sábado, 28 de fevereiro de 2015

No dia 28 de março, o mundo apagará as luzes pelo planeta - gazetadopovo.com.br

Meio ambiente

No dia 28 de março, o mundo apagará as luzes pelo planeta

A Hora do Planeta, período de 60 minutos em que governos, empresas e a população de todo o mundo apagam as luzes de modo a demonstrar preocupação com o aquecimento global, será realizada das 20h30 às 21h30 do dia 28 de março. Curitiba, Goiânia, Manaus, Fortaleza e Belo Horizonte já confirmaram participação no evento promovido pela organização ambientalista WFF-Brasil. A intenção neste ano é chamar a atenção para a atual crise hídrica do país. Será lançada na ocasião uma petição para que o governo federal crie um plano nacional de proteção e recuperação de nascentes, rios, entre outros.

9 dicas para melhorar os hábitos alimentares - PAGINA3.COM.BR VEICULOU

9 dicas para melhorar os hábitos alimentares

Por Waldemar Cezar
Por motivos que não vem ao caso discutir agora tinha que mudar minha alimentação. Resolvi fazer isso instantaneamente deixar de comer sal, gorduras, costela, picanha, costelinha de porco... ai, ai, ai. Fui dormir comendo pão com banha e acordei o rei da alface. Achei que seria difícil, sofrido, mas aconteceu sem problemas. Teimoso, não busquei orientação técnica, fui olhar no Dr. Google e escolhi o padrão do Mediterrâneo.

O café

Minha primeira refeição já tinha frutas, granola, outras sementes misteriosas que minha mulher põe no prato, mas o problema era o que passar no pão. Habitualmente comia maionese ou manteiga, queijo, salame, mortadela, presunto, pão francês etc. Substituí por azeite com alho e orégano. Pão integral, o tal azeite mais fatias de tomate e queijo branco. Sem dor. Também incluí um copo de iogurte natural. Aliás, iogurte temperado com ervas fica bom no pão. Estranho, esbelta leitora? Os árabes comem algo parecido, as coalhadas.

Água

Já bebia doses industriais de água ou chá, portanto não mudou nada, continuo bebendo dois ou três litros por dia.

Sal

É falsa a tese de que o sal deve ser eliminado da alimentação, ele precisa ser reduzido. A maior parte do sal vem de alimentos industrializados, portanto cortá-los resolve 70% da encrenca. Na comida feita em casa o cálculo mais simples é usar 1/3 do sal que usávamos habitualmente, substituindo-o pelas ervas aromáticas. Como disse acima, cortei total e não senti falta a ponto de ficar intragável. Mais tarde vou me aconselhar sobre isso com nutricionistas.

Carne

Minha carne preferida é prato cheio com bastante gordura, mas não dá mais. A carne vermelha precisou ser reduzida ao mínimo, substituída por peixe. Também cabe peito de frango. É fácil preparar pratos com legumes, molho de tomates etc. usando essas carnes. Três dos peixes mais indicados são baratos: pescada, tilápia e sardinha. Claro, fritura não. Por isso peixe feito no forno em envelopes de papel alumínio com ervas, tomate, cebola etc. vai bem.

Massas

Um escape bom para a dieta, de preferência um prato raso com molho de tomates ou de ervas. Detesto massas integrais, acho que alterar alimentação tem limite e ele é aquele em que o benefício desaparece porque a mudança lhe causa forte incômodo.

Álcool

Se a Brahma distribuísse carteirinha para seus consumidores fiéis eu receberia uma, mas acabou-se o que era doce. Dois copos de vinho por dia é o limite.

Saladas

Nesse departamento não mudou quase nada, já comia muito e variadas, só que agora o tempero é aquele do pão matinal, azeite alho e orégano. Vou testar algumas receitas de pesto, até com pão deve ficar bom.

Tomates

Entrar numa empreitada dessas gostando de tomates é mais fácil. E eu gosto, tanto cru quanto assado ou em molhos. Um molho que dá para guardar na geladeira pode ser feito refogando alguns dentes de alo e cebola ralada em azeite. Em seguida junte dois quilos de tomates maduros sem pele nem sementes processados, pimenta, cominho, manjericão e louro a gosto; um litro de água e uma colher de açúcar. Cozinhe lentamente até o molho apurar. Não coloque sal, mas em pequena quantidade não faz mal.

Outros canais

O que pensei que era impossível fica mais fácil conforme avanço nos livros de receitas. Pensei em algo assim para passar no pão, comer antes das refeições etc.: misture uma berinjela cortada em cubos, com dentes de alho picados, tiras de tomate, tiras de cebola e de pimentão. Leve ao micro-ondas por 10 ou 15 minutos. Depois tempere com azeite e ervas e guarde na geladeira para usar quando quiser.

Finalizando

Anote aí quando estiver com a pança cheia: dia de muito é véspera de pouco.

Discussão doméstica acaba em morte no Jardim Amália - JMNEWS.COM.BR VEICULOU

Discussão doméstica acaba em morte no Jardim Amália


Rodrigo de Souza | Ponta Grossa | 27/02/2015 às 19:47h  | 
Ederson Barboza, de idade ainda não confirmada, foi morto com sete facadas no quintal de uma residência; Principal suspeito é menor de idade
Uma discussão doméstica terminou em homicídio no fim da tarde desta sexta-feira (27). O caso aconteceu no Conjunto Habitacional Jardim Amália, por volta das 18h.
De acordo com informações preliminares colhidas no local do crime, dois rapazes acabaram discutindo no quintal de uma residência, quando um deles – menor de idade – teria desferido sete golpes de faca no outro. Um dos golpes acertou o lado esquerdo do peito, matando na hora Ederson Barboza, de idade ainda não confirmada.
A Polícia Militar foi até o local, juntamente com equipes do Corpo de Bombeiros. Constatado o óbito pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência (Samu), o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística foram acionados para recolher o corpo e colher informações do crime.
A rua foi isolada pela equipe policial. O principal suspeito acabou detido ainda na residência e foi encaminhado para a 13ª Subdivisão Policial (SDP) de Ponta Grossa. A faca utilizada no crime foi encontrada próxima ao corpo da vítima.

Paraná poderá colher safra de 37 milhões de toneladas de grãos - PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU

Paraná poderá colher safra de 37 milhões de toneladas de grãos

O Paraná deverá colher uma produção de grãos entre 36,5 milhões de toneladas a 37 milhões de toneladas de grãos, durante as três safras plantadas no ano agrícola 2014/15. Essa projeção, que aponta para um aumento em torno de 2% em relação à colheita da safra anterior, foi elaborada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, considerando as estimativas de área e produção para o trigo, que será plantado em 2015, e às estimativas de plantio da primeira e segunda safra de grãos.
“Essa é uma projeção que poderá ser alterada pelo comportamento do clima e por problemas de logística, como estamos vendo com a greve dos caminhoneiros, que podem interferir diretamente na produção agrícola do Estado”, alertou o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara.
A primeira estimativa de produção para o trigo, que será plantado este ano no Paraná, aponta para uma produção 8% maior que o ano passado, em torno de 4,1 milhões de toneladas, que pode ser a maior dos últimos tempos. No entanto, a área plantada poderá ser menor que o ano passado, em torno de 2%, indicando que o produtor paranaense continua apostando na tecnologia para elevar o rendimento das lavouras.
A mesma cautela do produtor que está sendo verificada no plantio de trigo também ocorre com o plantio de milho e feijão da segunda safra 2014/15, que está registrando reduções de área plantada. Mesmo assim, espera-se uma safra maior porque os índices de produtividade das lavouras estão se elevando, em função do alto nível de tecnologia adotado no Paraná.
A colheita da primeira safra de grãos de verão 2014/15 vem ocorrendo diariamente, contudo o ritmo é um pouco mais lento, o clima com sol pela manhã e parte da tarde não está permitindo que os trabalhos ocorram de forma rápida, mas as estimativas apontam para uma safra 6% maior. Para esse período, as previsões indicam que serão colhidas 21,9 milhões de toneladas de grãos, entre soja, milho e feijão, quase 1,3 milhão de toneladas a mais do que na safra anterior (2013/14), quando foram colhidas 20,6 milhões de toneladas, afirmou o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni.
SojaO bom desempenho dessa etapa da produção deve-se a uma reavaliação da safra de soja, que foi a maior produção da história, com um volume colhido de 16,7 milhões de toneladas. A estimativa inicial apontava para uma colheita de 17,1 milhões de toneladas, mas o volume foi reduzido por causa da falta de chuvas regulares que ocorreu no fim do ano passado. E, posteriormente, as lavouras sentiram o aumento das temperaturas registradas nesse início de ano, fatores que influenciaram na frustração das expectativas.
Segundo Marcelo Garrido, chefe de Conjuntura Econômica do Deral, o produtor que optou pela soja na safra de verão está sendo beneficiado na comercialização. Ao contrário de projeções, que vinham sendo feitas em todo o mundo, de queda no preço da commoditie, o fato é que no Brasil a valorização do câmbio está compensando em parte as perdas e o produtor está vendendo a soja em torno de R$ 60,00 a saca, que é um preço que remunera os custos de produção e ainda contribui com sua capitalização.
MilhoO milho da primeira safra está com desempenho inferior à safra anterior, com redução de 15% na produção. A colheita no Paraná indica uma produção de 4,63 milhões de toneladas enquanto no ano anterior, no mesmo período, foram colhidas 5,44 milhões de toneladas. Segundo Simioni, há que se considerar nesse quadro que a primeira safra de milho vem apresentando uma tendência de redução há pelo menos oito anos-safras, com um ciclo de menor área plantada, menor produção e menor safra de milho. No verão, vem perdendo área para soja. Contudo, com o avanço da tecnologia e a alternativa de plantio entre janeiro/fevereiro, colheita entre junho/agosto e a comercialização entre setembro/janeiro, a concentração das vendas ocorre no período de entressafra, momento em que o mercado apresenta-se com preços mais sustentados.
Segunda safra de grãos
Apesar do bom desempenho da primeira safra de grãos, o produtor paranaense está mais cauteloso com o plantio da segunda safra este ano. Com o pé no freio, ensaia reduzir a área de plantio do feijão, milho e trigo em 2015. Mesmo assim, espera-se uma safra maior porque os índices de produtividade das lavouras estão se elevando, em função do elevado nível de tecnologia adotado no Paraná.
Segundo o Deral, espera-se colher em torno de 14,7 milhões de toneladas entre as lavouras de segunda safra e o trigo. Os técnicos acreditam que as estimativas de redução de área plantada ainda podem ser revertidas, dependendo da aposta do produtor que está aguardando ao máximo uma definição do mercado para o trigo ou para o milho. Essa aposta está mais favorável ao produtor do Norte e Norte Pioneiro do Estado, que está menos sujeito às influências mais danosas do clima. Em outras regiões a intensidade do frio é maior e pode ser mais prejudicial às lavouras.
FeijãoA pesquisa do Deral, relativa ao mês de fevereiro, aponta para reduções de 16% na área plantada de feijão da segunda safra e de 2% na área plantada com milho da segunda safra.
A segunda safra de feijão está com 85% plantada. Apesar da redução de área, a produção estimada é 13% maior, podendo passar de 401.479 toneladas colhidas no mesmo período do ano passado para 453.719 toneladas que poderão ser colhidas este ano.
Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Alberto Salvador, o produtor está com dificuldades de entrar nas lavouras com as máquinas para fazer os tratamentos fitossanitários necessários por causa do excesso de chuvas. Esse quadro poderá afetar a qualidade do produto, observou.
Em relação à comercialização, o produtor está satisfeito com a manutenção dos preços em alta. O feijão de cores foi vendido em média por R$ 141,66 a saca com 60 quilos, em fevereiro, e por R$ 143,17 a saca em janeiro de 2015. E o feijão preto foi vendido em média por R$ 124,51 a saca em fevereiro e R$ 126,04 a saca em janeiro.
O milho da segunda safra está com 50% da área prevista plantada, principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste. A área ocupada cai de 1,89 milhão de hectares na safra anterior (2013/14) para 1,86 milhão de hectares na atual safra (2014/15), com uma queda de 300 mil hectares. A estimativa de produção também cai de 10,36 milhões de toneladas colhidas no ano passado para 9,95 milhões de toneladas que poderão ser colhidas este ano.
De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho, essa previsão também poderá ser revertida, dependendo do comportamento do produtor das regiões Norte e Norte Pioneiro do Paraná, se apostar no plantio de milho em detrimento do trigo. “O produtor está prorrogando o máximo que pode essa decisão, fazendo com que o plantio da segunda safra ainda fique em aberto”, disse.
Segundo Godinho, o produtor paranaense permanece indeciso entre plantar o milho da segunda safra ou o trigo porque não está sentindo segurança com a comercialização. Atualmente, está com cerca de 25% da safra de trigo do ano passado para vender, o que é regular para esse período de entressafra, mas está sendo remunerado pelo preço mínimo. “Como o mercado está pagando o preço mínimo durante a entressafra, o produtor analisa que dificilmente o preço será melhor no período de safra”, explicou o técnico.
Não é só o preço que pode influenciar na decisão do produtor, disse Godinho. Segundo ele, como houve um atraso no plantio e colheita da soja da primeira safra na região Norte do Paraná por causa do clima, pode ser que ele não consiga plantar o milho da segunda safra no período indicado e pode migrar para o plantio de trigo, afirmou.
Já os produtores de mandioca estão colhendo uma safra cheia, 12% maior em relação ao ano passado, mas estão enfrentando dificuldades no escoamento da produção. A estimativa do Deral indica que este ano devem ser colhidas 4,1 milhões de toneladas de raiz, quase 500 mil toneladas a mais que no ano passado quando foram colhidas 3,67 milhões de toneladas.
Ocorre que este ano todos os estados produtores de mandioca estão registrando elevação na produção, o que está provocando quedas no preço da raiz. De acordo com o economista do Deral, Methódio Groxco, o preço caiu de R$ 237,00 a tonelada para R$ 185,00 a tonelada do ano passado para cá. “Isso vem mobilizando produtores e indústrias que estão fazendo movimentos de paralisação de rodovias nas regiões Norte e Noroeste do Estado, que são as maiores produtoras”, disse o técnico.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Sob risco de multa, caminhoneiros continuam bloqueando rodovias - IG.COM.BR VEICULOU

Sob risco de multa, caminhoneiros continuam bloqueando rodovias

Protesto voltou nesta sexta-feira (27) a bloquear trechos de rodovias federais em pelo menos seis Estados

iG Minas Gerais | Folhapress |

 O protesto dos caminhoneiros voltou nesta sexta-feira (27) a bloquear trechos de rodovias federais em várias cidades dos país, mesmo sob ameaça da Justiça de cobrar multas de até R$ 10 mil por hora para cada motorista.
Em Santa Catarina, manifestantes bloqueiam parcialmente desde quinta (26) ao menos 18 trechos de rodovias federais.
As interdições ocorrem nas cidades de Maravilha, Cunha Porã, Campos Novos, Pouso Redondo, Papanduva, Palmitos, Joaçaba, Santa Cecília, Xanxerê, Guaraciaba, São José do Cedro, Maracajá, Guarajá do Sul, São Miguel do Oeste, Nova Erechim, Curitibanos, Capivari de Baixo e Xaxim. Por volta da 0h, manifestantes bloquearam parcialmente, nos dois sentidos, a rodovia Fernão Dias (BR-381), na região de Mairiporã (Grande São Paulo).
A interdição durou aproximadamente uma hora e provocou 3 km de lentidão no sentido Minas. Já no sentido São Paulo, a lentidão foi de menos de 1 km.
Esta foi a primeira vez, desde que começou o protesto dos caminhoneiros há duas semanas, que os manifestantes interditaram a rodovia Fernão Dias no trecho de São Paulo.
Na noite desta quinta, havia 88 interdições em estradas federais em seis Estados --na quarta, eram 81 na mesma quantidade de Estados. Líderes da categoria em Santa Catarina, no Paraná, no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso e no Espírito Santo disseram discordar das medidas propostas e afirmaram que não se sentiram representados no encontro.
"Não houve indicações estaduais por parte dos caminhoneiros, foi manipulação", diz Gilson Pedro Pelicioli, um dos líderes do movimento em Lucas do Rio Verde (MT).
Diante da negativa do governo em baixar o preço do combustível, o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Ijuí (RS), Carlos Litti, deixou a reunião em Brasília e recuou-se a assinar a ata.
"Há um esforço do governo em resolver os problemas, mas o que impacta, de verdade, é o preço do diesel. Essa era a principal demanda, e ela não foi atendida", afirmou Litti.
Nesta quinta (26), o governo endureceu o discurso contra os caminhoneiros em greve e começou a adotar procedimentos para cobrar entre R$ 5.000 e R$ 10 mil por hora dos que continuarem bloqueando estradas.
Após reunião na quarta (25) em que foi anunciado um acordo com parte dos representantes do setor para o desbloqueio das vias, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na quinta que os nomes dos motoristas multados por infração de trânsito nos bloqueios de estradas serão enviados aos juízes para viabilizar a cobrança das multas por descumprimento das ordens judiciais de desbloqueio.
Os caminhoneiros pedem redução no preço do diesel e do pedágio, tabelamento dos fretes e a sanção, por parte da presidente Dilma Rousseff, de mudanças na legislação que flexibilizam a jornada de trabalho.

ULTIMAS NOTICIAS VEICULADAS NO SITE GAZETADOPOVO.COM.BR - 27.02.2015

SANEPAR - jmnews.com.br veiculou - FALTA DE ÁGUA.

Serviços de manutenção podem deixar clientes da Sanepar no centro e no Jardim Carvalho com abastecimento prejudicado

A Sanepar comunica que no próximo domingo (1º), irá realizar serviços de manutenção preventiva em equipamentos do sistema de abastecimento de Ponta Grossa. Por conta disso, poderá haver desabastecimento temporário ou baixa pressão nas redes para os clientes do Centro, Jardim Carvalho, Jardim San Diego, Parque dos Ingleses, Vila Luiz Nadal, Fontana di Trevi, Vila 26 de Outubro e Vila Rio Branco.

Os serviços ocorrerão entre as 7 e as 11 horas. O abastecimento deve voltar ao normal no início da noite. A Sanepar orienta para que a população faça o uso racional da água, evitando desperdícios e priorizando o consumo humano.

Poderão ficar desabastecidos principalmente os clientes que não possuem caixa-d’água compatível com o consumo do imóvel. A Sanepar e a ABNT orientam que todo imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade suficiente para fornecer água aos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros. Além disso, é essencial que a população evite desperdícios.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, é importante ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Informações da assessoria.

dcmais.com.br veiculou - Prefeitura suspende cobrança da taxa de incêndio

Prefeitura suspende cobrança da taxa de incêndio

27/02/2015 às 00:00 - Atualizado em 27/02/2015 às 00:00
O prefeito Marcelo Rangel (PPS) suspendeu, temporariamente, a cobrança da taxa de incêndio que arrecadaria recursos para o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), por prazo indeterminado até que seja julgada Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre tema semelhante do município de Londrina, de forma definitiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O decreto foi publicado na última quarta-feira.
De acordo com o presidente da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Ponta Grossa, Daniel Prochalski, a entidade prossegue com o pedido para que a OAB-PR analise o requerimento de ajuizamento de uma ADI perante o TJ-PR, uma vez que o decreto não retira a vigência das leis sobre a taxa de incêndio e do Funrebom. "O decreto apenas suspende temporariamente a aplicação da lei, ou seja a cobrança da taxa", disse.

Leia mais na edição impressa do DC.

MP propõe ação de improbidade administrativa contra advogado da Prefeitura - DIARIODOSCAMPOS.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA POSTADA A SEGUIR

MP propõe ação de improbidade administrativa contra advogado da Prefeitura

27/02/2015 às 00:00 - Atualizado em 27/02/2015 às 00:00
Legenda Justiça concedeu liminar proibindo que servidor faça horas extras

Ceres Vieira

O Ministério Público propôs ação civil por improbidade administrativa contra o assessor legislativo da Secretaria Municipal de Administração e Negócios Jurídicos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Clóvis Airton de Quadros, pedindo o bloqueio de bens no valor de R$ 150 mil para garantir o ressarcimento aos cofres públicos.
Segundo a promotoria, Clóvis é advogado do Município de Ponta Grossa, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ambos os cargos de provimento efetivo, e acadêmico do curso de História da mesma instituição, além de ter ocupado entre os anos de 2005 a 2014 a função de presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).
Durante as investigações, a auditoria do Ministério Público concluiu que o réu estava em mais de um lugar ao mesmo tempo e que falsificava os registros de pontos, atas de reuniões e de registros de aulas, o que caracteriza ato de improbidade descrito na Lei nº 8.429/92.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

BOLETIM AUTOESPORTE CBN: LEGO TOMA LIDERANÇA DA FERRARI COMO MARCA MAIS VALIOSA DO MUNDO - autoesporte.com.br

BOLETIM AUTOESPORTE CBN: LEGO TOMA LIDERANÇA DA FERRARI COMO MARCA MAIS VALIOSA DO MUNDO

Ouça o comentário completo e saiba por que

por REDAÇÃO AUTOESPORTE
25/02/2015 15h30
Ferrari (Foto: Divulgação)
A Ferrari não é mais a marca mais valiosa do mundo. É o que mostra uma pesquisa da consultoria Brand Finance. O motivo? A marca italiana não foi tão bem na temporada da Fórmula 1 do ano passado, e saída de Luca di Montezemolo da presidência também influenciou o desempenho da marca.

Seguro DPVAT deve ser pago em abril - GAZETADOPOVO.COM.BR VEICULOU

Seguro DPVAT deve ser pago em abril

Ao contrário de anos anteriores, prazo para pagar a taxa começa mais tarde, coincidindo com a quitação do IPVA



Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, os proprietários de veículos no Paraná devem pagar o Seguro DPVAT somente em abril, e não mais em fevereiro. A mudança ocorre porque a taxa deve ser quitada junto com o IPVA, que, neste ano, começa a ser mais tarde no estado.
No caso de automóveis, caminhões e camionetas particulares, o pagamento do Seguro deve ser feito à vista, junto com o vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA. Já donos de veículos como motos, micro-ônibus e vans têm opção de pagar a prazo, em três parcelas, que devem ser quitadas simultaneamente às prestações do IPVA. Caso o veículo seja isento de IPVA, o pagamento ocorre junto do emplacamento ou do licenciamento anual.
No Paraná, o Seguro pode ser saldado nos bancos do Brasil, Bancoob, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Santander e Sicredi. O boleto para pagamento pode ser gerado aqui.

Mudança no IPVA

O IPVA no Paraná será pago a partir de abril e poderá ser parcelado em apenas três vezes – e mais cinco, como ocorria até 2014. A mudança no calendário foi necessária para que o reajuste na alíquota, que passou de 2,5% para 3,5%, passasse a valer já neste ano. Como a alteração foi feita por meio de um projeto de Lei, o chamado “tarifaço”, o governo estadual teve de respeitar uma carência de 90 dias para que ela entrasse em vigor. Assim, o prazo para início dos pagamentos foi estendido para abril.
Neste ano, o desconto para pagamento à vista ficou menor, caindo de 5% para 3%.
A Secretaria Estadual da Fazenda informa que o Paraná tem aproximadamente 4,3 milhões de carros tributados, entre os cerca de 6,4 milhões em circulação. O órgão espera que a arrecadação com o pagamento do IPVA neste ano atinja R$ 2,8 bilhões.

jmnews.com.br veiculou: Ibama interdita aterro e multa PGA em R$ 130 mil

Novo aterro da PGA recebia resíduos de Carambeí e Palmeira desde janeiro

Ibama interdita aterro e multa PGA em R$ 130 mil

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autua a Ponta Grossa Ambiental (PGA) e interdita as atividades do ‘Complexo Eco Ambiental’
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) interditou as atividades do Complexo Eco Ambiental – antiga Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Furnas. Alvo de impasse judicial, o novo aterro da Ponta Grossa Ambiental (PGA) recebia resíduos gerados em Carambeí e Palmeira desde janeiro deste ano.
De acordo com o Ibama, mesmo com a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) favorável ao empreendimento, a PGA descumpriu o embargo decretado em 2009 sem apresentar defesa contra o mesmo. O Ibama autuou a empresa a partir de denúncia apresentada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade (ICMBio) – autarquia do Governo Federal que identificou uma série de irregularidades durante fiscalização no local.
Além da interdição, o Ibama também aplicou multa de R$ 130 mil à empresa, pelo descumprimento do embargo. O superintende do órgão, Jorge Augusto Callado Afonso, confirmou a informação na tarde de ontem. De acordo com o Ibama, a decisão do TRF4, proferida em agosto de 2014, autorizava a retomada das obras na primeira célula do aterro, mas não o funcionamento do Complexo. O ICMBio foi até o local, situado nas divisas da Fazenda Escola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG),em janeiro deste ano e confirmou o início das operações sem a conclusão da primeira célula.
O diretor da PGA, Marcus Borsato, disse que a empresa deve recorrer. “A posição da empresa continua a mesma, temos todas as licenças de operação e atuamos dentro da legalidade”, disse. A concessionária ainda não informou para onde deve ser destinado os resíduos coletados nas cidades de Carambeí e Palmeira, após a interdição do Complexo Eco Ambiental.
INVESTIGAÇÃO
Imbróglio pode chegar à Assembleia
Além do imbróglio na Justiça, o Complexo Eco Ambiental pode pautar uma investigação na Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta é do deputado Péricles Holleben de Mello (PT), que ao lado de Marcio Pauliki (PDT) e do vereador Aguinel Batista (PCdoB) esteve reunido na última terça-feira na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). Os parlamentares cobram a anulação das licenças do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que autorizaram a operação do novo aterro no município.

Semáforos da Santa Casa começam a funcionar nesta quinta-feira - plantaodacidade.com.br veiculou

Semáforos da Santa Casa começam a funcionar nesta quinta-feira
Assessoria

Nesta quinta-feira a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) coloca em operação os semáforos instalados entre o cruzamento das ruas Coronel Dulcídio e Francisco Ribas, próximas ao Hospital Santa Casa de Misericórdia. Na próxima semana, a AMTT também ativará os semáforos que estão sendo instalados no cruzamento da Coronel Dulcídio com a Barão do Cerro Azul (atrás da Santa Casa), melhorando ainda mais a fluidez do trânsito na região. A Autarquia pede a atenção do motorista para a mudança e respeito à sinalização.

Acidente na Avenida Souza Naves deixa cinco pessoas feridas - diariodoscampos.com.br veiculou

Acidente na Avenida Souza Naves deixa cinco pessoas feridas

Fabio Matavelli
22/02/2015 às 09:45 - Atualizado em 22/02/2015 às 22:29

Por volta das 23h14 deste sábado (21), socorristas do corpo de bombeiros foram acionados para dar atendimento a um acidente ocorrido na Avenida Souza Naves, na rodovia BR 373 no Km 179. Dois veículos, um Monza e um Chevete, com placas de Ponta Grossa se envolveram neste acidente. Cinco adolescentes estavam no Chevete e todos precisaram de atendimento médico.
Segundo informou a Polícia Rodoviária Federal, um dos veículos teria saído do pátio do posto e ao entrar na rodovia acabou sendo atingido por outro que transitava pela via. Ambulâncias encaminharam as vítimas para hospitais de Ponta Grossa, duas delas com ferimentos graves.
Uma das pistas da rodovia ficou interditada, deixando o trânsito lento por mais de uma hora. O acidente aconteceu próximo a entrada de Bocaina e mobilizou várias equipes de socorristas do Siate, Samu e Rodonorte.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

GUGU - "Nós três bolamos aquilo", diz Suzane von Richthofen - ig.com.br veiculou novo programa do GUGU

"Nós três bolamos aquilo", diz Suzane von Richthofen a Gugu

Por iG Gente |
 

Na estreia de "Gugu", nesta quarta (25), Suzane Von Richthofen fala sobre plano com irmãos Cravinhos para assassinar os pais

Gugu Liberato entrevista Suzane von Richthofen
Divulgação/Record
Gugu Liberato entrevista Suzane von Richthofen
O programa “Gugu” estreia na tela da Record nesta quarta-feira (25) com uma entrevista exclusiva com Suzane von Richthofen. Depois de 12 anos, ela rompe o silêncio e faz revelações inéditas sobre o crime que chocou o Brasil. “Eles e eu junto não é uma boa combinação. Não foi bom, de forma nenhuma. Não foi nada legal tudo aquilo que aconteceu... Não foi na véspera que tudo foi resolvido. Eu fiz parte?! Eu fiz parte. Nós três bolamos aquilo”, disse Suzane sobre a parceria com os irmãos Cravinhos.
Além de Suzane, Gugu já gravou para esta temporada entrevistas com o goleiro Bruno, e também viajou para os Estados Unidos para conversar com famosos como Ricky Martin.
“O telespectador pode esperar muita diversão, humor, emoção, desafios e jornalismo. Além do estúdio, também vou fazer reportagens externas. Vamos resgatar alguns quadros de sucesso que estão na memória afetiva do público, mas também haverá novidades. São 40 anos de carreira na televisão, estava com saudades. Mesmo depois de muito tempo, a sensação é sempre de estreia, de ansiedade”, afirma Gugu.
Sucessos antigos estarão de volta. É o caso do Táxi do Gugu, no qual o apresentador se disfarça como motorista de táxi e, ao conversar com os passageiros, consegue reunir histórias divertidas e emocionantes. O diferencial dessa nova atração de Gugu é a participação de famosos no quadro. Entre os que já gravaram estão: Valesca e Palmirinha. “Gugu volta à programação da Record trazendo tudo o que ele fez de melhor e com a característica de entrevistador não só com artistas ou personalidades, mas também com assuntos de interesse público. A missão não é só entretenimento, mas também a responsabilidade do jornalismo”, conta o diretor geral da atração Vildomar Batista.
Falando em histórias emocionantes, a jornalista Renata Alves também fará parte da equipe. A apresentadora do "Hoje em Dia" protagoniza o quadro Estação Rodoviária. "Conheci o Gugu quando fui entrevistada por ele no seu primeiro programa aqui na Record. Eu que já era fã, fiquei encantada ao conhecer a pessoa legal que ele é. Ao receber o convite para fazer esse quadro neste novo projeto, fiquei muito feliz e honrada!”, declara Renata.

Brasileira é eleita melhor do mundo no handebol - BAND.COM.BR VEICULOU

Brasileira é eleita melhor do mundo no handebol

Eduarda Amorim, que joga na Hungria, levou o prêmio pela primeira vez na carreira

Da Redação | aovivo@bandsports.com.br
A brasileira Eduarda Amorim foi eleita a melhor jogadora de handebol do mundo em 2014 pelos fãs. O prêmio foi divulgado nesta quarta-feira pela Federação Internacional de Handebol (IHF).
A atleta de 28 anos recebeu 35,2% dos votos, superando a romena Cristina Neagu e a norueguesa Heide Løke, que ficaram com 25,8% e 16,8%, respectivamente.
"Duda" Amorim se destacou em 2014 defendendo o Györi Audi ETO, da Hungria. A jogadora brasileira foi peça fundamental na conquista da Liga dos Campeões da Europa na última temporada. Ela também tem no currículo o título mundial com a seleção brasileira em 2013, na Sérvia, ocasião em que foi eleita a melhor do torneio.
A catarinense é a segunda atleta do país a receber o prêmio. Antes dela, Alexandra do Nascimento havia sido eleita melhor do mundo em 2012.
Na disputa masculina, o troféu ficou com o Nikola Karabatic, da França, que foi campeão mundial no Qatar. Ele voltou a ganhar o prêmio após oito anos. 

ig.com.br veiculou:MEC bloqueia um terço da verba das federais; universidades atrasam bolsas

MEC bloqueia um terço da verba das federais; universidades atrasam bolsas

Por Cristiane Capuchinho- iG São Paulo |
 

Estudantes reclamam de atrasos em bolsas de assistência à permanência; instituições apertam os cintos e fazem dívidas

As aulas de muitas universidades federais ainda não voltaram, mas alunos e professores já sentem os reflexos do corte de verbas anunciado pelo governo federal no início de janeiro. O Ministério da Educação bloqueou um terço do repasse para as federais em janeiro. Bolsas atrasadas, corte de verbas de viagens para congresso e redução nos gastos com luz, água e papel são alguns dos reflexos.
1.300 alunos da Ufal sofrem com atrasos nas bolsas
Divulgação
1.300 alunos da Ufal sofrem com atrasos nas bolsas
Na Universidade Federal de Alagoas, cerca de 1.300 alunos que recebem bolsas de permanência estudantil tiveram atraso de mais de 15 dias nos pagamentos de janeiro e de fevereiro. "Os atrasos são abusivos. Tem aluno que fica o mês inteiro sem receber, daí usa o cheque-especial e quando recebe a bolsa acaba usando tudo para pagar a dívida", conta Poliana Belo, estudante de Ciência da Computação da Ufal.
Na Federal de Campina Grande (PB), 1.900 estudantes que recebem benefícios como bolsa de monitoria, de assistência estudantil, auxílio-moradia e auxílio-transporte só receberam no dia 10 de fevereiro os valores referentes a dezembro e ainda aguardam a parte de janeiro.
Além da redução no repasse de janeiro, a Federal afirma não ter recebido do governo federal toda a verba prevista no ano anterior.
"No ano de 2014, não foi repassado pelo MEC todo o orçamento previsto. Então, estamos utilizado o orçamento de 2015 para cumprimos com os compromissos de 2014, inclusive das bolsas", explicou o vice-reitor da UFCG, Vicemário Simões. Segundo ele, a instituição está com as contas de água e de luz atrasadas.
Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os recursos disponíveis para viagens e para a verba de cultura foram cortados por conta da redução nos repasses. A área de assistência estudantil da universidade publicou uma moção de repúdio à redução nas verbas.
"Tememos que tais cortes afetem, ainda mais, o cumprimento deste compromisso, haja vista que a PRAE já suspendeu editais de transporte e cultura para o 1º semestre de 2015, priorizando o subsídio aos restaurantes universitários e atendimento dos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica através do Programa de Apoio para Estudantes", diz o texto.
O mesmo se repete na Universidade Federal de Uberaba (UFU). "A reitoria já avisou que temporariamente fará cortes em dinheiro para congressos e cortar um pouco do repasse todos os setores da universidade", conta Hudson Roger, do Diretório Central de Estudantes.
Por trás dos atrasos e cortes, está a redução nos repasses feitos pelo Ministério da Educação, que bloqueou um terço da verba de janeiro das federais. A medida foi tomada provisoriamente enquanto a Lei Orçamentária da União não é aprovada pelo Congresso.
Em circular interna enviada aos reitores das federais na última sexta-feira (20) a que o iG teve acesso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior indica sua preocupação que o corte nos gastos públicos afetem as federais e seus reflexos na educação do País.
" A Andifes tem buscado, incansavelmente, junto ao Governo Federal uma solução para amenizar o impacto do desequilíbrio nas contas das universidades. Em todas as oportunidades de diálogo com o Poder Executivo, o conjunto de reitores tem reforçado a importância da missão das universidades federais para o desenvolvimento econômico e social do país e para as políticas educacionais implementadas nos últimos anos pelo governo, e sobretudo para o cumprimento das metas e do cronograma do Plano Nacional de Educação", afirma o texto assinado pelo presidente da associação, Targino de Araújo, reitor da UFSCar.
Reitores cortam diárias e fazem meta de redução de luz, água e papel
A redução na verba das federais acontece após um momento de grande expansão da rede. Em 2002, havia 73 instituições de ensino superior federais, que eram responsáveis por 531.624 alunos matriculados. Em 2013, o número de instituições chegou a 106 e o total de alunos alcançou o número de 1.137.851.
Em alguns casos, a evolução das verbas das federais não foi o bastante para pagar o aumento de contas. Sem receber repasses extraordinários do MEC, a Universidade de Brasília fechou 2014 com um rombo de R$ 60 milhões em seu orçamento.
Diante da redução de repasse, os reitores das instituições de ensino superior tentam cortar gastos mantendo necessidades essenciais. O reitor da Ufal, por exemplo, diz que pediu à comunidade que gastos com diárias e eventos sejam cortados e seja reduzido o consumo de energia dos campi. Em nota, o reitor afirma que manterá as obras nos três campi para oferecer uma estrutura melhor para os alunos. Entre elas a construção do prédio para o curso de medicina, em Arapiraca.
No Instituto Federal do Sul de Minas, a ordem é reduzir o consumo de papel, água e energia em 30%. Além disso, houve uma queda sensível nos investimentos da unidade.
“Reduziram o orçamento da educação num momento em que as universidades terminaram o ano já com problemas e iniciam 2015 não dando conta de pagar empresas terceirizadas, inclusive atrasando bolsas estudantis”, destaca Paulo Rizzo, presidente do Andes-SN (sindicatos de professores das federias). “Os cortes começam a prejudicar academicamente as universidades.”
Sem aprovação do Orçamento, MEC repassa sobras de 2014
De acordo com o Ministério da Educação, as universidades federais receberam em 2014 o total de R$ 8,6 bilhões em custeio e investimento. O MEC afirmou que está fazendo o levantamento por instituição de verbas que possam não ter sido executadas para que seja feito o repasse. O orçamento previsto para 2015 na lei orçamentária é de R$ 9,5 bilhões.
Em relação às bolsas, o ministério afirma que o bloqueio de repasse não afeta a verba de bolsas de estudo.

Perito de PG desenvolve drone para investigações - jmnews.com,br veiculou

Perito de PG desenvolve drone para investigações


Equipamento levou dois anos para ficar pronto, e ainda recebe ajustes. Mesmo em fase de testes, ele já foi usado em três situações, nas quais teve grande importância
Augusto Pasqualini, engenheiro eletrônico e perito há cinco anos, criou seu próprio drone para ser utilizado em perícias. O projeto já foi apresentado em Brasília e sua utilização principal é auxiliar na perícia em crimes ambientais e acidentes de trânsito. O aparelho atinge uma altura de até mil metros, capta imagens e possui sistema de GPS, além de transmitir dados em tempo real.
Em 2013, Pasqualini apresentou o estudo no Congresso Nacional de Criminalística, em Brasília. “O projeto foi bem recebido por peritos de outros estados e países, que até então não tinham relatos sobre a utilização de drones em exames periciais”, afirma. No ano passado, o projeto foi apresentado no Seminário de Acidentes de Trânsito, em Porto Alegre.
O perito ainda está aprimorando e estudando novas funções para o equipamento, que, mesmo em fase de testes, já foi utilizado, por exemplo, em um incêndio de grandes proporções na zona rural de Ipiranga e um acidente de trânsito em um trecho da BR-373, que causou a morte da motorista de um dos veículos envolvidos.
Como o acidente foi à noite, no dia seguinte, com o auxílio do drone foi possível fazer o reconhecimento do local do acidente com maior facilidade.
Um dos diversos benefícios do uso desta tecnologia é a possibilidade de adaptar-se ao uso das outras forças de segurança, como no auxílio da Polícia Civil em uma investigação ou pelo Corpo de Bombeiros na busca de pessoas, por exemplo.
Pasqualini relata que o drone que projetou foi usado durante uma rebelião na Penitenciária Industrial de Guarapuava, em outubro do ano passado, onde diversos agentes penitenciários e detentos foram feitos reféns.
Na ação, o drone serviu para fazer o reconhecimento do presídio, auxiliando no plano estratégico da polícia nas negociações junto aos presos rebelados. No fim da rebelião, o equipamento também foi utilizado para confecção do laudo das condições gerais do complexo penitenciário.
ANAC
Uso depende de regulamentação
Drone, ou ‘veículo aéreo não tripulado’ é uma mini aeronave guiada por controle remoto. Tecnologia que tem diversas funções. Pasqualini está há mais de dois anos trabalhando no projeto até chegar à versão atual. Mesmo com todos os benefícios já comprovados do uso de drones na perícia criminal, a legislação acerca do assunto ainda não é oficial e está em fase de debate no Congresso Nacional. Por ser um veículo que pode transitar pelo espaço aéreo, a Agência Nacional de Aviação (ANAC) faz algumas restrições sobre o uso de drones no país. “Há a expectativa que em breve o projeto seja regulamentado, possibilitando a confecção de equipamentos específicos para a área de segurança”, conta o perito.

dcmais.com.br veiculou - Chuvas provocam destelhamentos e alagamentos em PG

Chuvas provocam destelhamentos e alagamentos em PG

Luana Souza
Casa no Jardim Vitória ficou destelhada na tarde de ontem
A chuva forte ocasionada na tarde de ontem gerou estragos em algumas casas de Ponta Grossa. Uma das regiões mais atingidas foi o Jardim Vitória em que moradias foram destelhadas. Ao todo, foram registradas quatro ocorrências nesta região. O Corpo de Bombeiros prestou ajuda para as famílias e distribuiu lonas. A moradora Leonice Josina de Witt levou um susto ao ver as telhas de sua residência quebrando. Ela se recupera de uma cirurgia e está com o marido internado.
"O barulho das telhas quebrando foi horrível e me assustou muito. Estava sozinha e meu marido no hospital. Precisei pedir a ajuda da minha filha e dos vizinhos", conta. A cozinha e quarto da moradora ficaram alagados.
Ainda no Jardim Vitória, duas árvores caíram em cima de uma residência e no Parque no Café a Unidade de Saúde do bairro foi atingida. Os bombeiros trabalhavam na retirada dos galhos dos dois locais.
Na última quinta-feira, casas da Vila Cipa foram alagadas devido a forte chuva que aconteceu no período da tarde. Na Rua Bocaiúva do Sul, 20 casas foram prejudicadas por conta do arroio que transbordou e levou água suja para dentro das residências.
 

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

VIOLÊNCIA - DIARIODOSCAMPOS.COM.BR

Após assalto, comerciante fecha as portas

Jeferson Augusto
23/02/2015 às 19:00 - Atualizado em 23/02/2015 às 19:00


Fábio Matavelli
Jorge Gomes afirma que farmácia foi assaltada pela segunda vez em dez dias

Um comerciante da região do núcleo Santa Luzia, em Ponta Grossa, após ter seu estabelecimento assaltado pela segunda vez em menos de dez dias, decidiu atender seus clientes, mas de portas fechadas. "Por enquanto não tem solução senão ficar atendendo de portas fechadas, se não for algum conhecido pedir para ver a bolsa, levantar a camisa, essas coisas", comenta Jorge Gomes, proprietário de uma farmácia que foi assaltada na manhã de segunda-feira.
Segundo o empresário, por volta das 9 horas três jovens entraram em seu estabelecimento e deram voz de assalto, levando dinheiro que estava no caixa, remédios, perfumes, além de renderem clientes que estavam no local e também levar dinheiro e pertences. Quando o grupo fugia, Jorge tentou impedir um dos assaltantes, enquanto outro reagiu e apontou uma arma. Após conseguirem escapar um deles teria dado um tiro para o alto.
O sistema de câmeras de vigilância captaram o assalto e a polícia já analisa as imagens para tentar identificar os autores.
"Em nenhum momento eles se intimidaram, foi a segunda vez em dez dias que acontece um assalto aqui. Fora o prejuízo financeiro, tem o psicológico, eu trabalho com minha família e não tem segurança nenhuma", reclama Jorge.