terça-feira, 31 de março de 2015

AGENCIA DO TRABALHADOR PONTA GROSSA PR - VAGAS DISPONIVEIS - jmnews.com.br veiculou também

                       

Vagas disponíveis na Agência do Trabalhador nesta terça

A Rede | Ponta Grossa | 31/03/2015 às 07:04h
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Agência do Trabalhador de Ponta Grossa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; mais informações no número 3222-9980
Masculino – experiência mínima 6 meses
Acabador de mármore e granito
Almoxarife
Auxiliar de linha de produção
Auxiliar de manutenção elétrica e hidráulica
Auxiliar de marceneiro
Auxiliar de operador de motosserra
Balanceiro
Caldeireiro de manutenção
Carpinteiro
Chefe de serviço de limpeza
Consultor de vendas
Desossador
Eletricista de linha de transmissão
Eletricista de manutenção industrial
Encanador industrial
Fresador (fresadora universal)
Instrumentista de precisão
Isolador térmico
Maçariqueiro
Marceneiro
Mecânico de manutenção de máquina industrial
Montador de andaimes (edificações)
Oficial de manutenção
Oficial de manutenção civil
Operador de caldeira
Operador de empilhadeira
Operador de escavadeira
Operador de máquinas agrícolas
Operador de máquinas fixas, em geral
Operador de motosserra
Operador de prensa
Operador de secador (produtos agrícolas)
Pedreiro
Pintor industrial
Safrista
Salgadeiro
Soldador
Supervisor de manutenção industrial
Técnico agrícola
Técnico analista de materiais
Técnico de planejamento e programação da manutenção
Técnico em segurança do trabalho
Técnico mecânico
Torneiro cnc
Torneiro mecânico
Vendedor pracista
Vidraceiro

Masculino – sem experiência
Auxiliar de linha de produção
Instrutor agrícola

Feminino – experiência mínima de seis meses
Auxiliar de cozinha
Chapista de lanchonete
Costureira em geral
Cozinheiro geral
Empregado doméstico diarista
Empregado doméstico nos serviços gerais

Feminino – sem experiência
Técnico de enfermagem
Auxiliar de escritório
Auxiliar administrativo

Masculino/feminino – experiência mínima de seis meses
Chapista de lanchonete
Chefe de armazém (técnicos em transportes rodoviários)
Controlador de qualidade
Costureira de máquina reta
Cozinheiro geral
Gerente comercial
Mecânico de manutenção e instalação elétrica
Projetista elétrico
Técnico de enfermagem
Vendedor de consórcio
Vendedor de serviços

Masculino/feminino – sem experiência
Não há vagas

FUC 28 - INSCRIÇÕES ABERTAS NA UEPG - JMNEWS.COM.BR VEICULOU

 

UEPG abre inscrições para 28ª edição do FUC



A Rede | Ponta Grossa | 31/03/2015 às 09:01h

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Festival Universitário da Canção vai distribuir, entre ajudas de custo e premiações, cerca de R$ 35 mil aos participantes
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu as inscrições para o Festival Universitário da Canção – as inscrições permanecem abertas até 15 de junho de 2015. Com realização nos dias 13, 14 e 15 de agosto, a edição 2015 do festival, entre ajudas de custo e premiações, vai distribuir cerca de R$ 35 mil aos participantes. Para este ano, a organização do FUC destaca premiações para os três primeiros lugares; e para melhor letra, melhor música e aclamação popular.
Os vencedores da etapa regional passam direto para a grande final do festival, em 15 de agosto, quando concorrem às premiações com os nove classificados da etapa nacional. Para acompanhar o festival, os ingressos nos dias 13 e 14 de agosto custam R$12,00 (inteiro) e R$ 6,00 (meio); dia 15 – R$ 30,00 (inteiro); R$ 15,00 (meio) e R$ 10,00 (acadêmico); para os três dias R$ 45 , 00 (inteira), R$ 25,00 (meio) e R$ 25,00 (acadêmico).
Ingressos e Objetivos
Serão distribuídos 210 ingressos cortesia para os três dias de festival, distribuídos entre os patrocinadores e alunos de escolas públicas cadastrados em programas de bolsa do Governo Federal, entregues diretamente ao NRE de Ponta Grossa para controle e distribuição. As etapas ‘Regional e Nacional’ do FUC têm organização através da Comissão Organizadora da Divisão de Assuntos Culturais, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG.
A realização do festival visa promover o intercâmbio musical entre as cidades integrantes da Associação dos Municípios dos Campos Gerais e demais Estados brasileiros; e consolidar a UEPG como agente de transformação e formação cultural. Outros objetivos são efetivar a interação entre a universidade e a população acadêmica, bem como a comunidade em geral; e descobrir, valorizar e promover novos talentos no cenário musical brasileiro e dos campos gerais.
Inscrições do Festival
A ficha de inscrição encontra-se disponível para download no site do festival (www.uepg.br/fuc) e deve ser preenchida em Word (formato .doc) e enviada exclusivamente via e-mail fuc.uepg@gmail.com, com os demais itens solicitados pela organização do FUC que podem ser conferidos também no site do festival. Não serão aceitas inscrições encaminhadas pelos Correios ou preenchidas a caneta e digitalizadas. Fichas de inscrições incompletas serão desconsideradas.
As inscrições que não tenham sido realizadas dentro do prazo limite, seja por problemas no servidor ou demais imprevistos que possam surgir, não serão de responsabilidade da Comissão Organizadora. Diante disso, a organização alerta para que os interessados não deixarem para se inscrever na última hora em função de prováveis congestionamentos na rede. O material recebido não será devolvido aos inscritos e passará a fazer parte do acervo do FUC junto à Divisão de Assuntos Culturais da UEPG.
Não há limite para o número de músicas inscritas. No entanto, as músicas devem ser inscritas em fichas individuais e enviadas em e-mails distintos. Apenas uma música classificada poderá concorrer, escolhida a critério do responsável pelas inscrições. Também não há limite para o número de integrantes em cada apresentação. Os classificados deverão trazer as fichas de declaração de música inédita, cessão de direitos autorais, autorização de uso da imagem e autorização do autor para o intérprete, devidamente assinadas, e entregá-las para coordenação do Festival, no momento de seu ensaio (passagem de som).
Premiações das Etapas
Quanto à premiação da etapa regional serão selecionadas até 12 composições, para a apresentação em 13 de agosto de 2015, quando o júri classificará até três músicas, que terão participação garantida para concorrer na final do FUC – Etapa Nacional. A ordem de apresentação das músicas será definida por sorteio público, ao término dos ensaios em 13 de agosto. As três composições classificadas na etapa regional recebem R$ 2.000,00 e troféu (primeiro lugar), R$ 1.500,00 e troféu (segundo lugar), R$ 1.000,00 e troféu (terceiro lugar) e troféu (Prêmio Aclamação Popular).
Para a etapa nacional, a organização do festival selecionará até 18 composições, para a apresentação em 14 de agosto de 2015. Destas nove serão classificadas para a grande final em 15 de agosto de 2015, que somadas às três classificadas na etapa regional, irão compor a gravação em áudio e vídeo das doze finalistas do 28º FUC que concorrerão à premiação final. A ordem de apresentação das músicas será definida por sorteio público, ao término dos ensaios em 14 de agosto de 2015.
A apresentação das doze finalistas do sábado será realizada por sorteio público após apuração das nove classificadas na etapa nacional, na noite de sexta-feira. O concorrente que não estiver presente na hora das apresentações estará automaticamente desclassificado. Os vencedores da etapa final do Festival Universitário da Canção (etapa nacional) receberão R$ 10.000,00 e troféu (primeiro lugar), R$ 5.000,00 e um troféu (segundo lugar), R$ 3.000,00 e troféu (terceiro lugar), R$ 1.500,00 e troféu (melhor letra), R$ 1.500,00 e troféu (melhor interpretação) e troféu (Prêmio Aclamação Popular).
Outras informações sobre as inscrições e a realização do 28º Festival Universitário da Canção da UEPG podem ser acessadas no site da instituição.

mais uma vergonha para o povo do Paraná. Parente do governador foi nomeado para gabinete de Richa quando o tucano já não era deputado. Assembleia diz que houve “erro formal” - gazetadopovo.com.br

Operação Voldemort

Abi recebeu da Alep por seis anos após ser nomeado para gabinete inexistente

Parente do governador foi nomeado para gabinete de Richa quando o tucano já não era deputado. Assembleia diz que houve “erro formal”

Texto publicado na edição impressa de 31 de março de 2015
Uma ação na Justiça discute a nomeação de Luiz Abi Antoun para um cargo em comissão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2001. Durante seis anos, Abi recebeu como comissionado no Legislativo depois de uma nomeação polêmica para um gabinete que na época não existia mais. De acordo com o Diário Oficial da época, Abi foi nomeado “para o gabinete do deputado estadual Beto Richa”. Naquele ano, porém, Richa já tinha renunciado ao mandato na Assembleia para assumir o posto de vice-prefeito de Curitiba na gestão de Cassio Taniguchi.
DENÚNCIA: Ex-funcionário diz ao MP que Luiz Abi fazia caixa para campanhas de Richa
Luiz Abi Antoun, parente distante do governador Beto Richa (PSDB), apareceu no noticiário há duas semanas, quando foi preso na Operação Voldemort, do Gaeco, em Curitiba. Ele é acusado pelo Ministério Público de manipular a contratação de uma oficina mecânica para fazer consertos de veículos do governo do estado na região de Londrina.
A ação movida por Gisele Gemin Loeper e pelo advogado Antonio Carlos Ferreira questiona a nomeação de Abi e de mais dois comissionados para o gabinete inexistente de Richa. O juiz da ação determinou a exclusão de Richa como réu, afirmando que ele não poderia ter nomeado ninguém, uma vez que já não era deputado. Assim, os réus são os três deputados estaduais que ocupavam a Mesa Executiva à época: Hermas Brandão, Caíto Quintana e Augustinho Zucchi.
Parente do governador e mais seis viram réus em processo
Em 2008, quando o advogado deu entrada na ação, o então presidente da Assembleia, Nelson Justus, afirmou que o que ocorreu foi um equívoco formal. Para sanear a nomeação errada, Abi foi transferido para o gabinete de outro deputado do PSDB, Luiz Accorsi. Seis anos depois, quando foi exonerado, Abi já estava lotado no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa.
Accorsi, que atualmente é primeiro suplente do PSDB na Assembleia, diz que nunca falou pessoalmente com Luiz Abi. Lembra apenas que talvez ele tenha prestado algum serviço “para o meu gabinete ou para o PSDB” na região de Londrina. Questionado pela reportagem, Accorsi disse não se lembrar de qual tenha sido esse trabalho. Morador de Loanda, Accorsi nunca teve votações expressivas na região de Londrina.
Segundo o advogado Antonio Carlos Ferreira, autor da ação, o objetivo das nomeações era montar um “gabinete fantasma” na Assembleia para abrigar ex-funcionários do verdadeiro gabinete de Richa depois de ele ter saído do Legislativo. Luiz Abi tinha sido funcionário do gabinete do tucano durante os dois mandatos que ele cumpriu como deputado estadual, entre 1995 e 2000.
Os outros dois nomeados em 2001 que aparecem inicialmente lotados no gabinete inexistente de Richa (e que depois foram realocados), Robson Teixeira e Natalina Inácio, também tinham sido comissionados durante os dois mandatos.

Deputados rebatem e governo nega proximidade com investigado

Os três deputados estaduais que são réus na ação popular relativa à nomeação de Luiz Abi apresentaram defesas semelhantes à Justiça. Em primeiro lugar, dizem que o caso já prescreveu. Além disso, afirmam que uma ação popular não é o instrumento correto para tratar do tema. E, depois, alegam que houve perda de objeto quando a Assembleia Legislativa “corrigiu” a nomeação e lotou Abi em outro gabinete.
Luiz Abi Antoun, por meio de seus advogados, também se manifestou nos mesmos moldes. Disse que os autores da ação usam de “retórica totalmente falaciosa, destituída de qualquer nexo entre as suas premissas e a conclusão” em busca de “aparição midiática”. Também dizem que não houve prova de lesão ao erário.
Procurado pela reportagem, o governo do estado afirmou que Richa já foi excluído da ação e que o fato de Abi ter sido nomeado para seu gabinete não demonstra qualquer proximidade entre o governador e o parente distante.

Ação de 2008 está perto do julgamento

A ação que discute a nomeação de Luiz Abi Antoun e de mais duas pessoas para um gabinete inexistente na Assembleia está perto do julgamento. Tramitando desde 2008 na 4ª Vara da Fazenda Pública, o processo chega agora à fase de produção de provas. O Ministério Público afirmou neste mês que não precisa de produção de provas. Os deputados pediram para que testemunhas sejam ouvidas.
Depois dos depoimentos, caso o juiz os defira, só faltará a fase de alegações finais, em que a acusação e os réus podem se pronunciar uma última vez antes da sentença. Seja qual for a decisão em primeira instância, cabe recurso ao Tribunal de Justiça do Paraná.

CURIOSIDADES - YAHOO.COM.BR VEICULOU: Sete frases que nenhuma mulher quer ouvir de um cara

Sete frases que nenhuma mulher quer ouvir de um cara


Não existe receita: a lista de coisas que a maioria das mulheres gostam de ouvir de um homem varia de acordo com quem você é. Mas quando se trata das frases que elas jamais gostariam que saíssem da boca de seus parceiros é muito mais exata. Segundo a revista Glamour, certas damas podem até tolerar algumas indelicadezas, porém existem sete expressões que sempre vão fazer milhões de garotas revirarem os olhos. Confira a seguir quais são elas:

1. “Você parece cansada.” Não é uma outra forma de dizer que você está longe do seu melhor? A menos que seja seguido de uma oferta de carinho e cuidado (principalmente dos afazeres que ainda estão na sua lista de tarefas do dia), a frase jamais é bem vinda. A situação fica ainda mais complicada quando você está cheia de energia, e apenas sem maquiagem.


2.”Todas elas fazem isso quando têm um orgasmo.”“Com licença, eu ouvi bem?” As mulheres nunca vão entender por que alguns caras acham legal fazer parecer que elas têm algum problema se não gozam a partir dos esforços sexuais masculios. Não se sinta mal de ter que dar a ele uma pequena aula sexual para explicar que a anatomia da mulher é bem mais diversificada que a do homem.

3.”Você vai fazer de alguém o homem mais sortudo do mundo.” Geralmente os caras soltam essa quando estão terminando com uma garota. É doloroso porque faz você imaginar por que ele não quer ser o homem mais sortudo do mundo.


4.”Você realmente vai usar isso?” Se você estiver com uma roupa completamente diferente para a ocasião, tudo bem. Agora, se o seu parceiro não compreende a moda vigente, dá licença! Com certeza a Carrie de Sex and The City ouviu bastante essa frase.

5. “Tenho que te falar uma coisa.” Tudo bem, agora sua cabeça vai padecer com suposições sobre essa tal coisa que o sujeito precisa falar; e pode apostar: uma pior que a outra. Ele perdeu o emprego? Te traiu? Recebeu resultados assustadores do médico? Iniciou uma família em outro estado? Desembucha, homem!


6. “Precisamos conversar.” Similar ao item anterior, exceto que carrega uma conotação mais baseada em relacionamento. Alguns caras acreditam ser especialmente inteligente começar com essa expressão bizarra antes de te propor em casamento. Mas se você ouvi-la, não convém assumir isso logo de cara. Coragem!

"7. Estou decepcionado." Ai. Essa dói, porque é algo que provavelmente seus pais disseram quando você estragou tudo quando você era adolescente. Qualquer um que teve que lidar com isso sabe que um pai ou mãe desapontado é zilhões de vezes pior do que um furioso. O mesmo vale para o seu parceiro. É mais fácil lidar com ele p***o do que profundamente magoado.

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Educação,Guarda Municipal e Patrulha Escolar intensificam segurança nas escolas - PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU

Educação,Guarda Municipal e Patrulha Escolar intensificam segurança nas escolas
Assessoria

Em reunião realizada na manhã de hoje (30), a Secretaria de Educação discutiu com o comando da Guarda Municipal e da Patrulha Escolar estratégias para intensificar a segurança nas escolas municipais. A ação foi motivada pelo episódio da última semana, quando dois alunos acabaram escapando da escola na hora do intervalo por uma abertura no alambrado que cerca a Escola Municipal Deputado Mario Braga Ramos, no Parque dos Pinheiros.
“Queremos evitar que situações como essa voltem a acontecer. Além disso, essa reunião também visa garantir a segurança dos professores e equipe pedagógica de seis escolas municipais, onde são ofertadas aulas no período da noite”, esclareceu a secretária da pasta, Esméria Savelli.
A Guarda Municipal irá intensificar as rondas nas escolas de acordo com seu efetivo, enquanto a Patrulha Escolar, que normalmente faz esse acompanhamento nas instituições de ensino do estado, passará também a atender escolas municipais. O foco nessa primeira ação é intensificar a segurança nas escolas municipais do Parque dos Pinheiros, Gralha Azul, Vila Borato, Vila Nery, Lagoa Dourada e Cará-Cará.
Fuga dos alunos
Com relação ao caso da Escola Municipal Deputado Mario Braga Ramos, a Secretaria de Educação afirma que continua acompanhando a escola. Na última sexta feira, foi realizada uma reunião com o conselho da instituição de ensino para debater o ocorrido. A diretora segue no cargo normalmente, bem como os alunos em questão, que continuam devidamente matriculados. A abertura na cerca foi fechada ainda na semana passada e os professores foram orientados a sempre manter os portões fechados, além de sempre verificarem a ocorrência de novas aberturas na grade da escola.

Pressionada, Câmara de PG adia ‘toque de recolher’ - jmnews.com.br

Pressionada, Câmara de PG adia ‘toque de recolher’
Projeto que restringe funcionamento de bares e similares entre 6 horas e meia-noite sai de votação após divergência entre líderes partidários na Câmara de Ponta Grossa
Para evitar a aprovação do ‘toque de recolher’ em Ponta Grossa, os vereadores contrários ao Projeto de Lei (PL) 407/2014 pediram o adiamento da votação durante a sessão de ontem. O pedido foi acatado pela Câmara Municipal e a proposta deve retornar à pauta dentro de 15 dias.
A solicitação do adiamento partiu o líder do governo, Romualdo Camargo (PSDC), diante das manifestações favoráveis de parte expressiva do parlamento acerca das novas regras previstas. De autoria dos vereadores Walter de Souza (PROS), Izaías Salustiano (PSDC), Pastor Ezequiel (PRB) e Taíco Nunes (PTN), o projeto restringe o horário de funcionamento de bares e similares do município à meia-noite, além de criar novas regras para a concessão de alvarás.
Além dos quatro autores do ‘toque de recolher’, outros vereadores saíram em defesa das restrições. O vereador Professor Careca (SD) enalteceu a iniciativa e pediu apoio para a aprovação da lei. “Estamos aqui defendendo a família e somos contra quem infringe a lei”, disse. “Nem só de festa vive a cidade de Ponta Grossa, mas também da consciência de todos nós em defender a família”, completou.
Para o vereador Romualdo, as novas regras apresentam inconstitucionalidades e prejudicam principalmente os pequenos comerciantes. “Sou contra um projeto irregular e inconstitucional, que vai onerar os comerciantes de uma forma geral e principalmente os negócios pequenos”, disse. O líder do governo lamentou ainda a ofensiva de antigos membros da extinta bancada evangélica contra o comércio de bebidas alcoólicas. “Não é porque somos evangélicos que podemos ver apenas deste lado”, afirmou.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Antônio Laroca Neto (PDT), também considerou o PL 407/2014 inconstitucional. De acordo com Laroca, a medida ‘ceifa o direito da livre iniciativa’ e transfere competências do Estado para o setor privado. “Eu sou contra este projeto e não é porque sou contra a família, eu tenho família”, argumentou. “A segurança pública é responsabilidade do Estado, os órgão de segurança que se virem, porque imposto nós pagamos, inclusive, o funcionário da noite está pagando”, criticou.
Os autores do ‘toque de recolher’ lamentaram a resistência às novas regras e alegaram que o teor do projeto foi distorcido.
Sindicato discute medidas amanhã
O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares da região, Leodgar Correia, convocou a diretoria da entidade para discutir o ‘toque de recolher’ na quarta-feira. Além dos diretores, advogados do sindicato participam da audiência. Correia disse que vai aguardar o encontro para se manifestar oficialmente sobre a polêmica. Com o adiamento da votação, entidades do setor pretendem ampliar o debate acerca das limitações no comércio de bebidas alcoólicas de Ponta Grossa. No ano passado, quando o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) defendeu as restrições, entidades do setor já haviam manifestado contrariedade ao projeto. Além das críticas de comerciantes, a subseção municipal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PG) considerou a proposta inconstitucional.
>> Novas regras
O Projeto de Lei 407/2014 restringe o horário de funcionamento de bares e similares entre as 6 horas e a meia-noite. A restrição se aplica a todos os estabelecimentos que venderem bebidas alcoólicas para consumo imediato, exceto clubes sociais, associações, restaurantes e hotéis. O novo horário poderá ser prorrogado através de uma ‘licença especial’ solicitada pelos estabelecimentos. Caberá à Prefeitura analisar se o local atende os requisitos necessários para operar e, ainda, dizer se existe ‘interesse público’ para o estabelecimento funcionar após a meia-noite.

segunda-feira, 30 de março de 2015

FACILIDADE

Empregador terá de pedir seguro-desemprego pela web

Medida torna mais rápido o atendimento ao pedido / FOTO: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
A Rede | Ponta Grossa | 29/03/2015 às 23:29h   | 
Medida começa a valer na próxima quarta-feira (01), de acordo com resolução
Para tornar mais rápido o atendimento ao pedido e dar maior segurança às informações sobre os trabalhadores, o Ministério do Trabalho e Emprego determinou que as empresas passem a preencher o requerimento do seguro-desemprego de seus empregados pela internet. A medida começa a valer na próxima quarta-feira (1º), de acordo com resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e a comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Empregado Web, disponível no Portal Mais Emprego, do ministério. A entrega dos  formulários impressos, utilizados hoje, será aceita até 31 de março.
Segundo o ministério, o sistema dará maior rapidez à entrega do pedido, além de garantir a autenticidade dos dados, e possibilitará o cruzamento de informações sobre os trabalhadores em diversos órgãos, facilitando consultas necessárias para a liberação do seguro-desemprego.
Informações da Agência Brasil.

gazetadopovo.com.br veiculou: Governo do Paraná dificilmente quitará precatórios até 2020

Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo/GAZETASede do Tribunal de Justiça, no Paraná: governo não faz repasses desde outubro de 2014. | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo/GAZETA
Sede do Tribunal de Justiça, no Paraná: governo não faz repasses desde outubro de 2014.
justiça

Governo do Paraná dificilmente quitará precatórios até 2020

Prazo imposto pelo Supremo Tribunal Federal para que estados zerem estoque de dívidas judiciais parece inviável para o estado

Texto publicado na edição impressa de 30 de março de 2015
Apesar da decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (25) de obrigar estados e municípios a quitar o estoque de precatórios até o final de 2020, é praticamente impossível que o Paraná consiga cumprir a determinação. Na projeção mais otimista, baseada ainda em dados de 2013, o governo estadual precisaria de pelo menos seis anos para zerar seu estoque bilionário. No momento, porém, o Executivo está há cinco meses sem fazer o pagamento obrigatório de precatórios. Em 2014, por exemplo, foram pagos apenas oito dos doze meses.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estados e municípios devem pelo menos R$ 96,4 bilhões em precatórios − dívidas do poder público reconhecidas em definitivo pela Justiça. O cenário atual, no entanto, mostra que não há qualquer perspectiva de os débitos serem quitados no curto ou médio prazo.
O tema estava em discussão no STF desde 2013, quando a Corte derrubou a Emenda 62/2009 – apelidada de PEC do Calote –, que permitia o parcelamento dos pagamentos em até 15 anos. A partir do ano que vem, entretanto, todos os precatórios deverão ser quitados até 2020. A partir daí, as dívidas terão de entrar no orçamento do ano seguinte ao do reconhecimento, a fim de evitar novo acúmulo de débitos.

Futuro sombrio

Segundo dados fornecidos ao CNJ pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), o governo estadual tinha um estoque de R$ 5,9 bilhões de precatórios em dezembro de 2013 – o terceiro maior do país. Para 2015, o orçamento do Executivo prevê a destinação de pouco mais de R$ 1 bilhão para essa finalidade. Considerando esses números − ainda que estejam defasados −, o Paraná levaria pelo menos 5 anos e 11 meses para zerar o estoque atual, sem levar em conta novas demandas judiciais.
Deve-se considerar ainda que a previsão orçamentária de R$ 1 bilhão para este ano dificilmente vai se concretizar. Atualmente, o estado reserva 2% de sua receita mensal (cerca de R$ 40 milhões) para pagar precatórios, o que vai resultar em um montante entre R$ 500 milhões e R$ 600 milhões ao longo deste ano. Somam-se a isso as dificuldades financeiras atuais enfrentadas pelo Executivo, que não repassa os 2% ao TJ desde outubro do ano passado, o que já gerou um débito de mais de R$ 200 milhões. O descumprimento, inclusive, levou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Paraná, a pedir judicialmente o sequestro de dinheiro de contas do governo.
Presidente da Comissão de Precatórios do órgão, Emerson Fukushima afirma que o governo precisaria destinar pelo menos 3,5% da receita (R$ 70 milhões/mês) para conseguir cumprir a nova determinação do STF. Ele defende também que se acelerem os acordos diretos com credores e que se faça uma auditoria para revelar o real estoque de precatórios do Paraná. O advogado estima que, na verdade, o montante já esteja perto dos R$ 10 bilhões. “O estado precisa utilizar a criatividade para resolver essa situação, mas não tem se mostrado aberto a nossas sugestões. Por isso, foi uma vitória essa decisão do Supremo, que vai obrigá-los a cumprir a lei de uma vez por todas.”

domingo, 29 de março de 2015

PALMEIRAS FAZ DESPEDIDA Á ALTURA PARA ALEX - gazetadopovo.com.br veiculou

Marcos Bezerra / Folhapress Alex comemora com Paulo Nunes o golaço que marcou na festa que o Palmeiras organizou em sua homenagem | Marcos Bezerra / Folhapress
Alex comemora com Paulo Nunes o golaço que marcou na festa que o Palmeiras organizou em sua homenagem
homenagem

Palmeiras faz despedida à altura para Alex

Seleção de estrelas participa da homenagem do clube paulista ao craque paranaense

Enquanto a homenagem do Coritiba para o craque Alex segue indefinida, o Palmeiras fez uma festa à altura no jogo de despedida do camisa 10 do futebol na noite de sábado (28). O torcedor palmeirense que foi ao Allianz Parque teve a oportunidade de rever os craques da conquista da Libertadores de 1999 contra a escalação de mais craques que atuaram com o Menino de Ouro no Coritiba, Cruzeiro, Turquia e na seleção.
Após 13 anos, Alex voltou a vestir a camisa com a qual conquistou a Copa do Brasil, Mercosul, Libertadores e o Torneio Rio-São Paulo. Jogando com Alex pelo Palmeiras de 1999 no sábado estavam Marcos, Velloso, Junior Baiano, Junior, Edmundo, Oseias, Zinho,Paulo Nunes, Evair, Zinho, Euller, Galeano, Roque Júnior, Euller e Clébe, além de Divino da Guia e Edmundo, dois dos maiores ídolos do clube. No comando da equipe, Luiz Felipe Scolari. Sob o comando de Felipão, Alex conquistou o maior título de sua carreira em clubes, a Libertadores. Mas também por causa do treinador, Alex teve a maior mácula de sua carreira: não ter jogado uma Copa do Mundo, o que poderia ter acontecido em 2002, quando o Brasil foi pentacampeão.
Na equipe adversária, formada pelos amigos de Alex, estavam os ídolos coxas Mozart e Tcheco, os meias Denilson, Amoroso e Djalminha, companheiros do meia na seleção, além dos companheiros de Fenerbahçe, clube turco pelo qual chegou a ganhar uma estátua no estádio em Instambul. Tinha também Sorín, Athirson, Aristizabal, Gilberto Silva, Fábio Costa, Paulo Miranda, entre outros. Todos sob o comando de Zico, ídolo maior de Alex, com quem também trabalhou na Turquia.
A partida, vencida pelo Palmeiras por 5 a 3, marcou o reencontro de vários craques. E as brincadeiras rolaram soltas. “O mais difícil para nós não foi jogar, foi subir a escada para chegar no gramado”, brincou o goleiro Marcos, que riu da própria dificuldade em fazer uma defesa.
No segundo tempo, a torcida do Palmeiras foi à loucura com a entrada de Evair e Edmundo. Evair levou a torcida fez a festa da torcida ao ir comemorar seu gol na arquibancada do Allianz Parque. Já com Edmundo a torcida palmeirense pôde voltar a gritar o canto que tanto repetiu nos anos 90: “au, au, au, Edmundo é animal”.
Mas a festa era para Alex e ele matou a saudade da torcida à altura. No final do primeiro tempo, o Menino de Ouro marcou um golaço, chutando cruzado e colocado da entrada da área, tirando o goleiro turco Rustu, eleito o segundo melhor da Copa de 2002, da jogada. Uma noite que a torcida do Palmeiras pôde matar saudade de seus craques e fazer uma despedida à altura de Alex.
“Pude rever os amigos, que tiveram carreiras espetaculares, jogaram demais. E o grande ponto foi ter no mesmo campo várias épocas do Palmeiras: o Ademir da Guia, o Evair, o Edmundo, eu, o Djalminha. Esse foi o ponto alto da festa: poder mostrar a grandeza do Palmeiras”, festejou Alex no fim do jogo.

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JMNEWS.COM.BR VEICULOU: Câmara vota ‘toque de recolher’ nesta segunda

Câmara vota ‘toque de recolher’ nesta segunda
Vereadores votam nesta segunda-feira projeto de lei que limita horário de funcionamento de bares e similares em Ponta Grossa, além de aumentar rigor para concessão de alvará
Os bares e similares de Ponta Grossa poderão ser obrigados a fechar as portas à meia-noite. O projeto que limita o funcionamento do comércio de bebidas alcoólicas entra em votação nesta segunda-feira, na Câmara Municipal.
De acordo com a proposta, a atividade dos bares ficará restrita entre 6 horas e meia noite. São alvo das novas regras todos os estabelecimentos que venderem bebidas alcoólicas para consumo imediato, com exceção de ‘clubes sociais, associações, restaurantes e hotéis’.
Elaborado pelos vereadores Walter de Souza (PROS), Izaías Salustiano (PSDC), Taíco Nunes (PTN) e Pastor Ezequiel (PRB), o projeto de lei 407/2014 estabelece ainda novos critérios de concessão de alvarás e cria uma ‘licença especial’ para os comércios que pretenderem funcionar depois da meia-noite.
Além da licença da Vigilância Sanitária e proteção acústica atestada pela Secretaria de meio Ambiente, os estabelecimentos deverão ter acesso para pessoas com deficiência, vistoria do Corpo de Bombeiros e ‘medidas de segurança para garantir a integridade física dos clientes’.
Caberá à Prefeitura julgar as ‘peculiaridades’, a localização e o ‘interesse público’ dos bares que solicitarem a licença especial para funcionarem após a meia noite. Aos infratores das novas normas, a Câmara Municipal prevê sanções que vão da notificação ao fechamento administrativa dos estabelecimentos.
A iniciativa dos parlamentares encampa a ideia do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que no ano passado tentou emplacar o projeto por iniciativa popular. O presidente do Conseg, Henrique Hennenberg, afirma que as regras não prejudicam o comércio do município. “A Prefeitura vai avaliar quais estabelecimentos podem funcionar e apenas alguns lugares serão fechadas, lugares pontuais, pontos de consumo de drogas e baderna”, diz.
Apesar do rigor das medidas previstas, Hennenberg defende ainda que o município amplie a estrutura de fiscalização e repressão. “Eu espero que, além da aprovação, a lei seja aplicada e cumprida. É preciso que haja operações semanais, da Guarda Municipal e demais órgãos de fiscalização, para que as novas medidas surtam efeitos”, afirma.
Projeto mobiliza sindicato do setor
Com a votação do projeto, os diretores do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares realizam uma reunião extraordinária nesta semana para discutir as novas regras previstas pela Câmara. O presidente da entidade Leodgar Pedro Correia preferiu não se posicionar sobre as medidas antes do encontro com os diretores e o departamento jurídico. As restrições são polêmicas e já geraram protesto da subseção municipal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PG). Para o representante da entidade no Conseg, Pedro Hilgenberg, a proposta é passível de uma ação direta de inconstitucionalidade. “Ela fere direitos assegurados na Constituição, como os direitos de ir e vir e do livre comércio”, diz. “Querem deixar todo mundo trancado em casa pela inoperância do Estado sobre a segurança pública”, completa.

sábado, 28 de março de 2015

LOLLAPALOOZA 2015 - MSN.COM.BR VEICULOU

Lollapalooza Brasil 2015© Divulgação Lollapalooza Brasil 2015
 
 
A organização do festival Lollapalooza 2015, que acontece nos dias 28 e 29 de março, no Autódromo de Interlagos, liberou o mapa com a localização dos palcos e outros serviços do evento.
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Vale lembrar que as principais atrações do evento neste ano são Jack White, Pharrell Williams, Robert Plant, Calvin Harris, Skrillex, The Smashing Pumpkins, Foster the People e Bastille.
Assim como nos anos anteriores, o Lollapalooza 2015 tem quatro palcos principais, o Palco Axe, Palco Skol, Palco Perry e Palco Onix, além de posto médico, área relax, food trucks, Lolla store, caixas, banheiros e estacionamento. Clique aqui para baixar o mapa em alta resolução.
mapa-lolla-guiasrbs.jpg© Fornecido por ObaOba mapa-lolla-guiasrbs.jpg

FORMULA 1 - MALÁSIA - globo.com veiculou

Na chuva, Vettel quase tira pole de Hamilton; Massa é 7º, Nasr cai no Q1

A TV Globo transmite o GP da Malásia a partir das 4h (horário de Brasília) deste domingo
Rosberg, Hamilton e Vettel, treino Malásia (Foto: Getty Images)Hamilton e Vettel se cumprimentam após treino da Malásia, enquanto Rosberg sai decepcionado (Foto: Getty Images)

CINEMA - Um beijo não é só um beijo - gazetadopovo.com.br veiculou

ReproduçãoCary Grant e Ingrid Bergman em “Interlúdio” (1946), de Alfred Hitchcock. | Reprodução
Cary Grant e Ingrid Bergman em “Interlúdio” (1946), de Alfred Hitchcock.
Cinema

Um beijo não é só um beijo

Ensaio do crítico de cinema A.O. Scott, do New York Times , discute o valor do beijo nos filmes americanos, da época em que o encontro de lábios na tela era o mais longe que um casal podia ir (veja Bogart e Bergman em Casablanca ) até os dias atuais (com muito, muito mais liberdade)

  • The New York Times
Texto publicado na edição impressa de 28 de março de 2015
Com quem foi seu primeiro beijo? Não falo do beijo de verdade, físico – isso não é da minha conta –, mas do testemunho do encontro de duas bocas no cinema? Foi o beijo romântico dos cachorros em A Dama e o Vagabundo, com os lábios deles unidos acidentalmente por um fio de espaguete? Jack e Rose na casa de máquinas em Titanic? Jack e Ennis em O Segredo de Brokeback Mountain? Cher e Nicholas Cage em Feitiço da Lua? Ou foi um ósculo mais antigo e canônico, de uma época em que o beijo era o mais longe que um casal na tela do cinema podia ir? Bogey e Bergman em Casablanca? Bergman e Cary Grant em Interlúdio? Grant e Eva Marie Saint ou Grace Kelly ou Katherine Hepburn? Você achou nojento? Maçante? Sexy? Romântico? Ele atrapalhou o andamento da história ou era o andamento que você queria ver? Você aprendeu alguma coisa sobre os próprios desejos ou sobre como satisfazê-los? Você foi levado a imitar o que viu na tela, talvez com a pessoa sentada a seu lado no escuro?

Essas são perguntas importantes e, com alguma variação, elas assombraram todas as gerações de compradores de ingressos e zapeadores de canais, pelo menos desde a época das juke-boxes. Talvez o cinema não tenha inventado o beijo, mas desconfio que, ao longo do século 20, os filmes ajudaram a torná-lo mais essencial. É inegável que os filmes – os filmes de Hollywood, principalmente, mas não exclusivamente – fizeram os beijos serem mais visíveis. Eles estabeleceram uma iconografia glamourosa e uma coreografia charmosa para uma experiência que, na vida real, é com frequência atabalhoada, confusa e desajeitada.
Tudo isso faz parte da diversão, é claro. Mas os beijos reais sempre são invisíveis para as pessoas envolvidas neles. Se por algum motivo deixar os olhos abertos, você pode ver a imagem turva de um nariz (do seu? dela? dele?) ou um tufo errante de cabelo. Mas a câmera que filma tem o poder incomum de revelar intimidades invisíveis, de enquadrar e registrar o que, para nós, seria uma experiência sensitiva.
Um beijo pode ser muitas coisas, mas, para cineastas, ele é acima de tudo um desafio formal. A câmera adora o rosto humano. O close é o triunfo da arte cinematográfica, o ponto em que ela se aproxima da condição de algo sagrado (dito por críticos mais sábios que eu). O close dota o semblante de um indivíduo de dignidade e dramaticidade. Os grandes astros do cinema não são necessariamente os atores mais talentosos e nem mesmo os seres humanos mais bonitos, mas sim aqueles cujos olhos, bocas e bochechas chamam atenção quando colocados em duas dimensões. A magia deles está na sua singularidade.

O que ocorre quando você coloca dois deles juntos? O primeiríssimo beijo num filme, num curta-metragem de 25 segundos feito por Thomas Edison em 1896, apresenta o problema claramente. O homem e a mulher na cena – cujas interações são mais brincalhonas que propriamente amorosas – sentam ao lado um do outro. Ele está de perfil. Ela se aconchega no homem evitando olhar para ele e encarando a câmera num ângulo de aproximadamente 45 graus. As primeiras tentativas de beijo são estranhas e mal disfarçadas. Os cantos das bocas se encontram enquanto ela continua olhando para a câmera. Até que ele se vira de repente, segura o rosto dela e tasca um beijo bem nos lábios.
Mais tarde, cineastas teriam de lidar com algumas questões práticas. A principal delas, que não aparece no curta de Edison, é o risco de os beijos esconderem os rostos, de omitir seus traços de expressão com cabelos e sombras lançadas pela cabeça. A evolução na edição dos filmes resolveria esse problema até certo ponto. Em vez de ter os dois beijadores estranhamente afastados um do outro, para que a câmera pudesse registrar suas reações cada vez mais intensas, o diretor agora podia alternar a cena de um para outro várias vezes. A gramática clássica das tomadas contrastantes – uma cena de duas pessoas cara a cara, seguida de um close de cada uma, então outra tomada mostrando as duas – era perfeita para o beijo. Quando vemos amantes em closes individuais, eles não estão olhando para nós, mas sim um para o outro. Assim que o beijo começa e os rostos deles desaparecem, não estamos apenas assistindo o que acontece, estamos também dentro da cena.

Um beijo ainda é um beijo

Mas um beijo de cinema nunca é apenas uma questão formal, um problema de planos e sombras. Um beijo é carregado de significado, com um poder curioso que foi analisado, quase na mesma época em que Edison estava fazendo seus curtas, por outro inventor da consciência moderna: Sigmund Freud. Se Edison, simultaneamente com os irmãos Lumière na França, inventou a máquina de sonho coletivo, Freud escreveu o manual de instruções.
Na 21.ª de suas Conferências Introdutórias à Psicanálise, Freud cita o beijo para complicar a distinção entre a sexualidade “normal” e a “perversa”. O beijo significa, por um lado, relações heterossexuais com objetivo de procriar e, por outro, mais ou menos todo o resto. “Até mesmo um beijo pode ser descrito como um ato perverso”, afirmou Freud, “já que ele consiste em unir duas zonas erógenas orais em vez de duas genitálias. No entanto, ninguém o considera perverso; ao contrário, ele é permitido em performances teatrais como uma leve insinuação ao ato sexual”.

Seja qual for a compreensão de Freud sobre a libido humana, não há dúvida de que ele estava identificando uma brecha surpreendente na moral de seu tempo, uma que só iria aumentar no século seguinte. Beijar era uma insinuação admissível do “ato sexual” que não podia ser representado diretamente; nos filmes, graças ao aperfei-çoamento da iluminação, da maquiagem e do close, era uma insinuação ainda mais ampla e sugestiva do que num palco de teatro. Durante muito tempo – e sofrendo várias censuras formais e informais –, um beijo era todo o sexo que você podia mostrar na tela. E a definição dada por Freud de perversão é precisamente essa transformação de uma atividade sexual específica que não envolve as genitálias em um desvio para toda a sexualidade.
Hoje, quando vídeos na internet de todos os atos sexuais imagináveis estão ao alcance de uma busca on-line, nós às vezes olhamos para filmes antigos como artefatos de uma época mais inocente e repressiva. Mas talvez seja mais correto observá-los como a força que nos transformou em pervertidos, ao deixar tudo subentendido em insinuações leves e inócuas. Os puritanos que escreveram o Código de Produção que reinou sobre a sensualidade principiante de Hollywood no início da era sonora certamente suspeitavam disso. Eles determinaram que “um cuidado especial seja exercido” em certas áreas evidentes, incluindo “beijos excessivos ou libidinosos”.
Mas desejo e excesso estão nos olhos de quem vê, e o público é perfeitamente capaz de projetar na tela muito mais do que expõe o feixe de luz que atravessar o celuloide. Um beijo não é apenas um símbolo casto de outros prazeres mais sacanas – ou de relações maritais socialmente aceitas para a produção de bebês. É uma droga de entrada.
Os filmes falam de sexo desde sempre e, sob o disfarce de diversão inofensiva, têm fornecido as ferramentas para a iniciação sexual. Isso não é nenhum segredo. A indústria, o público e os críticos conspiram para fingir que alguma coisa além da satisfação erótica é a razão para a existência dessa forma de arte. E é claro que um filme pode aspirar a inúmeras coisas nobres e edificantes. Mas, de vez em quando, alguém derruba a pipoca.
No poema “Ave Maria”, Frank O’Hara exorta as “Mães da América” a “deixar seus filhos irem ao cinema!”. A primeira razão é dar à Mamãe a chance de perseguir seus próprios interesses adultos: “tire os filhos de casa e assim eles não vão saber o que você está fazendo”. Mas os filhos também terão a chance de fazer algumas travessuras (“talvez eles fiquem gratos a você/ pela primeira experiência sexual de suas vidas”) e explorar “as alegrias obscuras” que surgem no escuro da sala de cinema. Se a mãe não escuta o conselho do poema, “a família se afasta/ e os filhos ficam velhos e cegos diante da televisão/ vendo/ filmes que eles não podiam ver quando eram jovens”.
A culpa no poema de O’Hara está ligada à negação e à repressão do prazer. As crianças verão os filmes de qualquer forma, mas a excitação deixará de existir, e o feliz arranjo doméstico desmoronará. Sem acesso livre à perversão – a “barras de chocolate” e “pacotes gratuitos de pipoca” –, as crianças jamais serão normais.

De verdade

Ao menos para Hollywood, talvez o beijo heterossexual tenha representado toda a sexualidade humana, mas também marcou aquele momento irresistível em que o faz de conta se tornava verdadeiro. Todo mundo sabia que tudo que aparecia na tela era, de um jeito ou de outro, falso. A rua da cidade era um cenário só com fachadas nos fundos de um estúdio. O vaqueiro era um dublê. As balas eram de festim. Mas o homem e a mulher estavam mesmo se beijando.
E assim o beijo cinematográfico é aberto a interpretações sem fim. Dê uma olhada nos beijos famosos da era clássica de Hollywood e você vai se descobrir numa floresta densa de signos sexuais. Existem anseio e hostilidade, desafio e súplica, dominação masculina e afirmação feminina. Existe um monte de carinhos no cabelo, agrados na bochecha e dedos se entrelaçando, atividades que, como o próprio beijo, conseguem ao mesmo tempo sugerir e mascarar outras coisas. E porque essas outras coisas não são mostradas, os beijos funcionam tanto como preliminares quanto como recusa, prova de que os dois vão para cama juntos ou compensação simbólica para o fato de não irem para a cama.
Em outras culturas com tabus diferentes, o beijo pode ser subentendido e adiado. Na Índia, até muito recentemente, beijos em filmes eram censurados e os musicais de Bollywood usavam coreografias elaboradas de quase-beijos, esbarrões de narizes e canções cara a cara.
Hollywood funciona debaixo de restrições diferentes. Existe um beijo apaixonado entre dois homens no filme Asas, o melodrama sobre pilotos da Primeira Guerra Mundial que venceu o primeiro Oscar de melhor filme, em 1927. Três anos depois, em Marrocos, Marlene Dietrich, de smoking e cartola, beijou uma mulher enquanto cantava “Quand L’Amour Meurt” (“Quando o amor morre”) para uma plateia em que estava Gary Cooper. Mas essa era uma época pré-código e beijos entre pessoas do mesmo sexo desapareceriam até os anos 1970. O primeiro beijo inter-racial no cinema americano ocorreu em 1957, em Ilha nos Trópicos, gerando protestos e boicotes de cinemas no Sul. Miscigenação foi explicitamente banida pelo Código de Produção e Hollywood continuou demonstrando má vontade com o assunto até bem recentemente.

Enquanto isso, o beijo perdia sua gloriosa perversidade. Outros tipos de sexo – que envolvem as genitálias – não precisam mais ser subentendidos. Como todo o resto na tela, eles podem ser falsos. Os atores, completamente nus ou estrategicamente quase-completamente-nus, podem assumir posições que sugerem o ato real e podem fazer os barulhos apropriados. O sexo na tela do cinema atravessou várias fases de exposição e estilização ao longo dos anos. Às vezes – em Último Tango em Paris ou Azul É a Cor Mais Quente – pareceu chocante ou corajoso ou importante. Em outras, parece frio e oportunista.
Mas beijos ainda seduzem. Quando dois personagens num filme se beijam, significa que eles pararam de conversar e que a emoção entre eles exige outra forma de comunicação. Isso é inegavelmente poderoso, mesmo quando o encontro dos lábios é uma forma de agressão – pense em Michael Corleone cravando um beijo nos lábios do irmão traidor, Fredo, numa noite de ano-novo em Havana: um beijo fraticida da morte – ou uma forma de ternura.
Ou de alguma outra coisa. Um dos beijos mais surpreendentes que vi recentemente foi em Livre, a adaptação que Jean-Marc Vallée fez do livro de memórias de Cheryl Strayed. Nós vemos Strayed, interpretada por Reese Witherspoon, tendo encontros casuais, todos ocorrem enquanto ela ainda está casada com marido, Paul. A única troca fisicamente íntima que presenciamos entre os dois ocorre depois que os papéis do divórcio foram assinados. É um beijo de despedida, intenso e cheio de significado, do tipo que poderia indicar, num filme diferente, o início de uma relação sexual e não o fim dela. Por esse motivo, ele tem uma carga agridoce de questões amorosas inacabadas. Ele também destaca os temas do filme: perda, solidão, intimidade e autoconfiança.
Esses também são os temas de Boyhood, uma história arrebatadora sobre o amadurecimento de um menino narrada por Richard Linklater, que inclui um beijo adorável entre o jovem Mason e seu primeiro amor. Mas o grande beijo do filme você não vê e é um que talvez nem tenha acontecido. Na cena final, Mason, recém-chegado à faculdade, conversa com uma garota que ele acabou de conhecer. Eles comeram um brownie feito de maconha e foram caminhar no Parque Estadual Big Bend Ranch, no Texas, onde observam o pôr do sol e roubam olhares furtivos e envergonhados um do outro, do tipo que pode levar a... bom, você sabe. E no exato momento em que eles parecem não ter mais o que dizer, com a câmera perfeitamente posicionada numa cena iluminada de um jeito lindo, a tela escurece e os créditos finais começam a rolar. Nós não sabemos exatamente o que acontece em seguida. E, no entanto, ficamos com a certeza de que algumas coisas não mudam nunca.
Tradução de Irinêo Baptista Netto