quarta-feira, 21 de maio de 2014

ARCO NORTE - A BUSCA DE UMA SOLUÇÃO - JMNEWS.COM.BR VEICULOU

Construção do ‘Arco Norte’, além de desviar o tráfego pesado de veículos do interior da cidade, desafogando o trânsito do município, favorece o desenvolvimento da região
A CCR RodoNorte apresentou o estudo com a proposta de traçado para o “Arco-Norte” de Ponta Grossa, uma obra de grande infraestrutura rodoviária, que desviaria o tráfego pesado de veículos do perímetro urbano do município e de fundamental importância para o desenvolvimento econômico, industrial, urbano e social de Ponta Grossa.
Hoje, segundo dados da concessionária, mais de 16 mil caminhões disputam espaço com carros no perímetro urbano das BRs-376 e 373 e da PR-151. A estimativa é de que, em 2020, este número passe dos 22 mil, aumentando ainda mais o gargalo do trânsito nesses perímetros.
De acordo com a sugestão de traçado para o “Arco-Norte”, feita pela CCR RodoNorte, o contorno permitiria uma ligação entre a BR-376, na altura da Cargill, seguindo pela Estrada do Botuquara, chegando até a PR-513, na região de Itaiacoca. De lá, ele seguiria até a PR-151 (que liga Ponta Grossa a Carambeí) e depois criaria ainda um novo traçado até desembocar ao trevo Caetano, no entroncamento entre as BR-376 e BR-373, que dão saída as regiões Norte e Oeste do Paraná, respectivamente.
Seriam aproximadamente 45 quilômetros de rodovia, que tirariam o tráfego de veículos pesados do perímetro urbano das rodovias, segregando o tráfego rodoviário do urbano. “Com o crescimento da cidade e vegetativo das rodovias, esses conflitos tendem a aumentar. E esses investimentos que temos feito, são medidas paliativas. A solução para acabar com esses conflitos é o Contorno Norte”, avalia o gerente de atendimento da RodoNorte, Élvio Torres.
O local estratégico de Ponta Grossa, que possui um dos maiores entroncamentos rodoviários da região Sul do País e atraiu grandes indústrias ao longo dos últimos anos, também corrobora a importância da construção do ‘Arco-Norte’. “É uma solução que vai atender as necessidades para o crescimento da cidade por um longo prazo. É uma obra que vai beneficiar Ponta Grossa e toda cadeia produtiva. É uma obra que vai beneficiar todo o Brasil, devido a importância do entroncamento rodoviário de Ponta Grossa”, frisa Élvio Torres.
“[O contorno] é uma solução usada amplamente, não só no Brasil, mas em todo o mundo”, acrescenta Torres. Outras cidades do Paraná já contam com contornos. O vídeo com a animação de como ficaria o ‘Arco-Norte’, desenvolvido pela CCR RodoNorte, você confere no site do Jornal da Manhã (versão PDF para assinantes) e no portal aRede.
Custo do novo traçado rodoviário
Nova rodovia é orçada em R$ 500 milhões
Obra de grande infraestrutura rodoviária, o “Arco-Norte” deve dispensar um investimento de R$ 500 milhões e sua construção não faz parte do contrato de concessão da CCR RodoNorte. “Para sair do papel a obra precisa de verba.
A concessionária preparou estudo como um legado. Acredita que é o papel dela contribuir para o desenvolvimento”, explica Élvio Torres, ao dizer que a classe política da cidade tem se mobilizado para garantir essas verbas.
Um dos grandes defensores do ‘Arco-Norte’, o deputado federal Sandro Alex (PPS), conta que, na semana passada, teve uma audiência com o Dnit e recebeu a informação de que é possível que o contorno seja construído com recursos do PAC, assim como o Contorno Norte de Maringá, que custou R$ 412 milhões. “Estamos tentando a inclusão dessa obra no PAC e, para isso, precisamos do apoio da senadora Gleisi Hofmann (PT).
Inclusive, fizemos um pedido formal para que ela nos de esse apoio”, explica Alex. Reconhecendo a importância do “Arco-Norte” para o desenvolvimento de Ponta Grossa e toda a região dos Campos Gerais, o Jornal da Manhã sempre teve a construção do contorno como uma de suas bandeiras.

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