da companhia", diz texto assinado pela presidente da Petrobras, Graça Foster.
"A divulgação das demonstrações contábeis não revisadas pelos auditores independentes do terceiro trimestre de 2014 tem o objetivo de atender obrigações da companhia em contratos de dívida e facultar o acesso às informações aos seus públicos de interesse, cumprindo com o dever de informar ao mercado e agindo com transparência com relação aos eventos recentes que vieram a público no âmbito da Operação Lava-Jato", diz o comunicado divulgado pela estatal.
"A companhia entende que será necessário realizar ajustes nas demonstrações contábeis para a correção dos valores dos ativos imobilizados que foram impactados por valores relacionados aos atos ilícitos perpetrados por empresas fornecedoras, agentes políticos, funcionários da Petrobras e outras pessoas no âmbito da Operação Lava-Jato", acrescenta a nota.
"Com objetivo de divulgar as demonstrações contábeis do terceiro trimestre de 2014 revisadas pelos auditores independentes, a companhia está avaliando outras metodologias que atendam às exigências dos órgãos reguladores (CVM e SEC)", afirma o texto.

JMNEWS.COM.BR VEICULOU: Frota de veículos de PG dobra em uma década


Ponta Grossa ainda possui a quinta maior frota do Estado

Frota de veículos de PG dobra em uma década

A cidade de Ponta Grossa aumentou em mais de 90% sua frota de veículos nos últimos nove anos, desde que o Departamento de Trânsito (Detran-PR) disponibiliza suas estatísticas para consulta. Conforme os dados do órgão, o município contava com 94.011 veículos em 2005, e chegou aos 179.213 veículos em dezembro de 2014. Se não houvesse uma redução na velocidade do aumento da frota, a cidade chegaria ao dobro de veículos em apenas 10 anos. No entanto, os números apontam para uma desaceleração nos emplacamentos de veículos novos, em uma tendência nacional.
Ponta Grossa reduziu em 12,9% o crescimento de sua frota no último ano. Mesmo assim, ainda é o quinto município do Paraná com maior frota, totalizando 179.213 veículos, conforme dados de 2014. Em dezembro de 2013, esse número era de 170.466, tendo o município registrado um acréscimo de 8.747 veículos em um ano, ou crescimento de aproximadamente 5,13% no número de veículos.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) tem feito o possível para melhorar o fluxo de veículos, por meio da retirada de estacionamento de vias de tráfego intenso, instalação de novos semáforos e criação de binários, que devem ser colocados em prática ainda este ano.
O Paraná tem ainda a terceira maior frota do Brasil. Em 2014, o número de veículos em circulação no Estado chegou a 6.489.289 somando carros, motos, ônibus e caminhões. Atrás apenas de São Paulo (com 25,7 milhões de veículos) e Minas Gerais (9,4 milhões).
“É uma frota expressiva, que exige do poder público ações estratégicas e investimentos consistentes em educação, fiscalização e infraestrutura. O Governo do Estado tem adotado uma série de medidas para melhorar a formação de condutores e os serviços prestados a eles”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
AUTO ESCOLA
Exames práticos mudam em março
A partir de 1º de março entra em vigor a portaria 635/2014 do Detran. A nova resolução do Contran estabelece nova carga horária mínima para a categoria B e a realização de aulas no período da noite. As atuais 20 horas de auto-escola serão acrescidas de mais cinco horas/aula, havendo a obrigatoriedade de cinco delas serem feitas no período noturno. A alteração também se refere ao uso de simuladores, que é opcional, nas aulas de candidatos à habilitação na categoria “B”.
                                           

ULTIMAS POSTAGENS VEICULADAS SITE GAZETADOPOVO.COM.BR

Publicidade

Policiais militares do Paraná participam de projeto para perder peso - plantaodacidade.com.br veiculou

Policiais militares do Paraná participam de projeto para perder peso


Um projeto iniciado em janeiro de 2013 tem atraído cada vez mais o interesse de policiais militares para a perda de peso. O trabalho, que já está na sua terceira edição e é intitulado Janeiro Saudável, tem a finalidade de que cada participante perca cerca de 5 quilos em três semanas, mas já houve participantes que, em edições anteriores, eliminaram 10 quilos.
Esta é a última semana de atividades do projeto este ano, que teve início no último dia 12. As atividades rotineiras - que incluem muito exercício físico – tem também alimentação saudável e balanceada. Os participantes têm acompanhamento médico, nutricional, físico e psicológico.
Há atividades diárias de ginástica natural, natação, caminhadas, hidroginástica, alongamento, fortalecimento muscular, jogos, recreação, massagem, dança e muito mais. Para a mente, há meditação e palestras motivacionais.
O projeto é aberto para 40 pessoas e, embora seja realizado pela Polícia Militar, é aberto para civis. As despesas são rateadas entre todos os participantes.
Todos ficam em regime de internato, na Academia do Guatupê, de segunda a sábado. Depois do almoço de sábado podem ir para casa, mas a reapresentação deve ser feita na segunda-feira, até às 8 horas da manhã.
A coordenação do projeto é da major da reserva Iracema Maschio Figueiredo. Segundo ela, uma amostragem obtida por meio da anamnese médica no período de 12 meses, em 2013, em um dos batalhões da PM, constatou que 70% dos policiais militares tinham sobrepeso e obesidade, incluindo casos de obesidade mórbida.
Segundo a major, o projeto Janeiro Saudável pretende melhorar a qualidade de vida dos participantes, minimizar os problemas de saúde para a corporação e maximizar a produtividade operacional. Além disso, melhorar a autoestima dos policiais, estancar a continuidade do aumento de peso e, ainda, reformular hábitos alimentares e de prática de atividades físicas.

diariodoscampos.com.br veiculou: Cinco viaturas da PM encalham durante perseguição

Cinco viaturas da PM encalham durante perseguição

Edilene Santos
28/01/2015 às 00:00 - Atualizado em 28/01/2015 às 00:00



Carros da polícia foram retirados com ajuda de guincho da caminhonete de um morador da rua / Foto: Fábio Matavelli

Uma situação inusitada e, ao mesmo tempo, lamentável. Cinco viaturas da Polícia Militar encalharam na rua Oscar Clock, vila Clock, atrás da 13ª Subdivisão Policial (SDP), em Ponta Grossa. O fato aconteceu na noite de segunda-feira, durante uma perseguição a assaltantes. Os bandidos conseguiram fugir.
Esta não foi a primeira vez que as viaturas da PM tiveram problemas nas ruas de Ponta Grossa. No fim do ano passado, um carro caiu numa valeta, na vila Margarida, e sofreu avarias. Na situação de anteontem, a maioria dos veículos era Renault Duster, que são carros grandes, mas sem tração nas quatro rodas. Os veículos foram retirados com a ajuda do guincho da PM e de uma caminhonete de um morador da rua.
O morador Airan Pires Leal conta que a via está há dois anos sem receber manutenção. “Já chamei a imprensa, já conversei com gente da Prefeitura e a recuperação fica só na promessa. Em dia de chuva não tem como subir, nos dias dia de sol, as pedras de soltam”, conta.
A tenente Natália Marangoni, relações-públicas do 1º Batalhão da PM (BPM), explica que as viaturas não são preparadas para enfrentar algumas ruas de Ponta Grossa. “Isso acaba gerando um esforço desnecessário e até prejuízo”, diz. “E a cidade tem uma característica de não ser plana, então, tem muitas ruas com altos e baixos e sem asfalto. Se tivesse pavimentação, já ajudaria”, completa a policial. Ainda segundo ela, o problema se repete em outras cidades abrangidas pelo 1º BPM.
Socorro
Não é só a segurança que fica comprometida por conta do estado das ruas, o socorro também. O Corpo de Bombeiros sofre com o estado de algumas vias, como explica o relações-públicas do 2º Grupamento, tenente Matheus Cândido. “Em alguns lugares, o acesso é difícil, o carro tem de parar longe e os bombeiros irem a pé socorrer as vítimas”, diz.
Segundo ele, apesar da situação de algumas vias, o atendimento do Siate nunca foi prejudicado. “Mas já teve caso do caminhão de combate a incêndio ficar atolado ou não conseguir sair de uma rua”, relata. Um caso recente, de acordo com Cândido, ocorreu no bairro Ronda.
Para piorar, há ruas estreitas, como no 31 de Março, e veículos que estacionam em local proibido.
Resposta da Prefeitura
Em nota, o secretário de Obras e Serviços Públicos de Ponta Grossa, Alessandro Lozza de Moraes, disse que “a rua Oscar Clock frequentemente recebe patrolamento, porém, a declividade acentuada do local prejudica a permanência do trabalho já realizado. A Secretaria vai continuar atendendo a mesma rua, porém, a secretaria deve obedecer ao cronograma de serviços”.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Libertador ucraniano: descoberta de Auschwitz foi surpresa - terra.com.br veiculou

Libertador ucraniano: descoberta de Auschwitz foi surpresa

O primeiro oficial do Exército soviético a entrar em Auschwitz lembra o que viu ao abrir as portas do campo de concentração

"Havia um cheiro tão forte que era impossível aturar por mais de cinco minutos. Meus soldados não conseguiam suportá-lo e me imploraram para que fôssemos embora. Mas tínhamos uma missão a cumprir".
O major Shapiro disse que a existência do campo não havia sido comunicada às tropas Foto: AFP / Getty Images
O major Shapiro disse que a existência do campo não havia sido comunicada às tropas
Foto: AFP / Getty Images
Foi assim que Anatoly Shapiro, o primeiro oficial do Exército soviético a entrar em Auschwitz, o notório campo de concentração, descreveu suas primeiras impressões sobre o que encontrou em 27 de janeiro de 1945.
Há 70 anos, nos últimos estágios da Segunda Guerra Mundial, tropas soviéticas avançaram até Auschwitz-Birkenau, um complexo de campos de extermínio localizado em território polonês.
Shapiro, então com 32 anos, foi quem abriu os portões do campo principal. O batalhão que comandava libertou os primeiros 500 prisioneiros.
Numa entrevista ao jornal New York Daily News em 2005, meses antes de sua morte, o oficial ucraniano e judeu descreveu o horror que presenciou.
Sobreviventes
"Não tínhamos a menor ideia da existência daquele campo. Nossos superiores não disseram coisa alguma sobre ele", disse Shapiro na entrevista ao jornal americano.
"Entramos ao amanhecer de 27 de janeiro. Vimos algumas pessoas de pé em roupas listradas - eles não pareciam humanos. Eram pele e osso, somente esqueletos".
Estima-se que pelo menos 1,1 milhão de pessoas tenha morrido no campo de concentração de Auschwitz, libertado há 70 anos Foto: Getty Images / Keystone
Estima-se que pelo menos 1,1 milhão de pessoas tenha morrido no campo de concentração de Auschwitz, libertado há 70 anos
Foto: Getty Images / Keystone
"Quando dissemos a eles que o Exército soviético os havia libertado, eles sequer reagiram. Não conseguiam falar ou mesmo mexer a cabeça".
"Não tinham calçados. Seus pé estavam envoltos em trapos. Era janeiro e a neve estava começando a derreter. Até hoje não sei como conseguiram sobreviver".
Mulheres e crianças
Numa outra entrevista, à Rádio Nacional de Israel, Shapiro forneceu mais detalhes sobre o que ele e seus homens encontraram nos alojamentos dos prisioneiros.
"Quando chegamos ao primeiro pavilhão, estava escrito que era para mulheres. Entramos e vimos uma cena horrível".
"Mulheres desnudas e mortas jaziam perto da porta. Suas roupas tinham sido removidas pelas sobreviventes. Havia sangue e excrementos pelo chão".
A história era semelhante nos alojamentos infantis.
"Havia apenas duas crianças vivas. E elas começaram a gritar 'Não somos judias! Não somos judias'. Elas eram judias, mas estavam com medo de serem levadas para as câmaras de gás. Nosso médicos as tiraram dos alojamentos para serem limpas e alimentadas".
Mortes acidentais
Mas Shapiro contou que as tentativas de ajudar os prisioneiros de Auschwitz nem sempre eram bem sucedidas.
 Não há número oficial, mas se estima que apenas mil de 15 mil crianças enviadas a Auschwitz sobreviveram Foto: US Holocaust Memoria Museum
Não há número oficial, mas se estima que apenas mil de 15 mil crianças enviadas a Auschwitz sobreviveram
Foto: US Holocaust Memoria Museum
"Abrimos as cozinhas e preparamos refeições leves. Algumas das pessoas morreram porque seus estômagos não podiam mais funcionar normalmente".
"Estávamos furiosos e nossa ira estava especialmente voltada para os alemães (capturados durante a batalha na região de Auschwitz). Os soldados queriam matar todos. Tivemos que explicar que nem todos os alemães era fascistas e nem todos responsáveis pelas atrocidades cometidas pelos nazistas".
Escondendo provas
Shapiro também explicou que os alemães tinham destruído tudo conectado a experimentos com seres humanos que fizeram em Auschwitz. Incluindo pacientes.
"Em 18 de janeiro, os alemães reuniram todas as pessoas que conseguiram e as obrigaram a marchar nuas e famintas para um outro campo de concentração. Nossos serviços de inteligência estimaram que eram 10 mil pessoas. Nenhuma delas sobreviveu. Todas morreram na estrada".
"Vi os fornos e as máquinas de matar. As cinzas (dos mortos) eram espalhadas pelo vento".
"Se pudesse enviar uma mensagem para as próximas gerações, ela seria que não permitissem novamente o que aconteceu".
Acredita-se que um milhão e meio de pessoas morreram apenas em Auschwitz, executadas ou vitimadas por fome, doenças ou exaustão pelos trabalhos forçados.
Shapiro recebeu diversas condecorações durante a guerra e em 2006 ganhou uma homenagem póstuma quando o então presidente ucraniano, Viktor Yushenko, nomeou o ex-comandante com a mais alta honraria do país.
O oficial emigrou para os Estados Unidos em 1992. Shapiro foi enterrado no cemitério judaico Beth Moses, nos arredores de Nova York.
BBCBrasil.comBBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.
publicidade