Secretário visita PG e dá novo prazo para Regional
Publicado em: 21/12/2011 - 06:00 | Atualizado em: 21/12/2011 - 07:27
Rodrigo Covolan |
---|
A visita foi acompanhada do chefe da 3ª Regional de Saúde, Giovatan Bueno, e do deputado estadual Marcelo Rangel |
Os três hospitais de Ponta Grossa conveniados ao Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná (Hospsus) – Santa Casa, Bom Jesus e Vicentino – receberam, ontem, a visita do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. Objetivo foi avaliar o atendimento e receber as demandas de cada instituição. Durante a visita, Caputo Neto anunciou a inclusão do Hospital São Camilo no Hospsus e, ainda, deu novos prazos para o funcionamento completo do Hospital Regional de Ponta Grossa, além de anunciar investimentos para o próximo ano.
De acordo com ele, apesar de conhecido como Hospital Regional, a instituição ainda não pode ser chamada dessa forma, pois não está funcionando em sua totalidade. “Até o meio do ano que vem, teremos todos os procedimentos concluídos para que o hospital amplie seu funcionamento. Isso inclui a contratação de 300 funcionários do concurso público já em andamento, a compra de mais equipamentos e o término dos consertos na parte estrutural do prédio, que foi entregue com defeitos pela gestão anterior. Somente a partir daí a instituição poderá, de fato, ser chamada de Hospital Regional”.
Ele confirmou, ainda, que o processo para transformar a instituição em Hospital Universitário já está em andamento. “Esse processo está em fase final de discussão entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Pasta de Ciência e Tecnologia e, ainda, junto à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “A expectativa é de que em um prazo de dois meses e meio esse processo seja finalizado. Até porque já tivemos avanços, somente com a mudança de gestão. Além disso, conseguimos comprar equipamentos que faltavam, como um tomógrafo, que deve ser entregue em 70 dias. Fizemos várias melhorias no HR, contando com o apoio da Assembleia Legislativa, que devolveu as sobras do orçamento de 2011 ao Estado”.
Ampliação
Além da visita aos hospitais já conveniados ao Hospsus, em Ponta Grossa, Michele Caputo Neto também visitou os hospitais não conveniados. “Nesse caso, objetivo será conveniá-los. É o caso do Hospital São Camilo, em Ponta Grossa, que passará a ser conveniado ao Hospsus. Além disso, estamos ampliando convênios com outros hospitais da região”, acrescenta.
Central de Leitos recebe R$ 30 mi
Em nove meses, a Central de Leitos do Paraná deve ganhar nova roupagem, contando com investimento de R$ 30 milhões. “Hoje, não temos uma Central de Regulação de Leitos. Costumo dizer que temos uma central de pedição. Não há mecanismos efetivos de controle dos leitos e as centrais não se conversam. Com o investimento, haverá reorganização e, com isso, funcionamento pleno”, adianta Michele Caputo Neto.
Ainda de acordo com ele, outros investimentos estão previstos para o Paraná, como o término da implantação dos 12 ‘Samus Regionais’, incluindo o de Ponta Grossa, além de três centros de especialidades, dois centros de tratamento de álcool e, ainda, quatro novos hemonúcleos. “Em março de 2012, também será implantado o programa Mãe Paranaense, que visa atendimento a gestantes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário