sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Conselho de Defesa do Consumidor é reativado em Ponta Grossa

Conselho de Defesa do Consumidor é reativado em Ponta Grossa
Assessoria

Em breve, o PROCON Ponta Grossa, ligado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, passará por uma grande reestruturação, partindo da reconfiguração do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon), que foi reativado e teve sua primeira reunião nesta quinta-feira.
O Conselho é formado por nove integrantes e é responsável pelo estabelecimento de diretrizes a serem observadas na elaboração de projetos do plano de defesa do consumidor, aprovar e firmar convênios e contratos para atender às finalidades do Fundo Municipal dos Direitos Difusos e, entre outras atribuições, aprovar plano de aplicação de recursos oriundos desse fundo.
“Este primeira reunião foi fundamental para ampliar e desenvolver as ações de defesa do consumidor no município de Ponta Grossa”, disse o coordenador do PROCON Ponta Grossa, Edgar Hampf. Segundo ele, o Conselho é uma interação das mais produtivas com a sociedade, permitindo um intercâmbio de informação e um acompanhamento permanente das ações do PROCON. O Conselho tem como integrantes os secretários municipais de Cidadania e Segurança Pública; de Gestão Financeira; de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional; o procurador-geral do município; o coordenador-executivo do PROCON; e ainda, como representantes da comunidade, membros indicados pela União das Associações de Moradores de Ponta Grossa, Ordem dos Advogados do Brasil, Universidade Estadual de Ponta Grossa; Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa e Ordem dos Advogados do Brasil.
Um dos pontos discutidos na reunião desta quinta-feira foi a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Direitos Difusos na manutenção e equipamento do PROCON, que proporcionarão melhorias no atendimento ao consumidor e às ações de defesa do consumidor pelo município. Para o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, a comunidade só tem a ganhar com a ativação do Condecon, e com as novas perspectivas para a ação da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor. “Temos consciência de que o primeiro passo é permitir ao cidadão-consumidor o conhecimento de seus direitos e, a seguir, garantir seu exercício”, diz o secretário.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

plantaodacidade.com.br veiculou: Hospital Regional inicia mutirão de cirurgias eletivas neste sábado -

Hospital Regional inicia mutirão de cirurgias eletivas neste sábado

Assessoria
 
O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) inicia neste sábado (27) um Mutirão de Cirurgias Eletivas, integrando-se à iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desencadeada em 2015 pela 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa. Segundo o diretor do HU-UEPG, Everson Augusto Krum, a ideia é realizar o mutirão todos os sábados (exceto feriados), cada dia com uma especialidade diferente. Para este sábado, estão programadas 12 cirurgias da área de otorrinolaringologia (adenoides e amigdalas).
Everson Krum comenta que essa primeira experiência deverá funcionar como uma espécie de ‘test drive’, para avaliar o funcionamento da estrutura do Centro Cirúrgico do HU-UEPG, bem como a logística do hospital, hotelaria, rouparia, alimentação, materiais médicos, esterilização e atenção à recuperação pós-cirúrgica. Cada cirurgia de otorrino com dois cirurgiões por paciente, dura cerca de uma hora e mais o tempo de limpeza e desinfecção da sala cirúrgica. “Ocorrendo tudo dentro previsto, aumentaremos o número de pacientes atendidos nos próximos sábados”, diz.  Na sequência, serão atendidas as especialidades de cirurgia geral (hérnias e vesícula, entre outras), vascular /varizes e ortopedia.
A realização dos mutirões só é possível devido à estrutura do Centro Cirúrgico do HU-UEPG, comenta Everson Krum. Recentemente foram comprados mais quatro carrinhos de anestesia no valor de R$ 80 mil cada. Isso possibilitou que fossem abertas mais duas salas cirúrgicas, somando-se às quatro já existentes. “Dessas quatro salas, duas são equipadas com torres para cirurgias, que permitem procedimentos menos invasivos, menores cicatrizes e menor tempo de internação”. Em 2015, o HU-UEPG realizou mais de 2 mil cirurgias e continuará realizando durante a semana, cirurgias eletivas e de urgência.
Outro fator que contribui para avanços no atendimento à população é a criação dos programas de residência médica. Na área cirúrgica são quatro vagas anuais para a residência em Cirurgia Geral e uma vaga para Cirurgia Vascular, oferta autorizada no final do ano passado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Para Everson Krum, os residentes têm papel fundamental na estrutura de atendimento hospitalar. “Constituem um grupo de profissionais de vital importância na rotina do HU, atuando com dedicação e atenção jovial, com muita vontade de trabalhar, aprender e receber os conhecimentos de profissionais formados há mais tempo”.
O Centro Cirúrgico conta ainda com o apoio da Central de Materiais Esterilizados, que prepara as caixas de materiais cirúrgicos, lavam e esterilizam os instrumentais, equipamentos e aparelhos após os procedimentos, realizando todo o processo de esterilização necessária; também é responsável pelo preparo de roupas, aventais e ‘campos cirúrgicos’. “Nesse setor estão as duas autoclaves que necessitaram de reforço no piso para serem instaladas. Hoje estão funcionamento perfeitamente”, comenta o diretor do HU, lembrando de problemas estruturais apresentados no projeto do hospital, após sua inauguração, em 2010.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Comitiva de empresários italianos visita prefeito Rangel e oferece parceria

Comitiva de empresários italianos visita prefeito Rangel e oferece parceria
Assessoria

O prefeito Marcelo Rangel recebeu, na última segunda-feira (22), a visita do senador italiano Domenico Scilipoti I’Sgro, acompanhado de sua comitiva de empresários. O grupo veio da Europa conhecer alguns municípios brasileiros com potencial para estreitar relações comerciais, sociais e tecnológicas, principalmente no que se refere ao tratamento de resíduos.
Durante o encontro, Scilipoti destacou que as atividades do grupo estão diretamente relacionadas com os trabalhos de pesquisa e ensino desenvolvidos pela Universidade La Sapienza, de Roma. O senador explicou ao prefeito Marcelo Rangel, que a vinda da comitiva é um convite à cooperação entre os países, não apenas do ponto de vista político, mas também social e comercial.
“Consideramos como prioridade a educação nas escolas, seguida pela inclusão social e pela segregação dos materiais resultantes do lixo. Mas trabalhar com resíduos é mais do que isso. Nós defendemos um processo modular que trabalha com os diversos tipos de materiais e emprega tecnologia de primeiro mundo. Assim, é possível recuperar restos de construção civil para construir casas a baixo custo, por exemplo”, disse o senador, abrindo a possibilidade de futuras parcerias na área de tratamento de resíduos.
Marcelo Rangel ouviu com atenção os exemplos de atuação do grupo, que desenvolve projetos sociais e tecnológicos em países como Catar e Armênia, e agradeceu a visita a Ponta Grossa. “Estamos, justamente, trabalhando para dar a melhor destinação possível aos resíduos em nossa cidade. Por isso, a visita de vocês ocorre em muito boa hora, e nos colocamos à disposição para estabelecer um maior diálogo como forma de ampliar parcerias com a Itália”, disse Rangel.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Valdenor Paulo do Nascimento (Cenoura) participou da reunião, juntamente com outros representantes da administração municipal, e detalhou as ações educativas que estão sendo realizadas nas escolas, como forma de preparar a população para a oferta de coleta seletiva.
Também compareceu ao encontro o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, que representou o Governo do Estado e manifestou apoio a futuras ações de cooperação. O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Luciano Sant’Ana Vargas também colocou a Instituição à disposição dos italianos para a cooperação em projetos voltados para às áreas de tecnologia e ação social.
Presentes ao encontro
Entre os representantes do Município, também estiveram presentes o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar; secretário de Planejamento, Ciro Ribas; presidente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento (ARAS), Márcio Ferreira; secretária de Administração e de Gestão de Recursos Humanos, Elizabeth Schmidt; e presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Mainardes.
Entre os representantes da comitiva italiana estiveram Antonio Pulcini, chefe de gabinete do senador Scilipoti; Matteo Sernise, arquiteto; Gaetano Dentice, empresário do ramo ambiental; Edenir Marcos Damas, economista; e Hugo Weber, especialista em marketing ambiental, entre outros.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Princesa dos Campos investe R$ 15 milhões em renovação de frota

Princesa dos Campos investe R$ 15 milhões em renovação de frota


Assessoria

O Expresso Princesa dos Campos, uma das empresas de transporte de passageiros mais tradicionais do Sul do Brasil, acaba de adquirir 23 novos ônibus. A aquisição faz parte do processo de renovação programada da frota, com objetivo de oferecer maior conforto e segurança aos clientes. O investimento é superior a R$ 15 milhões.
O presidente da Princesa dos Campos, Florisvaldo Hudinik, destaca o benefício que este investimento vai proporcionar aos clientes da empresa. "É uma renovação importante. Com estes novos carros, a idade média da frota geral da empresa passa a ser de 4,5 anos. Estamos trabalhando continuamente no sentido de proporcionar cada vez mais segurança e comodidade aos nossos passageiros", enfatizou.
Os novos veículos entram em circulação a partir do próximo dia 1º de março. São 10 ônibus com chassi Volvo B270F, sendo cinco com carroceria Neo Bus New Road 340 e cinco com carroceria Marcopolo Viaggio 900, que irão atender as linhas metropolitanas nas regiões de Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu. Hudinik destaca que esta melhoria na frota demonstra a preocupação da empresa com o atendimento dos passageiros que utilizam o transporte para ligação entre importantes cidades paranaenses.
Os outros 13 carros têm chassi Volvo B420R, com carroceria LD Paradiso 1600, e irão operar nas linhas de transporte rodoviário intermunicipal, de longa e média distância. Um destes carros de maior porte vem acoplado com uma tecnologia inovadora em ônibus leitos, desenvolvida pela Marcopolo, que é a opção de poltronas individuais com massagem. Através de um dispositivo eletrônico, o passageiro pode inflar o encosto da poltrona na região lombar e o apoio de cabeça. Além disto, o dispositivo oferece vibração no encosto e no assento das poltronas, propiciando massagem na região lombar e na região das coxas.
A Princesa dos Campos está sendo pioneira no desenvolvimento dos testes desta nova funcionalidade para a Marcopolo.
Mais tecnologia
Outra inovação colocada em operação com a nova frota da Princesa dos Campos irá proporcionar mais opções de entretenimento para os passageiros durante as viagens. Através de um aplicativo para dispositivos móveis, a empresa irá disponibilizar músicas e filmes, sem custo e sem consumir o pacote de internet do passageiro. O sistema também irá disponibilizar a localização atualizada do veículo, via GPS, como ocorre em viagens de aviação.
Inicialmente, este dispositivo será colocado em caráter de teste nos ônibus que realizam a linha entre Curitiba e Francisco Beltrão. Uma pesquisa será realizada junto aos usuários para avaliar o sistema e, conforme o resultado, o benefício será estendido para outros itinerários.
O engenheiro de Manutenção da Princesa dos Campos, Raphael Diego Collares, explica que o novo aplicativo irá funcionar independente se existe ou não sinal de telefonia na área onde o ônibus estiver passando, desde que o passageiro tenha baixado o aplicativo antes destas regiões.
Crescimento
O novo investimento da Princesa dos Campos consolida a posição de crescimento da empresa no cenário nacional. O presidente Florisvaldo Hudinik reforça o desempenho positivo apresentado de forma gradativa ao longo dos anos. “A Princesa dos Campos está reafirmando sua posição no mercado, com novos investimentos sustentados pelos resultados positivos obtidos ao longo e sua história. Vamos continuar trabalhando para garantir as melhores condições de atendimento para o nosso cliente”, acrescentou.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

MUDANÇAS - Balduíno Taques passa ser mão única a partir de terça-feira - plantaodacidade.com.br veiculou via assessoria

Balduíno Taques passa ser mão única a partir de terça-feira
Assessoria 

A partir das 8h de terça-feira (23) a Rua Balduíno Taques passa ser mão única entre a Anita Garibaldi e a Penteado de Almeida, no sentido bairro-centro. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) já está sinalizando, desde esta sexta-feira, a via para adequá-la ao tráfego. Neste sábado, a Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS) irá retirar os canteiros centrais e as lombadas da pista, entre a Avenida Anita Garibaldi até a Rua Saldanha da Gama. A AMTT pede a atenção dos motoristas para a mudança. Na terça-feira, agentes de trânsito estarão na Balduíno Taques orientando o trânsito no local.
A partir desta mudança, o motorista que deseja seguir no sentido contrário da Balduíno, ou seja, centro-bairro, terá como opção a Rua Prefeito Basílio Ribas, que também está sendo adequada para o tráfego. Outra via que poderá ser utilizada será a Francisco Ribas. Hoje, a via é mão única até a Rua Cruz e Souza. A partir de quarta-feira, a mão única será estendida até a Padre João Antônio. Muda também o sentido, a Rua Rio Grande do Sul, passando ser sentido único, bairro-centro, entre as ruas Padre João Antônio e Paulo Fontim.
De acordo com o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski, o projeto de mão única da Balduíno Taques vem sendo estudado já há algum tempo. “Foi comprovado, tecnicamente, a necessidade dessa mudança. O fluxo de quem trafega pela Balduíno Taques no sentido Anita Garibaldi representa em torno de 15% do volume da via, que pode ser absorvido pela Rua Basílio Ribas e Francisco Ribas”, explica Kalinoski.
A mudança também trará vantagens para o trânsito da Anita Garibaldi, que terá mais fluidez. Com a retirada do fluxo da Balduíno Taques no sentido centro-bairro, o semáforo da Anita Garibaldi passará a ser de dois tempos e não mais de três, como é hoje. Há algum tempo, a AMTT vem se reunindo com comerciantes e moradores do entorno da Balduíno, onde a mudança irá ocorrer, mas é importante a atenção dos motoristas que utilizam constantemente a via para a mudança.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

ESSA SENHORA NÃO É BEM-VINDA A PONTA GROSSA; NÃO MERECE OS VOTOS QUE AQUI OBTEVE!!!

O Judas da politica: Marina Silva se cala sobre Lula e Dilma após partido ganhar cargos


     

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Após seu partido, que virou um abrigo de petistas e demais comunistas, ganhar uns carguinhos na câmara, Marina Melancia Silva, Ex-PT, Ex-PV, Ex-PSB, e agora Rede Sustentabilidade, faz de conta que não existem acusações pesadas e sérias contra Lula e Dilma, mirando Eduardo Cunha e Renan Calheiros, num verdadeiro circo cínico montado para enganar a trouxas.

OPERÁRIO FERROVIÁRIO - NOVO TREINEIRO - plantaodacidade.com.br veiculou

Claudemir Sturion é o novo técnico do Operário

Do site do Operário Ferroviário

A diretoria do Operário Ferroviário apresentou em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (17) Claudemir Sturion como novo técnico da equipe. O treinador tem 52 anos e já passou pelo Fantasma em 2009, quando o time disputou a Divisão de Acesso do Paranaense.
Sturion foi técnico do Foz do Iguaçu na disputa da Série D do Brasileiro 2015. No ano anterior, o técnico foi vice-campeão paranaense pelo Maringá e comandou a equipe na Série D e Copa do Brasil. O treinador também já passou pelo Nacional de Rolândia.
O técnico afirma que vinha acompanhando o Fantasma no Paranaense. “Assisti as partidas e pude observar a qualidade da equipe. Eu acho que são poucos clubes que tem o plantel do Operário. Essa semana não teremos muito tempo, mas pretendo adaptar à minha filosofia de trabalho para que possamos alcançar os objetivos”.
Ficha técnica
Nome: Claudemir Sturion
Função: Técnico
Nome: Luiz Claudio Zurlo
Função: Auxiliar Técnico
Nome: Fabio Marangon
Função: Preparador Físico

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

gazetadopovo.com.br veiculou: O triplex dos nossos meritíssimos -

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O triplex dos nossos meritíssimos

Texto publicado na edição impressa de 17 de fevereiro de 2016
Está na moda falar de triplex. Pois os juízes e desembargadores construíram o seu. O teto da categoria é de mais ou menos R$ 30 mil. Em dezembro, ergueram dois andares acima disso e ainda botaram em cima um pequeno sótão. Chegaram a coisa de R$ 100 mil. Os integrantes do Ministério Público tiveram empreiteira mais competente: em janeiro, chegaram a um edifício de dez andares, como revela reportagem de Chico Marés e Euclides Lucas Garcia nesta Gazeta do Povo.
Para tudo há uma explicação. Claro que duplicar o teto em dezembro, por exemplo, é compreensível por causa do décimo terceiro. Para o resto, os motivos são os mais variados. Auxílios, abonos, gratificações, indenizações em geral, licenças vencidas, férias que não houve. Os nomes são diferentes, o resultado é sempre o mesmo: dinheiro que sai do nosso bolso e vai para o deles.
Estamos na época da Quaresma. Dizem que há muito tempo, monges que não podiam comer carne neste período resolveram o problema chamando o bife de alface. Pode não ser verdade, mas é típico da natureza humana: resolver problemas reais com truques de linguagem. Bill Clinton jura que aquilo que ele fez com Monica Lewinsky debaixo da mesa oval não era sexo. O governo estadual não aumentou impostos: fez uma equiparação de alíquotas.
O idioma, assim como os números, está aí para ser torturado até que diga o que nos interessa. O teto está lá, firme, como se acima dele nada houvesse. E o que passa não é salário, visto que isso seria proibido. O auxílio-moradia, que compõe uma parcela dessa esquisitice toda em que se transformou o pagamento do Judiciário – e do Ministério Público – não requer que o sujeito prove que precisa de casa, nem que gasta o dinheiro com moradia. Sejamos claros: é salário, chamado de alface.
Fica tudo dentro da legalidade, claro. O que se questiona é a moralidade e também os efeitos desse tipo de coisa. Os danos causados não se restringem a esvaziar os cofres públicos, embora esse seja o problema mais visível.
Falta dinheiro no país para combater mosquito, mas sobra para auxílio-moradia de quem mora em mansão. Espera-se meses na fila por um médico especialista, mas os meritíssimos engordam suas contas com o mesmo dinheiro que poderia solucionar o problema.
Há outros efeitos tão ou mais deletérios. Um deles é que juízes que ganham cada vez mais dinheiro simplesmente ficam deslocados da realidade das coisas que precisam julgar. Prende-se um fulano por roubar uma lata de margarina porque passava fome – e não são poucos os casos em que isso acontece.
Mas há mais: quem apela para todo tipo de chicana para ter um a mais no fim do mês pode muito bem perder, ao longo do tempo, o senso de justiça, que deve ser exatamente a base do trabalho do Judiciário e do Ministério Público. Afinal, mais do que a lei, ou pelo menos tanto quanto, o que se deve levar em consideração é a justiça de um ato. E não parece que, ao aceitarem benesses que seriam indizíveis sob seu verdadeiro nome, os integrantes do nosso sistema judicial estejam indo num bom caminho. Muito pelo contrário.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

terrenos baldios sendo fiscalizados - plantaodacidade.com.br veiculou

Prefeito Marcelo Rangel acompanha fiscalização em terrenos baldios


Assessoria

Os fiscais da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) estão intensificando a fiscalização em relação aos terrenos baldios em todo o município. Com a nova lei nº 12.427, a ‘Lei da Dengue’, as multas ficaram mais altas para os proprietários que não limpam os terrenos.
Na manhã desta sexta-feira (12), o Prefeito Marcelo Rangel acompanhou o trabalho dos fiscais da SMMA. “Nós queremos nossa cidade limpa e ao mesmo tempo combater o mosquito da dengue. O trabalho dos fiscais é de extrema importância para o município. O cidadão que observar um terreno baldio sujo pode denunciar na Prefeitura, informando o endereço, que assim, as equipes irão ao local para verificar a situação”, disse.
O Secretário de Meio Ambiente, Valdenor Paulo do Nascimento (Cenoura), destaca que os servidores da SMMA também realizam um trabalho de conscientização dos moradores. “Sempre que possível a equipe localiza o endereço atual do proprietário do terreno e conversa com o cidadão para explicar os riscos que toda a população corre com um terreno sujo. Trabalhamos também a sensibilização ambiental para que o proprietário limpe o terreno regularmente e não haja incidência de notificações”, explica.
O morador do bairro da Ronda, Rafael Valério, também acompanhou o trabalho dos fiscais juntamente com o Prefeito, e contou que ficou contente com a nova lei e com o trabalho de fiscalização da Prefeitura. “Tenho certeza que, com essa lei, a cidade irá melhorar e ajudará a combater a dengue. Espero que os proprietários limpem seus terrenos pensando no bem da população e dos vizinhos que sofrem com a sujeira desses terrenos”, expõe.
Denúncia
A população pode denunciar terrenos baldios sujos através de protocolo na Praça de Atendimento da Prefeitura. Após a denúncia, a equipe vai até o local para verificar a situação. Se o terreno estiver sujo o proprietário é notificado para que em até 20 dias o local seja limpo. Caso o proprietário não limpe, uma equipe da Prefeitura irá limpá-lo e o custo da limpeza será cobrado em forma de multa para o proprietário. E se a multa não for paga, o valor irá para a dívida ativa do município. O valor da multa é cobrado de acordo com a metragem do terreno. Os valores variam de R$400 a R$3.200 e se a notificação for reincidente o valor da multa dobra.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

TERRA.COM.BR VEICULOU: DEU ZIKA NO CARTÃO DE CRÉDITO

Juro do cartão de crédito vai a 410,97%, o maior desde 1995

11 fev 2016
10h08



A taxa de juros média para pessoa física registrou a 16ª elevação mensal consecutiva e alcançou o maior patamar desde fevereiro de 2005, segundo a Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
Taxa do cartão de crédito é a que mais pesa no bolso do consumidor
Taxa do cartão de crédito é a que mais pesa no bolso do consumidor
Foto: Pixabay / O Financista
 

plantaodacidade.com.br veiculou: SALDÃO DE CARNAVAL

Polícia registra 127 acidentes e sete mortes nas rodovias estaduais

Durante a Operação Carnaval – iniciada na sexta (05) e encerrada na manhã desta quarta-feira (10) – foram registrados 127 acidentes, com 129 feridos e sete mortes nos cerca de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais do Paraná.
Neste período, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) reforçou o policiamento, com prioridade para a prevenção de acidentes e infrações, como excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagem em locais proibidos. Além das ações de fiscalização, os policiais entregara material educativo aos motoristas.
Dos acidentes registrados no Estado, 16 aconteceram no Litoral. De acordo com balanço da Polícia Rodoviária Estadual, houve ainda três atropelamentos, seis prisões por embriaguez ao volante, 161 veículos retidos por irregularidades e ou pendências administrativas, além de 2.112 autuações de trânsito, 8.964 imagens por radar e a realização de 2.335 exames etilométricos (com o uso do bafômetro).
Na Operação Carnaval de 2015, foram registrados 127 acidentes de trânsito, com quatro mortes e 130 pessoas feridas. Foram quatro atropelamentos, 1.431 testes etilômétricos, 15 prisões por embriaguez ao volante, 136 veículos retidos, 1.798 imagens por radar e 1.627 autuações de trânsito.
“Sobre o aumento das mortes, é preciso destacar que somente um acidente ocasionou três óbitos, o que contribuiu consideravelmente para o aumento no índice”, ressalta o capitão do Batalhão de Polícia Rodoviária Cristiano Carrijo Gonçalves Mota. “Reforçamos as atividades educativas nos Postos Rodoviários com a distribuição de folders e materiais para conscientizar os condutores e passageiros sobre a importância do respeito à sinalização e à legislação de trânsito”, destacou.
O capitão reforça que as pessoas que ainda vão retornar para suas cidades de origem devem redobrar o cuidado na estrada. “Os motoristas devem trafegar com atenção redobrada. Na pressa de voltar para casa, muitos se descuidam se envolvem em acidentes”, salientou.
Ele alerta que a situação que mais mata no trânsito é a colisão frontal. Das sete mortes que aconteceram nas estradas neste Carnaval, quatro ocorreram neste tipo de acidente.
Litoral
Somente no Litoral Paranaense os policiais rodoviários atenderam 16 acidentes, com 11 feridos. Foram realizados 327 testes etilômétricos, quatro prisões por embriaguez ao volante, 84 autuações gerais e registradas 1.707 imagens por radar. No Carnaval do ano passado, houve 11 acidentes na região, com oito pessoas feridas. Foram 128 testes com etilômetros, duas pessoas presas por dirigirem embriagadas, 149 autuações de trânsito e 506 imagens por radar.
De acordo com o capitão Carrijo, a imprudência, o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, o excesso de velocidade, a ultrapassagem em local proibido e o desrespeito às leis de trânsito são os principais fatores que causam acidentes com mortes.
“Por isso, o Batalhão de Polícia Rodoviária intensificou a ação preventiva com radares móveis em pontos visíveis e fez testes com bafômetros em diversos pontos. No Litoral, por exemplo, reforçamos as ações nas proximidades dos pontos entrada e saída dos eventos e bailes de Carnaval, explica.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

CARNAVAL - SEGURANÇA Nas estradas - plantaodacidade.com.br veiculou

Policiamento é reforçado para garantir segurança nas estradas



Para garantir a segurança dos veranistas nas rodovias estaduais na região do Litoral, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) lançará nesta sexta-feira, às 14h, a Operação Lei Seca. A medida visa identificar motoristas que estejam dirigindo embriagados e diminuir os acidentes de trânsito. A operação vai até a próxima quarta-feira (10).
O batalhão também vai intensificar as atividades nas demais regiões para garantir segurança nos 12 mil quilômetros de rodovias estaduais durante o feriado de Carnaval. Todo o efetivo das seis companhias da unidade estará disponível para o trabalho, incluindo os policiais militares do serviço administrativo.
Segundo o porta-voz da 1ª Companhia do BPRv na Operação Verão Paraná, tenente Felipe Haleyson Ribeiro dos Santos, haverá ações concentradas em locais com eventos onde as pessoas costumam ingerir bebidas alcoólicas. A intenção é evitar que elas dirijam embriagadas. “Vamos atuar preventivamente e abordar estes motoristas para que eles não coloquem vidas em risco”, disse Santos.
No Litora, as equipes policiais estarão em diversos pontos e entregarão folders e cartilhas educativas sobre a segurança no trânsito rodoviário. Operações com aparelhos etilométricos serão feitas para abordar condutores, além da verificação das condições dos veículos.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor é preso se for constatado mais de 0,3 miligrama de concentração de álcool por litro de sangue. Mesmo se o nível for menor, o motorista é multado em R$ 1.915,40 e tem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa por 12 meses.
Cuidados
É importante ressaltar os cuidados com a manutenção do veículo e documentação. Os condutores devem verificar as condições mecânicas (freios, suspensão e pneus) e devem portar os documentos do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de estar em dia com o pagamento de tributos (IPVA, licenciamento e seguro obrigatório). As crianças devem estar acomodadas com o cinto de segurança e assento apropriado. Se houver chuva ou neblina, aconselha-se que o motorista tenha muita atenção e mantenha uma distância segura do veículo à frente. Se a chuva estiver forte, estacione em um local seguro e aguarde a melhora do tempo para prosseguir a viagem.
O batalhão orienta ainda que o motorista evite viajar em horários de pico. Na sexta-feira (5) à tarde e na manhã de sábado (6) haverá maior tráfego de veículos na descida para o Litoral. O trânsito de retorno será mais movimentado entre a noite de terça-feira (9) e a manhã de quarta-feira (10).

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

gazetadopovo.com.br veiculou - Entenda as regras do Imposto de Renda 2016

tributos

Entenda as regras do Imposto de Renda 2016

Saiba quem, quando e como deve ser feita a declaração do imposto

  • Agência O Globo
Texto publicado na edição impressa de 03 de fevereiro de 2016
Nesta terça-feira (2), a Receita Federal divulgou as regras de declaração do Imposto de Renda em 2016 (referente ao ano-calendário 2015). Entenda abaixo o funcionamento do imposto, de acordo com informações do órgão:

QUEM DEVE DECLARAR?

- Todos que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28,123,91 no ano.
- Pessoas que tiveram rendimentos isentos (como a poupança) superiores a R$ 40 mil.
- Quem teve, em qualquer mês do ano, ganhos de capital na venda de bens e direitos sujeitos a incidência de imposto.
Publicidade
- Quem realizou operações em bolsas de valores.
- Produtores rurais que tiveram receita bruta superior a R$ 140,6 mil no ano.
- Quem pretende compensar prejuízos de anos anteriores.
- Quem teve, em 31 de dezembro, a posse ou propriedade de bens e direitos, inclusive terra nua, acima de R$ 300 mil.

QUANDO?

- A entrega da declaração começa em 1º de março e vai até 29 de abril. O programa estará disponível para download a partir de 25 de fevereiro.

QUANTAS PESSOAS DEVEM DECLARAR?

- 28,5 milhões. No ano passado esse número foi de 27,9 milhões.

TABLET E SMARTPHONE

- A declaração por meio desses dispositivos ainda não tem data para começar porque depende dos sistemas Android e IOS para ir ao ar.
- Não podem declarar via tablet ou smartphone:
Quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 10 milhões em 2015.
Quem recebeu rendimento no exterior.
Quem teve rendimentos com exibilidade suspensa.

DEDUÇÕES

- Desconto simplificado: quem opta pela declaração simplificada tem um desconto automático de 20% limitado, neste ano, a R$ 16.754,34.
- Por dependente: R$ 2.275,08.
- Por instrução: R$ 3.561,50 (por CPF, do titular ou dependentes).
- Por empregado doméstico: R$ 1.182,20 (limitado a um empregado).
- Despesas médicas não têm limite

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A GENTE MORRE E NÃO VÊ TUDO - YAHOO.COM.BR VEICULOU

Mulheres colocam tampões na vodka para ficarem bêbadas mais rápido

29 de janeiro de 2016
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Uma nova moda está preocupando ginecologistas pelo mundo todo. Segundo relatos, mulheres estão molhando tampões com vodka e colocando-os dentro da vagina para ficare bêbadas com mais facilidade.
Ao fazer uma busca rápida sobre o tema no Youtube, aparecem ao menos 6 mil resultados relacionados à pr��tica. Diante disso, médicos estão criando fóruns de discussão nas redes sociais para aconselhar os jovens a abandonarem a perigosa experiência.
Usar produtos embebidos em álcool para potencializar seus efeitos, porém, não é uma prática recente. O primeiro relato de casos como este aconteceu em Helsinque, na Finlândia, em 1999. Na época, as jovens se submetiam a isso para poder beber sem que seus pais percebessem qualquer cheiro.
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Dr. Toli Onon, porta-voz do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, do Reino Unido, afirmou em entrevista coletiva que expor a vagina a qualquer objeto molhado com álcool é extremamente perigoso. “O álcool é um antisséptico e prejudica o equilíbrio de bactérias benéficas que vivem dentro da vagina”, explicou.
“Desta forma, há chances de aumento no risco de infecções. Além disso, o álcool pode ser muito irritante para a pele vaginal e pode causar ardor e inflamação na região”, continuou o ginecologista.
Além disso, especialistas ainda deixaram claro que a absorção de álcool pela vagina não é o suficiente para embebedar uma pessoa. “A musoca vaginal é semelhante à da boca. Se você colocar vodka na boca e não engolí-la, certamente todo o álcool não será absorvido”, encerrou.