sábado, 17 de maio de 2014

UEPG - Eleição para a Reitoria vai envolver mais de 13 mil pessoas - plantaodacidade.com.br veiculou

Eleição para a Reitoria vai envolver mais de 13 mil pessoas

Neomil Macedo - Assessoria
Mais de 13 mil pessoas vão se envolver na consulta à comunidade universitária para escolha de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa - gestão 2014/2018, na próxima segunda-feira (19), nos campi avançados e polos de Educação a Distância, e na quinta-feira (22), nos campi em Ponta Grossa (Central e Uvaranas). São 909 professores, 864 agentes universitários e 11.328 estudantes de graduação e pós-graduação presencial e a distância, além das alunas da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI).
Quatro chapas disputam a eleição. Pela chapa 1 (A UEPG que faremos juntos), concorrem Maria Salete Marcon Gomes Vaz (reitor) e Luiz Carlos Godoy (vice); chapa 2 (UEPG + perto de você), Carlos Luciano Sant’Ana Vargas (reitor) e Gisele Alves de Sá Quimelli (vice); chapa 3, Miguel Sanches Neto (reitor) e Giovani Marino Favero (vice); e chapa 4 (Transformar UEPG) Jeaneth Nunes Stefaniak (vice) e Cintia Xavier (vice).
Entre mesários e suplentes, fiscais de chapa, motoristas e membros da comissão eleitoral, 488 pessoas estarão diretamente envolvidas na operacionalização do processo eleitoral, em 34 cidades. Em Ponta Grossa, serão distribuídas 23 urnas (10 no Campus Central e 13 no Campus Uvaranas), envolvendo 138 mesários (cada local terá um presidente e cinco mesários). Nos dois locais, vão votar 9.850 pessoas. Nas 10 urnas do Campus Central, serão 332 professores, 186 agentes e 3.383 alunos. Em Uvaranas, as 13 urnas vão receber votos de 577 professores, 678 agentes e 4.694 acadêmicos. A votação ocorrerá no dia 22, das 9 às 21 horas. Os acadêmicos votarão por ordem alfabética.
Nos locais fora de sede, serão colocadas mais 34 urnas, para captação de 3.251 votos. Para cada local, foram designados dois mesários (66 pessoas). Apenas o campus de Castro terá mesa com cinco pessoas (presidente e quatro mesários). Para eventualidades, foram escalados 27 suplentes. O transporte de urnas e pessoal envolverá o trabalho de 34 motoristas. Na organização estão 12 servidores que compõem a Comissão Eleitoral, integrada ainda por um representante de cada chapa concorrente. Estas por sua vez escalaram 202 fiscais, sendo 15 pela chapa 1; 100, pela chapa 2; 57, pela chapa 3; e 30, pela chapa 4.
No dia 19, em todos os polos de EaD, a votação ocorrerá das 17 às 21 horas; nos campi de São Mateus do Sul e Telêmaco Borba, a recepção de votos se dará das 18 às 20 horas. O polo de Curitiba reúne o maior número de eleitores. São 317 acadêmicos de cursos ofertados na modalidade a distância, pela Escola de Governo e Programa de Residência Técnica (Restec). Na sequência vem o polo de Siqueira Campos, com 299 alunos de cursos de EaD; e Ibaiti, onde votam mais 266 alunos EaD.
No polo EaD de Ponta Grossa, estão relacionados mais 171 estudantes; em Palmital 157; Telêmaco Borba, 152; Castro, 131; Londrina, 123; Apucarana, 116; Jacarezinho 110; Itambé, 105; Maringá 105; e São Mateus do Sul, 103. Também votarão alunos de Assai (45); Bandeirantes (45); Bituruna (27), Cascavel (30); Cerro Azul (92); Colombo (13); Congonhinhas (68); Cruzeiro do Oeste (94); Goioerê (33); Guarapuava (68); Ipiranga (75); Ivaiporã (91); Lapa (27); Laranjeiras do Sul (21); Nova Santa Rosa (53); Palmital (79); Paranaguá (77); Pinhão (46); Rio Negro (31); São João da Boa Vista/SP (46); e Umuarama (35).
Orientações e treinamentoNesta quinta-feira (15/5), na Sala dos Conselhos (Bloco da Reitoria/Campus Uvaranas) a Comissão Eleitoral reuniu os mesários convocados pela portaria R. nº 156, de 12 de maio de 2014, para atuarem nos polos EaD e campi avançados. O representante da comunidade universitária na comissão, Vanderson Romko, orientou presidentes de mesa, mesários e suplentes sobre os procedimentos que devem tomar durante o processo de votação. Todos receberam um manual explicativo.
Os mesários convocados para a votação nos campi em Ponta Grossa receberão as mesmas orientações e treinamento na próxima semana. Mesários das urnas 1 a 10 e suplentes, do Campus Central, devem comparecer ao pequeno auditório (Bloco A, terceiro piso), na terça-feira (20), às 10 horas. O pessoal convocado para atuar no Campus Uvaranas, urnas de 11 a 23, tem reunião marcada para quarta-feira (21), às 10 horas, no auditório do Observatório Astronômico.
As relações das mesas receptoras, mesários e locais de votação estão disponíveis no portal da UEPG, na seção ‘Consulta para a escolha do reitor e vice-reitor’. Professores, agentes universitários e alunos podem consultar o local onde deverão votar, informando o número do Registro Acadêmico (RA) ou CPF. A comissão também disponibiliza a lista completa dos votantes, com 437 páginas.
Auditoria
Nesta quinta-feira (15), ainda, ocorreu a auditoria do sistema eletrônico de votação. Os trabalhos aconteceram na sala de reuniões do Centro de Processamento de Dados (CPD), no Campus Uvaranas. Os representantes do órgão na comissão eleitoral, Vladimir Alexandrino de Souza e Luiz Gustavo de Barros, comandaram a reunião que contou com a presença dos representantes da chapa 1, Luiz Pedro Petroski; da chapa 2, Marcelo Bilobrovec; e da chapa 3, Marcos Vinicius Fidelis. A chapa 4 não enviou representante.
Segundo Luiz Gustavo de Barros, a auditoria se faz necessária para garantir a integridade do sistema operacional da votação realizada eletronicamente via internet. Os representantes de chapa tiveram acesso aos códigos do sistema operacional de votação e apuração da eleição, bem como ao banco de dados e estrutura física que será empregada no processo. De acordo, o representante do CPD o sistema se assemelha ao utilizado nas eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com total garantia de inviolabilidade.
Vladimir de Souza relata que a UEPG se utiliza do sistema de votação eletrônica há 12 anos, em todas as eleições realizadas no âmbito institucional, para reitor e vice-reitor; diretor e diretor-adjunto dos setores de conhecimento; representantes docentes junto aos Conselhos Superiores; e representantes dos agentes universitários no Conselho de Administração. A primeira experiência ocorreu em 2002, com um sistema eletrônico de apuração dos votos. Em 2006, todo o processo foi informatizado, com a utilização de disquetes de programação para alimentar as urnas.
Já em 2010, o sistema passou a ser operado via internet. Hoje até mesmo a eleição para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é realizada por meio eletrônico, inclusive, com votação online. De acordo com Vladimir de Souza, as próximas eleições e consulta à comunidade universitária também poderão ser realizadas por esse sistema, sem a necessidade de deslocamento dos eleitores dos seus locais de trabalho e estudos.
Nas explicações aos representantes de chapa, Luiz Gustavo disse que uma das preocupações é não permitir, de forma alguma, a identificação do voto por órgão ou departamento de lotação dos agentes universitários e professores e mesmo dos alunos, por curso ou setor de conhecimento. Em relação aos alunos, ele explica que eles terão certa dificuldade para votar, uma vez que estão distribuídos nos locais de votação por ordem alfabética, e não por curso. “Na apuração todos os votos são ‘misturados’”, diz.
Após as explicações, o computador-servidor que armazena os dados do processo eleitoral foi desligado e lacrado, com assinatura dos representantes da comissão eleitoral e das chapas. Os sistemas receberam novas senhas particionadas entre os presentes e lacradas em envelopes indevassáveis, tal como as chaves do gabinete do servidor e das portas da sala de reuniões do CPD, cujos segredos foram trocados na presença dos representantes auditores. A sala será reaberta e o sistema será reinicializado apenas no dia 19, quando da votação nos polos EaD e campi avançados. Todos os procedimentos foram registrados em ata.
De acordo com regulamento geral das eleições da UEPG, a qualquer momento do dia da consulta, o computador-servidor poderá ser auditado para verificação da integridade do programa e armazenamento de dados. Finalizada a consulta, o computador-servidor será levado pela comissão eleitoral e pelos fiscais de chapa para o Cine Teatro Pax-UEPG, onde ocorrerá a apuração, a partir das 22 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário