domingo, 26 de junho de 2016

Vila Velha é preparada para o revezamento da Tocha Olímpica

Vila Velha é preparada para o revezamento da Tocha Olímpica


O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, está no roteiro paranaense do revezamento da Tocha Olímpica, no dia 15 de julho, e a comunidade da Vila Jardim Vila Velha, vizinha ao parque, poderá acompanhar o momento histórico. Nesta sexta-feira (21) alunos e professores da Escola Municipal Pascoalino Provisiero fizeram uma visita ao local como preparativo para o revezamento.
As visitas preparatórias para a comunidade continuam na próxima segunda (27), quarta-feira (29) e quinta-feira (30). Até o fim de julho, todos os alunos das escolas da Vila e também moradores da comunidade local visitarão o parque, onde poderão admirar os atrativos e saber como será a passagem da Tocha Olímpica. “As visitas têm um cunho instrutivo para o evento como também de educação ambiental, cultural e turística”, explica a supervisora do parque, Ângela Soares.
Durante o passeio são mostrados aos alunos os locais onde eles assistirão ao Revezamento da Tocha. Os condutores do Paraná Projetos, Renata Schafranski de Moura e Arandy Ferreira da Costa Júnior, também falam sobre a história das olimpíadas.
Fechado ao público
O Parque Estadual de Vila Velha foi escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como local para o “beijo da chama”, momento em que uma tocha encosta na outra para transmitir a chama olímpica durante o revezamento.
No dia 15 de julho o parque ficará fechado ao público. Apenas as equipes do COB, do parque, moradores da Vila Jardim Vila Velha e a imprensa, devidamente credenciados, poderão acompanhar a passagem da tocha dentro do parque.
Credenciamento
As equipes de imprensa devem fazer o credenciamento até 1º de julho. Os dados devem ser encaminhados para o e-mail angelasoares@paranaproejtos.pr.gov.br. Outra recomendação às equipes de jornalistas é a chegada com 1 hora de antecedência ao parque.
A previsão da passagem da tocha pelo parque de Vila Velha é às 15h50. O escritor Wilson Coelho será um dos cinco responsáveis por conduzi-la dentro do parque. Coelho escreveu um livro sobre a história dos pioneiros do parque de Vila Velha.
Tocha no Paraná
A Tocha Olímpica chega ao Paraná na terça-feira (28). A primeira parada será em Londrina. Na quarta-feira (29) ela segue para Arapongas, Maringá, Campo Mourão e Cascavel. Na quinta-feira (30), o revezamento continua por Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu até Foz do Iguaçu.
No dia 2 de julho, o percurso é retomado em Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco.
Após seguir para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Tocha retorna ao Paraná por São José dos Pinhais no dia 14 de julho e segue para Curitiba. No dia 15, o revezamento é em Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo e Ponta Grossa, fechando no dia 16 em Castro, nos Campos Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário