quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Comitiva de empresários italianos visita prefeito Rangel e oferece parceria

Comitiva de empresários italianos visita prefeito Rangel e oferece parceria
Assessoria

O prefeito Marcelo Rangel recebeu, na última segunda-feira (22), a visita do senador italiano Domenico Scilipoti I’Sgro, acompanhado de sua comitiva de empresários. O grupo veio da Europa conhecer alguns municípios brasileiros com potencial para estreitar relações comerciais, sociais e tecnológicas, principalmente no que se refere ao tratamento de resíduos.
Durante o encontro, Scilipoti destacou que as atividades do grupo estão diretamente relacionadas com os trabalhos de pesquisa e ensino desenvolvidos pela Universidade La Sapienza, de Roma. O senador explicou ao prefeito Marcelo Rangel, que a vinda da comitiva é um convite à cooperação entre os países, não apenas do ponto de vista político, mas também social e comercial.
“Consideramos como prioridade a educação nas escolas, seguida pela inclusão social e pela segregação dos materiais resultantes do lixo. Mas trabalhar com resíduos é mais do que isso. Nós defendemos um processo modular que trabalha com os diversos tipos de materiais e emprega tecnologia de primeiro mundo. Assim, é possível recuperar restos de construção civil para construir casas a baixo custo, por exemplo”, disse o senador, abrindo a possibilidade de futuras parcerias na área de tratamento de resíduos.
Marcelo Rangel ouviu com atenção os exemplos de atuação do grupo, que desenvolve projetos sociais e tecnológicos em países como Catar e Armênia, e agradeceu a visita a Ponta Grossa. “Estamos, justamente, trabalhando para dar a melhor destinação possível aos resíduos em nossa cidade. Por isso, a visita de vocês ocorre em muito boa hora, e nos colocamos à disposição para estabelecer um maior diálogo como forma de ampliar parcerias com a Itália”, disse Rangel.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Valdenor Paulo do Nascimento (Cenoura) participou da reunião, juntamente com outros representantes da administração municipal, e detalhou as ações educativas que estão sendo realizadas nas escolas, como forma de preparar a população para a oferta de coleta seletiva.
Também compareceu ao encontro o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, que representou o Governo do Estado e manifestou apoio a futuras ações de cooperação. O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Luciano Sant’Ana Vargas também colocou a Instituição à disposição dos italianos para a cooperação em projetos voltados para às áreas de tecnologia e ação social.
Presentes ao encontro
Entre os representantes do Município, também estiveram presentes o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar; secretário de Planejamento, Ciro Ribas; presidente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento (ARAS), Márcio Ferreira; secretária de Administração e de Gestão de Recursos Humanos, Elizabeth Schmidt; e presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Mainardes.
Entre os representantes da comitiva italiana estiveram Antonio Pulcini, chefe de gabinete do senador Scilipoti; Matteo Sernise, arquiteto; Gaetano Dentice, empresário do ramo ambiental; Edenir Marcos Damas, economista; e Hugo Weber, especialista em marketing ambiental, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário