quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

DESVENDADO OS MISTÉRIOS DO QUÃO MISTERIOSA É A NOSSA VIDA.



ELEMENTO TERRA




O primeiro elemento que temos contato é a terra. É interessante que a filosofia da qual falamos (provém do francês  e significa "construção", "alvenaria", “pedreira”.) é formada por pedreiros, portanto uma obra de “edificação”, mas além de fornecer ao homem, “equipamentos” e instruções para “lavrar-se”, ela também fornece e transforma o homem em semente.



Para que a “semente” cumpra seu destino é preciso que seja colocada na terra. Estando na escuridão e no silêncio, o germe encarcerado na casca, como em uma masmorra, é cercado por pensamentos e emblemas da mortalidade. É o momento de refletir seriamente sobre a instabilidade da vida e do novo passo a seguir. Sair da caverna (seja material ou não) à procura da Luz. Sic transit gloria mundi! Assim para a glória do Mundo!



A terra é o elemento sólido, é possível como especulativos que somos, encontrar associações simbólicas importantes, somos terra (pó) e a terra retornaremos e dessa mesma terra tiramos o nosso sustento. Sobre a terra vive o homem, construindo masmorras ao vício e templos a virtude, na duvida se após a vida subirá para o céu ou descerá para o inferno (simbologicamente falando). A terra, tanto o planeta como a matéria, significa aprendizado e força. Os místicos dizem que o espírito da terra traz estabilidade, sabedoria e poder. A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol, é onde primeiro aprendemos, depois compartilhamos e em terceiro plano, ensinamos.



Começamos um novo ano, logicamente no dia primeiro de janeiro, mas este foi um domingo. O primeiro dia da semana. Ou seja, Começamos pelo começo! E há algo muito especial nisto, pois no princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.



Deus disse: "Faça-se a Luz!" E a Luz foi feita. Deus viu que a Luz era boa, e separou a Luz das Trevas. Deus chamou à Luz dia, e às Trevas noite. Sobreveio a tarde e depois a manhã, foi assim o primeiro dia. E você meu Irmão, que foi criado a imagem e semelhança de Deus? Já está preparado para criar um novo mundo em 2012?



O nome do primeiro mês do ano de nosso calendário, é uma homenagem ao deus Jano da mitologia romana. Os aspectos simbólicos desse deus nos remetem a boas reflexões. Ele tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para frente, o futuro.



Era o porteiro celestial, responsável pelos “términos” e os “começos”, o que passou e o que há de vir. Ele também era responsável por abrir as portas para o ano que se iniciava.



Imbuído do espírito cristão e no simbolismo pagão. Guia-te na senda Luz, honra teu Pai, observe o passado, aprenda com ele. Mais do que quebrar pedras é importante lavrar a terra e semear.



O futuro é uma conquista do presente. Hoje é o começo! Faça hoje! Aprenda hoje! Compartilhe hoje! Ame hoje! É PRECISO AMAR COMO SE NÃO HOUVESSE O AMANHÃ, PORQUE SE VOCÊ PARAR PARA PENSAR, NA VERDADE NÃO HÁ!” Plante seu jardim, não espere que alguém leve flores para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário