sexta-feira, 1 de julho de 2016

UEPG planeja reabertura do prédio do antigo Fórum Assessoria - pelo menos algo bom da lei ROUANET

UEPG planeja reabertura do prédio do antigo Fórum

Assessoria
O Museu Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai retomar a promoção de exposições no antigo Fórum da Comarca de Ponta Grossa, sede do museu até 2003 que se encontra em processo de restauração. Nesta quarta-feira (29), a chefe da Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e representante do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Rosina Coeli Parchen, vistoriou o local para avaliar as obras internas de restauro em execução e adequações necessária ao projeto para reabertura do prédio à visitação pública.
A visita ao prédio do antigo Fórum foi acompanhada pelo reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli; pró-reitores de Extensão e Assuntos Culturais, Marilisa do Rocio Oliveira, do Planejamento, Ariangelo Hauer Dias, e de Assuntos Administrativos, Amaury dos Martyres; diretor do Museu Paulo Eduardo Dias de Mello; e pelo prefeito do Campus Uvaranas, Ítalo Sérgio Grande, além de técnicos da UEPG. Do Patrimônio Histórico, ainda se registra a presença do arquiteto Carlos Garmatter.
Rosina Parchen vistoriou as obras no piso térreo, necessárias para a reabertura do prédio e promoção de exposições, num curto prazo. Além da restauração, foram executados serviços de recomposição das instalações elétricas, preservando-se ao máximo possível as características originais da construção que data do início do século XX e, ainda, as instalações de prevenção a incêndios e segurança do público, conforme normas do Corpo de Bombeiros. No piso superior avaliou as condições de pisos e forro, apontando adequações que poderão ser implementadas ao projeto de restauro.
Ao destacar a iniciativa da UEPG de reabrir o prédio para a visitação pública, mesmo antes da conclusão do projeto de restauração, a representante do Patrimônio Histórico alertou para a necessidade (por conta da legislação vigente) da instalação de equipamentos de acessibilidade. Para não descaracterizar os acessos do prédio, sugeriu a instalação provisória de uma plataforma elevatória no acesso lateral, pela Rua Marechal Floriano. Num segundo momento, o prédio deverá ganhar um elevador panorâmico para acesso ao piso superior, bem como outros itens de acessibilidade.
Para Rosina Parchen, um local como o prédio do antigo Fórum não pode ficar fechado, sob risco de deterioração do seu conjunto arquitetônico e, no caso, desperdício dos recursos já empregados na recuperação do telhado e restauração do teto de estuque e da fachada. “O prédio precisa ter vida”, reforça, comentando que a melhor forma de fazer isso é promover exposições e permitir a circulação do público pelos espaços do museu. Ela acredita que, desta forma, a UEPG terá, inclusive, melhores condições de captar os recursos para a restauração completa do prédio.
O diretor do Museu Campos Gerais, Paulo Eduardo Dias de Mello, destaca o empenho da Reitoria, através da Pró-Reitoria de Planejamento e Prefeitura do Campus, em dar condições para a reabertura do antigo Fórum. Ele acredita que isso deve ocorrer até o final deste ano; no máximo, no início do letivo de 2017. “A proposta é dar funcionalidade, abrir o local e devolve-lo para a comunidade. “A primeira exposição deverá ter como tema o próprio prédio, com uma cronologia do processo de restauro”, adianta.
Paulo Mello, professor do Departamento de História, ressalta o papel da universidade no processo de valorização da memória da cidade. Cita o prédio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), também tombado pelo patrimônio histórico do Estado que, junto com o prédio do Fórum, compõe um conjunto de edificações representativas da história ponta-grossense. A esse conjunto, agrega o prédio do Museu Época – “um museu de um homem só”, de propriedade do senhor Aristides Spósito, com acervo de mais de 10 mil peças.
Em relação ao Museu Campos Gerais, comenta sobre uma série de ações que visam dar nova dinâmica às suas atividades. A começar pela elaboração do seu Plano Museológico, que permitirá à UEPG submeter projetos em editais específicos do governo federal. Cita ainda outras iniciativas como o Centro de Documentação; o projeto Memória Digital e História Regional; a elaboração de um novo estatuto para o Museu; e a melhoria do atual espaço do Museu, no antigo prédio do Banco do Estado do Paraná (Banestado), entre outras iniciativas.
Fórum da ComarcaConstruído em local estratégico do ponto de vista social, econômico e político, o prédio do antigo Fórum da Comarca foi inaugurado em 1928. Marcado por um estilo arquitetônico eclético exibe uma fachada característica da época. No interior destacam-se os detalhes da escadaria e o trabalho de relevo no teto. A arquitetura exprime na materialidade uma afirmação da autoridade e do Poder Judiciário.
A partir de 1983 a 2003, abrigou o Museu Campos Gerais da UEPG. Em 1990 foi tombado pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Paraná. Em 2003 foi desativado devido a problemas em sua estrutura, transferindo todo o acervo do museu para o prédio vizinho da antiga sede do Banco do Estado do Paraná (Banestado). O projeto de restauro foi aprovado em 2010, com captação de recursos via Lei Rouanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário