Trânsito de PG terá o dobro de semáforos
A Prefeitura de Ponta Grossa abriu edital de licitação para compra de semáforos. A aquisição, segundo o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Edimir José de Paula, faz parte de projetos de revitalização do trânsito elaborados pelo órgão e também por uma empresa contratada pela Secretaria Municipal de Planejamento. Ao todo, os projetos prevêem a instalação de semáforos em mais 80 cruzamentos. Hoje, a cidade possui 76 esquinas sinalizadas com semáforos.
De acordo com o presidente da AMTT, há vários pontos do Centro da cidade que serão contemplados com a sinalização. São locais críticos em que a ocorrência de acidentes é freqüente. Edimir aponta como exemplos o cruzamento da Avenida Vicente Machado com Rua Sete de Setembro e Rua Francisco Ribas com Doutor Colares.
O detalhe é que a licitação será aberta mesmo antes de o projeto contratado pela Prefeitura ser apresentado publicamente. “Em breve, a Secretaria [de Planejamento] vai apresentar o projeto. Ele está praticamente pronto e nós já sabemos o que contempla”, diz Edimir. O secretário de Planejamento, José Ribamar Krüger foi procurado ontem à tarde para comentar se já há uma data para apresentação do programa, mas não foi encontrado. “O que estamos fazendo é nos antecipar para garantir os equipamentos, ganhar tempo, pois 2012 é ano eleitoral e em determinado período fica proibida a realização de licitações”, explica o presidente da AMTT.
O pregão eletrônico será aberto no próximo dia 20, às 9 horas. O valor total será de R$ 1,9 milhão. Edimir explica a licitação será em forma de registro de preço, o que permite a Prefeitura a pegar o material quando convier.
Ermar Toniolo, do Observatório Social, diz que a entidade está atenta a essa questão. “Nós achamos curioso a Prefeitura abrir essa licitação. Mas em final de mandato, o Observatório trabalha de maneira mais intensa porque todas as prefeituras precisam esgotar o que têm em caixa e criam diversas situações para justificar os gastos”, comenta.
Além deste edital, a Prefeitura também abriu outro no valor R$ 455 mil para compra de tintas, solventes e microesferas. Segundo Edimir, esse material será utilizado para pintura de faixas e sinalização nas ruas. “É para manutenção. A tinta, por melhor que seja, não dura seis meses no asfalto, então precisamos estar sempre comprando”, argumenta. O pregão está marcado para as 13 horas do dia 19 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário