sábado, 30 de maio de 2015

renovação de alvarás - PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU

Taxas para renovação de alvará vencem no dia 15 de junho
Assessoria

Os contribuintes devem ficar em alerta, pois faltam apenas duas semanas para o encerramento do prazo para pagamentos das taxas de alvará, vigilância sanitária e tributos de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de autônomos. O objetivo é facilitar as condições de pagamento dos contribuintes, sendo assim, os pagamentos poderão ser efetuados até o dia 15 de junho e somente a taxa de renovação de alvará terá 20% de desconto no pagamento à vista.
O município conta atualmente com 42.875 mil cadastros ativos, deste número, aproximadamente 31% representam atividades de autônomos. De acordo com o diretor do Departamento de Receita da Prefeitura, Ali Hassan Safieddine, é importante que os contribuintes regularizem a situação junto à prefeitura. “A renovação do alvará é uma garantia de que as empresas e autônomos vão continuar trabalhando dentro da legalidade”, diz Safieddine.
Para renovação de alvará e vigilância sanitária, empresários e autônomos precisam fazer a retirada das guias para pagamento. Para isso, basta comparecer no setor de alvarás, no departamento de Receita da Prefeitura, das 12 às 18h, de segunda a sexta e apresentar a documentação adequada. No caso das empresas é necessária a apresentação do número do alvará, CNPJ ou Razão Social. Já os autônomos, podem apresentar um documento pessoal (CPF) ou o número do alvará. O mesmo acontece para o recolhimento do ISS fixo.
O Departamento de Receita alerta que em relação à renovação do alvará, para mais de cinco guias, será necessário um requerimento na Praça de Atendimento da Prefeitura, bem como a documentação exigida (número do alvará, CNPJ ou Razão Social).

PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA POSTADA: Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Regional inicia atividades nesta segunda

Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Regional inicia atividades nesta segunda
Assessoria

A segunda-feira, 1º de junho, marca o início das atividades do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Com alto investimento em equipamentos e qualificação profissional, o laboratório vai absorver a demanda do HURCG. “Abre-se ainda importante campo de atuação para alunos do curso de Farmácia e desenvolvimento de pesquisas”, diz o diretor geral do HURCG, professor Everson Augusto Krum.
Segundo Everson Krum, equipamentos de última geração vão garantir a qualidade e agilidade dos resultados dos exames feitos no laboratório do HURCG. “Os aparelhos foram adquiridos em regime de comodato, com recursos da ordem de R$ 1,2 milhão anuais, liberados pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Saúde”, comenta, explicando que esse modelo possibilita a troca periódica por equipamentos mais modernos. “Além disso, teremos equipamentos sobressalentes, sempre que houver necessidade; assistência técnica imediata, em até 24 horas; e também substituição por máquinas similares, quando for o caso”.
Somando professores, profissionais bioquímicos e alunos, 20 pessoas vão dar suporte às 24 horas de atividades diárias do Laboratório de Análises Clínicas do HURCG. A coordenação está sob responsabilidade das professoras Jeanine Margraf Bittencourt e Mariane Ferreira Faria, ambas do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas. Integram a equipe os bioquímicos Maria Luiza Marecki, Vanessa Kovalski Silvério, Gabriela Veloso Vieira da Silva Pinheiro, Laudelino Jacob, Fabrício Woytowicz Pacheco, Bruna Macedo da Silva, Leandro Aparecido Ravski e Gustavo de Paula Ripkov.
A professora Jeanine Margraf Bittencourt observa que, inicialmente, o laboratório vai atender à demanda do HURCG, pacientes internados, pré-operatórios ambulatoriais e ambulatório de coagulação. “Contamos com equipamentos de última geração nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Urinálise e Coagulação”, diz. Uma inovação, segundo a professora, será a dosagem do D-dímero, exame para terapia anticoagulante, necessário no caso de suspeita de trombose venosa ou, ainda, de um tromboembolismo pulmonar.
Na área de microbiologia, Jeanine Bittencourt comenta que o laboratório possui um sistema automatizado desenvolvido para detecção de microrganismos em amostras de sangue que, no caso de amostras positivas, acelera o tempo de detecção, auxiliando o médico na prescrição de tratamentos mais adequados. Ela ressalta ainda a abertura de espaço para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Isso se deve a uma equipe de profissionais comprometidos que lutaram para que o laboratório de análises clínicas se tornasse uma realidade”.
Para além da questão da agilidade nos exames e precisão nos resultados, o bioquímico Fabrício José Woytowicz Pacheco destaca também a relação custo benefício do laboratório que terá alta capacidade de produção a um custo baixo. Antes o HURGC terceirizava esse serviço. “É também um ambiente rico em pesquisa”, comenta, falando da alta tecnologia embutida nos equipamentos adquiridos e sobre a integração com professores, pesquisadores e alunos da UEPG. Segundo ele, isso possibilitará que o laboratório absorva também demandas externas, tornando-se referência regional.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

jornaldobrasil.com.br veiculou a matéria: 'documento único'

Dilma envia ao Congresso projeto de lei que cria 'documento único'

 

A presidente Dilma Rousseff encaminhou nesta quinta-feira (28) ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o Registro Civil Nacional, documento de identificação com chip que vai unificar informações de vários cadastros do cidadão. Ao assinar o projeto, em cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma disse que o projeto vai permitir o ajuste de processos para que o “cidadão, na esfera individual,” seja tratado “como único que é”.
“Quem não sonha sair de casa carregando apenas um documento, em vez de ser obrigado a sair carregando todos eles? Quem não sonha fazer uma transação comercial, abrir uma conta, ou até registrar imóvel apenas com a apresentação de um documento? É preciso descomplicar a vida das pessoas. O Estado tem o dever de ser mais eficiente, adotando todos os recursos tecnológicos disponíveis para atender bem a vida do cidadão”, afirmou.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, quando criado, vai permitir que a coleta de dados biométricos de todos os brasileiros seja compartilhada para a criação de um número único de registro, reduzindo a burocracia e aumentando a agilidade no acesso a serviços. A intenção é unificar cadastros e documentos dos cidadãos, como identidade, CPF, título de eleitor e carteira de habilitação, além de registros de nascimento, casamento e óbito.
Presidente Dilma durante a cerimônia de assinatura do projeto de lei que cria o documento único
Presidente Dilma durante a cerimônia de assinatura do projeto de lei que cria o documento único
O TSE justifica a iniciativa em razão da experiência adquirida no Programa de Recadastramento Biométrico do Eleitor e pelo fato de a Justiça Eleitoral administrar o maior cadastro de cidadãos da América Latina, com mais de 142 milhões de eleitores, sendo que 24,5 milhões já estão cadastrados biometricamente.
Para o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, como o Brasil não tem um órgão que centraliza a identificação das pessoas desde o nascimento, os cidadãos podem, mesmo sem nenhuma má-fé, criar 27 carteiras de identidade nas diferentes secretarias de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal.
“Com a aprovação do projeto pelo Congresso será possível, na primeira etapa, emitir 5,6 milhões de cartões de identificação, utilizando a base da Justiça com todos os eleitores dos estados do Amapá, de Alagoas, Sergipe e do Distrito Federal, que já foram completamente identificados”, afirmou Toffoli. Segundo ele, na segunda etapa, os registros dos recém-nascidos serão informados à Justiça Eleitoral, e na terceira, os próprios cidadãos vão se dirigir aos cartórios para gerarem seus cartões de identificação.
De acordo com o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, o registro será a primeira ação do programa Bem Mais Simples, anunciado em fevereiro por Dilma. “Hoje, temos uma proliferação de digitalização de dados. A integração vai trazer economia, eficiência e segurança. A identificação inequívoca é um poderoso instrumento de combate às fraudes”, disse ele.

FIFA - ESCÂNDALO - Idealizador de CPI, Romário pede prisão de Del Nero e Ricardo Teixeira - MSN.COM.BR VEICULOU

Idealizador de CPI, Romário pede prisão de Del Nero e Ricardo Teixeira. 

       © Foto: Reprodução/Facebook "Muitos daqueles que fazem mal ao futebol vão pagar pelos seus crimes", afirmou o deputado federal Romário.
Crítico das irregularidades nos bastidores da CBF, deflagradas após o início das investigações sobre o pagamento de propinas entre dirigentes do futebol mundial, o senador Romário (PSB), que pretende anunciar oficialmente a criação de uma CPI nesta sexta, disse que aposta na condenação do atual presidente Marco Polo Del Nero e do ex-mandatário, Ricardo Teixeira. Protocolada no Senado na última quinta, a CPI que detalhará as implicações da corrupção no futebol brasileiro já conta com 53 assinaturas a favor.
Reforçando a seriedade do projeto, o ex-atleta se mostrou confiante com o andamento do processo. "Posso afirmar que essa CPI é de verdade, muitos daqueles que fazem mal ao futebol vão pagar pelos seus crimes. Tenho esperança que vai sobrar para o presidente da CBF (Del Nero). É o corrupto mor. O Ricardo Teixeira também. Merecem uma vaga ao lado de Marin em uma cela", falou em entrevista à TV Bandeirantes.

O senador relatou dificuldades para protocolar materiais que já tinham sido garimpados por ele e poderiam resultar no afastamento do presidente da CBF, que tomou posse em abril. "A gente já tem provas suficientes para pedir o afastamento do Del Nero até antes dele se tornar presidente. Só que a CBF é uma empresa privada e tem uma bancada muito forte tanto na Câmara quanto no Senado", comentou, mostrando que confia em uma mudança de panorama.

"Mandei vários requerimentos para a Polícia Federal e para o Tribunal de Contas da União (TCU), mas não consegui nenhum resultado positivo. Agora, como a coisa está em evidência, talvez comecem a me dar alguma resposta. A própria Polícia Federal já começou a se movimentar no Rio de Janeiro fazendo investigações em empresas e na própria CBF", contou.
Presente na cerimônia que nomeou o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, ao lado do então presidente Ricardo Teixeira e do escritor Paulo Coelho, Romário esclareceu que deixou de apoiar a realização do Mundial após perceber, ao entrar para o ramo político, que "o negócio era para roubar e encher o bolso". "Ninguém tinha interesse em fazer a melhor Copa de todos os tempos", sublinhou.
Crente de que o Mundial no Brasil, que proporcionou cerca de R$ 5 bilhões de dólares (cerca de R$ 16 bilhões) de lucro para a Fifa, envolveu outros desvios de verba, Romário teme que a CPI do futebol seja pretexto para o Governo abandonar outras causas pujantes no País. "Para o Governo é muito interessante que aconteça essa CPI. É uma maneira de tirarem o foco sobre todas as coisas que estamos passando", disse.
Ao todo, 53 senadores assinaram o documento pela criação da CPI, ultrapassando o contingente mínimo de 27. Caso não retirem o apoio até a meia-noite desta quinta, a criação do colegiado para investigar a entidade que rege o futebol nacional será oficializada no dia seguinte.

NOVOS INVESTIMENTOS - JMNEWS.COM.BR VEICULOU: Castrolanda irá investir R$ 36 mi em usina de leite

Castrolanda irá investir R$ 36 mi em usina de leite

Valor será aplicado na ampliação da armazenagem e em melhorias no aspecto ambiental. Do montante investido, R$ 32,5 milhões serão liberados em financiamento do BNDES
A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial irá realizar um investimento de aproximadamente R$ 36 milhões em sua Usina de Beneficiamento de Leite (UBL), no município de Castro, na Região dos Campos Gerais. O valor será destinado para a ampliação da armazenagem e melhorias no aspecto ambiental. O aporte foi anunciado através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que confirmou, nesta quarta-feira, a aprovação do financiamento de R$ 32,5 milhões para as obras da cooperativa – valor que equivale a aproximadamente 90% do investimento total na unidade. Somado com o investimento realizado no ano passado no local, de R$ 9,22 milhões, a cooperativa totaliza a aplicação de R$ 45 milhões no período de dois anos na UBL.
O investimento objetiva a otimização das estruturas da unidade, localizada no Parque Industrial de Castro (quilômetro 279 da PR-151), inaugurada em 2008. Além da ampliação da capacidade de armazenagem de produtos, e da automação da paletização e estocagem, com investimentos em infraestrutura, na questão ambiental haverá o investimento em um novo sistema de tratamento de efluentes líquidos, com lagoas de tratamento e laboratório, que ocupará uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados.
De acordo com o BNDES, a operação, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop), safra 2014-2015, é indireta, tendo como agente financeiro repassador o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A unidade tem a capacidade de processamento de um milhão de litros por dia e funciona em operação conjunta com a Frísia.
Cabe destacar que, além desse investimento, a Cooperativa realizou, na área da industrialização do leite, em parceria com as cooperativas Batavo e Capal, o investimento de R$ 145 milhões, em uma usina de beneficiamento de leite em Itapetininga (São Paulo). Deste montante, R$ 65 milhões foram aportados no ano passado.
REGIÃO
Klabin financia R$ 3,37 bilhões
O maior aporte financeiro realizado pelo BNDES no ano passado no Estado do Paraná foi para o Projeto Puma, fábrica de celulose que a Klabin constrói em Ortigueira, também na Região dos Campos Gerais. Dos R$ 6,24 bilhões financiados no estado, R$ 3,37 bilhões foram destinados para o Projeto – ou seja, 54% do montante total cedido no Paraná. O investimento total da empresa, somente na planta industrial (excluindo os ativos florestais), é de R$ 5,8 bilhões. Desde o início das obras, a Klabin já consolidou R$ 3,22 bilhões no complexo fabril.

MÚSICA - CULTURA - plantaodacidade.com.br veiculou: Sexta às Seis 2015 começa temporada que terá 36 bandas

Sexta às Seis 2015 começa temporada que terá 36 bandas
   
Eduardo Godoy - Assessoria
 Atendendo a uma demanda da comunidade ponta-grossense, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, dá início nesta sexta-feira, 29, à temporada 2015 do projeto Sexta às Seis. O evento, que terá 12 apresentações neste ano, vai reunir 36 bandas locais na plataforma da Estação Saudade. Os shows começam sempre às 18h, sendo três bandas por sexta-feira. O projeto tem o apoio da Jovem Pan FM e da TV Educativa dos Campos Gerais (ÉTV – canal 58).
Nesta primeira edição, os shows serão com as bandas Fire Hunter e Vinil 45, selecionadas em 2014, mas que não se apresentaram devido ao mau tempo, além da Buckaroo Banzai que faz a apresentação de abertura. As bandas principais foram escolhidas por meio de teste seletivo, que teve como avaliadores o maestro da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, Jorge Augusto Scheffer, o produtor musical e diretor da Banda-Escola Lyra dos Campos, Francismar de Oliveira, e o diretor executivo do Conservatório Maestro Paulino, Johnny Bueno. Foram inscritas 64 bandas de todas as variações do rock. Os grupos selecionados receberão cachê de R$ 600.
Além das 20 bandas classificadas, a Fundação Municipal de Cultura decidiu ainda abrir a oportunidade para outras 12 bandas fazerem o show de abertura, sem receber cachê.
Programação 2015No dia 12 de junho se apresentam as bandas Má Cabra (abertura), Blues na Estrada e Mario’s Mustache, sendo que as duas últimas também foram selecionadas no ano passado mas não chegaram a se exibir. Já no dia 26 de junho é a vez de Banshee (abertura), Fran Rosas e Jamp. No dia 10 de julho sobem ao palco as bandas Burning the Tragedy (abertura), Ursos Caipiras e Lula’s Bitucas, seguidas no dia 24 de julho de Explícitos (abertura), West Hill e Cadillac Dinossauros.
Já no dia 7 de agosto é a vez de Alienator (abertura), Deconstruct e Asteroids. Chalize (abertura), Jerimoon e Astrid se apresentam no dia 21 de agosto, enquanto Finish Line (abertura), Bolores e Strêides se exibem no dia 4 de setembro. O dia 18 de setembro está reservado para Protect the Honor (abertura), Thrashall e Break the System. Trovadores Celtas (abertura), Rockixe e Cabeça de Balaio sobem ao palco no dia 2 de outubro, seguido no dia 16 de outubro de Flap Jack (abertura), Blues na Estrada e Dickbangers. Fechando a programação, o dia 30 de outubro fica a cargo das bandas Ímpar, Mario’s Mustache e Vinil 45.
Buckaroo BanzaiA proposta da banda, formada em 2011 por Felipe Kiss (vocal), Ligue Legat (guitarra), Mutir (baixo) e Sádico (bateria), é mostrar seu som autoral e, em seu repertório, mesclar com versões de outras bandas, algumas conhecidas, outras nem tanto, de maneira direta e simples, sem perder a energia que o rock proporciona. Com influência de bandas como The Cult, Stooges, Alice in Chains, Stone Temple Pilots, até sons mais atuais como Muse, The Black Keys e Rival Sons, a Buckaroo deixa claro que sempre busca uma mistura de sons dentro do rock. Mistura essa que reflete nas composições da banda, com letras calcadas no ser humano, lendas urbanas, ficção científica, etc.
Fire HunterA banda Fire Hunter foi criada em meados de 2000 com a intenção de compor músicas no gênero Heavy Metal, mesclando o tradicional com melódico e não deixando de lado o peso, que é uma das coisas que pode ser conferido em seus shows. A banda já se apresentou em diversos lugares da sua cidade e região, passando ainda por cidades de São Paulo. Abriu shows das bandas Angra, Eterna e Scorpions. Tem participações nos CDs ‘PG Rock Town’ e ‘Rock Solidário’, além dos álbuns próprios ‘Arising from Fire’ (Hellion Records, 2012) e ‘No fear, no lies’ (MS Metal Records, 2014). É formada por Ronaldo Costa (vocal), Eduardo Moraes (guitarra), Adriano Burey (guitarra), Natanael Gomes (contrabaixo) e Cleberson Neumann (bateria).
Vinil 45Formada por Bruce Gonçalves (guitarra base e voz), Brunno Gonçalves (guitarra e solo e backing vocals), Thiago Correa (contrabaixo), Will Silva (teclado) e Felipe Ferreira (bateria), a banda Vinil 45 tem a intenção de tocar rock clássico, country rock e rock'n'roll. O que no início era para ser uma brincadeira entre amigos, tornou-se algo mais sério em 2006, quando foram classificados para o Festival Geração München. A partir daí começaram a tocar nos bares Seu Anakreto, Motor Breath, Rock Delirious, Thribus, Bola 13, Cine Rock, Empório, Baviera, Maraca, Boteking e Leeds, além do festival Easy Rock, Mundo Cultural München e Virada Cultural Ponta Grossa. Já abriram o show da banda Nazareth, juntamente com a banda Blindagem. Possui um CD gravado com 15 faixas, incluindo covers dos Beatles, Creedence, Nazareth e músicas de autoria própria.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

FIFA - ESCÂNDALO - Uefa cogita tirar times europeus da Copa do Mundo se Blatter vencer eleição - uol.com.br veiculou a matéria postada

Uefa cogita tirar times europeus da Copa do Mundo se Blatter vencer eleição

João Henrique Marques *
Do UOL, em Zurique (Suíça)
  • João Henrique Marques/UOL
    Ali Bin Al Husein, de 39 anos, é o candidato da Uefa para a eleição da Fifa Ali Bin Al Husein, de 39 anos, é o candidato da Uefa para a eleição da Fifa
* Nota atualizada às 10h46
A Uefa abriu guerra contra Joseph Blatter, que tenta se reeleger à presidência da Fifa. A entidade que controla o futebol da Europa pede para que Blatter desista das eleições de sexta-feira e deixou um aviso: as seleções europeias podem até boicotar as próximas Copas do Mundo se for confirmada a reeleição.
A Uefa tem como candidato à eleição o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, de 39 anos.
"Está aberta a opção. Depois da eleição, caso o Blatter seja eleito, vamos nos reunir em Berlim (dia 6 final da Liga dos Campeões) e conversar. Estamos abertos a tudo", avisou o presidente da Uefa, Michel Platini.
Após cogitar boicote ao pleito, a Uefa decidiu nesta quinta-feira que participará das eleições presidenciais da Fifa.
Desafeto de Blatter, Michel Platini foi direto em seu discurso contra o presidente da Fifa. Platini pediu para Blatter renunciar ao posto de candidato à Fifa.
"Eu disse a ele [Blatter] que precisava falar cara a cara. Ele me respondeu que teria que ser na frente de todos. Eu pedi então para ele se demitir, deixar o comando porque a Fifa está passando por uma imagem terrível", disse Platini, em conferência com a imprensa.
"Temos o mesmo presidente desde 98. Isso não é cabível. Precisa acabar. Se vamos apoiar em massa o Ali é porque confiamos na vitória, sim. Não faço contas, mas há chance", acrescentou.
A expectativa é que a Uefa consiga mais de 100 votos para o príncipe da Jordânia.
"Tivemos nesta quinta grande discussão sobre a eleição presidencial. Digo que é uma boa discussão porque a maioria dos associados da Uefa vai votar no príncipe, votando na renovação, na transparência da Fifa", disse Michel Platini.
Por conta do período turbulento que a Fifa enfrenta após a prisão de dirigentes, a Uefa entendia que o ideal era que a eleição presidencial fosse remarcada para o fim do ano. Mas a Uefa desistiu.
O receio é de que o pleito esteja comprometido por conta das diversas falcatruas descobertas em outras eleições da Fifa, como as escolhas das sedes da Copa do Mundo de 2018 na Rússia e 2022 no Qatar.
A eleição da Fifa tem 209 membros com direito a voto, representando todas as confederações afiliadas. Joseph Blatter, no cargo desde 1998, tem como único oponente o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein. A Uefa tem direito a pouco mais de 50 votos.
Ali é atualmente vice-presidente da Fifa e membro do comitê executivo da Confederação Asiática de Futebol (AFC). Comanda também a Federação Jordaniana de Futebol e ocupa outros cargos de responsabilidade no esporte.
Trechos da entrevista com Platini:
Por que acreditar no Príncipe Ali?
"O Ali é novo (39 anos), é ambicioso e por isso daremos nosso suporte a ele. Ele pode fazer coisas boas e não precisa de dinheiro".
Você acredita na derrota de Blatter?
"Sim. Eu diria que não acreditava antes de tudo o que aconteceu ontem [quarta]. Eu acho que haverá muitas mudanças depois do que ocorreu".
Por que você pediu para o Blatter largar a Fifa?
"Eu já falei que tenho carinho pelo Blatter. Temos uma relação de muito tempo. Eu acho que é uma qualidade de um amigo poder falar o que sinto".

REFORMA - QUEREMOS O FIM DA REELEIÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS - gazetadopovo.com.br veiculou a matéria a seguir postada

Plenário aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

Foram 452 votos a favor e 19 contra, além de 1 abstenção; a medida tem que ser aprovada ainda em segundo turno e, após isso, segue para o Senado, onde também precisa do apoio mínimo de 60% dos parlamentares

  • Folhapress
Com o apoio de governistas e da oposição, o plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (27), em primeiro turno, proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Foram 452 votos a favor e 19 contra, além de 1 abstenção.
A medida tem que ser aprovada ainda em segundo turno e, após isso, segue para o Senado, onde também precisa do apoio mínimo de 60% dos parlamentares.
Se entrar em vigor, a medida valerá para os prefeitos eleitos em 2016 e para o presidente e governadores eleitos em 2018. Ou seja, quem se elegeu em 2012 e 2014 e não está cumprindo o segundo mandato consecutivo ainda pode tentar a reeleição em 2016 ou 2018.
Nesta quinta-feira, a Câmara deve votar a proposta de ampliar os mandatos de quatro para cinco anos. A tendência é de aprovação.

Histórico

Sob forte oposição do Partido dos Trabalhadores, a reeleição para o Executivo foi aprovada pelo Congresso Nacional em 1997 sob o comando do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que queria disputar um novo mandato no ano seguinte. A aprovação da emenda ocorreu debaixo de grande polêmica devido à revelação, feita pela Folha de S.Paulo, da compra de votos para a aprovação da proposta. FHC acabou reeleito em 1998.
O PT, que chegou ao governo federal em 2003, já disputou e venceu por duas vezes a reeleição, com Luiz Inácio Lula da Silva (em 2006) e Dilma Rousseff (2014).
Na sessão desta quarta, todos os partidos orientaram o voto favorável ao fim da reeleição. “A reeleição cumpriu o seu papel histórico, temos que caminhar para um novo ciclo”, disse o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), um dos deputado mais próximos ao presidente nacional do PSDB, Aécio Neves.
“Votei a favor da reeleição na época e me arrependi amargamente. O instituto da reeleição é para países desenvolvidos, não para países em construção como o Brasil. A reeleição trouxe vários malefícios para o país”, discursou o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
“O modelo não se mostrou produtivo para o país, houve muitas distorções”, reforçou o líder da bancada do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).
Embora os petistas tenham sido discretos na sessão, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que não vê problema na decisão. “Quem criou a reeleição foi o PSDB, ou seja, quem pariu Mateus que o embale. Defendo o fim da reeleição, com mandato de cinco anos.”

ESPORTES - plantaodacidade.com.br veiculou: NBPG/CCR RodoNorte recebe Fase Final da Taça Paraná 2015

NBPG/CCR RodoNorte recebe Fase Final da Taça Paraná 2015
   
Assessoria

Os times masculino e feminino do projeto Novo Basquete Ponta Grossa/CCR RodoNorte (NBPG) já conhecem os adversários e a tabela de jogos da Fase Final da Taça Paraná 2015. A divulgação foi feita na manhã desta quarta-feira (27) pela Federação Paranaense de Basquete (FPRB), que confirmou o Ginásio Borell Du Vernay, em Ponta Grossa, como sede da competição marcada para os dias 5, 6 e 7 de junho.
Atual campeão nas duas categorias, o NBPG/CCR RodoNorte busca o tricampeonato entre os homens e o bicampeonato entre as mulheres. Os meninos, que conquistaram recentemente a Fase Sul da Copa do Brasil, terão pela frente as equipes do Círculo Militar/Basquete Curitiba, de Cambé e da ADRM/Maringá Basquete. Já as meninas, que defendem a Tríplice Coroa do basquete paranaense, medem forças contra as equipes de Maringá e do Ninfa/Incomar/Toledo.
As disputas no Borell, que começam na sexta-feira (05/06), serão abertas com o duelo masculino entre NBPG/CCR RodoNorte e Círculo Militar, a partir das 16 horas. Na sequência, ás 17h30, será a vez de o time feminino fazer a sua estreia diante das maringaenses. No sábado (06/06), apenas a equipe masculina entra em quadra: às 18 horas, os comandados de Rodrigo Kanbach duelam contra Cambé.
A rodada final será no domingo (07/06), quando meninas e meninos do NBPG/CCR RodoNorte farão uma rodada dupla no Borell: às 10h30, o time feminino encara Toledo, enquanto os homens duelam contra Maringá a partir do meio-dia. Nos três dias de disputas, todos os jogos terão entrada gratuita.
 “A presença da Taça Paraná por Ponta Grossa sempre é marcada por jogos emocionantes e a presença da maciça nossa torcida. Temos certeza que neste ano não será diferente, e que o apoio do torcedor ponta-grossense será muito importante para o NBPG/CCR RodoNorte”, ressalta Paulo Affonso Moreira, coordenador do projeto Novo Basquete Ponta Grossa.
TAÇA PARANÁ 2015 – FASE FINAL
05, 06 E 07 DE JUNHO
LOCAL: GINÁSIO BORELL DU VERNAY (PONTA GROSSA)
ENTRADA GRATUITA
SEXTA-FEIRA – 05 DE JUNHO
16 horas – NBPG/CCR RodoNorte x Círculo Militar/Basquete Curitiba (Masculino)
17h30 – NBPG/CCR RodoNorte x ADRM/Maringá Basquete (Feminino)
19 horas – ADRM/Maringá Basquete x Cambé (Masculino)
SÁBADO – 06 DE JUNHO
15 horas – Círculo Militar/Basquete Curitiba x ADRM/Maringá Basquete (Masculino)
16h30 – ADRM/Maringá Basquete x Ninfa/Incomar/Toledo (Feminino)
18 horas – NBPG/CCR RodoNorte x Cambé (Masculino)
DOMINGO – 07 DE JUNHO
9 horas – Cambé x Círculo Militar/Basquete Curitiba (Masculino)
10h30 – NBPG/CCR RodoNorte x Ninfa/Incomar/Toledo (Feminino)
12 horas – NBPG/CCR RodoNorte x ADRM/Maringá Basquete (Masculino)

ELEITORAL - PG tem até setembro para cadastrar 234 mil eleitores - JMNEWS.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA POSTADA

PG tem até setembro para cadastrar 234 mil eleitores
                                           
Caso recadastramento de pelo menos 200 mil eleitores não seja realizado até setembro, Ponta Grossa terá segundo turno inviabilizado nas eleições municipais do próximo ano
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) inicia na manhã de hoje o recadastramento dos 234 mil eleitores no sistema biométrico. O prazo se estende até 30 de setembro e os ponta-grossenses que não comparecerem no Fórum Eleitoral terão o título cancelado.
Para a juíza da 197ª zona eleitoral do Paraná, Laryssa Copak Muniz, o recadastramento biométrico é um desafio para o município. “Recadastrar mais de 230 mil eleitores em quatro meses certamente é um desafio”, diz.
A juíza afirma, também, que as consequências do não recadastramento podem ser negativas não só para o eleitor que não comparecer no cartório, mas também para cidade. “Além do cancelamento do título e das sanções previstas ao cidadão, nós perderíamos o segundo turno, o que seria um prejuízo e retrocesso para a cidade”, conta.
Laryssa explica que o segundo turno só acontece nos municípios que possuem mais de 200 mil eleitores. Para que os candidatos de Ponta Grossa tenham a possibilidade de ‘desempatar’ a disputa pela Prefeitura ono ano que vem, pelo menos 85% do eleitorado da cidade deve comparecer no cartório até 30 de setembro.
Para impulsionar os atendimentos, o TRE formalizou, na manhã de ontem, o termo de cooperação com a Prefeitura. O Governo Municipal cederá 65 estagiários ao Fórum e dará suporte na campanha de conscientização da biometria. “Estou feliz de poder auxiliar nesse momento. Passaremos a integrar o seleto grupo de municípios do país que possuem essa modernização e esse avanço na tecnologia, e principalmente com relação à legitimidade e transparência”, disse o prefeito Marcelo Rangel (PPS), durante a solenidade que oficializou o convênio com o TRE.
Nesta quinta-feira, 15 guichês já devem estar em funcionamento para atender os eleitores. O número deve aumentar conforme a demanda, até totalizar 65. Os cidadãos devem levar o título de eleitor e comprovante de residência para realizar o recadastramento, entre as 9 horas e as 18 horas, de segunda a sexta. O atendimento também pode ser agendado pelo site do TRE-PR.
BIOMETRIA NO PARANÁ
Projeto abrange 65% do eleitorado
Em visita a Ponta Grossa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Jucimar Novochadlo , disse que 65% do eleitorado do Paraná deve contar com eleições biométricas já no próximo ano. O Projeto Biometria 2015 está em andamento em 86 municípios do Estado, entre eles Ponta Grossa. No ano passado, dez cidades já participaram do processo. “É um projeto para o Brasil, onde 50 milhões de eleitores serão recadastrados até janeiro de 2016. No Paraná serão três milhões de eleitores e o processo envolve 86 cidades”, afirmou. “Um dos motivos é a segurança, a qual a urna já tem hoje, mas com a biometria será garantida a segurança no processo de identificação dos eleitores”, comentou.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

TUDO É MAIS COMPLICADO E CARO NO BRASIL - MSN.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA POSTADA

Brasileiro paga o dobro de país rico por internet no celular
 


O brasileiro paga quase duas vezes mais caro pela internet rápida no celular que usuários dos países ricos. Dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações indicam que os custos de acesso à rede ainda representam um obstáculo para o avanço da tecnologia e que, no mundo, 4 bilhões de pessoas ainda estão offline.
Segundo os dados da UIT, uma assinatura de 1GB pela internet no celular chegaria a custar US$ 29,5 por mês, considerando a paridade de poder de compra. A média nos países ricos é de US$ 16,3, contra US$ 30,1 no mundo.
Para a TeleBrasil, os dados da agência internacional não devem ser comparados, já que não se trata do valor que de fato é aplicado. A UIT explica que, assim como no caso do Brasil, ela também usa o valor de tabela para o restante do mundo, justamente para poder comparar.
A TeleBrasil observou também que os preços da banda larga praticados no Brasil estão bem abaixo da média dos países de seu grupo, considerados em desenvolvimento. Segunda a entidade, o brasileiro paga pela banda larga fixa apenas 22% do preço médio dos países em desenvolvimento, levando em conta a paridade do poder de compra ( US$ 16,60 no Brasil; US$ 74,50 nos outros países).
A TeleBrasil lembrou também que os preços no País vêm caindo nos últimos anos e que também deve-se considerar a elevada carga tributária na hora de realizar comparações entre diferentes países.
No início de 2014, a banda larga era uma realidade para apenas 10% da população brasileira, contra mais de 35% na Coreia, França, Suíça, Dinamarca, Reino Unido ou Irlanda.
O Brasil não é o único que vive uma situação ainda problemática no que se refere aos custos. Dados divulgados pelas agências da ONU revelam que, se a expansão da rede foi avassaladora em todo o planeta, a realidade é que mais de 55% da população continua sem acesso.
Nos emergentes, o custo da banda larga é três vezes superior ao que é aplicado nos países ricos no que se refere à banda larga fixa. Em 15 anos, o número de usuários da rede passou de 400 milhões de pessoas em 2000 para mais de 3,2 bilhões. Desse total, 2 bilhões estão nos países emergentes.
Mas as disparidades ainda são profundas. Nos 50 países mais pobres do mundo onde vivem 1 bilhão de pessoas, apenas 89 milhões deles têm acesso à internet, menos de 10%. Nos países ricos, 81% das casas tem acesso à rede, contra menos de 7% nos países mais pobres. Nos emergentes, a penetração é de apenas 34%. O custo de banda larga caiu de forma importante, segundo Houlin Zhao, representante da UIT. Mas os valores ainda são desproporcionais à renda para os mais pobres.

PLANTAODAcidade.com.br veiculou a matéria postada

Estação Arte recebe duas exposições simultâneas
   
Eduardo Godoy – Assessoria

Estão abertas até o dia 20 de junho, com entrada gratuita, duas exposições na Estação Arte, espaço retomado em março pela Fundação Municipal de Cultura. No local, o público pode conferir os trabalhos dos artistas Daniel Masetto, Mariângela Digiovanni e Rosane Volpi Santos. As atividades integram a 13ª Semana de Museus, realizada em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus.
No espaço principal da Estação Arte, Daniel Masetto expõe as fotografias de seu projeto ‘Eco’. As imagens retratam cenas rurais, apresentando o olhar particular do artista sobre a vida no campo. Já no mezanino está instalada a exposição ‘Reminiscências’, cuja proposta contemporânea inclui pinturas em papel craft, considerando que para as artistas não importa a superfície em que se cria, mas sim o ato de criação e a inspiração de cada uma, cada qual com sua identidade e capacidade criativa.
O público pode observar a diversidade em uma mesma identidade. A identidade citada é o amor pela arte de Daniel, Mariângela e Rosane, ao mesmo tempo em que se reafirmam a premissa de que somos diferentes e fazemos diferente, cada um com sua personalidade, sua sensibilidade.
As exposições seguem na Estação Arte até o dia 20 de junho, com horário de visitação das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.
Semana de MuseusComemorado no dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus deu início à proposta da Semana de Museus, realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano o tema é ‘Museus para uma sociedade sustentável’ lembrando que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas.
A Semana aconteceu de 18 a 24 de maio, porém, na maioria das cidades, como em Ponta Grossa, o evento foi prolongado por mais tempo. Exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras estão entre as 4.570 atividades que foram realizadas este ano. Seguindo uma tendência que se repete a cada edição, a ação teve a participação recorde de instituições, envolvendo 1.378 museus e centros culturais em 609 municípios brasileiros.

" REFORMA POLÍTICA " - GAZETADOPOVO.COM.BR VEICULOU

congresso

Em derrota de Cunha, Câmara rejeita “distritão” e mantém modelo atual

Presidente da Câmara tentou, de todas as formas, emplacar novo sistema de votação para deputado e vereador. Financiamento privado de campanha também foi rejeitado

brasília e curitiba
  • Atualizado em às
Texto publicado na edição impressa de 27 de maio de 2015
A Câmara Federal rejeitou nesta terça-feira (26) à noite o “distritão” como formato de eleição para deputados e vereadores. A maioria dos deputados (267) foi favorável ao sistema, mas a proposta exigia maioria qualificada (308). Isso significa que o modelo atual de votação deve ser mantido, já que outros dois modelos propostos (lista fechada e distrital misto) também foram rejeitados na mesma sessão. A votação pode ser encarada como uma derrota para o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que tentou por todos os meios aprovar o “distritão”.
Desde o início do ano, Cunha defendeu uma reforma política ao redor desse modelo – no qual os candidatos mais votados são eleitos, independentemente do partido. Esse sistema jamais foi discutido seriamente no passado, por um motivo simples: trata-se de um modelo caro, pouco representativo, pouco democrático e que não é usado em nenhuma democracia séria. Mas Cunha tentou de todas as formas exercer seu poder para garantir os 308 votos necessários para que esse modelo seja adotado.

Pedra e laranja

A pedra no caminho de Cunha era o relator do projeto, Marcelo Castro (PMDB-PI). Apesar de ser um colega de partido, Castro cometeu dois “deslizes”: o primeiro foi montar um relatório independente. O segundo foi, publicamente, se posicionar contra o “distritão” – apesar de incluí-lo no relatório. A solução do presidente foi ignorar o relatório apresentado e, de última hora, nomear um aliado próximo, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para exercer esse papel em plenário.
Maia pareceu ser pouco mais do que um “laranja” de Cunha. Nas reuniões de liderança, era o presidente quem tirava todas as dúvidas sobre cada item que seria votado – citando de cabeça trechos das propostas. Além disso, citava de forma precisa fatos sobre a comissão da reforma política, da qual nem sequer fez parte.
Eliminado o primeiro obstáculo, Cunha se empenhou em conquistar mais votos para sua proposta – e minar alianças entre seus adversários. Ao PCdoB, que costumeiramente vota junto com o PT, garantiu apoio para evitar a aprovação da cláusula de barreira e do fim das coligações em eleições proporcionais – medidas que prejudicariam o partido. Deu certo: o partido, na tarde desta terça, aderiu à bancada do “distritão”.
Por volta das 17h, o deputado Sandro Alex (PPS-PR) recebeu uma ligação de Maia. O novo relator dizia que faltavam somente cinco votos para garantir a aprovação do “distritão”. Pediu os votos do partido, que defendeu o voto distrital, em troca da garantia de que três bandeiras do partido seriam votadas: o fim do voto obrigatório, um novo modelo de reaproveitamento de sobras eleitorais e a proibição de que deputados deixem seus cargos para exercer cargos no Executivo. Desta vez, o acordo não colou. O PPS se posicionou contra a proposta.
Cunha negou ter se movimentado para favorecer o “distritão”. Para ele, a avocação da matéria para o plenário é apenas uma demonstração de boa vontade para realizar a reforma. “Muitos passam o ano inteiro falando em votar a reforma política, mas na hora fazem justamente de tudo para não votar porque não é a reforma que eles querem”, declarou o presidente, alfinetando o PT.
Em duas horas de sessão, Cunha e seus aliados derrubaram, por goleada, as duas primeiras propostas votadas: de voto em lista fechada e de voto distrital misto. Entretanto, por volta das 22h, os deputados rejeitaram também o “distritão”. A Câmara deve concluir a votação da reforma ainda nesta semana, e o texto segue para o Senado.

PT articulou bloco para se contrapor ao presidente da Câmara

A reforma política voltou a colocar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) como principal adversário do PT. Às vésperas da votação, o partido teve de abandonar sua plataforma histórica de reforma política, que envolve a adoção do voto em lista fechada e o financiamento exclusivamente público, para tentar barrar o “distritão”. Acuado, o partido se aliou com partidos de oposição, como o PPS, o PSol, o PSB e segmentos do PSDB.
Candidato derrotado por Cunha à presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) deixou claro que o partido preferia manter o atual sistema do que adotar o “distritão”. “Entre aprovar uma contrarreforma e não aprovar nada, estamos considerando a segunda opção”, disse. Ele também criticou a mudança de relator feita na última hora, algo que ele disse nunca ter visto em mais de 20 anos de mandato.
Em plenário, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) fez apelos para que o PSDB ouvisse o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que disse recentemente que o “distritão” é “o caminho mais rápido para o retrocesso”. Ele também frisou que apenas três países do mundo adotam o sistema. Os tucanos ficaram divididos em relação a essa questão.
Relator do projeto em plenário, Rodrigo Maia (DEM-RJ) retrucou dizendo que o financiamento exclusivamente público, defendido pelo PT, também não é usado em praticamente nenhum lugar do mundo, e disse que o PT tem “a campanha mais rica, alimentada pelo mensalão e pelo petrolão”.
Apesar de conseguir aglutinar vários partidos importantes, a frente “anti-distritão” teve sucesso. Juntos, PT, PSol, PR, PRB e PSB somaram 179 votos – e puderam contar ainda com parte do PSDB e de dissidentes de outros partidos. (AG e CM)




Parque Estadual de Vila Velha terá Caminhada da Lua Cheia - plantaodacidade.com.br veiculou

Parque Estadual de Vila Velha terá Caminhada da Lua Cheia
   
A lua cheia deste fim de semana vai iluminar o passeio noturno pelas trilhas dos arenitos do Parque Estadual de Vila Velha, nos Campos Gerais, uma das unidades de conservação pertencente ao Estado. A Caminhada Noturna da Lua Cheia acontecerá neste sábado (30), das 18h30 às 21h30. As vagas são limitadas.
À noite, as belezas naturais do parque, especialmente as formações areníticas esculpidas pelo tempo, ganham contornos e formatos diferentes daqueles que o visitante enxerga durante o dia. Ao longo dos quatro quilômetros da trilha, a bota, o leão e a garrafa, somem na escuridão. No lugar, podem surgir na imaginação das pessoas outras grandes figuras, como muralhas e totens.
Mesmo sem muita visibilidade, é possível prestar atenção também na vegetação e observar ainda alguns animais de hábito noturno. Todo o passeio é acompanhado por guias do parque.
Lua novaPrevistas no plano de manejo da unidade de conservação, as caminhadas noturnas em Vila Velha começaram durante a comemoração dos 60 anos da unidade de conservação, em 2013.
Além da Caminhada da Lua Cheia, também acontece no parque a Caminhada da Lua Nova, cuja atração é a observação dos astros, que ficam mais evidentes sem o luar.
Cada passeio noturno tem vaga limitada de 25 pessoas. A limitação, segundo a supervisora de operações do parque, Angela Soares, é melhor para o aproveitamento do passeio. “A audição é um dos sentidos mais exigidos nas caminhadas noturnas e grupos menores ajuda a manter o silêncio para se ouvir melhor a movimentação dos animais”, diz ela.
ProgramaçãoCaminhada da Lua Cheia no Parque Estadual de Vila Velha
Data: Sábado, 30 de maio
Horário: das 18h30 às 21h30 - Chegar 30 minutos antes
Distância: 4 KM a 6 KM
Dificuldade: leve
Valor: R$ 25,00 por pessoa
Mais informações e agendamento pelo telefone (42) 3228-11 38 e através do e-mail (agendamento.paranaprojetos@paranaprojetos.pr.gov.br)

terça-feira, 26 de maio de 2015

Mutirão paranaense deve realizar três mil cirurgias nos Campos Gerais - plantaodacidade.com.br veiculou a matéria postada

Mutirão paranaense deve realizar três mil cirurgias nos Campos Gerais
   
Mais de três mil pacientes dos 12 municípios de abrangência da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa devem ser beneficiados, nas próximas semanas, com mais uma edição do mutirão de cirurgias eletivas, promovido pelo Governo do Estado. Os primeiros pacientes serão convocados já a partir desta semana para programar a realização dos procedimentos, que incluem cirurgias das áreas de ortopedia, ginecologia, oftalmologia e cirurgia geral.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, foi necessário articular os serviços de saúde da região para acelerar o fluxo de atendimento e diminuir o tempo de espera dos pacientes. “Apesar de serem cirurgias eletivas, que não são de urgência, é preciso que elas sejam realizadas rapidamente para que não haja complicações no quadro clínico das pessoas”, destacou.
Investimento
O Governo do Estado vai investir cerca de R$ 2 milhões na execução do mutirão, que envolverá a estrutura física e os profissionais de saúde de Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, e o Hospital do Rocio, em Campo Largo.
Atualmente, outros cinco hospitais são referência para cirurgias eletivas na região. Três em Ponta Grossa (Evangélico, Bom Jesus e Santa Casa), um em Jaguariaíva (Hospital Municipal) e um em Palmeira (Hospital Municipal).
Toda a estratégia para a execução das cirurgias extras foi apresentada aos prefeitos da região pela diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Mainardes, durante reunião na semana passada. Segundo ela, a partir de agora as secretarias municipais vão dar inicio à etapa de contato dos pacientes e agendamento dos procedimentos.
“A intenção é verificar quem já está apto a ser submetido às cirurgias, ou seja, com todos os exames pré-operatórios em dia. Com isso, daremos prioridade àquelas pessoas que já podem ser encaminhadas para o centro cirúrgico”, explica Scheila.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

OPORTUNIDADES - CONCURSOS PÚBLICOS - GLOBO.COM/G1 VEICULOU

Mais de 120 concursos abertos reúnem 19,4 mil vagas no país

Cargos são de todos os níveis de escolaridade.
Salários chegam a R$ 30.471,11 no Tribunal de Contas do Rio de Janeiro.

Do G1, em São Paulo
Pelo menos 126 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (25) e reúnem 19.448 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 30.471,11 no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Os órgãos que abrem inscrições nesta segunda para 1.066 vagas são os seguintes: Câmara Municipal de Curvelo (MG), Prefeitura de Albertina (MG), Prefeitura de Bom Jesus (RS), Prefeitura de Campo Largo (PR), Prefeitura de Mombaça (CE), Prefeitura de Nova Viçosa (BA), Prefeitura de Pedra do Anta (MG), Prefeitura de Rinópolis (SP), Prefeitura de Vicência (PE), Tribunal de Contas do Amazonas e Tribunal de Justiça de Alagoas.

JORNAL DO BRASIL ( JB.COM.BR ) VEICULOU A NOTICIA A SEGUIR POSTADA - PR: auditores fiscais fizeram doações a Beto Richa e foram promovidos

PR: auditores fiscais fizeram doações a Beto Richa e foram promovidos

Contribuíram para o caixa eleitoral do tucano 291 dos 933 auditores do Estado

 
O governador do Paraná, Beto Richa, está no centro de um novo escândalo. Segundo reportagem da jornalista Estelita Hassa Carrazai (leia aqui), do jornal Folha de S. Paulo, auditores fiscais do Paraná, acusados de corrupção, doaram à campanha à reeleição de Richa, em 2014, e foram promovidos.
"Na mira do Ministério Público após a descoberta de um esquema de corrupção e pagamento de propina na Receita estadual, auditores fiscais do Paraná doaram à campanha do governador Beto Richa (PSDB) e a outros 25 aliados quase R$ 1 milhão no ano passado", diz a reportagem.
"Contribuíram para o caixa eleitoral 291 dos 933 auditores do Estado, com doações individuais. Desses, 219 foram promovidos pouco antes da campanha, em maio. A maioria foi elevada ao teto da categoria, com salários de aproximadamente R$ 30 mil".
Uma denúncia enviada ao Ministério Público sustenta que a mulher do governador, Fernanda Richa, foi quem condicionou as doações às promoções.
De acordo com os auditores e a campanha de Richa, as doações foram legais e declaradas à Justiça Eleitoral. Um dos auditores, em delação premiada, afirma que a campanha de Richa recebeu R$ 2 milhões de propinas levantadas pelos fiscais para anular dívidas tributárias.

JMNEWS.COM.BR VEICULOU A NOTICIA POSTADA A SEGUIR: Câmara vota reajuste a servidores e vereadores

Câmara vota reajuste a servidores e vereadores
Projetos que garantem reajustem de 8% a 8,5% a servidores de Ponta Grossa entra em votação nesta segunda-feira. Apenas prefeito e secretários não terão aumento nos salários
A Câmara de Ponta Grossa vota nesta segunda-feira os projetos que garantem os reajustes salariais aos servidores públicos municipais, cargos comissionados, Funções Gratificadas (FGs) e também aos vereadores.
Encaminhado pelo Governo Municipal na última semana, o Projeto de Lei (PL) 123/2015 referenda o acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) e reajusta a remuneração da categoria em 8,5%. Já o PL 125/2015 é de autoria da Mesa Diretora do Legislativo e concede reajuste de 8,05% aos servidores da Casa.
Além dos 8,5% aos servidores públicos, o governo contemplou cargos em comissão, FGs e adicionais de desempenho no PL 123/2015. Às gratificações e adicionais serão concedidos o mesmo índice previsto para os efetivos, enquanto aos comissionados da Prefeitura o reajuste ficará em 8,17%. O governo também determinou reajuste nas bolsas de estudo da Banda Lyra dos Campos e da Orquestra Sinfônica e Coro da Cidade de Ponta Grossa.
Com os reajustes, a Controladoria Geral do Município prevê um custo anual de R$ 15,9 milhões aos cofres públicos – quase R$ 2 milhões a mais do que havia sido informado durante as negociações com o Sindserv. Deste total, apenas R$ 686 mil representam os 8,17% concedidos aos comissionados.
Aos servidores da Câmara não haverá distinção entre os índices de reajuste salarial. O PL 125/2015 estabelece 8,05% a todo o quadro de pessoal do Legislativo, incluindo os próprios vereadores, que terão as remunerações elevadas de R$ 9.313,64 para R$ 10.058,74.
A revisão nas remunerações do Legislativo deve aumentar os gastos da Câmara com pessoal para R$ 12,7 milhões no ano. O valor vai aproximar o índice de comprometimento da receita próximo ao teto fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 70%.
Despachado pela Mesa Diretora na última sessão, a proposta também entra em votação nesta segunda-feira. Mesmo sem regime de urgência, o reajuste do Legislativo deve ser votado em dois turnos nesta semana para ser pago já na folha de maio.
executivo
Governo aposta em aumento na receita para garantir reajuste
Para comportar o reajuste ao funcionalismo no orçamento municipal, a Prefeitura de Ponta Grossa aposta no aumento da receita pública. Com o acréscimo nas despesas, as despesas totais com pessoal devem chegar a R$ 306 milhões neste ano. Segundo projeções da Controladoria Geral do Município, o valor representará 51,01% da receita corrente líquida da Prefeitura no fim do ano. A Controladoria prevê uma receita de R$ 601 milhões – 10% a mais do valor contabilizado entre janeiro e dezembro de 2014. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que os municípios mantenham as despesas com a folha de pagamento abaixo de 51,3% das receitas. Quando extrapolado o índice, as prefeituras ficam sujeitas a sanções.

ULTIMAS POSTAGENS VEICULADAS PELO SITE GAZETADOPOVO.COM.BR