Fenatran: com micro-ondas e cafeteira, caminhões chegam a R$ 1 milhão
Três fabricantes lançam na Fenatran seus maiores caminhões, que já estão aptos para carregar sozinhos até 250 toneladas pelas estradas brasileiras
As grandes estrelas do 19º Salão Internacional do Transporte (Fenatran) são realmente grandes. Três fabricantes lançam no evento seus maiores caminhões, que já estão aptos para carregar sozinhos até 250 toneladas pelas estradas brasileiras. Além de potência, os modelos ganham itens de conforto como micro-ondas, bafômetro e cafeteira na cabine e chegam a custar cerca de R$ 1 milhão.
Esses gigantes das rodovias fazem parte de um nicho bastante específico do transporte de cargas de que não podem ser desmontadas, como turbinas de hidrelétricas e hélices de geradores eólicos. De acordo com a Mercedes-Benz, este segmento deve somar 50 unidades ao ano no Brasil, e a montadora espera ter pelo menos 15 destas vendas. O número pode parecer pouco, mas o valor é considerável, basta fazer a multiplicação.
Para competir nesta área, a fabricante alemã trouxe a primeira unidade do Actros 4160 SLT. Com motor V8 de 598 cavalos de potência, o caminhão 8x8 tem capacidade máxima de tração de 250 toneladas e vem equipado com transmissão automatizada de 16 velocidades. A primeira unidade importada da Alemanha por R$ 1 milhão foi vendida para Megatranz, empresa especializada em transportes de cargas acima de 100 toneladas.
Não por coincidência, a Volvo também promove a estreia no Brasil do seu modelo mais potente, o FH16, com motor de 16 litros e 750 cavalos de potência. Segundo a fabricante, 17 unidades já foram comercializadas no País e o número deve alcançar 30 até o final do ano. Feito na Suécia, o caminhão 8x4 de R$ 1 milhão já vem com geladeira, teto solar e pode ser equipado também com um micro-ondas na cabine.
No mesmo segmento de 250 toneladas, a Scania apresentou o R620 8x4, com propulsor V8 de 16 litros e 620 cavalos de potência, mas com um preço menor que as anteriores: a partir de R$ 600 mil. Uma versão do R620 6x4 em exposição na feira foi equipada com cafeteira embutida na cabine, além de bancos em couro, rádio com GPS, controle de cruzeiro adaptável e bafômetro integrado ao painel – o caminhão só dá partida se o motorista fizer o teste. Estes equipamentos estão disponíveis nas novas versões Streamline da Scania e custam cerca de 8% a mais.
Em comum todos estes “gigantes” das estradas têm capacidades impressionantes de torque, de 2.800 Nm (Actros), 3.000 Nm (R620) e 3.550 Nm (FH16), em rotações entre 1.000 RPM e 2.000 RPM. Para comparar, a Ferrari F12 Berlinetta, uma das mais rápidas já produzidas pela marca italiana, atinge torque de “apenas” 690 Nm em 6.000 RPM.
Extrapesados
Além dos “supercaminhões”, o segmento de extrapesados também chama a atenção das montadoras. A MAN anunciou que fabricará no Brasil o cavalo mecânico mas potente da sua linha, o TGX 29.480 6x4, com previsão de lançamento para meados de 2014. Entre os modelos já disponíveis no mercado, destaca-se o Constellation de 420 cavalos de potência, com preço sugerido de R$ 347 mil.
Além dos “supercaminhões”, o segmento de extrapesados também chama a atenção das montadoras. A MAN anunciou que fabricará no Brasil o cavalo mecânico mas potente da sua linha, o TGX 29.480 6x4, com previsão de lançamento para meados de 2014. Entre os modelos já disponíveis no mercado, destaca-se o Constellation de 420 cavalos de potência, com preço sugerido de R$ 347 mil.
Com capacidade para até 80 toneladas, o Stralis Hi-Way já é produzido na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG) e rouba os holofotes no estande da marca. O modelo vem com ar-condicionado digital e bancos de couro, além de geladeira de 23 l e cama com espuma viscoelástica, por preços que variam entre R$ 320 mil e R$ 395 mil. Já a norte-americana International começou a produzir em Canoas (RS) o 9800i 6x4, que pode ser equipado com transmissão automatizada de 18 velocidades, por R$ 340 mil.
Comerciais
O transporte de cargas leves nas cidades também teve novidades na Fenatran. A Ford mostrou pela primeira vez no Brasil a nova cara global da Transit. O furgão chega ao mercado nacional em 2014, sem preço e especificações técnicas definidas por enquanto. Enquanto isso, a Renault segue investindo em sua linha de carros elétricos. Desta vez, a marca francesa negociou seis unidades do Kangoo Maxi Z.E. para a empresa de entregas Fedex. Os carros 100% elétricos serão utilizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. O valor da aquisição não foi divulgado.
O transporte de cargas leves nas cidades também teve novidades na Fenatran. A Ford mostrou pela primeira vez no Brasil a nova cara global da Transit. O furgão chega ao mercado nacional em 2014, sem preço e especificações técnicas definidas por enquanto. Enquanto isso, a Renault segue investindo em sua linha de carros elétricos. Desta vez, a marca francesa negociou seis unidades do Kangoo Maxi Z.E. para a empresa de entregas Fedex. Os carros 100% elétricos serão utilizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. O valor da aquisição não foi divulgado.
Já a Fiat apresentou o Novo Uno Furgão, que tinha sidos mostrado como conceito em 2011 na Fenatran. O compacto pode levar duas pessoas e até 400 quilos de carga na traseira modificada. Os preços das versões 1.0 l e 1.4 l devem ser divulgados na próxima semana. Outro lançamento é o Fiorino, que recebeu as linhas visuais do irmão Uno. A montadora deve anunciar o preço e mais detalhes sobre o carro em novembro.
Fenatran
Quando: de 28 de outubro a 1º de novembro
Onde: Pavilhão de Exposições Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura 1.209 - Santana - Sâo Paulo
Preço: R$ 55
Quando: de 28 de outubro a 1º de novembro
Onde: Pavilhão de Exposições Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura 1.209 - Santana - Sâo Paulo
Preço: R$ 55
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