sexta-feira, 19 de julho de 2013

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TCE constata falhas na distribuição de medicamentos em PG

Da RedaçãoFale com o repórter
Publicado em: 19/07/2013 - 00:00 | Atualizado em: 18/07/2013 - 21:03
Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) nos anos de 2011 e 2012 constatou que o a maneira de distribuição de armazenamento dos remédios distribuídos pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa ocorreram de forma irregular. Foram seis problemas apresentados: o não atendimento da demanda dos usuários; atraso na entrega; perda de medicamentos por prazo de validade; condições de estocagem e armazenamento; inconsistência do no sistema de controle de estoque e falta de controle das demandas não atendidas. "Foram constatadas, porém, deficiências significativas no processo de aquisição e distribuição de medicamentos, que, infelizmente, acabam por interferir na qualidade dos serviços de saúde prestados pelo Município", informa o relatório de Auditoria do TCE.
A determinação do TCE é para que o município apresente um plano de ação com as recomendações que foram apresentas no documento do TCD, a Prefeitura tem 60 dias para regularizar. Segundo o Secretário de Administração e Negócios Jurídicos, Josué Correa a prefeitura não recebeu o relatório do TCE, e assim que receber tomará as providências necessárias.
A prefeitura deve seguir 15 recomendações, entre elas a modificação no processo de planejamento de aquisição dos medicamentos, aplicação de punição os fornecedores que não cumprem os prazos, a normatização e padronização dos procedimentos para evitar a perda de medicamentos por prazo de validade, realização imediata de contagem física dos estoques intermediário, e adaptações necessárias no sistema informatizado para captação dos dados gerados pelo registro de falta de medicamentos, entre outras.
O secretário de Saúde Erildo Muller afirma que a Prefeitura está monitorando para evitar perdas. "A gestão do prefeito Marcelo Rangel por meio da Secretaria de Saúde monitoram o armazenamento e a distribuição de medicamentos, para evitar as perdas de medicamentos pela falta de gerenciamento. Também foram adotadas medidas de capacitação dos funcionários", explica Muller. A implantação dessas medidas será acompanhada pela Diretoria do TCE.

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