PG tem quase um carro para cada dois habitantes
Publicado em: 29/04/2012 - 00:00 | Atualizado em: 29/04/2012 - 07:20
Fábio Matavelli |
---|
Mesmo com a queda dos emplacamentos o trânsito de PG está bastante confuso |
De acordo com informações do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Ponta Grossa teve uma queda, no primeiro trimestre de 2012, nos emplacamentos de automóveis e motocicletas se comparado com janeiro, fevereiro e março de 2011. Apesar da redução dos emplacamentos, Ponta Grossa possui mais de 150 mil veículos rodando pela cidade (quase um veículo para cada dois habitantes). Os números e a experiência de condutores e pedestres dão conta da necessidade urgente de readequação no trânsito. Estudo para ‘desfazer’ os gargalos já foi feito através da Secretaria Municipal de Planejamento, mas até agora, os resultados não saíram do papel.
Quando o assunto é a quantidade de veículos pelas ruas, Ponta Grossa emplacou menos que outras cidades do estado de porte parecido. Foz do Iguaçu teve pouco mais de 1,5 mil emplacamentos, Maringá teve mais de 5,4 mil e Londrina passou de 6 mil veículos emplacados.
No primeiro trimestre de 2011 foram emplacados, em Ponta Grossa, mais de 1.100 veículos e em 2012 foram registrados cerca de mil emplacamentos nos três primeiros meses do ano, queda não muito expressiva. “Essa queda que ocorreu é devido o aumento do IPI. O alto preço dos veículos fez com que os financiamentos se tornassem cada vez mais difíceis”, justifica Fernando Domingues da Silva, gerente geral da Kia de Ponta Grossa.
Segundo o gerente, nessa semana o Banco Central anunciou uma redução na taxa de juros. “Com essa informação nós acreditamos que no mês de maio nós vamos levantar as vendas novamente”, explica ao lembrar que esse ano, no mês de março as vendas renderam mais que janeiro e fevereiro juntos.
Queda em motocicletas
As motocicletas também apresentaram queda de emplacamentos nos três primeiros meses desse ano, segundo o Detran, em 2011, no primeiro trimestre foram emplacadas mais de 450 motocicletas em relação a 400 emplacadas de janeiro a março de 2012.
De acordo com informações da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), no Brasil, foram emplacadas mais de 60 mil motocicletas na primeira metade deste mês em comparação com as 80 mil unidades na quinzena inicial de março passado.
“A baixa é ainda mais significativa em comparação com período similar do ano passado. Na primeira quinzena de abril de 2011 foram comercializadas ao consumidor final 84.585 motocicletas e diante desse volume, os emplacamentos da primeira metade do presente mês tiveram queda de 27,4%”.
José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo, afirma que não houve queda em intenção de compra das motocicletas. “A dificuldade está na aprovação do consumidor em relação aos financiamentos”, explica.
Leia mais na versão impressa deste final de semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário