quarta-feira, 30 de setembro de 2015

GAZETADOPOVO.COM.BR VEICULOU - Com clima favorável, Paraná lidera plantio de safra recorde

Com clima favorável, Paraná lidera plantio de safra recorde

Plantio da safra de verão, iniciado ontem em lavoura de Campo Mourão. Depois de compararem despesas e receitas de cada cultura, agricultores diminuem área do milho para aumentar a da soja. Foto: Dirceu Portugal
Plantio da safra de verão, iniciado ontem em lavoura de Campo Mourão. Depois de compararem despesas e receitas de cada cultura, agricultores diminuem área do milho para aumentar a da soja. Foto: Dirceu Portugal

O plantio da nova safra de soja avançou em bom ritmo na última semana no Paraná, principalmente em áreas do Oeste do estado, mostraram dados atualizados do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab).
Até 28 de setembro, 13% da área prevista para a oleaginosa em 2015/16 estava semeada no estado, ante 5% uma semana antes. Os trabalhos estão também mais adiantados que um ano atrás, quando alcançavam 9% da área, segundo dados do Deral. O Paraná é o segundo produtor de soja do Brasil, atrás apenas de Mato Grosso, com uma produção estimada em recorde de cerca de 18 milhões de toneladas.
Atualmente, as regiões de Cascavel e Toledo, no Oeste do Paraná já têm plantada cerca de metade da área prevista para a atual temporada, com boa parte dessas lavouras passando do período de germinação para o desenvolvimento vegetativo.
“O dia iniciou com boa insolação, após um final de semana com boas precipitações abrangendo toda região, o que veio favorecer imensamente a germinação das áreas de soja recém implantadas, e possibilitando a intensificação do plantio”, relataram nesta terça-feira (29) os técnicos do Deral em Campo Mourão, região que já plantou 10% da área prevista.
Trigo
A colheita de trigo do Paraná chegou a 62% da área, segundo o relatório do Deral. Uma semana atrás, o índice estava em 49%.
Cerca de 70% das lavouras estão em boas condições, sem alteração significativa ante a semana passada. Recentemente, o Deral reduziu sua previsão de colheita de trigo em 2015 para 3,6 milhões de toneladas, 10% abaixo das estimativas iniciais, citando o excesso de chuvas em julho e preocupações com geadas.

plantaodacidade.com.br veiculou: Encontro de cães e donos incentiva a adoção responsável

Encontro de cães e donos incentiva a adoção responsável
   

A Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), organiza o primeiro “Findi Animal”, para incentivar a adoção responsável de animais de rua. O evento acontece no próximo final de semana, dias 03 e 04 de outubro, na Estação Saudade. A Fumtur conta com a parceria das organizações não governamentais da cidade que defendem os direitos dos animais e também da Secretaria Municipal de Saúde.
No sábado a partir das 14h haverá apresentação de cães adestrados, e a primeira fase dos concursos do vira-lata mais simpático e de fantasia. No domingo as atividades iniciam às 10h com uma caminhada de pets e donos, apresentação de cães adotados adestrados, final e premiação dos concursos e demonstração da transformação de cães adotados com banho e tosa. Nas duas tardes haverá uma feira de adoção de cães e gatos com todas as quatro ONGs participantes e do Centro de Atenção Animal (CAA).
A integrante da ONG SOS Bichos, Paola Ferreira, conta que a parceria com a Prefeitura facilita a doação dos animais e também ajuda na divulgação do trabalho das ONGs. “A reunião de todas as organizações e trocas de informações sobre a criação de animais deve potencializar a adoção responsável das pelas famílias”. No evento “Bom pra Cachorro”, promovido pela Fumtur em julho deste ano para reunir criadores de cães, três ONGs participaram e conseguiram doar 25 gatos e 15 cachorros e ainda arrecadar R$ 685,00 para investir nas ações.
Nos dois dias a Secretaria Municipal de Saúde marca presença com o Castramóvel, para fazer castração gratuita de cães e gatos. Durante o evento também será lançado o Outubro Rosa dos pets, com exames gratuitos para caninas e felinas.
O Findi Animal acontece no próximo final de semana, dias 03 e 04 de outubro na Estação Saudade. Mais informações na página da fundação de Turismo no facebook (facebook.com/fumtur) ou pelo telefone 0800 643 1011.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

noticia de ultima hora - sensacionalista.uol.com.br

Flamengo se arrepende de ter feito torcida desistir de arrastões para lotar maracanã

ADVERTISEMENT
Após a derrota por 2 a 1 para o Vasco no Maracanã, após a eliminação na Copa do Brasil e numa soma de três derrotas em sequência, a diretoria do Flamengo divulgou nota pedindo perdão por não ter reunido a torcida para o clássico.
No último fim de semana, o Flamengo liberou a torcida para ir à praia na Zona Sul da cidade, o que causou alguns contratempos para quem portava cordões de ouro e bolsas na orla.
Mas para o jogo deste domingo, o Flamengo preferiu liberar a torcida: achou que a vitória estava garantida. Depois de levar uma volta de dois gols, sentiu falta do décimo segundo jogador.
“Deixamos de fazer o dia para ir no Maraca de graça”, disse um torcedor. “Quem vai pagar pelo prejuízo? O Sheik? Se ele for pagar, vai ser em selinho, então eu tou fora. Quero meu domingo de arrastão de volta.”

tragédia PONTAGROSSENSE - é importante que todos colaborem inclusive com doações para as familias afetadas

Obras e Assistência Social auxiliam famílias afetadas por temporal
Assessoria

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) deu apoio às famílias atingidas pela chuva desde o início da manhã de segunda-feira (28), prestando assistência com lonas e cestas básicas. Além disso, a SMAS também está provendo refeições para os desabrigados. Mais de 300 refeições foram distribuídas no horário do almoço e serão distribuídas porções de sopas no período da noite.
"São famílias que perderam tudo com esse desastre e a Prefeitura está ajudando para que eles se mantenham nesse período. A SMAS está garantindo as refeições dos desabrigados e pedindo que a população colabore com doações", destacou o secretário de Assistência Social, Julio Kuller.
Desde domingo, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos vem fazendo atendimento às áreas mais atingidas pelo temporal que atingiu a região Sul de Ponta Grossa. As equipes de limpeza se concentraram na região do Jardim Amália, desde a Visconde de Mauá, onde a destruição foi mais evidente.
Ainda no domingo, as equipes auxiliaram a Defesa Civil em vários pontos no recebimento de mantimentos, mas principalmente com limpeza, colocação de lonas e reposição de telhados das casas. Nesta segunda-feira, o trabalho continuou cedo com a remoção de entulhos e corte de árvores. O atendimento também ocorreu na região da Maria Otília, proximidades do Instituto João XXIII e do Centro de Eventos.

gazetadopovo.com.br veiculou: Turistas atrapalham desova de tartarugas

Falta de chuva permitiu que turistas chegassem à praia de Ostional, na Costa Rica, e sua presença afastou muitas tartarugas.
tendências mundiais

Turistas atrapalham desova de tartarugas

cidade do méxico
  • The New York Times
Os turistas tomaram a praia de Ostional, no litoral do Pacífico da Costa Rica, para assistir a centenas de milhares de tartarugas-oliva saírem do mar para botar seus ovos na areia.
As tartarugas não queriam companhia. Assustadas com os milhares de turistas tirando selfies e colocando seus filhos montados em suas costas, os répteis simplesmente voltaram para a água.
“Foi uma confusão”, disse a guia turística Yamileth Baltodano.
O acontecimento durante a primeira semana de setembro foi um caso isolado, quando uma confluência de fatores permitiu que o inesperado ocorresse. Mas foi uma lição para os ambientalistas encarregados de proteger as tartarugas. Agora, autoridades da Costa Rica estão lutando para se certificar de que o fato não volte a acontecer.
“Estamos reavaliando a forma como trabalhamos e a maneira com que abordamos a questão”, disse Mauricio Méndez, diretor-adjunto da Área de Conservação Tempisque, que inclui a praia de Ostional.
A temporada de desova da tartaruga-oliva, de agosto a outubro, coincide com a estação chuvosa da Costa Rica, que normalmente oferece uma barreira natural que protege as tartarugas. Durante esse tempo, a praia fica isolada com a enchente do Rio Nosara, que bloqueia o acesso pelas pontes. Mesmo na estação da seca, a praia é acessível somente com veículos 4X4 conduzidos por um guia local.
Mas este ano, os baixos índices pluviométricos provocados pelo El Niño deixaram o rio seco, facilitando o acesso à praia.
Méndez disse que os funcionários planejam mudanças para antes da próxima desova, esperada para o dia 4 de outubro. Ele quer duplicar o número de policiais e guardas de segurança e até mesmo trazer a guarda costeira.
Os grupos só poderão chegar lá com guias e ficarão restritos às extremidades da área de desova.
Apesar da comoção, as tartarugas conseguiram botar alguns ovos, talvez durante a noite. Méndez e sua equipe encontraram muitos mais ovos do que o esperado depois que os turistas saltitantes foram embora.
“Um tornado pode estar acontecendo, mas elas vão continuar a depositar seus ovos, enterrá-los e voltar para o mar”, ele disse.
As tartarugas, que depositam seus ovos durante um período de três a quatro dias a cada mês, começaram a chegar no começo de setembro. Fotos do fenômeno rapidamente começaram a se espalhar pelas redes sociais.
De longe, a bordo de um barco, Vanessa Bézy, bióloga de tartarugas marinhas, assistiu desanimada quando hordas de turistas tomaram a praia. Eram tantos que os guardas não conseguiram dar conta.
“Eu quase tive um ataque de pânico porque a praia estava lotada”, disse Vanessa, doutoranda da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, que estuda o comportamento da desova na praia de Ostional há cinco anos. “Basicamente, era cada um por si”.

NBPG - CAMPEÃO - plantaodacidade.com.br veiculou

NBPG/ RodoNorte faz história e conquista o título do Sul-Brasileiro
Assessoria

Antes mesmo da bola subir na manhã do domingo (28), a data já era marcante para o basquete de Ponta Grossa. Jogando no Ginásio Borell Du Vernay, o time masculino do projeto Novo Basquete Ponta Grossa/CCR RodoNorte (NBPG) recebia o Banrisul/Caxias do Sul (RS), time disputará o NBB desta temporada, pela final do Sul-Brasileiro. E quando a bola subiu, os meninos ponta-grossenses não se intimidaram com a força do adversário da elite nacional: vitória histórica por 66 a 64 e título inédito conquistado pelo NBPG/CCR RodoNorte.
“A sensação é incrível, uma felicidade imensa. Antes do jogo, comentávamos sobre a importância de jogarmos bem, mostrarmos o nosso basquete diante de um adversário tão qualificado. O título foi uma consequência dessa entrega e da dedicação de todos”, destacou o técnico Ben Hur Chiconato. A vitória ponta-grossense só veio no segundo final, após os dois lances livres convertidos pelo armador Lucas e a boa marcação sobre o arremesso dos gaúchos, feita no estouro do cronômetro.
Com os arremessos certeiros nos lances finais, Lucas terminou a partida com 15 pontos, sendo o cestinha do NBPG/CCR RodoNorte na decisão: além dele, Cássio e Amiel (14), Gustavo Moreira (10), Djair (6), Pedro Galocha (6) e Max (3) pontuaram para o NBPG/CCR RodoNorte. “Uma conquista como essa fica ainda mais emocionante quando se tem uma torcida como a de Ponta Grossa, que apoia o tempo todo e também merece muito este título”, disse o ala/pivô Amiel. O cestinha da partida foi o ala Alex, de Caxias do Sul, com 16 pontos.
Domínio no SulCom o título inédito do Sul-Brasileiro, o projeto NBPG/CCR RodoNorte conquistou outro feito histórico: como já havia vencido a Fase Sul da Copa do Brasil em maio, a equipe ponta-grossense unificou os títulos das duas competições entre clubes do Sul do país na temporada 2015. Além dos torneios na região, o NBPG/CCR RodoNorte também representou o Estado na Supercopa do Brasil, competição onde os ponta-grossenses terminaram com a medalha de bronze.
Mais pela frenteDepois da festa, muito trabalho. Nesta terça-feira (29), os trabalhos do NBPG/CCR RodoNorte serão retomados com foco no 2º turno do Campeonato Paranaense e na Fase Final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs). Ainda nesta semana, a Federação Paranaense de Basquete (FPRB) deve divulgar a tabela completa do returno, onde o time de Ponta Grossa jogará cinco das seis partidas no Ginásio Borell Du Vernay.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PROCESSO CONTRA PETROBRÁS - IG.COM.BR VEICULOU

Entidade alega prejuízo de milhões de dólares causado por escândalos de corrupção na empresa estatal brasileira

A Fundação Bill e Melinda Gates entrou com um processo contra a Petrobras para tentar recuperar parte das perdas provocadas pela brusca queda de valor de mercado da estatal brasileira, causada pelo escândalo de corrupção investigado na Operação Lava Jato.
Fundação do criador da Microsoft é mais uma norte-americana a processar a estatal brasileira
Bill Gates
Fundação do criador da Microsoft é mais uma norte-americana a processar a estatal brasileira
Segundo a entidade beneficente do fundador da Microsoft, o esquema de pagamento de propinas na petrolífera provocou prejuízo de "milhões de dólares" às suas finanças. "O escândalo parece ficar maior dia após dia, com mais prisões e contas secretas descobertas", diz o documento depositado em um tribunal de Nova York.
Atualmente, a Petrobras é alvo de diversas ações judiciais nos Estados Unidos pedindo indenizações milionárias para compensar perdas financeiras.
Prejuízos e tentativas de arrecadação
A Petrobras fechou o segundo trimestre deste ano com lucro líquido de R$ 531 milhões, montante 90% menor quando comparado ao mesmo período do ano passado, no qual a estatal lucrou R$ 4,959 bilhões.
Em tentativa de aumentar a receita, a estatal está vendendo parte dos ativos de suas subsidiárias. Recentemente foi aprovada a venda de 25% da BR Distribuidora e, no início desta semana, a empresa sinalizou que o repasse de 49% da Gaspetro já está bastante adiantada.

plantaodacidade.com.br veiculou: Alunos fazem ‘Garage sale’ em ação social para o Dia das Crianças

Alunos fazem ‘Garage sale’ em ação social para o Dia das Crianças
Assessoria

Os alunos do Day Care preparam uma ação beneficente para o Dia das Crianças. E para arrecadar dinheiro para comprar presentes para uma comunidade carente, eles farão uma “Garage sale” (venda de garagem), ação tradicional americana onde as pessoas colocam à venda na garagem, no quintal ou na frente de suas casas objetos que elas não querem mais.
A professora e proprietária do Day Care, Regina Shibuta explica que trazer essa tradição para cá é importante primeiro para desentulhar, tirar de casa aquilo que você não usa, o desapego. “Aprender desde pequeno que aquilo que não está sendo usado pode servir para outro e com isso a gente viu que tinha possibilidade de todo mundo ganhar, pois quem vende estipula o preço que quer vender e qual porcentagem vai para a doação”. Essa parte da doação, que é o lucro das vendas, será utilizada para compra de presentes para crianças carentes.
Regina ressalta que as crianças estão participando de todo processo. “A gente preparou a divulgação e eles entenderam a importância da divulgação, durante a semana eles organizam todos os produtos, no sábado, eles colocarão à venda, vão ver quanto arrecadaram, o lucro, vão escolher a dedo cada presente, embrulhar e depois fazer a entrega”, completa Regina. A escolha da entidade vai depender do valor que eles arrecadarem, para saber quantas crianças conseguirão presentear, as próprias crianças farão as contas e optarão pela instituição.
Miguel Antonio Zoni, 9, relembra que no ano passado eles realizaram o projeto Little Helpers (pequenos ‘ajudadores’), onde eles compraram presentes para crianças carentes com o dinheiro arrecadado com vendas de pulseiras de elástico, que eles mesmos produziram. “É parecido, porque a gente vai vender também. Esse ano metade vai ficar para nós e outra para doação. É importante porque as crianças carentes não têm todas as coisas que gente tem. Elas têm menos que a gente, e algumas vezes a gente nem percebe isso na nossa realidade”, acrescenta Miguel.
 “Eu acho que é o princípio da solidariedade, de compartilhar, de saber que você pode fazer a diferença. Eles conseguem ter contato com essa realidade diferente da deles, é legal para o equilíbrio da criança mesmo. Crescer sabendo que pode fazer a diferença com pequenas ações”, enfatiza Regina.
Quem quiser vender seus produtos roupas, acessórios, brinquedos, eletrodomésticos, móveis, entre outros, basta entrar em contato com o Day Care pelo telefone (42) 3025-5393 e definir o preço e qual a porcentagem que doará à ação beneficente. Além disso, os pais dos alunos farão uma feijoada no sábado, para quem quiser comprar e levar para a casa. As vendas acontecem das 9h às 18h na garagem do Day Care (Rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, nº 22, Jardim Carvalho).

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ATENÇÃO PARA OPORTUNIDADE DE EMPREGO E TRABALHO - MANTENHA CONTATO

atenção para oportunidade emprego:


Boa tarde Gilmar.
Estou precisando contratar 1 pessoa, para trabalhar comigo nas Representações da Gerdau e Belmetal Aluminio, se souber de alguém que esteja disponivel, favor indicar.
Atendimento a cliente, por telefone e email....
Colocação e administração de pedidos junto aos sistemas das empresas que representamos.
Horario de trabalho de segunda a sexta feira das 8:00 as 18;00 horas com intervalo para almoço de 1:30 horas.
Ensino médio ou superior
Precisa ter bom conhecimento em informatica.


Ozilde de Arruda Troyner
Representante Comercial
Gerdau Aços Longos S/A
Belmetal Ind e Comércio Ltda
42 3223 4050 / 9972 2644

Seleções Paranaenses convocam dois alunos do Colégio Sepam - plantaodacidade.com.br veiculou

Seleções Paranaenses convocam dois alunos do Colégio Sepam
Assessoria

Dois atletas do Colégio Sepam de Ponta Grossa foram os campeões em diferentes esportes nas Finais dos Jogos Escolares do Paraná 2015 e convocados à Seleção Escolar Paranaense para os Jogos Escolares da Juventude.
Na disputa do Xadrez, na categoria A para alunos de 15 a 17 anos, a enxadrista Lara Malanowski conseguiu a medalha de ouro na prova do Xadrez Relâmpago, com cinco vitórias, e também no Xadrez Rápido, com quatro vitórias e um empate.
No Tênis de Mesa, Luís Felipe Fadel de Mello, também na categoria A, recebeu três prêmios nos Jogos Escolares do Paraná: o de Campeão Individual, o de Vice-campeão Geral representando o Colégio Sepam e o Prêmio Orgulho Paranaense.
Para Pedro Henrique Geronimo, técnico de Luís Felipe, o mesatenista possui grandes chances de pódio. “A competição reúne os melhores atletas escolares do país e o Luís é um dos favoritos”, completa.
Os dois atletas são veteranos nos Jogos Escolares da Juventude representando o Paraná. Em 2013, Lara competiu pela primeira vez e conquistou o campeonato, já Luís Felipe ficou com a medalha de bronze em 2012 e em 2015 será a terceira vez que marca presença na competição.
É a última participação de Lara nos Jogos Escolares e para seu técnico, Lucas Silvestre Borges, por já ter participado uma vez quando mais nova, ela já possui certa experiência na disputa. “Vamos intensificar os treinos e tentar participar de mais torneios até a data da competição para que ela alcance um ritmo legal”, conclui. Os Jogos escolares da Juventude acontecem de 12 a 15 de novembro em Londrina.

GAZETADOPOVO.COM.BR VEICULOU: STF abre brecha para tirar a Lava Jato das mãos do juiz Sergio Moro

Supremo entende que caso de Gleisi Hoffmann deve ser desmembrado da operação por não ter relação com a Petrobras. Outras investigações que não envolvem a estatal podem ter o mesmo destino |
Supremo entende que caso de Gleisi Hoffmann deve ser desmembrado da operação por não ter relação com a Petrobras. Outras investigações que não envolvem a estatal podem ter o mesmo destino
polêmica

STF abre brecha para tirar a Lava Jato das mãos do juiz Sergio Moro

brasília
  • Katna Baran
Texto publicado na edição impressa de 24 de setembro de 2015
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (23) “fatiar” um dos desdobramentos da Operação Lava Jato, no qual foram encontrados indícios de participação da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) em fraude no Ministério do Planejamento. Com isso, o caso será formalmente separado das investigações do esquema de corrupção na Petrobras .
Embora seja referente apenas à investigação de Gleisi que corre no STF (devido ao fato de ela ter foro privilegiado), a decisão abre brecha para que todos os casos apurados pela Lava Jato que não estejam diretamente relacionados à Petrobras sejam desmembrados. Na prática, isso significa que a Polícia Federal (PF) do Paraná e juiz Sergio Moro, responsável pelo caso na primeira instância, poderão deixar a condução das investigações da Lava Jato alheias à estatal de petróleo.
A maioria dos ministros do STF entendeu que a investigação contra Gleisi não deve ficar sob relatoria de Teori Zavascki, responsável pela Lava Jato no Supremo, e de Moro, na primeira instância. Com a decisão, apurações sobre a petista ficarão com o ministro Dias Toffoli no STF. A parte do caso que envolve o ex-vereador do PT Alexandre Romano, que não tem foro privilegiado, será encaminhada à Justiça de São Paulo.

Vários ramos

Na sessão do Supremo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu a manutenção da investigação de Gleisi e das fraudes no Planejamento com Zavascki e com Moro. Segundo ele, a Procuradoria analisa uma organização com vários ramos, o que exige a concentração das ações com um mesmo magistrado. “Existe uma operação de mesma maneira, mesmos atores, mesmos operadores econômicos (...). Não estamos investigando empresas nem delações, mas uma enorme organização criminosa que se espraiou para os braços do setor público”, disse .
Zavascki, no entanto, disse que já existe no Supremo, entre os quase 30 inquéritos abertos a partir da Lava Jato, uma investigação sobre a “organização geral” da corrupção na Petrobras. Os demais fatos, disse o ministro, são investigados separadamente. “A PGR [Procuradoria-Geral da República], por opção própria, preferiu fatiar essas investigações e ações penais. Solicitou que fossem abertos inquéritos perante o STF sobre fatos específicos”, disse Zavascki.
Votaram com Zavascki os ministros Dias Toffoli , Luiz Edson Fachin, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski. O ministro Luís Roberto Barroso concordou com a redistribuição interna no Supremo do caso de Gleisi, mas defendeu que o STF não determinasse que São Paulo fosse o juízo competente no primeiro grau. Já os ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram pela permanência do caso de Gleisi com Zavascki e Moro.
Mendes sugeriu que a dispersão dos casos da Lava Jato vai atrapalhar as investigações. “O que se espera é que os processos saiam de Curitiba e não tenham a devida sequência em outros lugares. É bom que se diga em português claro”, afirmou o ministro. “Espalhar processos por Uberaba, São Paulo, Cuiabá certamente estará contribuindo para esse grau de confusão que se quer.” Lewandowski rebateu e afirmou que, com a decisão, o Supremo evita possíveis “nulidades” nas investigações. “Não se está beneficiando quem quer que seja. Pelo contrário, a Corte está afastando eventuais alegações de nulidade no futuro”, disse o ministro.

PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU: Câmara Municipal cria CPI ‘Chapa Branca’ para investigar CPS

Câmara Municipal cria CPI ‘Chapa Branca’ para investigar CPS
Luís Carlos Pimentel

Encabeçado pelo vereador Antônio Laroca (PDT), vereadores da oposição à administração do prefeito Marcelo Rangel protocolaram requerimento buscando a composição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar denuncias de irregularidades na Companhia Ponta-grossense de Serviços – CPS, dando conta de atraso na entrega de serviço asfáltico e outros casos de trabalhos inacabados e também de alguns já completados, mas considerados de má qualidade.
“Há pessoas que já pagaram pelo asfalto e continuam com as ruas de suas residências sem o revestimento asfáltico”, falou na Tribuna Laroca durante a Sessão Ordinária dessa quarta-feira, 23.
Ele usou da palavra também para pedir aos parlamentares de situação que não montassem um ardil para que os vereadores da oposição ficassem de fora dos trabalhos. “Temos de fazer um trabalho conjunto, porque todos queremos o esclarecimento das denúncias. Caso isso não ocorra, apresentarem um conjunto de evidencias que já apurei”, ameaçou.
O discurso de Laroca irritou o situacionista Walter de Souza (PROS), que pediu para que Laroca apresentasse suas provas, já que ele estava denunciando gravemente a CPS. “Eu tenho meu jeito de trabalhar e apresentarei provas no momento oportuno”, replicou o pedetista.
Chapa brancaAntes da escolha por voto na Sala das Comissões, o vereador George de Oliveira (PMN), que já foi líder do Governo, rompendo com o prefeito após as últimas eleições, em que foi candidato à Câmara Federal, já antecipava que havia manobra de Rangel para que ninguém da oposição estivesse na composição da CPI. “Será outra CPI chapa branca, como foi a do Mercado da Família, que não deu em nada, embora com a presença da oposição, que não obteve aprovações em seus relatórios”.
ParalelaTanto George como Laroca afirmaram que o único meio de levantar a verdade sobre as irregularidades apontadas por populares e outras fontes será o de desenvolver investigações paralelas.
ComposiçãoForam eleitos membros da CPI os vereadores Válter de Souza (10 votos), Pietro Arnaud- PTB (11), Rogério Mioduski-PPS (10), Pastor Bertoldo- PRB (10) e Daniel Mila- PSDB (10).
ObjetivosA CPI terá por fim a investigação de gastos realizados pelo Município com pavimentação, inclusive valores, quantidades de vias e locais em que são ou serão realizadas; o cumprimento de ordem de pagamento, se estão de acordo com as ordens de contratação e execução das obras; os valores de lançamento tributário de contribuições de melhoria; eventuais desvios de recursos e materiais destinados a obras de pavimentação; a existência de dotação orçamentária prévia para contratação de obras de pavimentação; a execução e fiscalização contratual das obras realizadas, que estão em fase de realização e aquelas contratadas que estão por se realizar.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU: Exposição ‘Poentes da Minha Terra’ começa a circular por Ponta Grossa

Exposição ‘Poentes da Minha Terra’ começa a circular por Ponta Grossa
Eduardo Godoy - Assessoria
Entre os dias 1º e 30 de outubro, a Estação Arte recebe a exposição itinerante ‘Poentes da Minha Terra’, que reúne 13 fotografias do pôr-do-sol em Ponta Grossa. A mostra é resultado de um concurso promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, que premiou as melhores fotos por meio de votação popular e avaliação técnica. A exposição tem o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Os registros fotográficos valeram-se de aspectos naturais e urbanos que identifiquem Ponta Grossa, e retratam o campo e a cidade. Foram inscritas 120 fotos de 49 fotógrafos ponta-grossenses amadores e profissionais. Integram a exposição as fotografias de Celso Margraf, Bernadete Cristina Silva, Bruna Wambier, Caroline Winnek, Danilo Schleder, Erivelton Pereira, Idomar Cerutti, Jamile Vaz, Luis Renato Berteli, Luiz Duda e Maria Fernanda Cordeiro.
As imagens foram avaliadas por Ben-Hur Demeneck (jornalista, doutorando pela USP e autor do livro ‘PG de A a Z’), Gabriel Carvalho Ferreira (jornalista, doutorando pela UEPG e professor dos cursos de Produção Publicitária na Faculdades Ponta Grossa e Jornalismo na UEPG) e Maykon Lammerhirt (repórter fotográfico no Jornal A Notícia, de Santa Catarina). Os critérios foram Qualidade Artística, Qualidade Técnica e Composição.
A inspiração para o concurso veio do poema ‘Os poentes de minha terra’, da poetisa ponta-grossense Anita Philipowsky, autora homenageada no 3º Congresso de Educação de Ponta Grossa, realizado entre os dias 7 e 15 de setembro. O poema foi publicado pela primeira vez em Curitiba, em edição individual e integral, pela revista ‘Prata de Casa’, em 1936, e hoje é o texto mais divulgado da escritora.
As fotografias premiadas foram incorporadas ao acervo da Fundação Municipal de Cultura e ao Banco de Imagens de Ponta Grossa, e agora poderão ser utilizadas, mencionando autoria, para fins de divulgação turística, cultural, institucional e jornalística, de forma gratuita.
A Estação Arte funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. A entrada para visitação é gratuita. Para agendamentos de escolas e instituições, o telefone é o (42) 3901-1209.

FUTEBOL - SELEÇÃO BRASILEIRA - MSN.COM.BR VEICULOU

CBF desconvoca Rafinha, que pediu dispensa pensando na Alemanha

Rafinha não quis defender a Seleção Brasileira.© Foto: Christof Stache/AFP Rafinha não quis defender a Seleção Brasileira.
A CBF anunciou nesta terça-feira o cancelamento da convocação do lateral-direito Rafinha, de 30 anos, do Bayern de Munique.

O jogador enviou uma carta à entidade pedindo para ser tirado da lista da Seleção Brasileira para os jogos contra Chile e Venezuela pelas Eliminatórias.
Rafinha está de olho em uma naturalização para atuar pela Alemanha, como revelou em entrevista ao LANCE!. Clique aqui e veja e entrevista completa!
- Não venho sendo chamado regularmente, não sou uma das principais opções em minha posição, considerando que há outros profissionais na minha frente - escreveu Rafinha à CBF, segundo publicou a entidade.
"Respeitamos a opção do jogador, elogiamos a sua transferência e estamos executando o cancelamento da convocação de Rafinha. A CBF entende que somente jogadores integralmente comprometidos com a Seleção e nossa filosofia de trabalho podem fazer parte do grupo que representa o Brasil pelos gramados de todo o mundo", posicionou-se a CBF sobre o assunto, sem confirmar a convocação de outro jogador.
Sem Rafinha, que chegou à Alemanha para defender o Schalke 04, a Seleção Brasileira começa a se apresentar no dia 4 de outubro. O jogo contra o Chile é em Santiago. No momento, Fabinho é o único lateral-direito convocado, já que Daniel Alves e Danilo ficaram fora da lista por questões físicas.

moda de viola - cultura e entretenimento - plantaodacidade.com.br veiculou

Encontros Musicais reúne violeiros de Ponta Grossa no domingo
Eduardo Godoy - Assessoria

Neste domingo, 27 de setembro, a Fundação Municipal de Cultura reúne dezenas de violeiros para a segunda edição dos Encontros Musicais. O evento acontece na Estação Arte, a partir das 16h, com entrada livre. Os violeiros irão interpretar clássicos da música caipira e sertaneja.
O encontro é aberto a pessoas de qualquer idade (de crianças a idosos), amadores ou profissionais, e será dividido em duas partes, com interpretação de músicas em grupo e solos. O repertório é composto por ‘Paraná Querido’, ‘Lembrança’, ‘Moreninha Linda’, ‘Estrela de Ouro’, ‘Saudades da Minha Terra’, ‘Chico Mineiro’, ‘Amargurado’, ‘No Colo da Noite’, ‘Chalana’ e ‘Pagode em Brasília’. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (42) 3901-1592 ou diretamente na Fundação Municipal de Cultura (ao lado da Biblioteca Pública), das 13h às 18h.
Um dos objetivos da atividade é criar mecanismos de interação entre músicos da cidade, evitando o 'trabalho solitário', proporcionando comunicação e diálogo dentro do segmento e com o público. Além disso, a Fundação de Cultura busca cadastrar os violeiros para inseri-los nos projetos desenvolvidos ao longo do ano pela Prefeitura.         A Estação Arte fica na esquina das ruas Benjamin Constant e Vicente Machado (antigo Mercado da Família), em frente ao Terminal Central.
A primeira edição do evento, em agosto, reuniu os sanfoneiros da cidade, além de visitantes de outros municípios e distritos. Segundo Maria Czekalski, coordenadora da atividade, os Encontros Musicais é “uma oportunidade de conhecermos e promovermos os artistas locais, que muitas vezes estão no anonimato”.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

gazetadopovo.com.br - ultimas postagens