quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Estudo aponta que semáforo na Souza Naves aumentaria acidentes em 300% - plantaodacidade.com.br veiculou

Estudo aponta que semáforo na Souza Naves aumentaria acidentes em 300%
Assessoria

A CCR RodoNorte, concessionária da rodovia no trecho urbano da BR 373 (Avenida Souza Naves), alerta para os riscos à segurança dos usuários da rodovia em caso de instalação de um semáforo no Km 173+200, cruzamento da rodovia com a Avenida Lions Club de Ponta Grossa, entrada do Jardim Sabará. O estudo foi realizado utilizando como referência o número atual de acidentes na rodovia e também de outros pontos onde já foi realizada a instalação de semáforos – com volume de tráfego equivalente.
Os resultados apontam que o número de acidentes e de congestionamentos só aumentou nos locais onde houve a implantação de semáforos, casos do perímetro urbano de Campo Largo (Km 118 da BR 277) e em Ponta Grossa (Km 171 da PRC 373, saída para Castro), no Bairro Boa Vista.
No caso da PRC, o semáforo no cruzamento foi retirado após o início da construção de uma trincheira para a passagem da Avenida Ernesto Vilela. Já em Campo Largo, a construção do contorno da cidade tirou o tráfego rodoviário de dentro da área urbana do município.
Mais acidentes com semáforoPara se ter uma ideia, a média anual de acidentes nestes cruzamentos, desde 2006, é de 56 em Campo Largo, 29 na Boa Vista e de 18 no Jardim Sabará. Isso representa um índice técnico de acidentes de 3,50 para a BR 277, de 1,37 para a PRC 373 e de 0,95 na Souza Naves. Com a instalação do semáforo, a projeção para a Souza Naves neste ponto é que o número suba para 66 acidentes por ano, com um índice de 3,47 – muito acima do atual.

O estudo da CCR RodoNorte também aponta que as ocorrências de colisões traseiras  e engavetamentos são muito maiores nos locais com semáforo na rodovia. Desta forma, a vantagem em facilitar a travessia do bairro faz aumentar radicalmente o risco de acidentes para quem trafega pela região. O gráfico a seguir mostra, por exemplo, que nos últimos nove anos, ocorreram 43 colisões traseiras. Se houvesse semáforo nesse ponto, esse número de colisões poderia chegar a 236 no mesmo período.
*Dados referentes aos últimos 9 anos
Mais vítimasOutra estatística apresentada pelo estudo é que, além do aumento no número de acidentes após a instalação do semáforo, a projeção é de um maior número de pessoas envolvidas nestes acidentes. A comparação a seguir mostra a quantidade de pessoas envolvidas nos acidentes nos pontos com semáforo nos três pontos, frente ao número de vítimas que da Souza Naves caso o sinaleiro já estivesse em operação no mesmo período.

Oito horas diárias de fechamentoO estudo alerta também para congestionamentos na região. Dependendo do tempo de abertura e fechamento do semáforo, a Souza Naves – principal corredor rodoviário de exportações do agronegócio – poderá ficar fechada até um terço do dia – durante oito horas. Em períodos de maior concentração do transporte da safra, ou de grande movimento, poderão ocorrer congestionamentos que não são registrados atualmente, especialmente nos períodos de feriado, por exemplo. Outro alerta de risco sobre os congestionamentos se faz em função da quantidade de acidentes, outra geradora de congestionamentos. Desta forma, a Souza Naves, que já apresenta complicações do ponto de vista da sua fluidez, poderá ter sua eficiência ainda mais comprometida enquanto corredor de exportações e principal ligação entre o Norte e o Sul do Paraná e Porto de Paranaguá.
Campo Largo até junho de 2014
Estatísticas negativas em Campo LargoOs registros mostram que a implantação do semáforo de Campo Largo da BR 277 fez saltar em 100% o numero de acidentes no local em apenas 05 meses.  De janeiro a julho de 2007 (período de sete meses, sem semáforo) foram 12 acidentes. De agosto a dezembro (período com semáforo) o número subiu para 26 acidentes em apenas cinco meses.

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