terça-feira, 30 de junho de 2015

Chile vence e decide Copa América em casa - MSN.COM.BR VEICULOU

'Guerrero', Peru luta, mas Chile vence e decide Copa América em casa  

Valente, o Peru jogou de igual para igual com o Chile, nesta segunda-feira, no Estádio Nacional, em Santiago, mas não conseguiu evitar a derrota por 2 a 1 com um a menos em campo. A seleção chilena volta a uma decisão de Copa América 28 anos depois - já que foi vice-campeã em 1987. Os dois gols foram marcados por Eduardo Vargas. Medel fez contra a favor dos peruanos.
Com o apoio de um país inteiro, o Chile vai em busca do caneco inédito da Copa América, mas ainda não sabe quem terá pela frente. Argentina e Paraguai lutam pela segunda vaga da decisão. 
Chile se impõe, e Vargas abre o placar em gol chorado
Em um primeiro tempo movimentadíssimo, o Chile não conseguiu impor seu estilo de jogo nos primeiros minutos, mas contou com uma baita bobeada de Carlos Zambrano para passar à frente no placar. Logo no início, o zagueiro peruano se envolveu em confusão com Vidal, mas o juiz não amarelou. Na sequência, fez falta dura e ganhou cartão. Depois, aos 20, deixou a sola da chuteira nas costas de Aránguiz e recebeu o vermelho.
Com um a menos, o Peru não conseguiu mais armas os bons contra-ataques que tinha com sua dupla ofensiva Farfán e Guerrero, que fez um bom primeiro tempo. O Chile abriu o placar só aos 40, quando Alexis Sánchez fez ótimo cruzamento, Aránguiz abriu as pernas e deixou a bola passar. A redonda explodiu na trave e Eduardo Vargas aproveitou a sobra para mandar para dentro.
Antes disso, o próprio Vargas já havia tido algumas chances de abrir o placar, mas não conseguiu concretizar nenhuma delas. Assim, o primeiro tempo terminou mesmo em 1 a 0.
Time de Guerrero, Peru mostra força, mas perde com um a menos
Com um verdadeiro time de guerreiro, o Peru foi à luta no início do segundo tempo e conseguiu empatar a partida em ótimos 15 minutos iniciais. Lutando para chegar ao ataque, os peruanos encontraram poucos espaços, mas foram capazes de marcar em uma falha da defesa. A jogada começou com Guerrero, que fez ótimo passe para Advíncula na direita. O jogador cruzou, e Medel marcou contra de dentro da pequena área.
No entanto, o Chile reagiu no minuto seguinte em falha do até então herói Guerrero, que perdeu a bola no meio-campo e viu a seleção da casa partir em velocidade ao ataque. Vargas pegou a bola e arriscou o chute de longe, o goleiro, adiantado, não pôde fazer nada para evitar o segundo gol da noite dos chilenos.
Daí em diante, o Peru bem que tentou fazer seu segundo gol. No entanto, mais cansado e desanimado com o gol de empate em poucos minutos, não conseguiu furar novamente a defesa chilena. Jogando com o apoio da torcida, a seleção da casa ainda teve a chance de ampliar em bons momentos de Vargas e Alexis Sánchez.

PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU: Circuito Municipal de Xadrez começa no sábado

Circuito Municipal de Xadrez começa no sábado
Danilo Kravchychyn - Assessoria

A etapa de abertura do Circuito Municipal de Xadrez será realizada no próximo final de semana, dias 4 e 5, no SESC, com as inscrições devendo ser confirmadas até a quinta-feira, dia 2. A promoção é da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp) e tem como coordenador o professor Lucas Silvestre Borges.
Sem custo para os participantes as inscrições para a etapa do final de semana deverão ser realizadas através da internet (xadrezpontagrossa@gmail.com) com o nome, data de nascimento e categoria que vai disputar.
No sábado, dia 4, serão realizados os torneios de xadrez rápido nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Absoluto, sempre no masculino e feminino, com a confirmação acontecendo às 13 horas. Os três primeiros colocados das categorias receberão premiação.
A programação do domingo, dia 5, com confirmação até as 8h30, nas categorias Sub-8 e Sub-10, também no masculino e feminino, com premiação para os oito primeiros colocados.
Nos dias 8 e 9 de agosto será disputada a segunda etapa do Circuito, com as mesmas categorias e premiações.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

plantaodacidade.com.br veiculou: Circuito de Rústicas começa dia 19 no Campus da UEPG

Circuito de Rústicas começa dia 19 no Campus da UEPG
Assessoria

A etapa de abertura do Circuito de Corridas Rústicas e Caminhadas Cidade de Ponta Grossa 2015 será disputada no dia 19 de julho, às 9 horas, no Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Denominada 1ª Corrida do Pelotão de Trânsito – Prova “Aqui Você Pode Correr” esta será a primeira das quatro etapas do tradicional evento realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa/Fundação Municipal de Esportes (Fundesp).
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 15 de junho e 13 de julho, com custo de R$ 20,00 por participante, com depósito na conta 81249-8 da agência 0030-2 do Banco do Brasil. Não existe custo para a participação na caminhada.
Haverá troféus para os campeões das respectivas categorias, assim como medalhas para os classificados entre a segunda e quinta posições. Nesta primeira haverá sorteio de brindes entre os participantes, além de medalhas de participação para os trezentos primeiros atletas que completarem o percurso.
A prova do dia 19 de julho tem percurso de 8 mil metros e será desenvolvida no Campus da UEPG, em Uvaranas, com a largada da corrida acontecendo às 9 horas na pista de atletismo; a caminhada será iniciada às 9h15, com percurso de 4 quilômetros.
Confira as faixas etárias do Circuito:
Masculino – juvenil (nascidos entre 1994 e 1999); adulto (1988 a 1993); sênior (1982 a 1987); pré-máster (1976 a 1981); máster (1970 a 1975); pré-veterano (1964 a 1969); veterano (1958 a 1963); e veteraníssimo (1957 e anteriores).
Feminino – juvenil (1989 a 1999); adulta (1978 a 1988); máster (1967 a 1977); pré-veterana (1966 a 1959); e veterana (1958 e anteriores).
Militares – militar I (1987 a 1996); militar II (1977 a 1986); militar III (1976 e anteriores); e militar feminino (1996 e anteriores).
O regulamento da prova pode ser acessado através do site da Prefeitura de Ponta Grossa neste endereço eletrônico: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/files/fundesp/2015-1-etapa-regulamento.pdf.

domingo, 28 de junho de 2015

ARTESANATOS - FEIRA DA ESTAÇÃO - PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU

Feira da Estação, de Ponta Grossa, é reconhecida pelo selo ODM
Assessoria

O Projeto “Feira da Estação” desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Turismo, recebeu o selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), propostos pela Oraganização das Nações Unidas (ONU). A Feira funciona como espaço de visibilidade para artesãos para venda de produtos à pronta entrega e encomenda de mercadorias.
A Feira da Estação começou em 2013 e desde o ano passado acontece todos os sábados na plataforma da Estação Saudade. No começo as feiras aconteciam uma vez por mês e tinham apenas 20 expositores cadastrados. Hoje em dia artesãos individuais, associações e grupos sociais podem ter um espaço na Feira que conta com mais de 300 artesãos inscritos, e recebe em média de 70 feirantes por sábado.
Com o objetivo de dar visibilidade e garantir uma qualidade de trabalho aos artesãos de Ponta Grossa a Feira oferece um espaço para divulgação dos seus trabalhos e também de interação e fortalecimento da categoria.
Jociane Borato Monteiro trabalha com bordado e aplicações em tecido. Ela participa da Feira desde seu início e conta que antes não tinha renda fixa, nem ponto de trabalho. “Desde que comecei a expor na Feira me especializei, já abri uma microempresa e periodicamente faço cursos para manter e desenvolver o meu empreendimento”, explica. Jociane também integra o Núcleo de Artesãos de Ponta Grossa (NAPG), ela relata que agora está conseguindo conquistar uma clientela frequente. “Vimos a feira crescer, hoje o número de expositores é maior e o público também. Eles nos procuram porque oferecemos um produto de qualidade e exclusivo”, conta a artesã.
A Feira da Estação acontece todos os sábados no prédio histórico da Estação Saudade, e funciona das 9h às 17h.

ultimas postagens veiculadas ( 28.06.2015 ) - GAZETADOPOVO.COM.BR

Após reabrir curso, UEPG forma 1ª turma de Medicina - jmnews.com.br veiculou

A Rede | Ponta Grossa | 26/06/2015 às 20:27h   | 
Último dia letivo dos estudantes da 1ª turma de Medicina foi marcado por 'Aula da Saudade' no campus de Uvaranas
Foi com muita emoção e com o título de “Aula da Saudade” que os alunos da primeira turma do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) encerraram os seis anos de estudos. A atividade ocorreu nesta sexta-feira (26), no início da noite, no campus de Uvaranas. Professores e alunos se reuniram em uma sala do Bloco M para relembrar fatos marcantes.
Ao todo, 32 acadêmicos conseguiram vencer a jornada de oito mil horas de aulas, em período integral. Um desses estudantes é Tiago Francisco Meleiro Zubiolo. “Foi uma satisfação fazer parte dessa turma. Era um curso que muita gente desacreditava por causa do seu fechamento. Porém, fomos muito bem recebidos nos hospitais e nos locais de estágio. Sentimos que a cidade acabou abraçando o curso”, comenta ele que é natural de Mandaguari, município vizinho a Maringá, no norte do Paraná.
Após a formatura, agendada para o dia 10 de julho no Teatro Marista, Zubiolo tentará se especializar em Cirurgia Geral. As aulas da primeira turma tiveram início no dia 20 de julho de 2009. A princípio, 41 calouros investiram no sonho de se tornarem médicos.
A reabertura do curso ocorreu na gestão do então governador Roberto Requião, após seu vice, Orlando Pessuti, assinar a portaria que autorizou a implantação da graduação. O fechamento do curso ocorreu em 2003. Atualmente, Medicina é a graduação que lidera a concorrência na UEPG. Nos últimos vestibulares a média por vaga superava os 200 candidatos.
Informações do Jornal da Manhã.

sábado, 27 de junho de 2015

PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU: Com clima regular, produção de grãos poderá chegar a 38 milhões de toneladas

Com clima regular, produção de grãos poderá chegar a 38 milhões de toneladas

Foto: Clverson Beje/FAEP
O bom desenvolvimento da segunda safra de grãos no Paraná elevou a previsão de produção total para 38,05 milhões de toneladas. Conforme avaliação do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado de Agricultura e do Abastecimento, o clima contribui com a evolução do milho e do trigo, principais culturas em campo neste período do ano.
O relatório do Deral, correspondente a junho, informa que, se confirmada a produção, ela será 6% maior que em 2014, quando foram colhidas 36 milhões de toneladas de grão entre as três safras cultivadas no Estado: de verão, segunda safra e de inverno.
“As estimativas da segunda safra, entre o verão e outono, aos poucos estão sendo confirmadas”, afirma o diretor do Deral, Francisco Carlos Siminioni.
Agora resta esperar a confirmação da safra dos cereais de inverno – aveia, cevada, canola, centeio, cevada, trigo e o triticale - estimada em 4,5 milhões de toneladas para este ano - 4% a mais que em 2014.
Para Simioni, é fundamental que a safra de inverno seja confirmada nos níveis de produtividade estimados, contribuindo para fechar o ano safra 2014/2015 com bons resultados. “Ganhos de produtividade com qualidade deverão contribuir para reduzir os custos da safra de verão 2015/2016 e para diminuir o impacto da elevação dos custos de produção”, afirmou ele.
MilhoNa segunda safra de milho, foi plantada uma área de 1,9 milhão de hectares. Os produtores não correm risco de perdas por geadas, diz o relatório. A estimativa de produção aponta para uma colheita de 10,78 milhões de toneladas.
 “Se for concretizada, será a maior produção de milho do Estado registrada neste período do ano”, diz o técnico do Deral Edmar Gervásio.
Segundo o técnico, o avanço da colheita revela excelentes índices de produtividade para o milho de segunda safra. Atualmente cerca de 9% da área plantada está colhida e o rendimento obtido até agora é de 6.500 quilos por hectare
Gervásio informa que 40% da área a ser colhida está em fase de maturação, reduzindo a exposição ao risco de geadas.
FeijãoO feijão da segunda safra é outra produção beneficiada pelo clima. Segundo o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Salvador, os relatórios de campo mostram 99% da área já está colhida e deve se consolidar em 392 mil toneladas, 2% inferior à safra passada. “Porém, será uma das menores perdas por clima nos últimos anos”, ressalta Salvador.
Os bons preços de comercialização animaram os produtores que já venderam aproximadamente 77% da produção obtida. O feijão de cor foi vendido, em média no mês passado, por R$ 106,82 a saca. E o feijão preto, por R$ 92,42 a saca.
SojaNa soja, o destaque é para a segunda safra, cuja colheita foi encerrada no Paraná por causa do vazio sanitário, iniciado em 15 de junho. O vazio sanitário é o período em que não pode haver nenhum tipo de plantio da cultura para evitar a incidência da ferrugem asiática na safra principal, que é plantada no verão.
Segundo o economista Marcelo Garrido, a produção foi de 279 mil toneladas, numa área cultivada de 132,4 mil hectares. O clima também foi determinante para o bom resultado da lavoura, ao contrário de anos anteriores, quando a falta ou o excesso de chuvas afetou a produtividade da segunda safra de soja no Estado. Em comparação com o ciclo anterior, a área cresceu 21% e a produção foi 42% maior.
Trigo
O clima também favorece o trigo, cuja lavoura já foi implantada em cerca de 88% da área prevista, que é de 1,32 milhão de hectares no Estado.
Segundo o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho, a geada mais forte deste ano, ocorrida em 16 de junho, teve pouca influência sobre as lavouras de trigo, exceto em algumas áreas na região Oeste, onde a cultura foi plantada mais cedo.
A previsão de produtividade média se mantém próxima a 3.000 quilos por hectare, apontando para uma produção estadual de 4 milhões de toneladas do grão, podendo repetir o bom desempenho da lavoura no ano passado. A preocupação é com o clima no período da colheita, quando a corrente El Niño poderá provocar chuvas em excesso, que geralmente prejudicam a qualidade do grão.
Atualmente, 13% das lavouras do Estado estão em estágios suscetíveis a perdas por geadas, porém não há previsão de frio intenso para os próximos dias.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

ESPN.COM.BR - Bellucci dá azar no sorteio e estreia em Wimbledon contra Nadal

Bellucci dá azar no sorteio e estreia em Wimbledon contra Nadal

ESPN.com.br
Efe
Thomaz Bellucci e Rafael Nadal já se enfrentaram em Wimbledon em 2012
Thomaz Bellucci e Rafael Nadal já se enfrentaram em Wimbledon em 2012
O brasileiro Thomaz Bellucci não deu sorte no sorteio que definiu o chaveamento de Wimbledon na manhã desta sexta-feira. O número 1 do país fará sua estreia na grama do All England Club contra ninguém menos que o espanhol Rafael Nadal, ex-líder do ranking e bicampeão no Grand Slam inglês.

Nadal chega a Wimbledon apenas como o décimo cabeça de chave, sua pior classificação na história do torneio. Isso o faz ficar no mesmo grupo do suíço Roger Federer, segundo favorito (estreia contra o bósnio Damir Dzumhur), e do britânico Andy Murray, terceiro (joga com o cazaque Mihail Kukushkin).
Na parte de cima do chaveamento está o número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, que fará sua primeira partida na competição contra o alemão Phillip Kohlschreiber. O rival mais bem ranqueado de seu grupo é o suíço Stan Wawrinka, quarto cabeça de chave, com quem pode cruzar nas semifinais.

Nadal x Bellucci - Está será a segunda vez que o melhor tenista do Brasil enfrenta Nadal na primeira rodada de Wimbledon. Em 2012, Bellucci chegou a abrir 4-0 no primeiro set, mas acabou permitindo a reação do espanhol, que ficou com a vitória em sets diretos, com parciais de 7-6 (7-0), 6-2 e 6-3.
Além desse encontro, Nadal e Bellucci já se enfrentaram outras três vezes, duas em Roland Garros e uma no Aberto do Rio, nesta temporada. O espanhol nunca perdeu um set sequer para o rival. Em Wimbledon, o melhor resultado já conseguido pelo brasileiro foi uma terceira rodada, em 2010.
Feijão - O outro brasileiro na chave principal de Wimbledon, João Souza, o Feijão, fará sua estreia no torneio contra o colombiano Santiago Giraldo, 60º do mundo. O número 79º do ranking da ATP já fez cinco confrontos contra o rival, com quatro derrotas e apenas uma vitória.
Chave feminina - A norte-americana Serena Williams, cinco vezes campeã em Wimbledon, e a russa Maria Sharapova, vencedora de 2004, foram posicionadas na mesma chave no sorteio de sexta e podem se encontrar na semifinal. A número 1 do mundo ainda pode encontrar a irmã, Venus, na quarta rodada.
Número 75 do mundo, a brasileira Teliana Pereira, em sua segunda vez em Wimbledon, vai estrear contra a italiana Camila Giorgi, 32ª colocada no ranking da WTA e cabeça de chave 31.

Os impasses entre locador e locatário - GAZETADOPOVO.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA POSTADA A SEGUIR

imóveis

Os impasses entre locador e locatário

Dados do Procon-PR mostram que maioria das queixas sobre aluguel diz respeito a dúvidas sobre quem paga o quê

Texto publicado na edição impressa de 26 de junho de 2015
Morar de aluguel é a realidade de mais de 32 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora geralmente balizada por contratos, a relação de consumo estabelecida entre inquilinos, imobiliárias e proprietários pode ser tumultuada.
Superadas as dificuldades enfrentadas no início da contratação – devido principalmente às exigências cada vez maiores de proprietários e imobiliárias por um fiador (que, geralmente, deve ser dono de mais de um imóvel localizado na cidade ou no estado em que o contrato de locação é firmado), é comum que locadores e locatários voltem às turras no momento de rescindir o contrato por causa da cobrança de taxas e exigência de reparos.
A Lei do Inquilinato (8.245/1991), dispositivo legal que regula essa relação de consumo no Brasil, estabelece quais despesas devem ser pagas pelo inquilino e quais são de responsabilidade do dono do imóvel. Basicamente, tudo o que for causado pelo morador deve ser consertado por ele; já a solução de problemas estruturais deve ser providenciada pelo proprietário.
“Problemas estruturais e aqueles que não estão aparentes em uma vistoria visual e aparecem somente com o uso do imóvel são de responsabilidade do locador. O proprietário deve pagar por essa conta; ou então o locador paga e solicita desconto no aluguel seguinte ou reembolso”, explica o advogado Giuliano Gobbo, presidente da Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná (OAB-PR).
Assim, entram no rol de obrigações do inquilino refazer a pintura das paredes, teto, portas e batentes (a depender do que consta na vistoria inicial) com tinta da mesma cor e serviço de qualidade semelhante à original; providenciar os reparos necessários como a substituição de maçanetas danificadas ou torneiras estragadas e desfazer benfeitorias se o proprietário não quiser mantê-las. Em contrapartida, o morador não tem nenhuma responsabilidade por itens como fiação elétrica e encanamento; móveis danificados por infiltrações, vazamentos ou cupins.

Previsão

Mas ainda há margem para negociações e dúvidas. “É importante estabelecer quais despesas do imóvel correrão por conta do locatário”, destaca Gobbo. Entre o que pode ser conversado e acordado estão o conserto de equipamentos que sofrem danos com o tempo, como chuveiros ou sistema de aquecimento a gás e a manutenção de móveis embutidos pelo inquilino, como armários aéreos.

Atenção antes previne problemas depois

Alguns problemas são imperceptíveis ao primeiro olhar. Por isso, especialistas orientam visitar o imóvel desejado pelo menos duas vezes e em períodos diferentes do dia.
Passe o pente fino e procure por indícios de vazamento e infiltração nas paredes; certifique-se de que portas e batentes estão livres de cupins; teste torneiras, chuveiros, descargas, tomadas e lâmpadas (problemas na fiação elétrica são bastante comuns, principalmente em prédios antigos).
Outra dica é cuidar os horários em que bate sol no apartamento ou casa e se o imóvel é ventilado. Esclareça dúvidas sobre vagas de garagem, regras do condomínio em relação a festas, reformas, presença de animais de estimação e utilização das áreas comuns do condomínio.
Pegadinha na qual muitos futuros-inquilinos desatentos caem: a vizinhança. É improvável conhecer todos os vizinhos e a dinâmica das relações, mas busque por pistas – converse com alguns moradores e trabalhadores do condomínio; observe o trânsito no entorno e se há bares e restaurantes por perto.

Checagem do imóvel é a principal arma do inquilino

A vigência de uma lei que regula a relação entre locador e locatários não é garantia de tranquilidade. A estudante de Direito Jucelaine Antunes, 24 anos, sabe bem disso. Ela e a irmã alugaram um apartamento na região central de Curitiba durante cinco anos. Na hora de entregar o imóvel, providenciaram os consertos necessários e a pintura nova – exigência legal por parte do locador.
O problema começou na vistoria final, realizada pela imobiliária. A pintura paga por Jucelaine não foi aprovada. “A vistoria foi feita pelo ‘pintor oficial da imobiliária’. Ele disse que não estava boa, mas não explicou exatamente o porquê”, contou.
Com a nova moradia já alugada e para não prolongar o impasse, Jucelaine decidiu desembolsar o valor de rescisão pedido pela imobiliária, que além de miudezas como substituição do trinco de uma janela e reparo de um descascado no banheiro, incluiu também uma nova pintura. “Pagamos mais R$ 2 mil para não ter problemas, porque com a imobiliária você discute e paga de qualquer forma. A gente não costuma dar atenção à vistoria, e na hora de entregar o imóvel, a imobiliária é impositiva e você não tem como questionar nem com o quê argumentar.”
Para o advogado Giuliano Gobbo, a situação vivida por Jucelaine denota má-fé por parte da imobiliária. “Muitas imobiliárias têm essa prática para lucrar mais. Mas como a lei determina ao locatário providenciar o serviço ou repassar os valores para a imobiliária providenciar, é difícil contestar a postura da imobiliária. A única forma de se proteger é fazer uma boa vistoria lá no início. Com fotos, ele pode comparar o que encontrou e o que está entregando e contestar a vistoria final.”

Prefeitura busca mais de 500 mil para restauro da Maria-Fumaça - plantaodacidade.com.br veiculou a postagem a seguir

Prefeitura busca mais de 500 mil para restauro da Maria-Fumaça
Eduardo Godoy – Assessoria

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Turismo, inscreveu junto ao Ministério do Turismo o projeto para restauração da Maria-Fumaça 250. O valor total é de R$ 514.902,56, dentro do edital de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística. O resultado não tem prazo para ser divulgado.
O projeto inclui a locação de oficina/barracão para o trabalho, contratação de empresa especializada em transportes de grande porte (para deslocamento da locomotiva até a oficina e seu retorno após a conclusão dos serviços) e o serviço de restauração e manutenção da locomotiva e seu tender.
Devido à sua exposição às intempéries e ações de vandalismo, a locomotiva vem sofrendo degradação constante, como estrago da sua fachada, piso, paredes internas, bem como o furto de várias de suas importantes peças. A restauração possibilitará a valorização da Maria Fumaça 250 no complexo turístico e histórico formado pelas estações Paraná (Casa da Memória), São Paulo – Rio Grande (Estação Saudade) e Estação Arte, onde permanecerá com uma maior proteção.
“A Prefeitura está empenhada em buscar recursos para o restauro deste importante patrimônio cultural. Além da participação em editais, também estamos realizando um trabalho junto a deputados para tentar alguma emenda parlamentar que garanta a verba para a restauração”, comenta o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Paulo Eduardo Goulart Netto.
HistóricoA Maria-Fumaça 250 foi idealizada pelo engenheiro ponta-grossense Edwaldo Krüger e, com sua morte em 1936, foi concluída pelo seu filho Germano Krüger. Construída nos barracões da extinta rede ferroviária no bairro de Oficinas, originalmente era movida a vapor, tendo recebido apenas a caldeira de outra cidade. A locomotiva entrou em atividade em 1940, tendo linhas regulares de passageiros e cargas. Substituída em 1972 por máquinas mais modernas, passou a integrar o acervo da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) que, com sua extinção, destinou os bens ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que, por sua vez, passou a Maria Fumaça 250 para o município, através de comodato.
Desde a década de 1990, encontra-se em exposição no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas, em frente à Casa da Memória Paraná, tornando-se um dos mais importantes monumentos turísticos do município, por guardar viva toda a história deste povo. Hoje, a locomotiva é tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (Compac).

quinta-feira, 25 de junho de 2015

NOTICIAS PARAGUAIAS - Redução da cota de compras para US$ 150 entra em vigor no dia 1.º - GAZETADOPOVO.COM.BR VEICULOU A MATÉRIA POSTADA

tributos

Redução da cota de compras para US$ 150 entra em vigor no dia 1.º

Na fronteira com o Paraguai, população teme que mudança na isenção de impostos para gastos no exterior afaste os turistas e prejudique o comércio

foz do iguaçu
Texto publicado na edição impressa de 25 de junho de 2015
Em tese, a partir do próximo mês a cota de isenção de impostos em gastos no exterior por via terrestre deve cair de US$ 300 para US$ 150. A medida faz parte da portaria nº 307 do Ministério da Fazenda e obriga aqueles que excederem o valor da cota durante as compras a pagarem imposto de importação da ordem de 50%.
Segundo a Receita Federal, a nova regra é uma maneira de compensar a renúncia fiscal necessária para o funcionamento de lojas francas – ou free shops – no país. Em julho do ano passado, a redução chegou a ser publicada no Diário Oficial da União, mas foi derrubada poucas horas depois.
Em Foz do Iguaçu, na fronteira com Ciudad Del Este, a medida preocupa a população, principalmente os trabalhadores do turismo e do comércio. A economia da região passa por um momento delicado em decorrência da desvalorização do real frente ao dólar. O movimento na Ponte da Amizade – que chegou a ser de 40 mil veículos e 20 mil pedestres por dia – caiu pela metade com o aumento da taxa cambial nos últimos meses. “A diminuição da cota praticamente acabaria com o turismo de compras, que é tão importante para toda a região”,diz Marcelo Valente, diretor comercial da Loumar Turismo.
Não há dados oficiais sobre o volume total de recursos que o turismo de compras movimenta na fronteira, mas a “Ação Escudo”, da Receita Federal, ajuda a ter uma pequena noção. Em apenas um mês de operação, foram apreendidos cerca de R$ 4 milhões em mercadorias contrabandeadas do país vizinho. A parcela é irrisória em comparação ao movimento total.
Mais do que evitar a redução, a reivindicação local – que, inclusive, já foi enviada à Receita Federal – busca fazer com que a cota aumente dos atuais US$ 300 para US$ 500. “Este aumento beneficiaria a região e principalmente manteria os empregos de muitos brasileiros que trabalham nos países vizinhos”, completa Valente. O aumento também seria uma alternativa para ampliar o tempo de estadia dos turistas na fronteira.

Pressão política

Durante o Festival de Turismo das Cataratas, realizado em Foz do Iguaçu neste mês, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, prometeu defender a manutenção da atual cota, de US$ 300, e se mostrou até favorável ao aumento do valor para US$ 500.
Diante do cenário negativo, lideranças de diversos setores da região já estão mobilizadas. “Não vamos deixar isto acontecer. Já nos reunimos com a senadora Gleisi Hoffmann e com vários ministros em Brasília para que essa medida seja prorrogada, pois ainda não há free shops em funcionamento no país”, explica Roni Temp, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz).
A redução da cota não vale para quem entra no Brasil por via aérea ou marítima – nestes casos, o valor permanece em US$ 500. Temp critica essa diferenciação. “A redução da cota seria até uma maneira de discriminação com quem vem de carro para cá. Por que essa diferença com quem vem fazer compras de avião?”

Câmara aprova emenda que estende reajuste do mínimo a aposentados - msn.com.br veiculou a matéria postada

Câmara aprova emenda que estende reajuste do mínimo a aposentados

ctv-jh9-dinheiro fabiomotta© Fornecido por Estadão ctv-jh9-dinheiro fabiomotta
O governo da presidente Dilma Rousseff sofreu uma dura derrota no Plenário da Câmara ao ver a aprovação de uma emenda que vincula todos os benefícios da Previdência Social à política de valorização do salário mínimo. Uma indexação desse tipo era considerada desastrosa pelo Palácio do Planalto, que entre ontem e hoje tentou mobilizar, sem sucesso, sua base para barrar a aprovação da emenda. Ao final, ela acabou avalizada por 206 deputados, sendo que 179 votaram "não" e quatro se abstiveram.
A emenda foi incluída na Medida Provisória 672, enviada pelo Executivo para prorrogar as regras de reajuste do mínimo até 2019. Pela MP, cujo texto-base também passou nesta noite, a correção deve levar em conta a variação da inflação dos últimos 12 meses e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Como os pensionistas que recebem um salário mínimo já têm seus benefícios reajustados com base nessa fórmula, a vinculação afeta quem ganha acima desse valor. Os parlamentares discutem agora outras emendas à MP. Depois de concluída a tramitação na Câmara, ela ainda precisa passar pelo Senado.
"O salário mínimo tem tido ganhos reais, mas o reajuste dos aposentados tem perdido muito poder de compra", disse o deputado Espiridião Amim (PP-RS), que apoiou a emenda.
A possibilidade de o dispositivo ser aprovado deixou a articulação política da presidente Dilma Rousseff em alerta durante todo o dia de hoje. Numa matéria sensível aos aposentados, seria impossível - avaliaram auxiliares da petista - medir a lealdade da base aliada levando em conta apenas a orientação dos líderes partidários. O receio se mostrou justificado: na votação, embora partidos como PMDB, PT e PSD tenham defendido derrubar a emenda, o governo não conseguiu conter as traições.
Ontem, Dilma convocou uma reunião de emergência com os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Carlos Gabas (Previdência) e pediu empenho total de sua equipe para impedir a aprovação da emenda. Ao final do encontro, Gabas disse que dar a aval a uma proposta nesse sentido coloca "em alto risco" as contas do sistema previdenciário. Se estivesse valendo, continuou o ministro, o impacto da medida neste ano seria de R$ 4,6 bilhões.
Mas o esforço foi em vão. Inconformado, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse hoje que Dilma deve vetar a emenda recém-aprovada. O próprio presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também se manifestou contra a indexação. "Esse momento não é um bom momento para esse tipo de discussão", disse.
Risco.  A discussão sobre vincular a política do salário mínimo e o Regime Geral da Previdência não é nova. A Câmara chegou a aprovar, no início do ano, o texto-base de um projeto de lei que alongava a atualização do mínimo até 2019, mas o governo costurou um acordo com o presidente da Câmara para retirá-lo de pauta. O medo do Planalto era justamente que uma emenda estendendo a regra para as aposentadorias fosse aprovado. 
Colaborou Vera Rosa