quarta-feira, 14 de maio de 2014

Jem terá Festival de Inclusão Rafaela Serrato - dcmais.com.br veiculou

Jem terá Festival de Inclusão

Rafaela Serrato Fale com o repórter
Publicado em: 14/05/2014 - 00:00 | Atualizado em: 13/05/2014 - 17:16


Este ano os Jogos Estudantis Municipais chegam a 30° edição, entre as novidades está o festival que visa incluir crianças com deficiência

Os Jogos Estudantis Municipais (JEM) chegaram na 30° edição. Este ano serão 121 escolas inscritas dos jogos, cerca de 8.900 alunos participando das 17 modalidades. A cerimônia de abertura dos jogos acontece no sábado, às 15 horas, no ginásio Oscar Pereira. A competição é realizada pela Fundação de Esportes de Ponta Grossa, do dia 17 a 31 de maio.
A novidade este ano é o Festival da Inclusão. "Estamos fazendo um teste para que as crianças que têm alguma necessidade especial participem dos jogos", comenta  Carlos Henrique Pedroso, responsável pela coordenação geral da competição. Segundo Pedroso, haverá uma homenagem para as pessoas que participaram dos jogos durante essas 30 edições.
"O pessoal da Fundação está bem focado, a expectativa é muito boa. Estamos buscando a integração das crianças e uma rivalidade sadia dentro das quadras. Os locais cedidos já estão prontos para receber os jogos", explica Pedroso. Pedroso considera os JEM  como maior evento do Paraná, que abrange alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. "Estamos na 30° edição isso mostra a importância dos jogos para a cidade. Sábado faremos uma grande festa", comenta.
Os jogos começaram em 1985, Carlos Roberto Ferreira, fundador dos jogos, que trabalhou na então Diretoria do Departamento Esportivo e Recreação Orientada, organizou a primeira e mais 14 edições dos jogos. Os JEM foram criados no lugar de outra competição que existia. O nome da competição foi escolhida por um aluno de escola municipal. Ferreira explicou que na época de criação dos JEM, foi realizada um concurso e ficou definido como Jogos Estudantis Municipais.
Ele conta que quando foi criado os JEM abrangiam outras áreas além do esporte. "Não se limitava ao esporte, ele atendia o aluno que gostava da bola, mas tínhamos concurso cultural, de declamação de poesia, maratona intelectual. Quando foi criado, foi esse o objetivo", relata. Ferreira explica que os jogos chegaram a ser destaque, porque era o mais completo do Estado. "Por essa característica chegamos a ser o mais abranger outras áreas e com boa participação dos alunos. Nesses 30 anos de competições foram revelados muitos atletas e formamos muitos cidadãos",  relata Ferreira.

A cerimônia de abertura dos jogos acontece no sábado Foto: Arquivo DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário