sexta-feira, 15 de julho de 2016

Escolas de Trânsito do DER orientam mais de 21 mil alunos

Escolas de Trânsito do DER orientam mais de 21 mil alunos


Mais de 21 mil crianças do 5º ano do ensino fundamental passaram pelas Escolas de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) no primeiro semestre deste ano. Nas seis cidades em que estão instaladas as escolas, os técnicos do DER têm repassado noções de cuidados que os pedestres devem ter, para prevenir acidentes.
Os alunos participam do programa “Aprendendo...e Vivendo” nas escolas em Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Cascavel e em Francisco Beltrão, que atendem também os municípios vizinhos. A previsão é que neste ano o número de participantes supere o de 2015, que foi de 40 mil estudantes.
Em cada aula, os estudantes recebem informações sobre segurança no trânsito, principalmente para os momentos em que são pedestres. Depois da explicação técnica, são feitas simulações nas travessias de ruas, observando os cuidados com a sinalização. O mesmo acontece com o uso do cinto de segurança, alertando sobre a sua importância, em especial, no caso dos passageiros do veículo. Também há orientações do uso da bicicleta que transitam nas ruas e também nas rodovias.
As informações são repassadas em uma sala de aula pelas equipes de professoras e, nas aulas práticas, em minimalhas viárias. Durante as aulas, policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual orientam as crianças a aplicar o que foi aprendido. As atividades contam também com a parceria das secretarias municipais de Educação, que disponibilizam os professores.
Teatros, palestras e personagens conhecidos do universo infantil ajudam a chamar a atenção dos alunos para as questões de trânsito. “Nossa missão é compartilhar o conhecimento com as crianças de uma forma divertida”, explicou a coordenadora de Educação no Trânsito do DER-PR, Maria Lúcia Alvis Kutianski.
Educação de trânsito
As seis unidades da Escola Prática Educativa de Trânsito no Paraná funcionam em Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Cascavel e em Francisco Beltrão. Além das atividades regulares, são desenvolvidos projetos especiais com outros públicos, como os adolescentes, jovens e os idosos; além de programações em datas como o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário