terça-feira, 5 de abril de 2016

COLETA SELETIVA DE LIXO - Ponta Grossa inicia programa de Coleta Seletiva em cinco bairros

Ponta Grossa inicia programa de Coleta Seletiva em cinco bairros
Assessoria

Ponta Grossa iniciou nesta segunda-feira o sistema de coleta seletiva implantado na cidade, inicialmente em cinco bairros, no período noturno. O caminhão de coleta já circula no Centro, Jardim Carvalho, Vila Liane, Jardim América e Vila Estrela, identificando os materiais recicláveis e que podem ser levados para as associações de catadores, responsáveis pela separação final e destinação para a venda dos produtos. Durante o dia, os coletores também passaram em outros Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Com o crescimento gradativo do sistema de coleta, as associações também poderão se adequar mais tranquilamente com a demanda, visto que a quantidade de materiais recicláveis tende a aumentar a partir de agora. “Por isso também orientamos a população a disponibilizar os recicláveis da maneira mais organizada possível. Quanto mais limpos e intactos, sem resíduos de sujeira ou amassados, mais valor comercial possui o reciclável e maior será o sucesso do programa”, orienta a diretora da Secretaria do Meio Ambiente, Patrícia Hilgemberg.
Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, foram recicladas em 2016 720 toneladas de plásticos, papéis, vidros e metais através das cinco Associações de Catadores de Recicláveis em Ponta Grossa. A estimativa é de que Ponta Grossa atualmente produz cerca de 130 mil toneladas de lixo por ano, dos quais 60% recicláveis, o que aponta para um potencial de reciclagem na ordem de 77 mil toneladas por ano. “Com o aprimoramento do sistema e o bom funcionamento da coleta seletiva, podemos aumentar ainda mais esse potencial, chegando até a 90% de reciclagem de todo esse material”, acredita Hilgemberg.
Além da coleta seletiva de porta em porta, que será expandida para toda a cidade nos próximos meses, o programa vai contar também com 133 Pontos de Entrega Voluntária instalados gradativamente ao longo do ano nas escolas municipais, supermercados e CMEIs. Os PEVs localizados junto às escolas irão contar com a educação ambiental das crianças para que o material reciclável entregue esteja em boas condições e seja armazenado de maneira organizada.

COMPARTILHAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário