quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Polícia Montada começa a atuar em PG a partir desta quarta-feira - plantaodacidade.com.br veiculou

19/11/2013 Polícia Montada começa a atuar em PG a partir desta quarta-feira
Assessoria
A partir desta quarta-feira, o Pelotão de Polícia Montada de Ponta Grossa começa a atuar no município. Nesta terça-feira, os 20 policiais que integram a Cavalaria receberam o certificado de conclusão do curso de Capacitação Técnica em Policiamento Montado, que os habilita a atuarem na polícia montada. Depois de Curitiba, Londrina e Cascavel, Ponta Grossa é a quarta cidade do Paraná a contar com o Pelotão de Polícia Montada. A Cavalaria atuará em Ponta Grossa e região.
De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, o pelotão de Polícia Montada, além de aumentar a segurança na cidade, marca a união das forças de segurança de Ponta Grossa. No município, a polícia montada será importante principalmente na atuação na periferia da cidade, onde a polícia tem dificuldades de acesso devido a topografia da cidade. O Pelotão será coordenado pela Polícia Militar e atuará sempre em trios. “Esse pelotão soma-se ao policiamento de Ponta Grossa, tornando a cidade mais segura”, disse o secretário.
A Polícia Montada de Ponta Grossa conta com 15 cavalos e 20 policiais habilitados para a função. Segundo o subcomandante do 1.º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Grossa, major Edmauro de Oliveira Assunção, a expectativa é aumentar o número de cavalos e policiais. A cavalaria está apta a atuar no trânsito, no policiamento ostensivo, na guarda de perímetro, em orientações e na escolta de veículos. Os policiais do Pelotão de Cavalaria passaram por um treinamento intensivo durante 15 dias, onde foram abordados questões de equitação, hipologia (ciências que estuda os cavalos), higiene eqüestre, contenção e transporte, policiamento montado comunitário. O curso foi ministrado pelo Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio”, de Curitiba.
O Pelotão de Polícia Montada é motivo de comemoração entre os envolvidos na conquista. “Foi fácil montar a cavalaria em Ponta Grossa devido á parceira com o poder público. Não seria possível, por exemplo, sem a ajuda da prefeitura, que nos cedeu espaço para abrigarmos os cavalos”, disse o major Edmundo. Do Governo do Estado, Ponta Grossa recebeu os cavalos, os arreios e o fardamento para os policiais. Já município disponibilizou para a polícia montada toda a estrutura física necessária. Os cavalos estão abrigados no Centro Agropecuário de Ponta Grossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário