terça-feira, 22 de março de 2016

ficou muito bonito - Após restauro estrutural, Centro de Cultura é reaberto à população

Após restauro estrutural, Centro de Cultura é reaberto à população
Eduardo Godoy - Assessoria
Já está reaberto à comunidade o Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa. O espaço cultural volta a receber atividades após passar por restauro em sua estrutura, viabilizado com recursos próprios da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Previsto para reabrir apenas em maio, a unidade cultural recebeu uma força tarefa dos servidores para estar disponível à população antes deste prazo.
A Prefeitura investiu R$ 78.475,62 na obra, executada pela Construtora Vertical, que englobou a demolição e retirada de toda a cobertura existente, serviços de limpeza, construção e instalação de estrutura metálica perfilada para cobertura, 317m² de telhas cerâmicas e sistema de calhas. Além deste trabalho,, foi instalada também uma sustentação para garantir a segurança do forro de estuque das salas do piso superior, retirada do carpete das salas administrativas, limpeza das cortinas e reforma no forro do auditório - que foi danificado após ação de vândalos.
A próxima intervenção será a pintura do saguão do auditório (Sala Avelino Vieira). Todo o processo está sendo acompanhado e fiscalizado pelo Departamento de Patrimônio Cultural e Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), por se tratar de um prédio histórico construído em 1907 e tombado em 2002.
“A preservação do nosso patrimônio cultural é uma das bandeiras desta gestão, que já entregou a Concha Acústica totalmente restaurada à população, retomou o uso cultural da Estação Arte e revitalizou a região da Estação Saudade, concedendo o prédio à Fecomércio-PR, que irá investir R$ 7 milhões no restauro do imóvel. No Centro de Cultura já fizemos o restauro estrutural, pequenas intervenções e agora partimos em busca de recursos para o restauro artístico do imóvel”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Paulo Eduardo Goulart Netto. Segundo ele, em breve a cidade poderá ter novidades sobre o restauro de outro importante bem histórico.
Centro de CulturaEstão disponíveis para uso a Sala Avelino Vieira - auditório com capacidade para 176 pessoas (o espaço conta com um piano Essenfelder em seu palco) -, a Galeria João Pilarski, no segundo piso, e o saguão de entrada, no primeiro piso, que já tem exposição programada para este mês. Mais informações sobre preços de locação do auditório podem ser obtidas pelo telefone (42) 3901-1588. Já para agendamento de exposições de arte o interessado pode entrar em contato pelo (42) 3901-1209.

Nenhum comentário:

Postar um comentário