quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

plantaodacidade.com.br veiculou: Hospital Regional inicia mutirão de cirurgias eletivas neste sábado -

Hospital Regional inicia mutirão de cirurgias eletivas neste sábado

Assessoria
 
O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) inicia neste sábado (27) um Mutirão de Cirurgias Eletivas, integrando-se à iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desencadeada em 2015 pela 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa. Segundo o diretor do HU-UEPG, Everson Augusto Krum, a ideia é realizar o mutirão todos os sábados (exceto feriados), cada dia com uma especialidade diferente. Para este sábado, estão programadas 12 cirurgias da área de otorrinolaringologia (adenoides e amigdalas).
Everson Krum comenta que essa primeira experiência deverá funcionar como uma espécie de ‘test drive’, para avaliar o funcionamento da estrutura do Centro Cirúrgico do HU-UEPG, bem como a logística do hospital, hotelaria, rouparia, alimentação, materiais médicos, esterilização e atenção à recuperação pós-cirúrgica. Cada cirurgia de otorrino com dois cirurgiões por paciente, dura cerca de uma hora e mais o tempo de limpeza e desinfecção da sala cirúrgica. “Ocorrendo tudo dentro previsto, aumentaremos o número de pacientes atendidos nos próximos sábados”, diz.  Na sequência, serão atendidas as especialidades de cirurgia geral (hérnias e vesícula, entre outras), vascular /varizes e ortopedia.
A realização dos mutirões só é possível devido à estrutura do Centro Cirúrgico do HU-UEPG, comenta Everson Krum. Recentemente foram comprados mais quatro carrinhos de anestesia no valor de R$ 80 mil cada. Isso possibilitou que fossem abertas mais duas salas cirúrgicas, somando-se às quatro já existentes. “Dessas quatro salas, duas são equipadas com torres para cirurgias, que permitem procedimentos menos invasivos, menores cicatrizes e menor tempo de internação”. Em 2015, o HU-UEPG realizou mais de 2 mil cirurgias e continuará realizando durante a semana, cirurgias eletivas e de urgência.
Outro fator que contribui para avanços no atendimento à população é a criação dos programas de residência médica. Na área cirúrgica são quatro vagas anuais para a residência em Cirurgia Geral e uma vaga para Cirurgia Vascular, oferta autorizada no final do ano passado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Para Everson Krum, os residentes têm papel fundamental na estrutura de atendimento hospitalar. “Constituem um grupo de profissionais de vital importância na rotina do HU, atuando com dedicação e atenção jovial, com muita vontade de trabalhar, aprender e receber os conhecimentos de profissionais formados há mais tempo”.
O Centro Cirúrgico conta ainda com o apoio da Central de Materiais Esterilizados, que prepara as caixas de materiais cirúrgicos, lavam e esterilizam os instrumentais, equipamentos e aparelhos após os procedimentos, realizando todo o processo de esterilização necessária; também é responsável pelo preparo de roupas, aventais e ‘campos cirúrgicos’. “Nesse setor estão as duas autoclaves que necessitaram de reforço no piso para serem instaladas. Hoje estão funcionamento perfeitamente”, comenta o diretor do HU, lembrando de problemas estruturais apresentados no projeto do hospital, após sua inauguração, em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário